Autor Tópico: fotos e "fotos"  (Lida 1917 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:01:06
engraçaco como existe foto e foto.

Quando peguei minha Zoom aqui no forum com o Marcos, logo comprei uns rolos de filme pra usar, testar, etc

E pela euforia do equipamento novo eu fiquei sem objetivo. Tirava fotos por tirar, somente tentando implementar alguma tecnica. Mas eram fotos por fotos. Sem aquela ligação que o autor tem com o momento.

Eu demorei MUITO tempo pra acabar com 2 rolos de 36 poses. Eu não sabia o que fotografar. Não tinha meta ou foco no quê eu estava fazendo.

Bom. Claro que esses rolos eu não revelaria em Laboratorio. Coloquei em um minilab lá de botafogo (até porque eu queria testar a qualidade da revelação deles, que é fujifilm) e paguei...
Estava com pressa, pedi que minha mãe pegasse no dia seguinte.

Reparem no descompromisso. Eu nem estava com vontade de ver o resultado. Como minha mãe trabalha pertinho, ela pegou no dia seguinte.
Me trouxe a noite...
bom

Eu folheei as fotos. Separei Algumas "legalzinhas". Peguei e guardei na gaveta.

---
Ontem eu estava com espírito de "fotógrafo"  -rs
eu estava com um objetivo: eu queria tirar foto do tucano que tem na arvore. Está com filhotes e tal. Saí pensando nisso: "vou chegar lá, sentar e esperar até a hora dele aparecer"

Fiquei cerca de 1h e nada.
Daí comecei a andar pela rua, olhando as arvores, olhando o que eu poderia fazer com a geometria, enquadramento... Só fiquei olhando.
Não estava na melhor hora pra se tirar foto naquela posição (contra o sol).

Ai pensei. Voltarei as 17hs !

feito. Voltei as 17hs e estava tudo bemmmm melhor.
Fiz fotos de um trecho da rua. Usei velocidades muito baixas com a lente totalmente fechada para ficar uma foto o mais nitida possivel.

Enfim. Foi tudo pré-programado. Pensado. Trabalhado para conseguir o resultado que eu queria (não que seja bom, mas fiz conscientemente o que eu espero que saia na foto)

E isso foi MUITO bom. Muito mesmo!
Eu desci da ladeira (pq pra ir pro parque é uma rua que sobe atééé lá). Ainda fiz fotos "paisagem". Novamente:
quero que fique o mais nitido possivel, quero o que eu tiver de lente mais wide, quero fazer essa paisagem. Ponto!

e fiz.


Engraçado. Vou lhes contar uma coisa. Por mais que as fotos saiam um lixo, me deu gosto de fazer. Me dá gosto e ansiedade de ver o resultado.
Estou muito ansioso para isso.

E ja estou planejando de , se possivel, amanha acordar umas 6hs para fazer a mesma paisagem com o sol nascento (atrás de mim)

E também subir lá no trecho da rua que eu estava e olhar como é lá de manha cedo.



Planejar tudo o que vc tem que fazer. Calcular as coisas. posição do sol "qual é a melhor?".
Ter esse trabalho de pensar e depois executar é muito gratificante, mesmo que as fotos não saiam legais.

Mas eu tenho uma grande impressão que elas ME agradarão muito!

---

Outra coisa.
Eu tenho que digitalizar algumas fotos! Eu estou prometendo isso há anos!
Eu quero pôr aqui algumas fotos que eu fiz consciente (não foi sem querer) e que eu achei bacana para vcs verem, criticarem, perceberem o meu estilo, etc


---
e pode deixar, rafa, que eu vou fazer novamente o teste do UV.
Sabes que hoje está um sol do caramba né!?
aliás vou fazer isso agora. e já deixando registrado aqui
v

vou pegar 3 camisas.. uma preta e uma de cor e uma branca.

Vou montar uma escadinha pra apoiar a maquina em cima do saco de coco de gato (que nem um tripé, pra ela nao se movimentar)
E vou fazer com a menor abertura que eu conseguir e com o fotometro zerado 2 poses.
Uma com o filtro e outra sem o filtro.
Lente 50mm  (df)



até mais pessoal!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:24:42
Pedro, fotografia é isso, é querer dizer algo, quando vc quer dizer algo fica bem mais fácil, se outros gostarem ou não das fotos, a questão é outra, o que vale é vc dizer o que quer.

E escaneia esse negativo e posta
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2008, 14:34:19
Falta agora mostrar o resultado!!! hehehe


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2008, 20:31:31
Oi Pedro,

quando a gente está mais predisposto nossos sentidos e nossa sensibilidade ficam mais aguçados, a gente fica mais atento, concentrado e as coisas acontecem naturalmente. E, nem sempre, a gente precisa já sair de casa cheio de entusiasmo. Muitas vezes você pode estar até meio de saco cheio naquele dia mas, quando chega no local, as coisas começam a acontecer e tudo muda. Aí vem a ansiedade pelos resultados.
Essa é uma das coisas bacanas que eu acho no filme. Você fica repassando as fotos na cabeça até ver o resultado e, aí vê o que bateu com sua memória e o que não. E isso já fica gravado no inconsciente para a próxima vez que você for fotografar. Isso é experiência que você vai adquirindo ao aprender com ela - porque tem gente que não aprende. É assim que se cresce.
Lembro da minha primeira vez num estúdio, com uma amiga. A excitação e ansiedade foram únicas. E os resultados foram muito bons. Os seus também serão, aposto.

Abraços,

José Azevedo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2008, 20:47:04
Pedro,
Na fotografia não poderia ser diferente. Quando temos um objetivo e nos esforçamos para buscá-lo, o resultado aparece e a satisfação é garantida.  :)
Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Marcelo das Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 17:42:06
Acho que tem a ver com a diferença entre o amador e o profissional. Tem dias que temos um compromisso, mas a nossa cabeça não está pronta para criar... Então, temos que dar um jeito de entrarmos em sintonia com a nossa missão...
Marcelo Versiani

versiani.net


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 18:04:20
Pedro eu acho que esta etapa de pensar a foto é o passo que diferencia o bom fotógrafo.
:)

É o estágio onde o fotógrafo consegue ver a foto e pensar na foto e tendo a técnica ele consegue reproduzir o que pensa.
Independente de ter a técnica, o fato de conseguir ver e pensar na foto é o mais difícil (técnica você aprende estudando), mas este passo de ver é algo que demora e quando conseguimos chegar ao ponto de ver e ter a paciência de esperar e reproduzir o que pensa o salto que damos em nossa fotografia é enorme, assim como o prazer (porque passamos a fotografar para nós mesmos).

Atualmente ando na onda de produzir alterações de hardware para obter resultados, dá um trabalho lascado, mas o resultado tem sido muito legal, amanhã no passeio de Ribeirão eu já vou testar as minhas novidades e não vejo a hora de fazer isso... ;)

Valeu por compartilhar sua experiência... Compartilhe depois as fotos... É legal ver uma visão de fato do fotógrafo... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 08:34:41
Pedro...só uma curiosidade: Você já conseguiu fotografar os tucanos com os filhotes ou resolveu abortar a missão ???  :)
Lendo novamente seu texto lembrei-me de um documentário que vi no youtube onde o Araquém Alcântara contava sobre um episódio onde ele estava afim de fotografar uma ave na floresta. No primeiro dia ele foi com um guia ao provável local onde encontraria a ave. Ficou lá por horas e nada. No outro dia ele voltou novamente, ficou esperando e nada da bichinha aparecer. No terceiro e último dia da sua expedição ele insistiu com o guia que queria voltar novamente ao lugar. O guia riu dele mas mesmo assim, de teimoso ele foi. Tinha chovido na noite anterior e caido um raio que partiu uma palmeira ao meio na beira de um rio. Quando ele olhou a ave pousou no tronco caído da palmeira e abriu as asas. Nessa hora a luz do sol iluminou as asas do bicho contrastando com as folhas da palmeira e ele não vacilou. Click!!! Resultado: Com essa foto ele ganhou vários prêmios. Isso que é persistir e acreditar.
Para quem tiver curiosidade a foto é essa: http://nucadsenac.files.wordpress.com/2007/10/passaro-para-blog.jpg
E para ver esse documentário que é muito bacana, principalmente para quem gosta de fotografia de natureza é só digitar "Araquém Alcântara" lá no youtube que tem vários vídeos sobre ele inclusive esse que citei.
abs. :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!