Autor Tópico: Casamento com dois flashes  (Lida 3167 vezes)

Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:27:55
a primeira pergunta, qual sua maquina?
se for d80 ou d200 vc nao precisa colocar o flash na sapata, pois a camera ja comanda dois outros flashs, alem de ainda ter a luz do flash interno se vc precisar. quando eu tinha apenas dois flash eu so usava os dois fora da camera...

vc falou de colocar o sb800 na sua potencia maxima....
bem digo a vc q a potencia maxima é muita luz, a minha dica é p vc deixa ele em ttl compensacao 0, e o outro flash coloque em -1 q fica legal, tamgem ttl.

se vc usar o sb800 na sapata coloque ele em master, no painel vai aparacer o canal, 3 grupos de flash mais o seu flash local, e o zoom...


se vc usar o seu sb600 em ttl -3, praticamente nao vai iluminar nada, fica bem fraquinho mesmo.


se vc tiver a d80 ou d200 minnha dica é q deixe um sb800 do seu lado  formando 45 graus com o assunto, coloque o sb600 do outro lado iluminando o fundo e pegando um pouco da luz no outro lado do modelo e ligue o flash da maquina em 0 ou -1. isso se vc usar um lente clara, tipo 2.8 ou 4 e velocidade de 30 a 60, se o ambiente nao for muito escuro, vc vai conseguir uma iluminacao muito legal.

nao esqueca q os flash externos so distaparam se a luz do principal atingir o sensor dos flash. para q isso aconteca da melhor forma, uma solucao q cheguei foi rodar a cabaça do flash 90 p direita, isso se vc tiver olhando no lcd. assim o sensor vai apontar na mesma direcao da luz do flash, e praticamente sempre a luz da camera vai alcança-lo.


qualquer duvida pergunte ai... e se depois lhe interessar alguma coisa tipo um livro, estou a disposicao para tirar duvidas e ate produzir um p vc.

a respeito do valor q vc cobrou nao ta caro nao. é dai p frente. eu cobro 60 reias por uma pagina 30x30, e olha q minha cidade é pequena, embora seja capital, um pouco mais de 700.000 habitantes... a media da minha cidade é de 1600 reias por 100 fotos em 60 paginas de um livro.

Jeanpaulo, minha máquina é uma D50 e lente do KIT, por enquanto não tenho outra...bom, quando falei que colocaria o SB800 na sua potência máxima, acho q me expressei mal, quis dizer que colocaria ele normal, assim: na sapata e em TTL, '0' de compensação. E o SB600 em TTL, mas compensando '-3', somente para iluminar o assunto. Tentei testar em casa nessas configurações que vc falou, mas achei que o clarão do flash, fica muito forte nos dois flashes, por isso falei em compensar -3 do SB600, entende ? minha próxima aquisição, será uma D200 e uma lente profi, as 2.8...quanto as funções de colocar o SB800 em master, OK, li o manual dele umas três vezes..he..he..he..Só não encontrei como diminuir a intensidade do clarão do SB800, principal, e o SB600, remoto, utilizando os dois em TTL. Uma pergunta:
quando utilizo dois flashes, ou mais, e no principal, aparece que todos os flashes estão assim: A TTL, B TTL...significa que os dois estão configurados para TTL,
é isso ? e eles irão responder aos comandos do SB800 em TTL ? obrigado pelas dicas. Quanto ao livros, vou ver com minha colega, talves queira esse tipo de impressão. Meu e-mail é rodrigogil@terra.com.br, se puder enviar um orçamento de um álgum laminado com 50 fotos em 20/25, agradeço.
E jean, de qual cidade vc é ?
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:02:00
ola amigo, sou de teresina piaui, mais forneço livros e impressao p qualquer lugar do mundo.


eu nao to entendo esses clarao q ta aparecendo.... o exposicao fica muito legal em ttl...
quando o flash esta em master, ai vc coloca todos os grupos a,b,c em ttl e inicialmente em 0. o primeiro antes do grupo a, é o flash local q tb pode ser compensado.

para mudar individualmente a compensacao de cada flash isolado, mude o 0 q esta na frete do grupo q vc quer, para mais ou para menos...

detalhe: repare se a compesacao do flash na maquina ta em 0. tem q ta.
e os flash externos tem q ta em remote e nao em su-4 viu?? e no master tudo em ttl


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2008, 09:54:40
Jean, muito obrigado pelas dicas, imaginei que as configurações eram essas mesmo. Vou ter que arrumar um jeito de testar antes do evento.
Ah, mai uma dúvida, o zoom dos flashes remotos, vc usa em 14mm ou 105mm ?
Obrigado e um abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2008, 12:19:38
quase sempre 14, pois isso ilumina muito mais o ambiente