Autor Tópico: Fotos de quadros e aquarelas - ajuda  (Lida 8417 vezes)

Razinva

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Online: 13 de Janeiro de 2008, 21:13:57
Pessoal,  :)
Apelo aos amigos do Forum para me dar umas dicas e sugestões para fazer fotos de quadros e aquarelas, para montar um book de uma amigo. Será nesse próximo fds.
Que luz usar? vou precisar de refletor? rebatedor? flashes ?  dá pra fazer de dia, até 10hs,  num apartamento? sem refletores  , dá pra fazer com média exposição, no tripé? ? que lente seria ideal?  Tenho uma 17-50 ,  50mm 1.4, acho que essas duas dão, certo?   Sugestões?   ::)

abcs
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


MateusZF

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Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2008, 21:39:20
Passa num escaner...




Brincadeirinha.

Nunca fiz este tipo de foto, mas se o quadro tiver moldura terá que valoriza-las também, pois elas também vendem os quadros.
Vai depender muito do tamanho das obras, para saber como ajustar as luzes ou flash.
Eu iria de 50 mm, cuidado com a vinheta, pode alterar as dimensões do quadro.
Acho que os amigos podem ajudar mais.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

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guigui

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Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2008, 22:24:08
Razinva,
é tinta acrílica? Dependendo do tipo de pintura , ela pode refletir bastante a luz, portanto o mais difusa e indireta que vc conseguir, melhor. Se tiver acesso a flashes de estúdio, posicione 2 a 45 graus do quadro, nivelados com o quadro na vertical , mas de costas para a pintura e  com uma superfície branca e lisa de rebatedor. Uso aquelas placas de espuma revestidas com papel, aqui se chamam foamcore, não sei em português, desculpe!
As aquarelas não deverão dar muito trabalho, já que não refletem a luz da mesma maneira.
Se vc tentar fazer de dia, a regra é a mesma ... tentar o máximo evitar a luz direta, refletir e filtrar bem prá ficar uniforme esem causar highlights.
Sobre a lente, acho que a sua 50mm dá conta, mas se puder dê uma passadinha no PS depois prá ver se não houve distorção, mesmo que não visível `a primeira vista.
()s

GuiGui  8)


Felipe-Shokida

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Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2008, 22:33:27
Guigui,eu nunca fotografei quadros,mas nesse caso não seria melhor o uso do tripé e luz bem difusa e fraca com uma exposição mais longa do que o uso de flashs?
Eu me lembro de ter lido em algum lugar que em geral a fotografia de obras de arte para catalogação são feitas com GF sem o uso de iluminação.


guigui

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Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2008, 22:39:31
Felipe,
se vc conseguir uma boa difusão, a intensidade da luz não deveria influenciar muito, assim o flash é melhor porque vc tem maior controle sobre a uniformidade que vc consegue sobre a pintura. Poderia ser com luz contínua sim, mas o calor das lâmpadas podem afetar a pintura.
Já fotografei quadros,inclusive um grande de 120cm X 120cm. Experimentei durante o dia, e foi uma catástrofe, porque a luz, apesar de toda a difusão que usei, vem de uma só direção, e fica muito difícil distribui-la por igual na superfície grande. Acabei fazendo em estudio, com um setup parecido com este que descrevi. Há alguns museus que ensinam como fazer esse tipo de foto,  vou ver se acho onde vi.

()s

GuiGui  8)

Editado : esqueci de mencionar, tripé sempre, e a lente  posicionada em paralelo `a superfície do quadro.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 22:41:01 por guigui »


jeff cann

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Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2008, 23:47:45
além de tudo que já foi dito , muita atencao ao WB para poder reproduzir as cores com fidelidade.


rafaelfrota

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Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2008, 01:07:03
Alguns tópicos, mesmo que repetidos

- A maior questão é saber "para que" que vão servir essas fotos. Qual tipo de interesse de se reproduzir esses trabalhos. Se for para portfolio pessoal, mostrar os trabalhos, dispense as molduras. Dão um aspecto horrível para o trabalho que esteja, por exemplo, num site. Se o objetivo for colocar a venda para lojas de decoração, etc, aí sim necessita da moldura. São conceitos diferentes que fazem a maior diferença. Digo isso pq mais a cima foi falado, mesmo que em tom de brincadeira, pra usar o scanner. Eu não abro mão de escanear o que pode ser escaneado (dentro dos limites do scanner). Uma aquarela bem escaneada, na minha opinião, oferece muito mais riqueza de detalhes que uma fotografia.

- Quanto a fontes de luz, já vi muitos set-ups com 2 hazys a 45º com um certo afastamento do quadro, mas nunca vi a eficácia da luz direta em quadros como acrílica ou óleo. Também já vi esse mesmo set-up sendo que em vez doas hazys estarem a 45, eles estavam paralelos ao quadro, um apontado para outro. Não sei se 2 hazys + rebatedores deixariam a luz fraca demais...guarda-chuva pode ser uma boa opção, não?

- Quanto ao tipo de iluminação, eu desaconselho luz continua. Incandescentes tendem, mesmo com um bom  balanço de branco e pós produção, alterar as cores do trabalho e a luz fria é fraca demais. Flashes são uma otima pedida.  Tirar fotos com luz natural, pra uma reprodução fiel, vai ser meio bizarro

- Já ouvi dizer que as teles são melhores, para vc não ficar muito perto do quadro e da iluminação (que já é afastada do quadro). Alguém pode confirmar essa hipótese? Em todo cado, é logico que vai ser de 50 pra cima

- É legal lembrar de não enquadrar a imagem no centro geométrico, mas sim no centro optico e usar uma superficie preta pra pendurar o quadro (obviamente perpendicular ao chão) para pendurar o trabalho.

Bem, são dicas assim de vista, já vi muita gente tirar fotos de trabalhos, mas eu, particularmente, nunca tirei foto dos meus...hahahahah

Um abração!



-


rafaelfrota

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Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2008, 01:08:15
Ah, e é claro o balanço de branco e a pós produção...sem isso nada disso adianta! huahuahuahuahuahua


Razinva

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Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2008, 23:57:42
Respondendo, estava viajando, desculpe:

= balanço de branco e a pós produção- vai ter, sim, com certeza;

= para que" que vão servir essas fotos? = para um book de um artista plástico, se apresentar nas galerias de arte;

= dispense as molduras  =  estarão sem molduras, sim;

= o que pode ser escaneado ? =  acho que algumas aquarelas , de tem A4, podem ser escaneadas, mas se sair bom o resultado na foto, vai de foto mesmo. A sugestão é boa, obrigado;

= centro geométrico x  centro optico  =  pode explicar mais ?

= conseguir uma boa difusão = pretendo usar umas 2 placas de isopor, e rebatedores,

= Flashes são uma otima pedida =  vai ser um problema, não tenho  nenhum equipo de luz ... :o

= luz bem difusa e fraca com uma exposição mais longa = acho que o caminho, sem equipo decente, é por aí... rsrsrs

Vou o que dá pra arranjar de luz, ::) pra fazer um bom trabalho...

obrigado, continuem, por favor!!! :D

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padu

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Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2008, 04:37:14
Um detalhe super importante eh o tamanho da obra original e o tamanho da reproducao.

Eu fiz uma reproducao recentemente onde o original era de 2x2 metros e o artista queria uma reproducao de 1x1 metro. Ele me procurou porque ja tinha se decepcionado com 2 outros fotografos que fizeram com uma DSLR comum. Eu fiz com a minha GF e ele ficou muito satisfeito.

Os maiores problemas q eu tive foi com gerenciamento de cores. O artista era bem detalhista, entao eu tive que usar gerenciamento de cores em todas as etapas do processo (que comecou com filme).
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Razinva

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Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:40:24
Um detalhe super importante eh o tamanho da obra original e o tamanho da reproducao.

Eu fiz uma reproducao recentemente onde o original era de 2x2 metros e o artista queria uma reproducao de 1x1 metro. Ele me procurou porque ja tinha se decepcionado com 2 outros fotografos que fizeram com uma DSLR comum. Eu fiz com a minha GF e ele ficou muito satisfeito.

Os maiores problemas q eu tive foi com gerenciamento de cores. O artista era bem detalhista, entao eu tive que usar gerenciamento de cores em todas as etapas do processo (que comecou com filme).

Nesse caso, é para um book, o tam será de uma A3, no máximo. Qto às cores, vou ter trabalho mesmo, os quadros estão todos em tom de azul predominante, terei qu eregular acam para Standard, sem forçar no contraste, para poder mexer em algo mno pS depois.

abcs
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rafaelfrota

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Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2008, 02:26:38
= centro geométrico x  centro optico  =  pode explicar mais ?

Na verdade, agora que entendi para que vai servir o trabalho, entao nao vai fazer muita diferença, pois o trabalho vai ser sangrado.
Todo trabalho tem seu centro geometrico, que é exatamente no meio, e o centro optico, que é acima do meio. Geralmente, usa-se este centro optico para enquadrar o elemento de mais relevancia da composição. Se fosse tirar foto de um quadro numa parede, interessante era ter esse quadro nao no centro geometrico, mas no centro optico...mas como a foto vai pegar todo o enquadramento, não faz diferença.

= Flashes são uma otima pedida =  vai ser um problema, não tenho  nenhum equipo de luz ... Chocado
= luz bem difusa e fraca com uma exposição mais longa = acho que o caminho, sem equipo decente, é por aí... rsrsrs

Se vc estiver trabalhando sem iluminação legal, creio que a luz natural vai ser o melhor caminho para não ter problema com a reprodução das cores. Tentar ajustar o quadro numa posição perpendicular legal, pedir para alguem segurar difusores ao redor  do quadro e ver como fica...mas vai etr que achar uma forma boa de distribuir  a luz uniforme. Assim vc vai poder usar boas aberturas e velocidades.  Não sei se umaexposição longa pode vir a interferir na nitidez da imagem.

Abração!


wdantas

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Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2008, 11:19:26
Razinva, eu entrei nessa certa vez. Uma amigo me pediu pra fazer fotos de quadros - tinha uns enormes, não podia remover e não tinha equipo adequado. Só topei porque era para um CD multimídia, onde ia aparecer pequeno. Caso fosse para reproduzir em papel, tamanho grande, não dava mesmo.

Será que tem algum forista capacitado neste tipo de fotografia que pudesse redigir um artigo informando a maneira certa de fazer e as adaptações para equipo reduzido?
Seria uma boa!

Achei esse link. Dá uma olhada
http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=28529&st=0&p=423413&#entry423413