Autor Tópico: NOVO CONCURSO FOTOGRAFIA DO MUNDO FOTOGRAFICO - 1a Etapa (Janeiro de 2008)  (Lida 13706 vezes)

padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #30 Online: 14 de Janeiro de 2008, 16:18:49
Os layers são proibidos porque eles permitem manipulações na luz o que vai de encontro no objetivo de não permitir a alteração por manipulação dos resultados da luz, essa regra não é muito absurda, ela é usada na grande maioria dos concursos de fotografia pelo mundo a fora, poucos concursos aceitam manipulação e mesmo os que aceitam tem suas limitações, como a imagem ter que ser 2/3 da original ou algo assim, como é difícil avaliar se a imagem é x% original e os objetivos são analisar o domínio e o cuidado técnico, associados à visão e a composição então optamos pela restrição mais intensa da manipulação, mesmo porque o voto é aberto e queremos que o pessoal de filme tenha as mesmas chances. :)

Leo, em nenhum concurso q eu ja participei eu encontrei uma regra desse tipo. Se nao eh eh permitido "a alteração por manipulação dos resultados da luz", porque eh permitido entao o ajuste de "brilho e contraste", como citado nas regras do concurso? Eu acho que eh inconsistente, pois eh exatamente a intensidade das regioes que esta sendo mudada. Alem do mais, quem conhece photoshop, consegue alterar a foto de maneira significativa sem quebrar uma regra das que estao postadas. A regra nao diz nada sobre o uso de filtros por exemplo... Com um filtro, eh possivel fazer que uma foto nao se pareca em nada com uma foto, e sim uma pintura... E nao eh tratamento localizado.

Eu acho q pos-processamento da imagem esta para fotografia digital assim como tecnicas de laboratorio estao para fotografia de filme. Um fotografo de fine arts costumava gastar dias e dias fazendo o processamento de uma foto em laboratorio. Um colega meu aqui em san diego, que vive de vender fotografias em galerias, para cada foto que ele produz, tem uma pagina inteira com instrucoes detalhadas de como ele conseguiu uma determinada copia de um negativo. Qual papel foi usado, qual filtro de contraste variavel, sequencia de dodge, burning, inclinacao do plano do papel, etc. E mesmo assim, a arte dele eh considerada fotografica. Nao existe "fotografia pura"... qualquer tipo de fotografia comeca com uma transformada de 3D para 2D, e todo o processamento quimico ou digital que vem dos sistemas utilizados na camera.

Eu nao acho que proibir o uso de pos-processamento adiciona valor ao concurso, pelo contrario, inibe um fluxo criativo de ideias. Uma ideia que ja deu certo em alguns concursos que ja participei eh a da obrigatoriedade em descrever todos os passos usados em pos-processmento, assim quem esta votando eh quem julga se o pos-processento foi devidamente aplicado ou nao, e de quebra promove a disseminacao de tecnicas utilizadas em pos-processamento.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 14 de Janeiro de 2008, 16:56:02
Padu a proibição é quanto a alteração das característica básicas da luz.
Brilho e contraste (não localizado) não altera a característica da luz e sim a resposta da mídia em termos de latitude, esse ajuste é permitido em praticamente todos os concursos, mesmo porque se não for teríamos a restrição porque o usuário de digital ficaria prezo à resposta da câmera. Diferente do indivíduo que possui uma câmera de filme ou uma S3 que permitem o controle dessas características em nível individual, neste caso são ajustes elementares do digital que não alteram a característica da luz, ela continua atuando na cena toda, o que muda é o mesmo que trocar um negativo para um cromo ou de filme de luz de tungstênio para filme de luz do dia, a regra 2.10. restringe o uso de comandos que permitam a edição localizada (para todos, mesmo os que não usam o comando para este fim, exatamente para nivelar). A regra 2.10.1.1. define os limites atribuindo a limitação às alterações das características das imagens e permitindo ajustes apenas de forma global, nunca de forma localizada (é como se você tivesse trocado de filme na câmera de filme, você pode ter mais saturação, mais nitidez, mas não terá mudanças nas características da cena), a regra não precisa tratar de filtros, uma vez que se eles forem usados para alterar a característica da cena (principalmente de forma localizada) a própria regra 2.10.1.1. vai gerar a desclassificação da imagem pela banca, a citação específica de máscaras e layers é para já limitar de cara a edição localizada.

Concordo que o pós-processo é fundamental na fotografia, mas não é fator justo para um concurso de fotografia, montagens e manipulações localizadas não são fotografia, são manipulação, no laboratório o fotógrafo não fazia edições localizadas, ele no máximo fazia pequenos retoques, montagens, edições localizadas e etc são um misto de fotografia com manipulação (o cara que faz isso não precisa nem da fotografia para fazer arte), como eu disse, não queremos o melhor manipulador, queremos o melhor fotógrafo, exatamente por isso que é permitido ajuste de brilho e contraste, ajuste tonal, crop, etc, são os mesmos ajustes que você podia fazer em um laboratório de filme, isso é fotografia e isso é o processo digital que não ultrapassa o limite do processo fotográfico para a manipulação de imagem.
O concurso não restringe o pós-processo, ele restringe a manipulação, não queremos um recorte e cole de PS, queremos uma foto que pode ser adequada por pós-processo, queremos ver o fotógrafo técnico e não o manipulador de PS.
A idéia é disseminar a técnica fotográfica e o domínio da luz associado ao controle da mídia e seus resultados, as limitações de uso do PS estão ai com o objetivo de quem fotografa com filme (trocando de filme e atuando da química) tenha a mesma chance e esteja competindo de igual para igual com quem fotografa em digital em uma câmera com JPG ou em uma câmera com RAW, os ajustes permitidos dão a mesma liberdade a todos os usuários e restringem o concurso apenas a fotógrafos e não a manipuladores e artistas digitais. Esse é um conceito bastante importante, pós-processo é uma coisa (aquilo que você faz na conversão RAW), manipulação é outra completamente diferente e já não é mais arte fotográfica e sim uma arte digital, que pode envolver ou não fotografia (tem gente uqe faz isso com elementos 3D), certas manipulações estão mais para a pintura do que para a fotografia, como é o caso das ferramentas de luz localizadas, a manipulação já ultrapassa o conceito de pintar com a luz porque o manipulador está definindo a pintura manualmente sobre cada local e alterando a característica impressa pela luz, isso já não é mais fotografia, é pintura ou arte digital.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 17:01:52 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:21:55
Está chegando a hora da verdade.... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2008, 01:52:57
Ótimo nível heim gentem.... :clap: :clap: :clap:
E parabéns pelos novos emoticons.
abraços
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf