Autor Tópico: Softbox X sombrinha  (Lida 4966 vezes)

Alex Hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://www.forum.clickgratis.com.br/psicologiabr
Online: 07 de Janeiro de 2008, 12:20:56
Opa!

Comprei um softbox pra substituir minha sombrinha em retratos.

Estou ligado no esquema de luz mais dura (sombinha) x luz suave (softbox). Posso jogar com os dois agora..

Buenas, minha pergunta é a seguinte: eu usava sombrinha rebatedora branca e a afastava mais do flash (ou o flash todo) para dar luz mais usave ou dura.

Com o softbox é diferente, não? O softbox é mais suave com a luz mais perto? A distância do flash, nesse caso, interfere nessa qualidade da luz?

Abraço,

Alex


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2008, 12:43:50
Acredito que sim! Mas como o softbox gera uma difusão e uma suavidade grande, acho que não faz tanta diferença. O interessante é você ir afastando ou aproximando, como você tem feito, para gerar o efeito esperado.

Até,


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:14:54
Alex acho que você está invertendo um pouco as coisas, a sombrinha rebatedora branca, na mesma distância, gera uma luz mais suave do que o Hazy, o hazy é uma luz que simula a luz de janela, enquanto a sombrinha branca simula luz dispersa no ambiente.

O softbox e a sombrinha são exatamente iguais (na verdade essa é uma regra para todo tipo de refletor), quanto mais perto do objetivo mais suave a luz gerada, a luz é mais suave conforme a relação tamanho da fonte/distância for maior. A diferença é que a sombrinha produz um tipo de luz que se espalha para todos os lados a partir da fonte e o hazy é direcional, neste caso se o estúdio tiver paredes brancas ele vai funcionar como um rebatedor enorme para a sombrinha, enquanto no hazy ele não será um rebatedor tão intenso. Para controlar a luz é preciso dominar suas propriedades... ;)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2008, 13:46:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2008, 13:37:11
Opa!

Comprei um softbox pra substituir minha sombrinha em retratos.

Estou ligado no esquema de luz mais dura (sombinha) x luz suave (softbox). Posso jogar com os dois agora..

Buenas, minha pergunta é a seguinte: eu usava sombrinha rebatedora branca e a afastava mais do flash (ou o flash todo) para dar luz mais usave ou dura.

Com o softbox é diferente, não? O softbox é mais suave com a luz mais perto? A distância do flash, nesse caso, interfere nessa qualidade da luz?

Abraço,

Alex

Poste fotos do equipamento, pra gente ver na prática!
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf