Autor Tópico: [TUTORIAL] Fotografando com FILTROS. Quando usar os filtros mais populares!  (Lida 133943 vezes)

Marcos Freitas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 13 de Janeiro de 2012, 09:10:05
Tá girando ele para obter a melhor polarização?????
Se sim, é a qualidade do polarizador que é ruim.
Se não, experimenta. Enquadra, foca e gira o polarizador. Se tiver com dúvidas quanto à polarização, use o LCD para ver a imagem live view. 
Share This


Até tentei algumas vezes, mas não deu um resultado legal não...Acho que é a qualidade do filtro  :(

De qq forma, vou tentar de novo.

Valeu
Nikon D600
AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G
AF-S VR Zoom-NIKKOR 70-300mm f/4.5-5.6G IF
AF-S NIKKOR 50mm 1.8G
Sigma 10-20mm f/4-5.6 Ex Dc Hsm - SB-700


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #91 Online: 01 de Maio de 2012, 23:49:55
Tá louco Leo ?

Desde quando o Skylight tem fator de difusão ?? A única diferença para o UV é a cor, que dá uma leve esquetada, bem leve mesmo. A idéia dele é reduzir  um pouco o azul.

Não estou louco não Shalders, é isso mesmo.
O Skylight 1A tem a propriedade de produzir uma leve difusão na imagem. O 1B é que tem propriedade de melhorar contrastes. Ao comprar você deve prestar atenção à esta designação para não comprar um filtro com propriedade de leve difusão. Muita gente compra um Skylight 1A e reclama da qualidade do filtro, pela perda significativa de contrastes, mas desconhece que esta é, exatamente, uma das principais propriedades do Skylight 1A. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #92 Online: 11 de Maio de 2012, 02:34:44
Ok Leo.... Impasse então.

Vou fazer uns testes de espalhamento e difração a laser com os dois.

Tenho Hoyas HMC 1A e 1B e nunca vi difusão nenhuma. Aliás nem no site da Hoya nem da Kodak tem essa informação.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #93 Online: 11 de Maio de 2012, 02:56:47
Da Tiffen:

Q: What is a MC skylight 1A filter?  What film is the best used with
this filter?
 
A: The Tiffen filter that corresponds to the filter you're asking about is the Sky 1-A, a skylight filter that absorbs almost 1/2 of the incoming UV radiateion. This popular filter is pink tinted and gives a touch of added warmth and is helpful when shooting outdoor in open shade or on overcast days. It works with any film but is most effective with slide film.

Q: I am planning a trip to Peru and will visit Machu Picchu.  A travel book recommends that I purchase a skylight filter (81B or 81C) to minimize
haze/light problems.  I have Skylight 1-A filter on my lens.  Do I need to
purchase a new filter (81B or 81C) or will the Skylight 1-A accomplish the
same effect?
 
A: The Tiffen Skylight 1-A filter absorbs almost half of the UV radiation and is a popular general-use filter that's helpful when shooting outdoors in open shade and on overcast days because it adds a bit of warmth. For your particular application where haze can be more a problem, we suggest that you get a Tiffen Haze-1 filter that absorbs about 3/4 of the incoming UV, and works well where increased atmospheric haze tends to wash out color and reduce image clarity.

 
Q: I'm looking for a pair of filters for my newly bought Sony DSC-H5
 camera. I need a Polarizer and a UV filters.  Can you recommend any and what size should I get?
 
A: ..... So far as a UV filter is concerned, the most popular is the Tiffen UV Protector, which provides basic UV reduction, and the Tiffen Sky 1-A filter that absorbs about 50% of the UV and adds a bit of warmth, which is useful when shooting outdoors in open shade and on overcast days. Either of these can be left on the lens at all times to protect it from physical damage.

Da Hoya (1B):

Due to its light pink color, the Hoya Skylight (1B) reduces the bluish cast of daylight and produces a pleasing, warmer picture tone. Wise initial investments, they help protect your lens from dust, moisture and scratches, which can lead to costly repairs.

Multicoated to minimize reflection at the filter surfaces which reduces flare and ghosting.
If desired they can be left on at all times for protection
Skylight filters provide additional benefits of correction for Ultraviolet(UV) light which can register on film and videotape as a bluish cast and can obscure distant details .Produces more pleasing skin tones in daylight; warmer than a UV filter
Also used to reduce the bluish cast common with some electronic flash units


Da Heliopan (1A):

Due to its light salmon color, the 52mm Skylight  (KR 1.5) SH-PMC (Super Multi-Coated) Filter from Heliopan reduces the blue cast of daylight and produces a pleasing, warmer picture tone. Also known as a Skylight (1A) filter, it is a wise investment. It helps protect your lens from dust, moisture and scratches, which can lead to costly repairs. It is also the best available protection against accidental damage to the front element of your lens. A lens that accidentally gets dropped on its front element while hiking can potentially be saved by purchasing this item. Some people refer to it as "cheap insurance". As a lens protector, it should be left on at all times.

The reputation of Schott glass is world renowned. The high production standards combined with a sturdy brass filter ring make this filter hard to beat. It has a "heft" that is impressive. It may feel heavier but the benefit is in the construction and results. Not only is the glass exceptional but so is the seal between the ring and glass. Schott Glass used in the manufacture of this filter is legendary and synonymous with the highest standards of filter production.

The filter ring is made from brass yielding a stronger product. Brass filter rings are also less prone to jamming. In addition, the seal between the glass and filter ring is exceptionally strong giving the filter added strength and durability.

Heliopan has been a leader in the filter industry since 1949. They are known for their high quality and production standards. Their slim mounts facilitate using them with wider angle lenses. Heliopan offers most of their filters with either their standard hard coating or with their industry leading SH-PMC 16 layer multi-coating that transmits over 99.5% of the light striking it on to the image plane for the lowest flare and greatest color saturation.



Nos sites dos fabricantes não tem nada sobre difusão nos 1A.

Amanhã vou fazer os testes a Laser.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #94 Online: 11 de Maio de 2012, 13:55:41
Resultado do teste.

Usando um laser de Helio-Neônio altamente colimado e focalizado, de laboratório, não foi percebida nenhuma difusão no Skylight 1A nem no 1B. O teste consiste em passar o laser pelo filtro e ver a mancha projetada em um anteparo a 2 metros de distância. Lasers desses do tipo de camelô ou similares não servem, o feixe não é circular nem muito menos bem focalizado.

Se houver difusão, haverá literalmente uma região difusa em torno do ponto projetado, e em casos mais severos, um halo. Nada foi observado.

Depois o tira-teima: Câmera Sigma SD15 (Foveon X3), objetiva Leica Summicron-R 50mm f2.0 e dois filtros, um HOYA HMC SKYLIGHT 1B e um KENKO SKYLIGHT 1A

Foto tirada em F=4, na mão (sem tripé). Crops em 1:1 do arquivo RAW, convertido pelo Sigma Photo Pro 5.1, SEM AJUSTES. Só a conversão de raw para jpeg, salvo em qualidade 10.

NOTA: A antena está a 150m de distância.

Tirem suas próprias conclusões... A minha é que quem acha que o 1A causa difusão é porque está usando filtro vagabundo ou sujo.

Se há referência oficial de algum fabricante quanto a difusão do 1A, gostaria de ver.

SKY 1B HMC COATED




SKY 1A UNCOATED




Os filtros:









Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #95 Online: 11 de Maio de 2012, 18:47:28
É... Pelos crops não dá pra perceber dispersão de luz não. Tem aquela aberração cromática ali, mas... (brincadeira...rs)

Vi difusão não!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #96 Online: 11 de Maio de 2012, 21:35:19
Uma outra coisa que lembrei.

Alguns filtros da Tiffen fabricados entre 1985 e 2000 apresentaram uma degradação da superfície, que passava de perfeitamente polida para algo cheio de micropontos, e quase todos os filtros produzidos deterioraram-se em menos de 10 anos. A aparência era de um filtro levemente fosco, gerando um efeito difusor que variava de suave a muito forte.

Eu mesmo perdi 2 jogos de filtros de 72 e 77 mm, Skylight, 81A e Polarizador Circular. Foi um prejuízo razoável, e ao comunicar à Tiffen, disseram na época que isso realmente acontecia com agumas séries prduzidas. Não especificaram a causa, apenas prontificaram-se a trocar. Como não tinha mais a nota de compra, dançei.

Mas isso era DEFEITO e não característica.
« Última modificação: 11 de Maio de 2012, 21:36:11 por Antonio Fernando Shalders »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #97 Online: 11 de Maio de 2012, 22:35:19
Hyde a propriedade é de "leve difusão" Não é algo que vá deixar as fotos imprestáveis. É bem sutil, o que você vai notar com o uso do 1A, em relação à uma condição sem o uso do mesmo, é que as transições de cores se tornarão mais suaves aos olhos, principalmente em tons mais próximos do vermelho e do verde. Cabe ressaltar que o 1B também é um pouco mais quente do que o 1A.
Shalders a fonte é o Guia Fotográfico da Kodak, escrito pelo Martin Taylor e publicado em 1981. Mais precisamente a página 167. Se você tiver alguma outra fonte confiavel e mais recente, que contrarie isso, terei o maior prazer em analisar e até refazer o texto.
« Última modificação: 11 de Maio de 2012, 22:56:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #98 Online: 11 de Maio de 2012, 22:47:50
Bom, talvez na impressão apareça algo, mas confesso que no crop não percebi não. Baixei a foto e dei zoom a a "pixelização" fica praticamente idêntica. Na verdade até senti um melhor contraste no 1A, mas pode ser engano dos olhos/cérebro por conta do fundo um tiqquinho mais azul na foto. (extrema esquerda do frame, região da grade do ar condicionado embaixo da antena pé de galinha). Como disse pode ser engano, mas que senti, senti.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #99 Online: 11 de Maio de 2012, 22:57:38
Pois é Hyde, os olhos enganam muuuito rs.
Eu sempre usei o 1A, porque ele é menos avermelhado e como ele melhora as transições do vermelho ele deixa os tons de pele mais bonitos. O 1B nunca cheguei a usar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #100 Online: 12 de Maio de 2012, 00:45:44
Hyde a propriedade é de "leve difusão" Não é algo que vá deixar as fotos imprestáveis. É bem sutil, o que você vai notar com o uso do 1A, em relação à uma condição sem o uso do mesmo, é que as transições de cores se tornarão mais suaves aos olhos, principalmente em tons mais próximos do vermelho e do verde. Cabe ressaltar que o 1B também é um pouco mais quente do que o 1A.
Shalders a fonte é o Guia Fotográfico da Kodak, escrito pelo Martin Taylor e publicado em 1981. Mais precisamente a página 167. Se você tiver alguma outra fonte confiavel e mais recente, que contrarie isso, terei o maior prazer em analisar e até refazer o texto.

Bem, eu medi. E não vi nada com o laser. Pode ser que alguns 1A tenham esta característica. O kenko não tem. Zero mancha e zero halo, portanto zero difusão, tanto no ponto projetado quanto na face de saida do feixe.

Na segunda eu repito o teste com um Mirage e umas outras marcas que tenho aqui.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #101 Online: 12 de Maio de 2012, 01:10:36
Aha, resposta da Rodenstock:

This glass filter is practically neutral in color effect. It transmits visible light without hindrance while cutting out ultra-violet (UV) radiation. UV is highly scattered because of its very short wavelength and can reach high intensity as diffuse radiation in hazy conditions. A color film reacts with a blue-violet veil, the sensor of a digital camera may either show a blue-violet or a red veil, while b&w film gives the sky a brighter look when the intensity of the UV radiation ist high, thus reduces the contrast of the clouds against the sky and makes distance views pale.
Whilst under normal conditions, UV absorption of the glass of multi-elements lenses is sufficient to prevent the bluish cast and loss in contrast caused by the weak UV radiation, in the high mountain regions and at the sea, the intensity of the UV radiation may be so strong that UV blocking filters are needed.
With a UV filter in front of the lens, especially warm colors like yellow, orange and red remain pure and distance views be- come clearer and crisper. Because of the almost imperceptible absorption within the visible wavelength range, the color ren- dition remains neutral, and you do not need to extend the ex- posure time or to set a larger aperture.
Thanks to its totally neutral color rendition a UV blocking filter can also be used as a lens protection, e.g. against salt water splashes, wind-borne sand or even finger-prints.

Skylight filters
Skylight filters for analog photography with slide film have a very pale amber tint and act like a UV filter to cut out ultraviolet radiation. In addition, they eliminate the bluish hue in shadow due to the indirect light from the blue sky. This color distortion is particularly unpleasant on skin. A skylight filter should only be used if the entire motif is in the shade. For the areas lit by direct sunlight will also be subject to the amber filter even though they do not have any bluish hue – they then turn amber. For this reason, a skylight filter should never be used for front-lens protection (use a neutral UV filter instead).

Skylight filters do not have hardly any visible effect on b & w images and they are not necessary in digital photography, because of the light color variance can be eliminated also by the white balance of the digital camera or later on by an imaging software.

The Rodenstock Skylight Filter is available with a slimline mount in sizes from 28 mm to 95 mm and 105 mm and with a standard mount in the sizes 27 mm, 100 mm, 112 mm and 127 mm. All of these filters are fitted with a female thread at the front side and a male thread of the same size at the rear. So an additional filter or a lens hood can be fixed.


NADA sobre difusão. Vou fazer mais testes na 2a como falei. Se nenhum deles  apresentar a difusão, considero o assunto encerrado e que o mencionado no livro está defasado ou incorreto.


stenatay

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 13 de Maio de 2012, 09:45:35
Parabéns!! Excelente tópico!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #103 Online: 04 de Junho de 2012, 09:22:19
Resposta oficial da Scheider:

É Leo, vais ter que repensar o que escreveu ai. Temos o meu teste, a palavra da Rodesntok e a da Schneider.
Resumindo, o 1A NÃO adiciona difusão.  ;)


Dear Mr. Shalders,

thank you for your mail and for your interest in our product.
No the 1A Skylight filter doesn't add diffusion to the image.

Mit freundlichen Grüßen
Best regards
i.A.
Marie-Odile Helfrich
Geschäftsbereich Photo
Business Unit Photo
Sekretariat
Office
Tel.:+ 49(0)671 601 125
Fax.+:49(0)671 601 81125
e-mail:helfrichm@schneiderkreuznach.com




-----Ursprüngliche Nachricht-----
Von: Antonio Fernando Shalders
Gesendet: Samstag, 12. Mai 2012 06:04
An: bw@schneideroptics.com
Betreff: Question about filter

Hello,

I would like to know if the 1A Skylight filter adds a little diffusion to the image, or if this is just a legend.

I appreciate yor feedback and your answer will put an end to a very long discussion thread in a photography forum. Could you please elucidate this ?


Thanks for your attention


A. F. Shalders


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #104 Online: 15 de Junho de 2012, 15:07:17
Muito bom. Vários filtros que eu nem conhecia...