Autor Tópico: Já temos uma sala para falar sobre AI??  (Lida 24996 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.480
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #225 Online: 22 de Maio de 2024, 15:13:47


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 25 de Maio de 2024, 08:24:23
Usando I.A. para CRIAR MÚSICAS ao VIVO

« Última modificação: 25 de Maio de 2024, 08:24:57 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #227 Online: 25 de Maio de 2024, 08:29:28
E ainda precisamos conversar sobre autoria com I.A.
Conhecimento importa mais que equipamento.




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #229 Online: Ontem às 11:55:29
Estou chegando a conclusão que pilotar uma câmera fotográfica para produzir uma imagem, ou pilotar um programa de AI para criar uma cena, é a mesma coisa.

Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.480
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #230 Online: Ontem às 12:36:24
Já brinquei com Ai generativa para código fonte em linguagem C para testes, em vários níveis.

Quando a coisa é muito básica o ChatGPT faz uma busca na internet com as soluções mais comuns e mostra um código que foi chupado de algum lugar e eventualmente modificado.

Mas quando é algo mais sofisticado, falha espetacularmente, a ponto do código gerado ser completamente inútil ou mesmo nada a ver com o que foi especificado, isso desde o inicio do GPT até hoje. Sempre sai bem errado.

Outras brincadeiras que fiz foi pedir para gerar artigos sobre determinados assuntos... Caramba, parece até que o Odorico Paraguaçu baixou por lá... Textos recorrentes, sem muito pé nem cabeça mas que dão a impressão de estarem corretos, o que para quem não entender sobre o assunto em questão parecerá correto.

Eu bani o uso de Ai para gerar código. Não atente ao meu padrão de exigência nem de longe.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #231 Online: Ontem às 14:34:30
Já brinquei com Ai generativa para código fonte em linguagem C para testes, em vários níveis.

Quando a coisa é muito básica o ChatGPT faz uma busca na internet com as soluções mais comuns e mostra um código que foi chupado de algum lugar e eventualmente modificado.

Mas quando é algo mais sofisticado, falha espetacularmente, a ponto do código gerado ser completamente inútil ou mesmo nada a ver com o que foi especificado, isso desde o inicio do GPT até hoje. Sempre sai bem errado.

Outras brincadeiras que fiz foi pedir para gerar artigos sobre determinados assuntos... Caramba, parece até que o Odorico Paraguaçu baixou por lá... Textos recorrentes, sem muito pé nem cabeça mas que dão a impressão de estarem corretos, o que para quem não entender sobre o assunto em questão parecerá correto.

Eu bani o uso de Ai para gerar código. Não atente ao meu padrão de exigência nem de longe.
Sim exatamente neste sentido. Pra fazer algo bom onde o o artista esteja no comando resolvendo pra ficar parecido com uma imagem fotográfica mesmo, vai dar um imenso trabalho, e no final pode ser até mesmo mais difícil do tentar produzir apenas por IA.

Em ambos os casos, seja com a câmera ou através de IA, o fotografo sempre será um simples escravo operador de algum equipamento.
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.480
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #232 Online: Ontem às 18:00:12
Lindsay,

Não acho que quem gere imagens por AI possa sequer ser considerado fotógrafo. Tem que inventar outro termo, porque definitivamente não é...

Fotógrafo vem de foto (luz) e grafo (que registra). Por definição é outra coisa.
Não exclui, obviamente, a possibilidade de modificar a imagem por edição depois. Afinal ele registrou a imagem antes.

Há quem concorde ou discorde, mas a minha opinião é essa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.968
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #233 Online: Ontem às 21:51:24
Artista digital com ou sem IA.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.480
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #234 Online: Ontem às 22:05:27
Artista digital com ou sem IA.

Pois é ! Mas fotógrafo, jamais !


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #235 Online: Hoje às 09:41:14
Instagram começou a marcar postagens com o uso de AI Regenerativa. Sigo um casal de fotógrafos de casamento grandes que apareceu, eu uso direto pra remover algumas coisas, ao que indica está nos metadados dos arquivos.

https://help.instagram.com/761121959519495
 
« Última modificação: Hoje às 09:42:24 por C. Ferrari »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #236 Online: Hoje às 11:36:33
Lindsay,

Não acho que quem gere imagens por AI possa sequer ser considerado fotógrafo. Tem que inventar outro termo, porque definitivamente não é...

Fotógrafo vem de foto (luz) e grafo (que registra). Por definição é outra coisa.
Não exclui, obviamente, a possibilidade de modificar a imagem por edição depois. Afinal ele registrou a imagem antes.

Há quem concorde ou discorde, mas a minha opinião é essa.

Sim Antonio, perfeitamente, não pode ser chamado de fotografo, apesar de que compete para a produção de imagens que buscam reproduzir a realidade de maneira digital, mas no meu modo de ver não são fotografias.

E ainda tem que competem em uma pequena parcela da produção fotográfica (muito ampla), que passa longe da captura real do espaço-tempo para registrar um acontecimento.

É uma artista digital, que pilota uma maquina, cuja objetivo é criar uma ficção genérica semelhante ao real, em algumas situações bem restritas. ( :ponder: se bem que preciso ou precisamos entender melhor essa definição).
« Última modificação: Hoje às 11:38:35 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #237 Online: Hoje às 16:02:46
Sim Antonio, perfeitamente, não pode ser chamado de fotografo, apesar de que compete para a produção de imagens que buscam reproduzir a realidade de maneira digital, mas no meu modo de ver não são fotografias.

E ainda tem que competem em uma pequena parcela da produção fotográfica (muito ampla), que passa longe da captura real do espaço-tempo para registrar um acontecimento.

É uma artista digital, que pilota uma maquina, cuja objetivo é criar uma ficção genérica semelhante ao real, em algumas situações bem restritas. ( :ponder: se bem que preciso ou precisamos entender melhor essa definição).

Lembro de um curso que fiz, em que o professor perguntou qual era o negócio (a fonte de lucro) do fabricante de furadeira. Todos respondemos "é vender furadeira", e ele disse que não, "o negócio desse fabricante é furo. Se alguém um dia vender furo dentro do saquinho, acaba com o negócio do fabricante de furadeira". Claro, vai ter gente dizendo que prefere aquela tecnologia mais antiga, que faz pó e barulho pra fazer um furo, e vai ter gente preferindo colar o furo na parede. Vai ter gente dizendo que a furadeira ainda não é substituível porque o furo em saquinho não faz tudo que a furadeira faz. Mas é uma tecnologia que vai ser substituída pouco a pouco, e não é de hoje. A computação 3d já faz bastante coisa também.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.480
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #238 Online: Hoje às 17:18:28
Acho que são coisas muito diferentes e até patéticas sob certo ponto de vista.

Por exemplo não dá para fazer documentação real visual por Ai.

Vamos no exemplo mais básico, do jeito que a turma aqui do MF gosta: Documentar o show da Madonna na praia de Copacabana. É muito diferente de alguém ir lá e fazer uma imagem real do evento e outro gerar por Ai uma imagem, por mais realista que seja. É um deep fake, nada mais, e que não tem validade além do "exemplificar".

Imagina isso sendo usado em jornalismo ? Ou para registrar um casamento ?

Vai ter gente gerando fotos de viagens que nunca fez, ou tocando junto como Elvis...

Podem ter certeza, essa Ai usada de maneira irresponsável vai dar muita dor de cabeça.

Hoje mesmo estava lendo uma matéria interessante sobre as cagadas do chatGPT na agricultura.


https://phys.org/news/2024-05-gpt-inaccuracies-agriculture-crop-losses.html
https://phys.org/news/2023-06-ai-small-scale-farming.html