Autor Tópico: Fotos Esportivas - DESESPERO!!!  (Lida 1450 vezes)

andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Online: 10 de Janeiro de 2008, 00:46:45
Fala, pessoal!

Seguinte, pra começar...tô desesperado!!!  :o E como sempre quando eu tô desesperado venho aqui, espero conseguir de novo ajuda com vocês...

Consegui um freela pra clicar uma partida de futebol. Alguns jogos de dia e outros à noite. Torneio importante aqui no Rio, então vai ser em estádio grande, na beirada do campo.

Minha dúvida é a seguinte! Eu tenho uma tele Nikkor 70-300 AF-VR f/4.5 - 5.6. Eu sei, sei que o ideal seriam aquelas 70-200 f/2.8 ou uma 80-400, ou até uma que vá até 500... Mas não tem como eu comprar uma agora. Não tenho dois mil no bolso pra isso.

O que eu queria saber é:
- dá pra dar conta com essa 70-300 (digo isso pelo range dela, pq sei que ela é uma boa lente)?
- que dicas vocês podem me dar pra fotografar esse tipo de evento?
- mantenho o ISO alto, tipo 800, 1600...?!
- velocidade lá nos 200?
- foco?! auto?!

Valeu, galera!!! Muito obrigado pela ajuda!!!
 :)



andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2008, 14:53:21
Ninguém?!  :o  ???


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:35:03
Cara. Eu não tenho experiência alguma com futebol. Meu contato com foto de esporte se resume ao paintball. ONde a 300 é bem suficiente, acredito que, estando na beira do campo, tb o será para vc. Claro que vc não vai dar um close no meio de campo né...

A 70-300 não é lá uma Série L, mas vc pode conseguir bons resultados com ela. O importante é pegar os momentos certos e, sendo brasileiro, em futebol vc já tem meio caminho andado né!? hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Diego C. Sansana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:50:25
Bom carinha, vou tentar te ajudar com meus pífios conhecimentos de fotografia.

Sobre sua lente, ela dá pro gasto sim, basta vc se posicionar bem no campo, ou seja em áreas estratégicas.
Como a abertura dela é pequena, vc vai precisar compensar aumentando o ISO pois como é fotografia de uma partida de futebol, a velocidade terá q ser por volta de 250 até 500 se precisar. Faça uns testes com ISO alto e veja até onde poderá ir sem que o ruído prejudique a imagem. Dependendo da câmera, 800 ou até 1600, como vc disse.

Auto-focus sempre ligado e uma dica minha (ou seja, por experiência própria), para focar legal, utilize o ponto central de focagem, assim poderá focar a imagem com mais facilidade apenas apontando a câmera aonde quer focar. Use o modo AI-Servo, para constante focagem.

PAra fotografar, procure acompanhar a partida pelas laterais, uma vez q sua lente não permitirá q vc fique atrás do gol pois dessa forma não conseguir uma boa foto se o lance ocorre do outro lado. Portanto fique próximo ao meio de campo.

O mais importante: TRIPÉ.... sem ele, sem chances. Mesmo com velocidades altas, utilizando 300mm de lente até a respiração poderá estragar a imagem.

Procure utilizar o modo prioridade de velocidade da câmera, assim conseguirá aumentar a exposição caso possa diminuir o tempo de abertura e não fica se preocupando com a abertura da mesma.

E, Boa Sorte!!
Depois mostra alguma coisa para nós


Diego C. Sansana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:54:14
Outra coisa,

Procure se movimentar pelo campo....Como disse rafanubi, conhecendo o esporte vc saberá se o jogo estará movimentado ou uma verdadeira m****.


Lucas Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
    • TrekEarth
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:58:19
De dia acredito que é bem tranquilo, da pra congelar bem a imagem, mas a noite que é um problema mesmo...
Eu ficaria numa ponta perto do escanteio, além do risco menor de tomar boladas, eu travaria o foco no meio da área, e em qualquer levantamento de bola disparava a metralhadora, não tem erro, hehe!

Bom trabalho e sorte também, é sempre bom nessas horas!
Mais fotos em: TrekEarth


Gelson

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
    • http://
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2008, 22:11:44
Olá...vou tentar resumir algumas coisas, ou melhor, algumas observações:

1) Se for realmente um grande torneio com casa cheia, vc não poderá circular nas laterais, os fotógrafos são posicionados geralmente atrás do gol;
2) O uso do tripé vai ser muito incômodo, vc perderá a mobilidade. Use um bom monopé, terá flexibilidade para enquadrar melhor os lances e não ocupará espaços preciosos e disputadíssimos entre os demais profissionais;
3) Tente se antecipar ao lance para que a bola fique dentro da composição, caso contrário, os melhores lances e até mesmo um gol perderá eficácia na mensagem da foto;
4) Também não é conveniente usar o VR ligado, porque ele se atrapalhará com os movimentos do monopé e até mesmo com o flash dos demais fotógrafos;
5) A lente em questão realmente não é a mais adequada para esse tipo de foto, terá que chegar bem cedo e buscar um local mais adequado e que aproxime bem os lances dentro da área principalmente. Tbem não quer dizer que não se possa tirar fotos excelentes com ela...Depende do momento, do ângulo e principalmente da proximidade com a cena;
6) Equipo reserva é fundamental;
7) E cuidado com a chuva...
8) Prá finalizar....leve um banquinho, aqueles de lona muito comuns em camping.
9) Bom trabalho....e boas fotos!

Abs. Gelson


andrarth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • Andre Arthur Photography
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:00:57
Pessoal! Muitíssimo obrigado por todas as dicas! Já deu pra ter uma noção!

Quanto ao jogo, não vai ser um jogo cheio, por isso acho que não vou ter problemas em encontrar um bom lugar.

Vou procurar então fazer o máximo do que me sugeriram aqui!

Mais uma vez agradeço a todos do Forum que sempre acabam me ajudando. Fazendo as fotos, mostro pra vocês!

Um abraço!