Autor Tópico: Alpha 700 x D300 em RAW ISO 3200  (Lida 13492 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 30 de Dezembro de 2007, 22:10:50
Leo, sem querer ser chato, mas a definição hoje em dia de uma câmera nessa faixa de preço fica simplesmente no gosto pessoal e provavelmente em algumas situações extremas.

Veja, existe alguma câmera a partir da k10D que não entregue iso 800 totalmente utilizável? Não

Existe alguma que em iso baixo não produza imagens com ótima qualidade? Não

Existe alguma com problemas graves de construção? Tinha o erro de foco da Mark III nem sei se foi corrigido

Até pq na qualidade que as imagens saem das câmeras, dá pra imprimir em 40 x60 sem reclamar e ainda olhar de perto, ou se existe um uso muito específico ou então é gosto.

Tenho lido defensores das diversas marcas e acho que pela primeira vez resolvi olhar os testes pra ver se realmente alguém estava tendo razão. Cara a diferença é sempre mínima, uma vence a outra em pequenos detalhes (se é que vence). Vendo os testes não vi essa superioridade toda da alpha 700, é uma boa câmera? com certeza, mas tão boa quanto as outras da categoria. Ai acho que tá rolando um certo entusiasmo da sua parte.



Uma opinião sensata.


mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #31 Online: 30 de Dezembro de 2007, 23:10:02
as cameras estao mais ou menos equivalentes mesmo... mas cada uma se destaca em alguma coisa.
Aí voce tem q ver se esse destaque vai ser mais útil pra voce ou nao.
por ex: eu acho q concerteza o corpo mais resistente é o da D300 , melhor auto-foco da alpha , uma 40D por ser canon tem lentes profissionais a um preço mais "acessivel" , é só olhar a 24-70 canon e 24-70 nikon.... e por aí vai.

ficar discutindo qual tem mais detalhe e nitidez entre essas cameras APS tanto faz ... sao bem parecidas ,se qer ruido baixo com detalhes em iso alto vai logo pra uma FF. =]


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 30 de Dezembro de 2007, 23:17:19
Alex,

Eu concordo com vc desde que sua câmera atual tenha uma qualidade de imagem inferior a uma dessas, pois com isso independente da escolha, vc sempre ficará satisfeito com os resultados.

Eu acredito que até maio/2008 eu compre uma nova DSLR, mas gostaria que pelo menos a qualidade de imagem seja igual a minha atual cam e isso ainda não estou convencido, com A700 ou D300.

Eu hoje ficaria tranquilo em comprar uma câmera da Olympus ou uma Pentax K10, Sony Alfa100 ou Nikon D80, mas acho a A700 muito melhor em tudo.

Valeu



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 30 de Dezembro de 2007, 23:46:54
Leandro;

Não adianta discutir infinitamente esse tema. Para trocar de câmera o método é simples. Responda à pergunta: Por que minha atual cãmera não me satisfaz? De posse desta resposta procure uma câmera que o satisfaça exatamente nesse item. Aí fica fácil a escolha.

Se você não tem uma resposta clara à essa pergunta, não troque de câmera. Essa pergunta quando respondida indica que sua fotografia ultrapassou as possibilidades da cãmera, e quando não respondida significa que ainda está sobrando cãmera.

Você fotografa freqüentemente em ISO 3200? Isso é um problema para você mesmo? Se é, então compre o que atende a isso.

Toda vez que troco de câmera eu sei exatamente o motivo da troca.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #34 Online: 31 de Dezembro de 2007, 00:00:28
Alex,

Eu concordo com vc desde que sua câmera atual tenha uma qualidade de imagem inferior a uma dessas, pois com isso independente da escolha, vc sempre ficará satisfeito com os resultados.

Eu acredito que até maio/2008 eu compre uma nova DSLR, mas gostaria que pelo menos a qualidade de imagem seja igual a minha atual cam e isso ainda não estou convencido, com A700 ou D300.

Eu hoje ficaria tranquilo em comprar uma câmera da Olympus ou uma Pentax K10, Sony Alfa100 ou Nikon D80, mas acho a A700 muito melhor em tudo.

Valeu



Leandro, com relação a qualidade da imagem é tudo muito relativo, se vc estiver com lentes top e cndições ideais qualquer câmera vai te entregar imagens ótimas.

E mesmo a diferença acaba sendo extremamente sutil, umas apresentam um jpge mais pronto do que outras, umas são mais resistentes, outras mais velozes, outras possuem flash mais interessante e por ai vai, mas a diferença acaba muito mais no emocional (pra maioria dos casos) do que pra algo realmente prático
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 31 de Dezembro de 2007, 00:31:05
Leandro;

Não adianta discutir infinitamente esse tema. Para trocar de câmera o método é simples. Responda à pergunta: Por que minha atual cãmera não me satisfaz? De posse desta resposta procure uma câmera que o satisfaça exatamente nesse item. Aí fica fácil a escolha.

Se você não tem uma resposta clara à essa pergunta, não troque de câmera. Essa pergunta quando respondida indica que sua fotografia ultrapassou as possibilidades da cãmera, e quando não respondida significa que ainda está sobrando cãmera.

Você fotografa freqüentemente em ISO 3200? Isso é um problema para você mesmo? Se é, então compre o que atende a isso.

Toda vez que troco de câmera eu sei exatamente o motivo da troca.

Ivan,

Vc tem toda razão, não existe nenhuma razão para eu trocar de câmera, eu apenas gosto destes brinquedinhos e gostaria de ter um brinquedinho melhor, mas isso nao tem nada a ver com fotografia.....aliás de fotografia eu preciso aprender muuuito.

Eu acho que é justamente pelo fato de ainda estar iniciando na fotografia que dou tanto valor para a qualidade de imagem, pois isso é a única coisa que sobra das minhas fotos....hehehe....

Por exemplo ISO3200, eu nunca usei, ISO1600 representa menos que 1% ds minhas fotos.

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #36 Online: 31 de Dezembro de 2007, 00:42:56
Leandro:

A coisa é simples: Quem não sabe a pergunta não sabe a resposta. Se você não sabe responder o que na sua câmera o incomoda, então não tem a resposta sobre qual câmera deseja.

Perdoe-me a crueza da expressão, mas vira masturbação.

Fotografe exaustivamente até descobrir os defeitos da sua câmera atual. Se fizer bastante fotos, quem sabe até maio de 2008 já saiba a pergunta (e aí pode respondê-la).


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 31 de Dezembro de 2007, 01:10:13
Então Ivan,

Na verdade gostaria em uma nova câmera:
1- Melhor visor e um LiveView seria legal também;
2- Maior durabilidade e robustez do corpo;
3- Melhor qualidade de imagem (transição de cores, DR, ruído, resolução, etc);
4- Estabilizador de imagem no corpo;
5- Melhores e mais bem posicionados botões de controle;
6- Melhor e mais eficiênte AF;
7- Melhor LCD;
8- A prova de água;
9- menu mais inteligente e interativo.

Uma boa parte destas melhoras teriam impacto direto na qualidade das minhas fotografias, além disso acho minha câmera muito simples, para investir em novas lentes, ou seja, gostaria de escolher em definitivo uma câmera boa para começar a comprar lentes boas.

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 31 de Dezembro de 2007, 11:23:24
Bom, avançamos -risos.

Desse elenco, é preciso separar o que é objetivo e o que não é.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 31 de Dezembro de 2007, 11:28:10
Leo, sem querer ser chato, mas a definição hoje em dia de uma câmera nessa faixa de preço fica simplesmente no gosto pessoal e provavelmente em algumas situações extremas.

Veja, existe alguma câmera a partir da k10D que não entregue iso 800 totalmente utilizável? Não

Existe alguma que em iso baixo não produza imagens com ótima qualidade? Não

Existe alguma com problemas graves de construção? Tinha o erro de foco da Mark III nem sei se foi corrigido

Até pq na qualidade que as imagens saem das câmeras, dá pra imprimir em 40 x60 sem reclamar e ainda olhar de perto, ou se existe um uso muito específico ou então é gosto.

Tenho lido defensores das diversas marcas e acho que pela primeira vez resolvi olhar os testes pra ver se realmente alguém estava tendo razão. Cara a diferença é sempre mínima, uma vence a outra em pequenos detalhes (se é que vence). Vendo os testes não vi essa superioridade toda da alpha 700, é uma boa câmera? com certeza, mas tão boa quanto as outras da categoria. Ai acho que tá rolando um certo entusiasmo da sua parte.



Alex se você reler meu post verá que eu também citei que as diferenças em termos de qualidade de imagem são muito pequenas, tanto que apesar de eu achar a 40D a melhor em termos de imagem (tanto em ISO baixo como alto) eu tive condições de priorizar o corpo na minha escolha, exatamente porque eu acredito que a qualidade de imagem nunca foi tão equilibrada (com pequenas vantagens para um lado ou outro, mas nada absurdo como a 2 ou 3 anos atrás), releia meus comentários que você verá que eu sempre coloquei a coisa como muito apertada em termos de imagem, muito apertada mesmo.
Agora em termos de corpo a coisa muda de figura, em termos de corpo hoje a briga é A700 x D300, mesmo não tendo problemas de construção as demais são bem mais rudimentares nos recursos, a segunda colocada (porque considero a A700 e a D300 empatadas, com vantagens para uma ou outra dependendo do que se verifica) ficaria com a 40D. Infelizmente a Oly e a K10D são muuuito rudimentares, o rendimento de AF de qualquer uma das duas é similar ao de uma N80, como o da Fuji S3, é usável, mas a diferença é abismal em relação ao que 40D, D300 e A700 podem oferecer neste quesito, os sistemas de exposição também são muito inferiores, principalmente aos da D300 e da A700, então em termos de corpo as diferenças ainda são muito grandes. A única vantagem da Oly neste ponto é o corpo resistente à água, porém esse corpo resuistente à água não é aplicável uma vez que ela só tem duas lentes compatíveis com isso.
Mas de qualquer forma a qualidade da imagem é algo fácil de mensurar, hoje a melhor em geral é a 40D seguida de A700 e D300 (com um equilíbrio muito grande), seguida de Oly E-3 e por fim a K10D (que nem considero dessa categoria de tão rudimentar que são os sistemas), todas muito próximas, é fato, não existem problemas de qualidade como os que existiam anteriormente, como falta de texturas e etc.
Agora em termos de corpo a diferença passa a ser considerável, até mesmo onde há equilíbrio é fácil de definir devido à características próprias de um corpo. Em termos de corpo as opções que dominam são a D300 e a A700 (tanto que estão ganhando todos os prêmios de câmera do ano, coisa que raramente acontecia, principalmente nesta categoria), ai tudo será uma questão de saber qual das duas possuem os recursos mais importantes para o seu tipo de fotografia.
Se sua preocupação for só imagem, a mais completa é a 40D.. (apesar de a diferença ser pequena é a melhor).
Mas como a imagem está muito similar, se você for escolher pela qualidade do conjunto do corpo ai não tem nem o que pensar, a escolha vai recair sobre A700 e D300 com um espaço paralelo para a 40D (que também está muito boa, mas ainda sim tem sistemas piores do que a A700 e a D300, principalmente a precisão do AF e os sistemas de exposição).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 31 de Dezembro de 2007, 11:38:40
Complicado LEandro rs...
Bom vou tentar te dar uma mão com isso...
Vou te dar quem atende isso com melhor qualidade... :)

Na verdade gostaria em uma nova câmera:
1- Melhor visor e um LiveView seria legal também; D300
2- Maior durabilidade e robustez do corpo; D300
3- Melhor qualidade de imagem (transição de cores, DR, ruído, resolução, etc); 40D
4- Estabilizador de imagem no corpo; A700
5- Melhores e mais bem posicionados botões de controle; (difícil essa, depende da pessoa, eu gosto muito dos controles da Alpha e da Canon, acho bem mais fáceis de usar e bem melhor posicionados)
6- Melhor e mais eficiênte AF; A700
7- Melhor LCD; D300 e A700
8- A prova de água; Oly E-3 (é a única desde que as lentes tbm sejam)
9- menu mais inteligente e interativo. A700 e 40D

Espero que ajude.
Tem aquele post que coloquei com pontos fortes e fracos que também é interessante, de uma olhada lá depois porque tem elas na seqüência para ajudar na matriz de decisão.

Então Ivan,

Na verdade gostaria em uma nova câmera:
1- Melhor visor e um LiveView seria legal também;
2- Maior durabilidade e robustez do corpo;
3- Melhor qualidade de imagem (transição de cores, DR, ruído, resolução, etc);
4- Estabilizador de imagem no corpo;
5- Melhores e mais bem posicionados botões de controle;
6- Melhor e mais eficiênte AF;
7- Melhor LCD;
8- A prova de água;
9- menu mais inteligente e interativo.

Uma boa parte destas melhoras teriam impacto direto na qualidade das minhas fotografias, além disso acho minha câmera muito simples, para investir em novas lentes, ou seja, gostaria de escolher em definitivo uma câmera boa para começar a comprar lentes boas.

Valeu
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 31 de Dezembro de 2007, 14:14:51
Bom, avançamos -risos.

Desse elenco, é preciso separar o que é objetivo e o que não é.



Ivan,

Mais um detalhe....não precisamos ser Michael Schumacher para querer ter uma Ferrari...rs..

Infelizmente o ser humano foi doutrinado desde os primeiros dias a querer ter brinquedinhos desnecessários...

Estou tentando fazer diferente com os meus, mas está difícil...hehehe.

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 31 de Dezembro de 2007, 14:27:15
Leo,

Concordo com seu texto, mas colocando a Fuji S5 ou E-3 como a melhor imagem do mercado, e empatando e  adicionando alguns itens
1- Melhor visor e um LiveView seria legal também; D300 (E-3 pelo LCD giratório).
2- Maior durabilidade e robustez do corpo; D300 & S5 (Achei o corpo da E-3 fantástica)
3- Melhor qualidade de imagem (transição de cores, DR, ruído, resolução, etc); Fuji S5 & E-3
4- Estabilizador de imagem no corpo; A700 (não acho que a E-3 seja inferior)
5- Melhores e mais bem posicionados botões de controle; (difícil essa, depende da pessoa, eu gosto muito dos controles da Alpha e da Canon, acho bem mais fáceis de usar e bem melhor posicionados), eu precisaria pegar elas na mão, mas gostei bastante da Pentax K10.
6- Melhor e mais eficiênte AF; A700 (gostaria de ver testes efetivos, pois cada um defende a sua, inclusive a Olympus)
7- Melhor LCD; D300 e A700
8- A prova de água; Oly E-3 (é a única desde que as lentes tbm sejam).
9- menu mais inteligente e interativo. A700 e 40D (gostei da E-3 e detestei da Fuji S5).

Obrigado



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #43 Online: 31 de Dezembro de 2007, 14:28:55
Leo, sem querer ser chato, mas a definição hoje em dia de uma câmera nessa faixa de preço fica simplesmente no gosto pessoal e provavelmente em algumas situações extremas.

Veja, existe alguma câmera a partir da k10D que não entregue iso 800 totalmente utilizável? Não

Existe alguma que em iso baixo não produza imagens com ótima qualidade? Não

Existe alguma com problemas graves de construção? Tinha o erro de foco da Mark III nem sei se foi corrigido

Até pq na qualidade que as imagens saem das câmeras, dá pra imprimir em 40 x60 sem reclamar e ainda olhar de perto, ou se existe um uso muito específico ou então é gosto.

Tenho lido defensores das diversas marcas e acho que pela primeira vez resolvi olhar os testes pra ver se realmente alguém estava tendo razão. Cara a diferença é sempre mínima, uma vence a outra em pequenos detalhes (se é que vence). Vendo os testes não vi essa superioridade toda da alpha 700, é uma boa câmera? com certeza, mas tão boa quanto as outras da categoria. Ai acho que tá rolando um certo entusiasmo da sua parte.



Alex se você reler meu post verá que eu também citei que as diferenças em termos de qualidade de imagem são muito pequenas, tanto que apesar de eu achar a 40D a melhor em termos de imagem (tanto em ISO baixo como alto) eu tive condições de priorizar o corpo na minha escolha, exatamente porque eu acredito que a qualidade de imagem nunca foi tão equilibrada (com pequenas vantagens para um lado ou outro, mas nada absurdo como a 2 ou 3 anos atrás), releia meus comentários que você verá que eu sempre coloquei a coisa como muito apertada em termos de imagem, muito apertada mesmo.
Agora em termos de corpo a coisa muda de figura, em termos de corpo hoje a briga é A700 x D300, mesmo não tendo problemas de construção as demais são bem mais rudimentares nos recursos, a segunda colocada (porque considero a A700 e a D300 empatadas, com vantagens para uma ou outra dependendo do que se verifica) ficaria com a 40D. Infelizmente a Oly e a K10D são muuuito rudimentares, o rendimento de AF de qualquer uma das duas é similar ao de uma N80, como o da Fuji S3, é usável, mas a diferença é abismal em relação ao que 40D, D300 e A700 podem oferecer neste quesito, os sistemas de exposição também são muito inferiores, principalmente aos da D300 e da A700, então em termos de corpo as diferenças ainda são muito grandes. A única vantagem da Oly neste ponto é o corpo resistente à água, porém esse corpo resuistente à água não é aplicável uma vez que ela só tem duas lentes compatíveis com isso.
Mas de qualquer forma a qualidade da imagem é algo fácil de mensurar, hoje a melhor em geral é a 40D seguida de A700 e D300 (com um equilíbrio muito grande), seguida de Oly E-3 e por fim a K10D (que nem considero dessa categoria de tão rudimentar que são os sistemas), todas muito próximas, é fato, não existem problemas de qualidade como os que existiam anteriormente, como falta de texturas e etc.
Agora em termos de corpo a diferença passa a ser considerável, até mesmo onde há equilíbrio é fácil de definir devido à características próprias de um corpo. Em termos de corpo as opções que dominam são a D300 e a A700 (tanto que estão ganhando todos os prêmios de câmera do ano, coisa que raramente acontecia, principalmente nesta categoria), ai tudo será uma questão de saber qual das duas possuem os recursos mais importantes para o seu tipo de fotografia.
Se sua preocupação for só imagem, a mais completa é a 40D.. (apesar de a diferença ser pequena é a melhor).
Mas como a imagem está muito similar, se você for escolher pela qualidade do conjunto do corpo ai não tem nem o que pensar, a escolha vai recair sobre A700 e D300 com um espaço paralelo para a 40D (que também está muito boa, mas ainda sim tem sistemas piores do que a A700 e a D300, principalmente a precisão do AF e os sistemas de exposição).

Leo, que vc fez a escolha certa pra vc, eu não tenho a menor dúvida, assim como não tenho dúvidas de que a Pentax (principalmente) e talvez a Olumpus, estejam muito abaixo das outras marcas no que tange a corpo. Você vive disso e escolhas como essa representam grana pra vc, por isso que em geral são bastante estudadas.

São aplicações diferentes e é justamente nesse ponto que disse que achei complicado, ao ler seus posts fica a nítida impressão que a alpha 700 é a melhor cam já feita (é questão de escrita, a forma como vc escreveu leva a uma leitura desse jeito).

Quando na verdade, a sony fez uma c|âmera tão boa quanto as outras marcas sérias, que pode brigar de igual pra igual, ai cada um faz as suas escolhas, não sei se me fiz claro.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #44 Online: 31 de Dezembro de 2007, 16:46:48
Leandro;

Não adianta discutir infinitamente esse tema. Para trocar de câmera o método é simples. Responda à pergunta: Por que minha atual cãmera não me satisfaz? De posse desta resposta procure uma câmera que o satisfaça exatamente nesse item. Aí fica fácil a escolha.

Se você não tem uma resposta clara à essa pergunta, não troque de câmera. Essa pergunta quando respondida indica que sua fotografia ultrapassou as possibilidades da cãmera, e quando não respondida significa que ainda está sobrando cãmera.

Você fotografa freqüentemente em ISO 3200? Isso é um problema para você mesmo? Se é, então compre o que "atende a isso.

Toda vez que troco de câmera eu sei exatamente o motivo da troca.


Boa tarde a todos!

O Ivan tem toda a razão!  Nossas atuais câmeras deixaram de entregar boas fotos pelo simples fato de ter surgido uma nova geração no mercado?  Eu entendo que, minha atual câmera só deixará de me entregar boas fotos no dia em que ela pifar de vez!  Tenho uma D70s, comprada há quase 2 anos e ela continua me entregando boas fotos!  Estou planejando a compra de uma D300 para o segundo semestre de 2008 apenas pelos seguintes motivos:

1- Quando comprei a D70s, já planejava na época, comprar uma nova DSLR em dois ou três anos, quando a evolução técnica das mesmas e os preços justificassem a compra...
2- Ter um segundo corpo DSLR - Usarei a D70s como "backup", a pricípio! No futuro, talvez a converta p/ fotografar em infravermelho, mas são apenas planos...
3- Ter um "viewfinder" c/ cobertura de 100% - Quem já fotografou c/ Nikon F2 (ou qualquer outra Nikon da série "F"), Olympus OM-1 e OM-4, sabe o valor de um visor que permita ver "exatamente" o que vai ser fotografado! A D300 foi a primeira "APS" abaixo de US$2000,00 a oferecer isso!
Além do que - assim como minha D70s - o visor da D300 dispõe da "grade", que auxilia sobremaneira na composição das imagens! Não vivo sem ela, rsrsrs
4- Sistema de autofoco mais robusto e rápido - O da D300 dispensa comentários...
5- 6 fotos por segundo - Uso bastante esse recurso; os 3fps da D70's já não são mais suficientes p/ mim em algumas situações.
6- Corpo mais resistente, porém compacto - Quem já utilizou uma F2, F3 ou as Olympus "OM Series" sabe do que estou falando - Na época do filme, meu "sonho de consumo" era a Nikon F100.  A D300 hoje pode ser considerada a "F100 digital!"
7- Monitor LCD de 920.000 pixels e "Live View" - Gosto de conferir minhas fotos no monitor e o da D300 é perfeito p/ minhas necessidades! Quanto ao "Live View", será bastante útil em macro-fotografia e astro-fotografia (planos para médio/longo-prazo).
8- Desempenho melhor em ISOs 1600 e 3200 - A D70s só vai até ISO1600...

Depois de comprar a D300, meus investimentos concentrar-se-ão apenas em lentes e pós-processamento (ainda um ponto fraco meu!). Outra DSLR só em 2010 ou, mais provável, em 2011. Acredito que até lá, já existam no mercado DSLR's "Full Frame" abaixo dos US$2000,00, que já considero uma faixa de preço razoável....

Acompanho a evolução tecnológica das DSLR desde o lançamento da Nikon D1 (1999) e da Canon EOS D30 (2000) e, cheguei a conclusão que, evoluções reais acontecem muito lentamente, o que se vê são incrementos! Entretanto, essa geração de DSLR's que acabou de chegar ao mercado marcou pelo fato de que todas agora usam sensores CMOS e estão apresentando uma qualidade de imagem que antes só era alcançada pelos CCD!

Para finalizar, como não vivo de fotografia, não vejo justificativa econômica (e mesmo técnica) para trocar de equipamento a cada lançamento realizado! A D70s foi minha primeira câmera digital e, agora, vejo que vale a pena passar dos 6MP p/ 12MP. Depois disso, só valerá a pena passar p/ uma DSLR de 24MP, no mínimo...

Abraços a todos!!!

Um feliz 2008 p/ todos, com muitas fotos!!!!!!!!!