Autor Tópico: Ampliações e dúvida!  (Lida 2102 vezes)

josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Janeiro de 2008, 15:04:41
Pessoal,

Já trabalho há um bom tempo como designer, e sempre que vou fazer algo para ser impresso, costumo converter para CMYK antes para impressão.

Li diversos artigos na intenet sobre a guerra sRBG x AdobeRGB. Eu não sei como funciona a máquina no laboratório e como ela amplia a foto, mas suponho que não seja por impressão à tinta já que a maioria dos laboratórios usam sRGB. Enfim, pro laboratório tem que mandar a foto em RGB mesmo? CMYK só pra impressões de revistas e etc?

Quem puder me dar uma "aula", agradeço.

Jo.
Jo Santana


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2008, 15:33:38
Olá Josantana,

eu também trabalho com arte gráfica há algum tempo e sempre que vou fazer uma peça publicitária que será impressa em gráfica eu faço em CMYK, porque as máquinas das gráficas imprimem em 4 cores normalmente e exigem este tipo de saída.

Já no lab, o processo de impressão é o mesmo da revelação do filme, se não me engano. Por isso faz-se a impressão utilizando as 3 cores básicas (R,G,B) atravéz de tubo de imagem de raios catódicos. Posso estar falando besteira, mas acho que é assim que acontece o processo.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2008, 17:41:12
Pessoal,

Já trabalho há um bom tempo como designer, e sempre que vou fazer algo para ser impresso, costumo converter para CMYK antes para impressão.

Li diversos artigos na intenet sobre a guerra sRBG x AdobeRGB. Eu não sei como funciona a máquina no laboratório e como ela amplia a foto, mas suponho que não seja por impressão à tinta já que a maioria dos laboratórios usam sRGB. Enfim, pro laboratório tem que mandar a foto em RGB mesmo? CMYK só pra impressões de revistas e etc?

Quem puder me dar uma "aula", agradeço.

Jo.

Oi Jo,

é isso mesmo. O que o Beto falou também está correto, só vou falar mais um pouco sobre os processos como "cultura inútil" mesmo  :)


Impressão a 4 cores:

Processo ADITIVO, onde você adiciona cores a uma base de papel.

A base onde a imagem será formada é o papel, branco geralmente. Para se formar as cores são usadas 4 cores básicas - cian, magenta, amarelo e preto - que são impressas em micro pontinhos num padrão de retícula chamado roseta pela sua forma. Para ver esse padrão roseta, pegue sua 50mm e olhe qualquer material impresso através dela.
Conforme a cor final desejada varia-se a concentração dessas 4 cores.


Ampliação fotográfica colorida:

Processo SUBTRATIVO, onde os corantes já estão na mídia (filme e papel) e você irá retirar os excessos.

FILME

Ao contrário dos PB tradicionais, que são à base de prata, filmes coloridos são à base de corantes para a formação das cores. Eles são normalmente compostos por três camadas de corantes, sensíveis cada uma a uma "cor" - R, G ou B - que, combinadas, formam as cores.

Quando você faz uma foto, a imagem está registrada nessas camadas. Dependendo do processo de revelação, você irá retirar o que FOI sensibilizado (cromo) ou o que NÃO foi sensibilizado (negativo) pela luz. Por isso, a princípio, todo filme, seja PB ou colorido, pode ser negativo ou positivo dependendo do processo de revelação. Isso se chama cross-processing com filmes coloridos - revelar cromo na química de negativo e vice-versa - para se obter cores e contrastes diferenciados.

CLARO QUE um filme cromo é afinado para revelação em processo E6 e um negativo para o processo C41. A inversão nos processos é possível e interessante pelos efeitos inusitados que ela provoca, não para se ter um cromo de um negativo apenas.


MINILABS

Os Minilabs não ampliam direto do negativo. Eles os revelam, se for o caso, escaneiam e fazem a impressão por um canhão RGB e, por último, revelam o papel. Não sei maiores detalhes desse processo, se o canhão é a laser, kryptonita ou telepatia. Eu recomendo que todos façam testes em alguns laboratórios que usem Fuji e escolham o que apresentar melhor custo x qualidade para suas ampliações. Eles se tornaram grandes computadores/scaners/ampliadores/reveladores que usam o processo RGB para formação das imagens. Por isso, arquivos enviados para Minilabs devem ser em RGB. Se você enviar CMYK o operador irá passá-los para RGB e, nessa etapa, as cores podem ser alteradas pois são dois espaços de cor diferentes.

Quando você manda um cromo para ser ampliado em um minilab, o processo é o mesmo. Ele é escaneado e essa informação é impressa em papel fotográfico.

Tanto filme quanto papel coloridos usam um processo chamado de "síntese de subtração de cor", sempre trabalhando com camadas sensíveis a R,G e B para a formação das cores. Neste link tem uma explicação rápida e boa a respeito:

http://home.bway.net/jscruggs/sub.html

Pelos testes que eu fiz recentemente, os Fuji são os melhores em termos de cor e definição. O padrão de cores usado por eles é o sRGB.

Bom, acho que já deu pra você conhecer um pouco mais as diferenças de cada processo. Qualquer dúvida a gente vai tentando dar uma força.

Abraços,

José Azevedo












josantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:58:02
Tá louco José?!?!?!! Chamar sua explicação de "cultura inútil" é um crime!!  ;D

Valeu MESMO pela aula, mestre! Agora, só RGB..  ;)

Abraços...
Jo Santana


Urbano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
    • Viajante Urbano
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2008, 21:41:18
José Azevedo, excelente explicação, simples e direta! :)
____________________________________________
[ ]`s Urbano
Sony Nex f3 • GoPro 3+Black
SEL 18-55/F3.5 • SEL 55-210/F4.5 • Minolta MD 50/1.7


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2008, 23:53:47
Tamos aí pra isso, pessoal  ;D