Autor Tópico: Filtros PL-C sobrepostos.  (Lida 3750 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Online: 29 de Dezembro de 2007, 01:51:30
Bom galera, já estava com essa idéia na cabeça faz tempo.
Surgiu a oportunidade de usar um filtro emprestado e realizei a tentativa.

A idéia é utilizar 2 filtros PL-C sobrepostos para que, ao girá-los obtenha-se uma diminuição grande da quantidade de luz incidente na mídia (sensor ou filme). Ou seja, ter todos os filros ND rapidamente.
Se os filtros fossem polarizadores não-circulares essa incidência poderia ser levada a 0, seria como uma tampa na frente da lente. Com dois circulares o máximo que consegui foi o mostrado abaixo.

As fotos foram feitas com uma lente Canon 35-80mm III, que peguei emprestada da cam analógica do meu amigo. Além disso o ISO tava em 800, por isso a qualidade da imagem não tá lá essas coisas.

Bom, o teste (clique na imagem para ver ampliada):

Exposure:     1/250
Aperture:    f/5.6
Focal Length:    32 mm
ISO Speed:    800



Exposure:     1/25
Aperture:    f/5.6
Focal Length:    28 mm
ISO Speed:    800
Exposure Bias:    0/3 EV


Reparem na diferença absurda na velocidade usada, de 1/250 sem nada para 1/25 com os filtros.

Eu não tive mt chance de escolher local e uma composição bonita, além disso o sol tava bem baixo e eu aproveitei a sombra de um poste como parasol, pq se mirasse um pouco mais a frente na rua dava de cara com o sol.

Além da diferença na velocidade notei um ganho alto nos azuis, talvez pela qualidade de um dos filtros que, ainda por cima eram de marcas diferentes (o meu Tiffen e o S&K do meu amigo).

Bom... Comentários?! Leo?!
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 15:07:20 por Paulo Machado »

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2007, 09:50:19
Bom, não sou o Leo mas acho que posso dar uns pitacos  ;)

Em primeiro lugar, usar dois filtros com uma grande angular muito provavelmente vai gerar vinheta. No seu caso não deu, talvez por ter usado uma objetiva pra 35mm com um sensor APS. Outro dia fui usar um PL-Cir Super HMC Pro1 da Hoya, que é mais fino que o normal, na frente de um filtro vermelho numa objetiva 20mm. Resultado: vinheta!! :(

Segundo lugar, o filtro ND não altera o balanço das cores; ele só corta alguns pontos de luz. Já o PL corta alguns pontos mas altera o balanço das cores, como você mesmo notou.

Em terceiro, todo filtro gera uma perda de nitidez na imagem. Quanto mais filtros você usar, maior essa perda. Então seria preferível você usar um único filtro NDx8 nesse caso.

[]'s


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2007, 10:20:18
Isso já existe pronto. Não sei o nome, mas são dois polarizadores que rodam independentemente.

A diferença de velocidade que você obteve corresponde a cerca de quatro pontos, perfeitamente dentro do que se espera: dois pontos de perda por polarizador, independentemente da polarização.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2007, 10:57:08
A diferença de velocidade nem foi tão grande foi de pouco mais de 3 pontos (na verdade 3 1/3 pontos)).
O que é normal para uma polariação sobreposta, o polarizador circular perde menos luz do que o Linear e também altera o efeito da luz, como eu disse anteriormente em outro post não é um filtro feito para reduzir a intensidade da luz porque altera radicalmente suas características, veja que curioso, o reflexo do caro está altamente superexposto em ambas as imagens, porém o asfalto não o está, isso porque a polarização corta a luz que vêm fora de uma determinada direção, no círcular isso ocorre em cruz, por isso que a perda de luz é menor do que no linear, assim como a própria polarização e é por isso que você não consegue reduzir tão radicalmente a luz como no uso de dois PL.
Note que vários contrastes foram modificados na cena, além do equilíbrio de tons (porque você pode deixar passar mais luz refletida do que luz branca). Por isso que o polarizador não é recomendado para reduzir a intensidade da luz, porque ele altera muito as características da mesma, se você quer reduzir a intensidade da luz use um ND, se quer alterar os contrastes use o polarizador, se quer fazer as duas coisas use os dois juntos. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2007, 15:07:10
COncluindo é indiscutível que a melhor maneira de se realizar um efeito é com o filtro projetado para este propósito! hehe No meu caso o ND.
Mas não custa experimentar...

EU não consegui o efeito que desejava mesmo, provavelmente por serem filtros circulares, a perda continuou cerca de 4 pontos (ou 3 1/3 como disse precisamente o Leo) que é a esperada para os filtros.

A perda de nitidez já era esperada tb, claro, colocando `vidro` sobre `vidro`...

Bom, eu ainda vou tentar com filtros polarizadores lineares pq eu não consigo esquecer a aula de Física 4 na faculdade que o professor mostrara 2 folhas polarizadas e bloqueou totalmente a luz ao girar uma delas 90 graus.

Uma coisa é certa, dá pra conseguir uns efeitos bem `psicodélicos` com essa configuração. hehehe





Uma coisa estranha, ao girar um filtro sobre o outro a imagem ficava bem mais escura, mas a perda de f-stops continou igual. Alguém sabe pq isso?

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2007, 15:07:52
Rafael, suas imagens estavam muito grandes, editei colocando menores.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:15:11
NA verdade os contrastes mudam porque a luz fica polarizada Rafa, por isso que muda o que você está vendo mas não muda a luz que chega até a lente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2007, 13:54:26
NA verdade os contrastes mudam porque a luz fica polarizada Rafa, por isso que muda o que você está vendo mas não muda a luz que chega até a lente.

Hmmmm Saquei. Acho esses `eventos` muito fascinantes...




Paulo, sem problemas eu achei que tinha colocado a versão de 500px...

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ