Autor Tópico: Fotos de casamento  (Lida 4183 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 26 de Junho de 2005, 09:40:02
Olá pessoal!

Realmente é em casamento que se vê o dilema da exposição nas fotos. Embora eu já tenha a câmera faz um bom tempo, e tenha tirado alguns milhares de fotos, eu ainda não a tinha usado em um casamento.

Até ontem, quando percebi a dificuldade que é. As fotos saíam ótimas, até aparecer alguém com camisa branca no meio de um monte de gente com terno escuro.

E é nessas horas que se vê que fotografia não é simplesmente mirar e apertar o botão. Eu simplesmente não tenho a agilidade necessária para compensar a exposição, e muito menos para usar o modo manual numa festa de casamento, então foi tudo no modo automático mesmo, nem o modo prioridade de abertura eu usei, primeiro porque nessas compactas toma um pouco de tempo ajustar a abertura, porque não tem um dial ou algo assim, é tudo por botões. E segundo que a profundidade de campo quase não se altera, devido ao tamanho do sensor. Nessas horas que eu queria ter uma câmera melhor.

Como uma Panasonic FZ20 se compararia à minha Canon A60 nesse tipo de situação? Ela ganharia nesses pontos (latitude e agilidade) ou não?

Claro, lembrando que não é pra trabalhar, é só pra tirar fotos dos amigos mesmo. Então nada de "compre uma 20D".  ;)

Abraços,

Ricardo
« Última modificação: 26 de Junho de 2005, 10:18:51 por Ricardo Smania »
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2005, 18:59:11
O problema das compacta é esse. A demora no acesso das funções. Eu vou fotografar um casamento agora no fim do ano e estou me preparando já. Já me falaram, assim como você, que é bem difícil mesmo.

abs


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2005, 21:53:54
Olá Ricardo, tem dois tópicos na sala Biblioteca do Conhcimento que talvez possam te ajudar....

Dá uma olhada neles

Abraços

Alex
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2005, 09:49:37
Citar
O problema das compacta é esse. A demora no acesso das funções. Eu vou fotografar um casamento agora no fim do ano e estou me preparando já. Já me falaram, assim como você, que é bem difícil mesmo.

abs
como pretende fazer? qual equipamento? iluminação?




Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2005, 14:22:07
Citar
Citar
O problema das compacta é esse. A demora no acesso das funções. Eu vou fotografar um casamento agora no fim do ano e estou me preparando já. Já me falaram, assim como você, que é bem difícil mesmo.

abs
como pretende fazer? qual equipamento? iluminação?


Eu vou fazer com uma D70 e com uma Canon G5 de reserva. Devo pegar duas tochas e um SB800 com amigos e também ver se me emprestam uma 50 1.8 para as internas, já que luz de igreja é sempre pouca.

Um amigo meu fez o casamentos de amigos, ele usou as duas tochas no altar e a tudo em ISO 800. O resultado ficou bem legal.

abs


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2005, 15:25:24
Danilo,

Eu só levaria tocha se fosse pra controlar com Radio-Flash... Pq por fotocelular, é possivel vc ter alguns incomodos... Cara, imagina aquele monte de parentes disparando suas tochas....

Se eu pudesse te dar uma sugestão, falaria pra voce fazer uns testes antes....

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2005, 18:58:25
Citar
Danilo,

Eu só levaria tocha se fosse pra controlar com Radio-Flash... Pq por fotocelular, é possivel vc ter alguns incomodos... Cara, imagina aquele monte de parentes disparando suas tochas....

Se eu pudesse te dar uma sugestão, falaria pra voce fazer uns testes antes....

Abraço,
Fernando
Valeu Fernando, toda sugestão é bem vinda :)

Bom, eu estou pensando em usar o mesmo esquema que meu amigo fez, acho até que ele usou contato pc, por fotocelula é um problema mesmo. Eu gostei dos resultados dele, mas não estava lá no casamento, só vi o produto final.

Abraços


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2005, 19:00:36
A proposito, Danilo, a 50mm é excelente, mas o range dela é bravo pra locais fechados... Voce precisa de espaço e distância....

Com a do Kit da D70 voce já consegue alguma coisa.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2005, 19:32:42
Sim, eu sei. Mas é melhor ter mais do que menos não é? :)
Ela só serviria pela sua abertura. De resto é a do kit mesmo.

abraços


lincoln_designer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2005, 10:36:43
Danilo,

Existe a possibilidade de você postar algumas fotos desse casamento do seu amigo?

Só para eu poder ver um pouco do resultado com as duas tochas no altar.




« Última modificação: 28 de Junho de 2005, 10:37:31 por lincoln_designer »


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2005, 13:25:50
B) Eu acho que nos caso de compactas sem sapata uma solução é vc fazer amizade com o cara da filmagem, pedir pra ele iluminar suas fotos e por a camera em WB tungsten. Como a FZ 20 tem abertura máxima 2.8 dá pra fazer, com refletor de 1000W a uns três metros do assunto uma foto a 2.8;1/60;ISO 200(flash off) . O ideal é testar antes. Um amigo meu fez vários eventos improvisando assim com uma Sony CD500( a que grava em mini CDRom de 5Mp). Não era o ideal mas deu pra quebrar o galho.
Quanto à D70 acho ISO 800 muito exagero, 400 tá muito bom pra usar com a objetiva do kit. Teste nos dois ajustes. Com 800 vc vai ter que corrigir todas as fotos que tenham a luz da filmagem, pois amarela. Veja a velocidade, de nada adianta ISO 800 com seu ruído usando velocidade 1/125. O ideal é ISO 400 com velocidade 1/60 para cenas em que as pessoas possam se mover e 1/30 para cenas estáticas. O ideal é testar antes e verificar a imagem no pc pq muitas vezes vc não percebe que tremeu no LCD. Se vc tiver a mão estável e a camera não vibrar muito no disparo dá pra fazer fotos a 1/15 em certas circustâncias, como uma panorâmica da igreja como um todo, pois o fundo vai ficar bem iluminado. Este tipo de foto é ideal para uma 12-24.
Use a 50 para as poses da noiva e do casal, pois ela vai preservar as texturas melhor, o angulo não distorce em closes de rosto(+-75mm) e vc pode usar uma abertura maior tipo 2.8 ou 4.0 e rebater a luz no teto sem que perca qualidade.
Bye
« Última modificação: 28 de Junho de 2005, 13:31:18 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2005, 13:57:39
Lincoln,

Nesse link estão as fotos do casamento feito pelo meu amigo Rodrigo.


Zeiss,

Obrigado pelas dicas! Vou levá-las em conta.
Só lembrando que cada caso é um caso, se ele usou ISO 800 deve ser porque realmente precisou. Luz na igreja é difícil. :)

abraços


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2005, 00:38:37
B) O estilo destas fotos foi fotojornalismo. É bom perguntar antes de radicalizar pq a maioria prefere que o tradicional tmb fique feito e o fotojornalismo fique como opção de escolha.
Achei os enquadramentos meio malucos. Dava pra manter a espontaneidade e fugir do comum sem cortar tanto e enquadrar de forma tão esquisita. Algumas fotos estão boas pela naturalidade dos protagonistas.
Nos livros americanos de fotojornalismo em casamento vc percebe que a qualidade fica bem maior ao se manter algumas regras básicas e, ao mesmo tempo fazer algo bem interessante.
É uma opinião pessoal. Tem gente que adora e deve receber o que gosta.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2005, 01:20:34
hunm... pois é.. e durante o dia é "mamata" vamos dizer assim...
Com uma DSLR qualquer, é "fácil" (e pode ser praticamente qualquer lente... )... creio que uso de tochas e iluminação do "kara" do vídeo não se faz necessário.
O flash da D-70 se eu não me engano vai até 12 metros!!! E a Rebel XT acho que vai até 14m!!!
É claro que vai bater na maioria das vezes direto, mas não é tão NECESSÁRIO o uso de equipamentos e equipamentos de iluminação num lugar claro... ao meu ver atrapalha mais do que ajuda.

Agora se escureu, aí, se não tiver uma ajuda de luz, o trabalho pode estar ou ficar completamente comprometido, ainda mais com uma lente escura e com apenas o uso do flash da câmera somente...

Bem, e sobre o trabalho feito e mostrado acima, achei mesmo que o que diferenciou foi o enquadramento; o fotógrafo ao invés de colocar a pessoa sempre no "meio", parece que quis/ou sem querer ele tira (aqui eu não sei se é de propósito ou é o estilo?!) as fotos colocando as pessoas na lateral (repare que diferente). Isto ao mesmo tempo que sai do "clássico" (tem outros fatores também além do enquadramento, mas o que predominou no estilo diferenciado ao meu ver foi isso) também não sei se encaixa junto ao estilo de "fotojornalismo"... mas é um tipo de arte diferenciada do convencional (o que pode ser MUITO VALORIZADO ou então NEM LEVADO EM CONSIDERAÇÃO... vai depender dos noivos... heheh Bem lembrado a dica do Zeiss... pergunte sempre isso antes... pois se radicalizar demais as vezes, pode comprometer o trabalho).

E a respeito da discução de tirar fotos com uma compacta, acho que é muito arriscado... se for até durante o dia, blz... pode até dar certo e ficar bom o trabalho... isto também usando uma compacta "boa" de G5 pra cima.... Nesses casos, até as ultrazoons podem ser "bem vindas" como da Panasonic da série Z, por exemplo que são excelentes... (até as Minoltas Z1, z2... e as Fuji S5000 em diante dão conta do recado legal)
Mas eu só me arriscaria a tirar fotos numa Igreja durante a noite, nestas condições (usando uma compacta) se não fosse "valer nada"... se eu não tivesse compromisso com qualidade, e em nada...

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2005, 15:04:16
Não vou falar se eu gostei ou não das fotos do Rodrigo, o casal adorou, e isso que importa no final de tudo não é?
:)

Sim, usar compactas é arriscado: foco lento e limitação de ISOs,etc. Usar o flash da câmera eu acho meio que um suicídio. Já fiz outros eventos com ele e me senti muito limitado. Acho que no mínimo um SB600 é necessário. Eu gosto de luzes anguladas, não das chapadas na cara da pessoa, isso perde o volume, portando acho muito interessante a utilização de fontes externas. Enquadramento vai de pessoa para pessoa. Em todas as aulas de composição que tive até hoje sempre me disseram para não centralizar as pessoas, experimentando vi que isso me agrada, não gosto de pessoas no meio, mas sim nas laterais.

:)

abraços
« Última modificação: 30 de Junho de 2005, 15:05:04 por Danilo »