Autor Tópico: Casamento com dois flashes  (Lida 3145 vezes)

Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:40:45
Olá, há vários tópicos com esse assunto, mas não encontrei um que me respondesse o que gostaria de saber. Uma colega de trabalho convidou-me para fotografar seu casamento, pois viu as fotos que faço de aniversários de crianças e gostou muito, se bem que não tem muto haver, enfim. Vai ser uma serimônia simples, num restaurante e com juiz de paz, não vai ser em igreja. Bom, já possuo um pouquinho de experiência, pois, como falei, fotografo aniversários. Mas é meu primeiro compromisso de casamento. A dúvida é com relação ao uso dos flashes, tenho dois, li e reli os manuais deles, já sei como se configura para disparar os dois, porém surgiu a dúvida: no sistema da nikon, existe a possibilidade de transmissão via infra vermelho, então pensei em usar o SB800 na máquina (rebatido no teto) e o SB600 com outra pessoa, sendo este um pouco ao lado da camera, direto no assunto. Sei que não tem receita pra isso, mas como não terei nenhum evento deste nível até a data e não tenho como testar, pensei em escrever esse tópico. Tentei fazer alguns testes em casa, mas as fotos ficam um pouco estouradas, digo, os flashes ficam forte demais...mesmo dimunuindo sua intensidade, não fica legal. Fui à uma formatura neste final de semana, uma das duplas de fotógrafos utilizava esse sistema, um flash na máquina, rebatido no teto, e outro na mão, quase no mesmo ângulo do principal, notei que os clarões, dos dois flashes, não eram muito fortes e observando as fotos no LCD da máquina do fotógrafo, as fotos ficaram boas, pelo menos no visor, com luz em todo o enquadramento. Quando iam fazer a foto, o assistente quase ''batia'' com o flash no rosto do fotógrafo, pois com muita rapidez, colocava-se ao lado do fotógrafo e direcionava o flash no assunto, mas o flash da máquina sempre rebatido.
Será q alguém com experiência nesses eventos e que utilize dois flashes, poderia me auxiliar com as configurações ?
Um abraço.
ah, sobre o preço: 50 fotos 20x25 em album tipo caixa, padrão em minha região + CD com fotos em baixa = R$1.000,00, que tal ?
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:55:16
Olá, há vários tópicos com esse assunto, mas não encontrei um que me respondesse o que gostaria de saber. Uma colega de trabalho convidou-me para fotografar seu casamento, pois viu as fotos que faço de aniversários de crianças e gostou muito, se bem que não tem muto haver, enfim. Vai ser uma serimônia simples, num restaurante e com juiz de paz, não vai ser em igreja. Bom, já possuo um pouquinho de experiência, pois, como falei, fotografo aniversários. Mas é meu primeiro compromisso de casamento. A dúvida é com relação ao uso dos flashes, tenho dois, li e reli os manuais deles, já sei como se configura para disparar os dois, porém surgiu a dúvida: no sistema da nikon, existe a possibilidade de transmissão via infra vermelho, então pensei em usar o SB800 na máquina (rebatido no teto) e o SB600 com outra pessoa, sendo este um pouco ao lado da camera, direto no assunto. Sei que não tem receita pra isso, mas como não terei nenhum evento deste nível até a data e não tenho como testar, pensei em escrever esse tópico. Tentei fazer alguns testes em casa, mas as fotos ficam um pouco estouradas, digo, os flashes ficam forte demais...mesmo dimunuindo sua intensidade, não fica legal. Fui à uma formatura neste final de semana, uma das duplas de fotógrafos utilizava esse sistema, um flash na máquina, rebatido no teto, e outro na mão, quase no mesmo ângulo do principal, notei que os clarões, dos dois flashes, não eram muito fortes e observando as fotos no LCD da máquina do fotógrafo, as fotos ficaram boas, pelo menos no visor, com luz em todo o enquadramento. Quando iam fazer a foto, o assistente quase ''batia'' com o flash no rosto do fotógrafo, pois com muita rapidez, colocava-se ao lado do fotógrafo e direcionava o flash no assunto, mas o flash da máquina sempre rebatido.
Será q alguém com experiência nesses eventos e que utilize dois flashes, poderia me auxiliar com as configurações ?
Um abraço.
ah, sobre o preço: 50 fotos 20x25 em album tipo caixa, padrão em minha região + CD com fotos em baixa = R$1.000,00, que tal ?


Qual seria o valor do album? Composite, página dupla sem vinco?
2 reais a foto?

Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2008, 17:42:54
Mateus,
O álbum ficou por conta do cliente. Aliás, não sei nem fazer esses tipos de álguns, composite com ou sem vinco... ???
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2008, 17:49:32
"Fugindo um pouco do assunto."
Se o album fica por conta do cliente, vc tá ganhando muito?! E muito mesmo.
Pensando que a foto fica por 2 reais para o profissional.
Gasta 100 reais com a foto, e ganha 900,00 livre, putz!

Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:56:19
O valor do álgum será dividido, acabei de negociar isso, pois o valor estava um pouco alto. Mas a maior parte será pago pela cliente. O preço é este mesmo, ela aceitou...o investimento não foi pouco em flashes, lentes, manutenção, etc... ;D
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


maxtriwst

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:20:03
Opa! Primeiro fugindo do assunto do tópico, sou de Sapucaia tb! Nunca tinha visto ninguém dessas bandas pelos foruns da vida!  ;D

Agora voltando. Nunca fotografei casamentos, mas pelo que tu disse, tu tá usando o sb800 rebatido no teto, isso vai te dar uma luz bem suave, de cima pra baixo. E tb um sb600 direcional, sem difusor, tendo uma luz direcional e com sombras duras.

O legal seria usar o sb com o difusor numa potência mais baixa, tentando suavizar ainda mais a sombra do sb800.

Tem um esqueminha de luz com três pontos (no forum aqui deve ter alguma coisa), tem o ataque, o contra-luz e a compensação. A príncipio tu taria usando o sb 800 como ataque, e ela já ta difundido, a função do sb600 seria compensar a sombra deixada pelo sb800 rebatido no teto, deixando um pouquinho mais acima da linha dos olhos e bem mais difundido.

Imagino que seja isso, mas vamos esperar o pessoal que já mexeu com isso dar as dicas, to interessado nelas tb!


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:56:33
Opa, um ''vizinho'' no fórum, mundo pequeno, einh !! pois é, minha dúvida é esta mesmo, vou testar com vc falou e ver no que dá. Vou deixar em aberto o tópico para mais dicas,
Max, o que vc fotografa ? trabalha com fotografia profissionalmente ?
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Urbano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
    • Viajante Urbano
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2008, 21:18:20
Rodrigo, só para situar um pouco, qual a sua região?
Quando vc fala de album tipo caixa, são aqueles albuns onde as fotos vão inseridas em uma folha de plástico?
____________________________________________
[ ]`s Urbano
Sony Nex f3 • GoPro 3+Black
SEL 18-55/F3.5 • SEL 55-210/F4.5 • Minolta MD 50/1.7


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2008, 21:23:35
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


maxtriwst

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2008, 04:41:38
Rodrigo Gil, cara não tenho câmera própria, mas a uns 3 anos to correndo atrás de uma! ;P~ Atualmente estudo cinema e to me especializando em direção de fotografia. Não cheguei a trabalhar profissionalmente com fotografia, mas tenho grande interesse na área, principalmente no ambiente em  estúdio. As vezes faço uns freelas como fotografo de cena( que "colhe" material pra divulgação, pros continuistas e os making offs da vida).

Voltando:
Alguns links que tu pode achar interessante ->

Ajuda - Dicas para 2ª luz
ARTIGO - Fotos de Casamento - dicas
Fotojornalismo em casamentos


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2008, 08:07:24
Rodrigo, só para situar um pouco, qual a sua região?
Quando vc fala de album tipo caixa, são aqueles albuns onde as fotos vão inseridas em uma folha de plástico?

Urbano,
Sou de Sapucaia, região metropolitana de POA, RS...
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2008, 16:41:20
ola amigo, primeiro ao amigo q faz cinema... eu estudei um pouco de cinema, e tudo q aprendi eu jogo na fotografia e criei uma estilo de fotografar diferente o qual chamo zulk, o estilo q imita o cinema....

e ao dono do topico, quero lhe falar q trabalho justamente com tudo q vc precisa: como fotografo  uso nikon d80 e 4 sb800 exatamente criando esquemas variados de luz como vc disse q quer fazer.. tambem tenho um atelier chamado centro fotografico zulk, onde é possivel se fazer quase tudo a respeito  de fotos, como impressao (trabalho com a melhor tecnologia do mundo, inkjet de 12 tintas, anos luz na frete do minilabs convencionais), encadernacao de livros fotograficos (varios estilos, basicos de luxo e ineditos no mercado) e faço ate diagramacao dos livros no photoshop e lightroom e correcao de fotos... alem de outras coisinhas mais..

coloquei umas fotos feita no ultimo sabado no meu site, de uma olhada p ver os 4 sb800 atuando juntos em varias situacoes...

qualquer duvida pode perguntar e se precisar dos meus servicos estou pronto p atender...
http://www.zulk.com.br/



Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2008, 18:42:24
Olá, jeanpaulo,
Belas imagens, impressionante com vc faz isso ! no meu caso, como só tenho dois flashes, vc diria que utilizando o flash SB800 na máquina (luz principal) regulado para sua potência máxima, em TTL, e o SB 600, segurado por alguém, três pontos a menos, em TTL, também, somente para ''recortar'' o assunto principal, vc acha que daria certo ? infelizmente não tenho como testar, pois não faço fotos deste tipo, bem como é muito difícil vc testar em casa, pois a iluminação, produção, pessoas, são bem diferentes.
Então quem sabe uma dica sua poderia me ajudar, pra quem faz fotos deste nível, v deve tirar de letra essa dúvida. ah, o SB800, quando utilizado om master, no seu LCD sempre fica com as configurações de TTL, canal, grupo, aparecendo ?
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2008, 00:18:03
a primeira pergunta, qual sua maquina?
se for d80 ou d200 vc nao precisa colocar o flash na sapata, pois a camera ja comanda dois outros flashs, alem de ainda ter a luz do flash interno se vc precisar. quando eu tinha apenas dois flash eu so usava os dois fora da camera...

vc falou de colocar o sb800 na sua potencia maxima....
bem digo a vc q a potencia maxima é muita luz, a minha dica é p vc deixa ele em ttl compensacao 0, e o outro flash coloque em -1 q fica legal, tamgem ttl.

se vc usar o sb800 na sapata coloque ele em master, no painel vai aparacer o canal, 3 grupos de flash mais o seu flash local, e o zoom...


se vc usar o seu sb600 em ttl -3, praticamente nao vai iluminar nada, fica bem fraquinho mesmo.


se vc tiver a d80 ou d200 minnha dica é q deixe um sb800 do seu lado  formando 45 graus com o assunto, coloque o sb600 do outro lado iluminando o fundo e pegando um pouco da luz no outro lado do modelo e ligue o flash da maquina em 0 ou -1. isso se vc usar um lente clara, tipo 2.8 ou 4 e velocidade de 30 a 60, se o ambiente nao for muito escuro, vc vai conseguir uma iluminacao muito legal.

nao esqueca q os flash externos so distaparam se a luz do principal atingir o sensor dos flash. para q isso aconteca da melhor forma, uma solucao q cheguei foi rodar a cabaça do flash 90 p direita, isso se vc tiver olhando no lcd. assim o sensor vai apontar na mesma direcao da luz do flash, e praticamente sempre a luz da camera vai alcança-lo.


qualquer duvida pergunte ai... e se depois lhe interessar alguma coisa tipo um livro, estou a disposicao para tirar duvidas e ate produzir um p vc.

a respeito do valor q vc cobrou nao ta caro nao. é dai p frente. eu cobro 60 reias por uma pagina 30x30, e olha q minha cidade é pequena, embora seja capital, um pouco mais de 700.000 habitantes... a media da minha cidade é de 1600 reias por 100 fotos em 60 paginas de um livro.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2008, 01:04:17

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ