Autor Tópico: Dúvidas sobre a S5100  (Lida 1503 vezes)

Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Junho de 2005, 11:10:37
Alguém achou algum review nacional sobre a fuji S5100? Sabiam que ela funciona como Webcam? Eu gostaria de saber se tem como me ajudar sobre como usar melhor o AF Mode dela (AREA, CENTER e MULTI) e a photometry (Average, spot e multi). E sobre também o botão do lado direito da maquina que tem AF/MF (S-AF, C-AF e MF).
Como irei viajar sábado p/ porto seguro de bus (moro em Fortaleza), quero saber usar ela o máximo e tirar várias fotos massa. Iclusive de macro, que eu também não consigo, pois sempre saem borradas, uso em modo automatico, prioridade de abertura e em modo manual, mesmo assim nao consigo.


Valeu!!

Pablo Weyne
« Última modificação: 28 de Junho de 2005, 11:17:12 por pabloce »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2005, 13:06:30
Vamos tentar responder por partes Pablo

Eu gostaria de saber se tem como me ajudar sobre como usar melhor o AF Mode dela (AREA, CENTER e MULTI)
Area: vc pode definir onde vai ficar a região focada na sua imagem (se o botão do lado esquerdo estiver em S-AF)
Center: O foco é feito na região central da sua imagem
Multi: é como se a câmera tentasse deixar tudo em foco.

a photometry (Average, spot e multi).
Fotometria spot é a de uma pequena área no centro da imagem
Average é a de uma área um pouco maior ao redor do centro
Multi é da imagem como um todo

E sobre também o botão do lado direito da maquina que tem AF/MF (S-AF, C-AF e MF)
S-AF te permite utilizar o foco na opção área (não sei bem a definição..rs, mas comigo tem funcionado assim)
C-AF é autofoco na região central
MF é foco manual

pra macro, cara eu faço poucas, mas tento usar o foco manual e não o automátivo, vc ganha uma proximidade maior com o foco manual e uns filtros close-up talvez te ajudassem, eu em geral deixo o zoom perto do máximo e vou tntand o foco, demora, mas sai...rs

Espero ter ajudado, qualquer coisa, prgunta ai
 
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2005, 14:02:42
Pablo:

Sendo direto:

Foco sempre central (spot), do contrário quem escolhe o foco é a cãmera, e não você. Na pior hipótese, aponta, foca, segura meio botão do disparo e completa no enquadramento que quer.

Fotometria para mim também é sempre pontual, principalmente em cãmeras digitais (em filme não é tão necessário). Como há grande tendência a estourar é melhor medir a imgem em cada parte. Porém, pelo nível das suas dúvidas, não vou entrar em uma explicação como se faz isso, de modo que lhe aconselho a usar em Average ou Multi.

O botão do lado serve para selecionar o modo de foco. O S é o autofoco normal, aquele que funciona quando você aperta o obturador ou meio obturador. O C é contínuo, Você captura alguma coisa e o foco vai variando sozinho enquanto você não dispara. Serve para fotografar alguém correndo, uma carro correndo, etc. Serve também para macro pois compensa a oscilação da cãmera. Manual, o proprio nome já diz, você o regula a gosto.

Lembre-se que embora sua câmera em Multi tente focar tudo, ela só pode focar um ponto, e o critério da cãmera é uma mistura entre o que está no centro, o que está em primeiro plano, o que está mais contrastado.

Ivan


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2005, 15:38:47
Muito obrigado, irei fazer alguns teste. Por exemplo, se eu quisesse bater uma foto de uma pessoa e quisesse que ela saísse focada e o fundo embaçado, como seria? Sei que tenho que usar o zoom total, e o máximo de abertura, mais o o foco e a fotometria, quais eu uso? Center e spot? E se eu quisesse fazer o contrário, a pessoa desfocada e o fundo em foco?
Também gostaria de dicas p/ bater foto dos olhos.

Valeu pessoal!

Pablo
 


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2005, 14:29:11
quanto custa uma filtro macro(lente close up) +10 p/ uma S5100 por exemplo? E onde comprar? To querendo melhorar as fotos de macro!