Autor Tópico: D80 ou D300? That is question.  (Lida 1428 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:04:49
Amigos foristas, no início da década de 70 eu possuia uma Pentax Spotmatic F - lembram dela?, e duas lentes: uma pentax 50mm f/1.2 e uma Tanrom 135mm f/3.5 e estava muito satisfeito. Só precisava de uma zoomzinha que naquela época era bem cara.

A máquina mecânica não ficava ultrapassada rápidamente. Diafragma e obturador, o ISO e o WB ficava por conta do filme utilizado e a gente estava feliz da vida pra sair clicando por aí. A dificuldade estava só no laboratório, ter um em casa ficava caro e mandar para os comerciais era insatisfatório.

Pois bem. Hoje na era digital em que tudo é efêmero, tenho uma D70s com um conjunto de zooms e fico querendo mais. Será consumismo de minha parte? Sinto falta de uma máquina que tenha um view finder maior e bem menos ruído nos ISOs altos. Até já falei pra alguns amigos que se estivesse começando, compraria uma Canon mas como já tenho várias lentes para Nikon...

Estou me preparando para adquirir um segundo corpo porque, apesar de não me considerar um profissional da fotografia, vez por outra aparece um evento para cobrir recebendo um dindim e fico com medo de dar pau na D70s na hora H.

Aí começam as dúvidas. Uma D80 ou uma D300 de preço muito mais elevado? Neste mundo digital em que tudo já sai do forno obsoleto não seria mais vantagem continuar investindo em lentes do que em corpos caros?

Bom, pelo menos do laboratório já me livrei.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:14:57
Se não falta dinheiro, D300 na cabeça
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:37:10
A D80 é pouca coisa mais interessante que a D70s em termos de corpo, a principal mudança é na qualidade da imagem gerada, não acredito que será uma grande mudança nos quesitos que você busca, já a D300 seria um bom salto em termos de recursos de corpo como qualidade de AF, view, construção e etc, em termos de imagem ela é pouca coisa melhor que a D80, mas nada absurdo.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 20:44:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:39:49
A D300 é um salto...

... um salto de 1000 dólares!

Eu diria que tudo depende do seu bolso.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 20:58:43
A D80 é pouca coisa mais interessante que a D70s em termos de corpo, a principal mudança é na qualidade da imagem gerada, não acredito que será uma grande mudança nos quesitos que você busca, já a D300 seria um bom salto em termos de recursos de corpo como qualidade de AF, view, construção e etc, em termos de imagem ela é pouca coisa melhor que a D80, mas nada absurdo.

Leo o View é bem melhor nas duas - não me preocupa que a D80 não seja LIVE, mas e o ruído em baixos ISO é muito menor na D300 que na D80? Porque se como vc colocou "em termos de imagem ela é pouca coisa melhor que a D80" e sendo a D80 bem mais barato, e ainda levando em consideração que esses corpos ficam obsoletos a cada ano. Ou seja, que vale 10.000 disparos de obturador ou mais, não é melhor a D80?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 22:29:39
Wellington é verdade, fiz confusão..rs.. O da D80 já é a versão com pentaprisma, realmente bem melhor...
Então, a D300 é outro nível de corpo... Ai vai depender do quanto você vai bater. Em ISO baixo a diferença não é muito grande. a imagem da D300 fica bem melhor quando chega nos ISO mais altos como os 800 da vida. Mas o principal é corpo, AF e etc, ai a escolha depende muito do tipo de aplicação... Só você poderá dizer se para sua aplicação o corpo da D300 vai fazer muita diferença.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 22:32:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 22:59:28
Pois bem. Hoje na era digital em que tudo é efêmero, tenho uma D70s com um conjunto de zooms e fico querendo mais. Será consumismo de minha parte? Sinto falta de uma máquina que tenha um view finder maior e bem menos ruído nos ISOs altos. Até já falei pra alguns amigos que se estivesse começando, compraria uma Canon mas como já tenho várias lentes para Nikon...

Estou me preparando para adquirir um segundo corpo porque, apesar de não me considerar um profissional da fotografia, vez por outra aparece um evento para cobrir recebendo um dindim e fico com medo de dar pau na D70s na hora H.

Aí começam as dúvidas. Uma D80 ou uma D300 de preço muito mais elevado? Neste mundo digital em que tudo já sai do forno obsoleto não seria mais vantagem continuar investindo em lentes do que em corpos caros?

WDantas,

Também tenho uma D70s (que já está c/ quase 2 anos) e duas "zooms" (AF-S 18-70mm DX e AF-S 70-300mm VR). Falta apenas a AF-S 12-24mm DX para completar o "set" de lentes que preciso no momento para atender minhas necessidades. Em termos de corpo, se você pretende cobrir eventos, escolha a D300!  A D80 não foi projetada para uso profissional, ainda que eventual. Porém, se vc. acha que a diferença de preço não justifica a compra, sugiro que espere mais um pouco. A D80 já está a quase dois anos no mercado e sua substituta provavelmente será anunciada na próxima PMA. Seguramente, ela deverá usar o mesmo sensor da D300, mas terá corpo de policarbonato e usará cartões SD, seguindo a linha iniciada pela D50, em 2005...

Outra opção é comprar a D200, aproveitando que os preços da mesma estão caindo devido à chegada da D300.

Também quero uma câmera c/"viewfinder" de 100% de cobertura, 6 "fps", mais pontos de "auto-focus" e nível de ruído menor em alto ISO!  As amostras que já ví da D300 (fotos de teste e fotos do "dia-a-dia") já me deixaram bastante satisfeito! Não gosto de usar cartões SD (só uso Compact Flash) e um corpo metálico é garantia de durabilidade.  Já tive 2 Olympus, da série OM, portanto sei o que é ter um "viewfinder" grande, assim como conheço a sensação de ter um corpo de câmera, feito de metal, na mão!

Como não tenho pressa (fotografo apenas por "hobby") vou esperar o preço da D300 cair a um patamar que eu considere justo p/ poder comprá-la. Depois da D300, outra câmera somente em 2010 ou 2011 - neste meio tempo, meu plano é adquirir 2 ou 3 lentes "prime". Uma delas, seguramente, será a "Micro Nikkor" 105mm VR! Com esta lente, o "Live View" da D300 será bastante útil!

Até lá - quem sabe - já existam as "FF" na faixa de preço abaixo dos US$2000,00! Mas isso é outra história...

Boa escolha, e Boas Fotos!!!
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 23:03:44 por F.Kruschewsky »