Autor Tópico: NOVO CONCURSO FOTOGRAFIA DO MUNDO FOTOGRAFICO - 1a Etapa (Janeiro de 2008)  (Lida 13702 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:11:56
Alberto o tema de Janeiro é:
"PROFISSÕES E PROFISSIONAIS".

"As diversas atividades humanas, denominadas profissões, são parte integrante de nosso dia a dia. Imagens que retratem as características peculiares de cada profissão e exaltem suas características marcantes, podem nos fazer sentir como se nós mesmos estivéssemos atuando na profissão retratada. Sendo assim o tema desta etapa nos leva a uma viagem através das mais diversas atividades profissionais, a partir de uma representação clara e estética das mesmas, podendo ou não envolver a presença humana."

Fotos publicadas em outros locais podem sim participar, só não podem participar fotos que já tenham sido publicadas no MF. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


abnogueir

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
  • Preserve a Natureza...
    • Algumas das minhas fotos
Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:35:54
Valeu Leo, obrigado
tenha um excelente final de semana
Alberto Nogueira


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:38:30
Galera eu recomendo uma participação forte...
Já sabemos os prêmios que irão valer no final do ano... São prÊmios bem legais e tem prêmio até o terceiro colocado... :)
Vamos entrar na briga, nem que seja para tentar garantir uns pontinhos que a coisa vai ser bem legal...
No domingão devo anunciar os prÊmios... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


arlas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • e com a Luz, clic.
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2008, 15:34:33
Estou me aprontando.
E a relação de temas?
uns abraços tchê.
decinqüenta


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2008, 16:20:38
Estou me aprontando.
E a relação de temas?
uns abraços tchê.
Concurso em andamento, fique atento, até o dia 15 de janeiro
Alberto o tema de Janeiro é:
"PROFISSÕES E PROFISSIONAIS".
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2008, 18:03:55
Estou me aprontando.
E a relação de temas?
uns abraços tchê.

arlas,

Em breve anunciaremos a listagem dos temas para o ano todo! Estamos terminando de elaborar todos eles. Posso adiantar que serão temas bastante variados, onde cada mês será necessário um tipo de habilidade diferente do fotógrafo!

abraços!  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2008, 21:07:22
Junto com os temas também serão apresentadas as primeiras levas de prêmios, que estão muito show por sinal.... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


keniaar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
  • Kenia de Aguiar Ribeiro
    • www.kenia.art.br
Resposta #22 Online: 13 de Janeiro de 2008, 13:21:50
Muito interessante este concurso realizado por etapas. O tema também é bastante inquietante. Vou participar. Rá para todos!.
Meu nome é  Kenia de Aguiar Ribeiro. Sou mineira, jornalista e fotógrafa. Trabalho com reportagem fotográfica e fotografia artística. Atendo clientes de perfil governamental,empresarial e terceiro setor. No meu portfolio de reportagem fotográfica constam espetáculos musicais, cenas urbanas, sítios arqueológicos, parques nacionais e áreas de conservação.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 13 de Janeiro de 2008, 18:49:48
Muito interessante este concurso realizado por etapas. O tema também é bastante inquietante. Vou participar. Rá para todos!.

Kenia,

Seja bem vinda ao fórum e aos concursos!

Aguardamos sua foto!

abraços!  ;D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


abnogueir

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
  • Preserve a Natureza...
    • Algumas das minhas fotos
Resposta #24 Online: 13 de Janeiro de 2008, 22:59:53
foto pronta só fiquei com uma dúvida...
colorida ou P&B ...ou serão aceitas qualquer uma...

obrigado
alberto
Alberto Nogueira


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 13 de Janeiro de 2008, 23:45:08
Qualquer uma alberto, só não pode ter manipulação com layers.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #26 Online: 14 de Janeiro de 2008, 14:39:20
Qualquer uma alberto, só não pode ter manipulação com layers.


Sinceramente nunca entendi o proposito dessa regra...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 14 de Janeiro de 2008, 14:43:35
Padu é evitar que vire um concurso de Photoshop... :)
O objetivo é identificar o melhor fotógrafo, que faz o melhor uso da luz e das técnicas fotográficas, se permitir PS com layers vai começar a aparecer HDR, alterações da luz e um monte de coisas oriundas da composição de elementos e ajustes localizados. O objetivo é não permitir que o autor mude as características elementares da imagem pelo PS (como características da luz, da polarização e etc) e sim através da técnica fotográfica, mesmo porque a idéia é nivelar quem clica com filme e com digital, dando a mesma chance a todos, queremos ver quem sabe escolher a melhor luz, o melhor ângulo e explorar ao máximo os elementos da cena e não quem sabe manipular para fazer a luz que imaginou no PS, para isso nós faríamos um concurso de manipulação, onde daríamos uma foto e falaríamos: "se vira para melhorar ela". Na verdade eu já até cheguei a pensar em um concurso de manipulação.... ;)
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 14:48:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #28 Online: 14 de Janeiro de 2008, 14:56:49
Padu é evitar que vire um concurso de Photoshop... :)
O objetivo é identificar o melhor fotógrafo, que faz o melhor uso da luz e das técnicas fotográficas, se permitir PS com layers vai começar a aparecer HDR, alterações da luz e um monte de coisas oriundas da composição de elementos e ajustes localizados. O objetivo é não permitir que o autor mude as características elementares da imagem pelo PS (como características da luz, da polarização e etc) e sim através da técnica fotográfica, mesmo porque a idéia é nivelar quem clica com filme e com digital, dando a mesma chance a todos, queremos ver quem sabe escolher a melhor luz, o melhor ângulo e explorar ao máximo os elementos da cena e não quem sabe manipular para fazer a luz que imaginou no PS, para isso nós faríamos um concurso de manipulação, onde daríamos uma foto e falaríamos: "se vira para melhorar ela". Na verdade eu já até cheguei a pensar em um concurso de manipulação.... ;)


Bom, eu acho que arte eh arte, mas essa eh so a minha opiniao e nao quero transformar esse topico na famigerada discussao do photoshop. So acho que a regra nao esta muito bem articulada. Por exemplo, eu ajusto contraste e balanco de cores com layers, mas sem o uso de mascaras (ajuste global). Eu acho que eu entendo a intencao da regra, e a mesma seria mais clara se fosse articulada de forma diferente, como por exemplo nao permitir o uso de ajustes locais (mesmo ainda nao concordando com a regra) como dodge e burning.

Note que dentro dessa regra, Moonrise over Hernandez nao poderia entrar na competicao.

http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 14 de Janeiro de 2008, 15:15:40
Padu arte é arte, mas esse não é um concurso de arte como um todo e sim de uma pequena parte do conceito de arte que é a fotografia, se fossemos pensar de forma tão aberta alguns poderiam participar com pintura e escultura, afinal arte é arte... ;) Eu gosto do uso do PS e uso em minhas imagens, mas não é o objetivo do concurso saber quem domina melhor o PS e sim quem domina melhor a técnica fotográfica, o PS e as manipulações ficam para uma outra história... ;)
Os layers são proibidos porque eles permitem manipulações na luz o que vai de encontro no objetivo de não permitir a alteração por manipulação dos resultados da luz, essa regra não é muito absurda, ela é usada na grande maioria dos concursos de fotografia pelo mundo a fora, poucos concursos aceitam manipulação e mesmo os que aceitam tem suas limitações, como a imagem ter que ser 2/3 da original ou algo assim, como é difícil avaliar se a imagem é x% original e os objetivos são analisar o domínio e o cuidado técnico, associados à visão e a composição então optamos pela restrição mais intensa da manipulação, mesmo porque o voto é aberto e queremos que o pessoal de filme tenha as mesmas chances. :)
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 15:18:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.