Autor Tópico: Umidade  (Lida 1670 vezes)

Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Junho de 2005, 18:12:38
Bem pessoal, mais uma vez vou  a Foz do Iguaçu, mas desta vez, vou a lazer, ao invés de trabalho. E pela primeira vez vou visitar as cataratas com uma câmera que presta (apesar do preço, quebra um galho  :) ). Mas como é do conhecimento de todos, a humidade lá é muito alta, principalmente sobre a garganta do diabo, onde parece que está aquela chuva bem fininha. No manual da cam está informado que ela suporta até 90% de umidade, mas não sei não. Alguém poderia me dizer se poderia acarretar problemas futuros na máquina, como uma condensação da umidade por dentro do conjunto óptico, ou algo do gênero?

Obrigado!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2005, 18:20:36
Condensação dentro das lentes é comum. É só colocar no sol depois que melhora. Na hora se condensar não tem jeito de tirar foto. Melhor colocar um filtro tipo UV no frente para proteger as lentes dos respingos.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2005, 18:30:28
Marcos, te aconselho também a se informar sobre o volume de água das cataratas antes... dependendo do volume, não fica apenas parecendo uma "chuva fininha", chove mesmo, de você ter que comprar capa de chuva para andar na passarela da "garganta". Nesse caso, não aconselharia ir com a câmera lá no meio. Mas se estiver com um volume normal ou baixo, acho que vale seguir as dicas do pmachado e fazer as fotos.
Uma abraço!


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2005, 20:38:52
De qualquer forma, providencie um saco plastico hemeticamente fechando (pode ser daqueles para quardar alimentos)  quando foi para perto da água (passeio de barco).
E, uma bolsa firmemente grudado ao seu corpo.
Com um pouco de imaginação e habilidade manual, da para improvisar uma proteção contra chuva para a camera, e fazer fotos espetacular das quedas de água. :)

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2005, 02:01:01
Se possível compre aquelas sacolas plásticas específicas pra câmeras, pois possuem boa vedação. Dizem que dá até pra mergulhar (2 metros), mas é claro que se não é pra chegar a tanto (eu não arriscaria), no mínimo contra respingos deve proteger bem. A A520 até que lida bem com a umidade, comparada às Sony (perdi uma numa temporada na praia, oxidou toda). Eu tive uma A60, moro no litoral (Floripa) e ela aguentou muito bem a maresia. Tomou até chuvinha fina algumas vezes. Mas daí a levar pra uma queda d'água, não dá...
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2005, 19:16:03
Valeu pelas opiniões, pessoal. Estava pensando em comprar aquele case para mergulho, que agüenta até 30 metros, mas depois que vi o preço mudei de idéia. Ano passado, quando fui lá (sem cam, é claro  :( ), vi várias pessoas fotografando com as suas digitais tranqüilamente, não sei como que pode. Mas vou usar um UV para as lentes e enrolar uns plasticos em volta da cam. Obrigado a todos!  :)  


xyz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2005, 00:42:01
Nestes casos às vezes é melhor comprar uma descartável (pode ser à prova d´água) do que arriscar danificar a sua digital.
Um abraço
SPFC ÚNICO HEXACAMPEÃO


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2005, 02:34:19
Fiz excelentes fotos em Foz com a FZ15, até fui um pouco imprevidente (pois não usei o UV), mas fui cuidadoso ao n apontar as lentes p origem da água qd cheguei na garganta do diabo e tudo okey. De que adianta uma digital se não for p usar qdo lugar favorece p fotos excepcionais?
« Última modificação: 28 de Junho de 2005, 02:48:22 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2005, 09:31:56
Por isso uma verve da olympus caíria bem!!