Autor Tópico: [TUTORIAL] Fotografando com FILTROS. Quando usar os filtros mais populares!  (Lida 133960 vezes)

ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #135 Online: 16 de Dezembro de 2013, 07:55:26
Bastante interessante.
Gostaria de algumas dicas de filtros/marcas para comprar.
Partiicularmente nao conheco quais são as disponiveis no mercado e
Qual seria interessante comprar...
 :ok:
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #136 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 04:42:58
O UV Filter é totalmente inutil se for utilizado numa DSLR. Mesmo pra proteção de lente eu acho inutil, pois um parasol protege até mais.

Sinceramente único filtro que eu uso é o ND Filter, o resto não acho nada nescessário pra uma DSLR.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 04:48:45 por Gorodrify »


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #137 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 04:45:44
Bastante interessante.
Gostaria de algumas dicas de filtros/marcas para comprar.
Partiicularmente nao conheco quais são as disponiveis no mercado e
Qual seria interessante comprar...
 :ok:

A Hoya é uma marca bem conhecida, tem bons filtros e não são tãao caros.

Mas o negócio é pesquisar. Quando fui comprar meu ND Filter quase comprei um Hoya por ter boas avaliações, até que achei um video no youtube de comparação entre os ND Filter mais baratos que se pode encontrar, e um deles era o Fotca de cerca de 20 dolares que tem uma qualidade tão boa quanto um Hoya. No máximo ele amarela um pouco a imagem, mas nada que um lightroom não resolva.


xandepizzetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #138 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 22:31:21
Muito bacana! Sempre tive vontade de comprar um filtro Cross Screen, acho que o efeito fica muito legal (em alguns casos BEM específicos, mas fica).


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #139 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 07:30:40
A Hoya é uma marca bem conhecida, tem bons filtros e não são tãao caros.

Mas o negócio é pesquisar. Quando fui comprar meu ND Filter quase comprei um Hoya por ter boas avaliações, até que achei um video no youtube de comparação entre os ND Filter mais baratos que se pode encontrar, e um deles era o Fotca de cerca de 20 dolares que tem uma qualidade tão boa quanto um Hoya. No máximo ele amarela um pouco a imagem, mas nada que um lightroom não resolva.

Colorcast ("amarelamento") não dá para resolver muito bem no LR. No Photoshop já é mais tranquilo, mas ainda assim não fica perfeito. Essa é uma daquelas coisas que não tem jeito, se quer fazer longa exposição sem fotos com cores bizarras, se prepare para comprar um ND decente (B+W,Singh-Ray ou Hitech).


LRS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são as janelas da alma.
Resposta #140 Online: 20 de Abril de 2014, 10:11:50
excelente topico!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #141 Online: 20 de Abril de 2014, 19:04:23
O UV Filter é totalmente inutil se for utilizado numa DSLR. Mesmo pra proteção de lente eu acho inutil, pois um parasol protege até mais.

Sinceramente único filtro que eu uso é o ND Filter, o resto não acho nada nescessário pra uma DSLR.


Não é inutil. O uso é mais restrito mas longe de inútil. Tente fazer uma foto a 4000 metros de altitude com e sem o filtro.
Em situações normais, não tem efeito visível.


Rafael Schaidhauer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #142 Online: 11 de Julho de 2014, 15:31:56
 Boa tarde Leo,

Comprei este mês a lente Tokina 11-16mm, devido á ela ser ultra grande angular, eu poderei usar normalmente o CPL? Vale a pena investir num filtro top para esta lente?  Estou com medo que o efeito não seja o desejado devido ás alterações que possam ocorrer nas cores do céu....

Abcs.
Nikon Z6ii + Nikon Z 24-70mm f/4 + Nikon Z 20mm 1.8 S
www.flickr.com/photos/rafaschaidhauer
www.500px.com/RafaelSchaidhauer


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #143 Online: 17 de Julho de 2014, 14:42:28
O efeito do polarizador em fotos coloridas é bem conhecido por todos.

Mas eu tenho uma dúvida quanto a ele:

Que tipo de resultado eu terei utilizando um polarizador com um FILME preto e branco?

abraços!
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #144 Online: 24 de Julho de 2014, 18:36:38
Para mim só vejo utilidade no ND e Polarizador...

Acho que grande parte dos efeitos que os outros filtros dão da para se fazer com edição de imagem... Sem contar que eu ficaria louco com este tanto de filtro...
W. Jesus - Flickr


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #145 Online: 18 de Setembro de 2014, 10:32:03
Muito bom este tutorial. Aprendi sobre outros filtros que não conhecia, mas ainda tenho dúvidas sobre quais filtros devo comprar, pois sou nova na fotografia. Acho que vou começar com polarizador e nd, depois vou adquirindo outros.
Estou adorando este forum.  :clap:


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 26 de Setembro de 2014, 10:22:28
 :clap: :clap: Parabéns pelo Tutorial!!!

Como iniciante, logo que comprei minha nex 5T comprei um filtro Hoya PRO1D UV. Um dia, ao tirar fotos externas à noite, esqueci de tirar o filtro  :no: :no: :no:, resultado: as fotos ficaram muito ruins.  :aua: :aua: Assim aprendi uma lição!!!

Pretendo comprar comprar um de de densidade neutra e um polarizador com o objetivo de testar e aprender asá-los!!!

Quanto ao Polarizador como ainda não usei esse tipo de filtro, pelo que li, a ideia deve ser a mesma dos óculos de sol com lente polarizada, que reduz consideravelmente os reflexos, seria isso?
« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 10:29:56 por fdellaflora »
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #147 Online: 28 de Setembro de 2014, 00:13:31
:clap: :clap: Parabéns pelo Tutorial!!!

Como iniciante, logo que comprei minha nex 5T comprei um filtro Hoya PRO1D UV. Um dia, ao tirar fotos externas à noite, esqueci de tirar o filtro  :no: :no: :no:, resultado: as fotos ficaram muito ruins.  :aua: :aua: Assim aprendi uma lição!!!

Pretendo comprar comprar um de de densidade neutra e um polarizador com o objetivo de testar e aprender asá-los!!!

Quanto ao Polarizador como ainda não usei esse tipo de filtro, pelo que li, a ideia deve ser a mesma dos óculos de sol com lente polarizada, que reduz consideravelmente os reflexos, seria isso?


Se o filtro era multi coated e estava limpo, tem algo muito errado aí. Uso direto filtros como proteção para algumas lentes bem caras e nunca tive problema de degradação na imagem. O que degrada é filtro vagabundo, sujo ou sem coating.


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #148 Online: 28 de Setembro de 2014, 18:41:30

Se o filtro era multi coated e estava limpo, tem algo muito errado aí. Uso direto filtros como proteção para algumas lentes bem caras e nunca tive problema de degradação na imagem. O que degrada é filtro vagabundo, sujo ou sem coating.

As fotos que falei, foram tentando fotos das estrelas com longa exposição. Nesse caso ficaram com muito Flare. Eu achei que isso foi por causa do filtro UV, mas também pode ser por outra causa, já que foi minha primeira tentativa de tirar fotos do céu estrelado.

O filtro que tenho é o Hoya PRO1D UV. :ok:

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #149 Online: 28 de Setembro de 2014, 22:08:01
Esquisito, tenho pilhas de fotos deste tipo com filtro e nunca aconteceu. Eu uso basicamente dois tipos de filtros, o Hoya HMC Skylight 1B (filme e digital) e o B+W. Alguns filtros como os Kenko e Tiffen são um horror em termos de coating.

Pode ser uma combinação bizarra de filtro + lente que esteja causando isso.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, 22:08:36 por AFShalders »