Autor Tópico: Eliminar Sombras - Equipamento Ideal  (Lida 6251 vezes)

Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #15 Online: 19 de Janeiro de 2008, 20:30:40
oi Elton


soma o que todo mundo acima falou...e ainda sim vc tera as sombras...poucas... mas tera algumas.. :D

abraco!


Hoton Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Janeiro de 2008, 03:37:35
Cara eu acho assim... postar uma foto como exemplo é bem legal, assim dá pra saber qual está sendo teu problema!

Fazer um curso nunca é demais, no mínimo vc pode fazer uma troca de experiencias, e se vc for analisar bem este fórum te serve como curso... pense nisso!

Luz difusa é o que há, usar difusor ou refrator é uma ótima solução! Pra entender melhor pense na luz do sol em um dia nublado, o que faz a luz? A luz do sol pode ser considerada unidirecional, mas quando os fótons batem nas nuvens as partículas agem como um espelho redirecionando os fótons em várias direções criando assim micro fontes de luz. Tente fazer o mesmo em seus eventos, crie várias condições de luz com difusores, tanto no flash quanto rebatedores de isopor (necessário tripé)! Ou utilize no mínimo três flashs, um na sapata (com difusor e rebatedor inclinado em 45º ou pro teto!) e dois mais ao lado (o que requer auxiliares e conecção radio ou infravermelho) só tomando cuidado com a super-exposição! No mais é só testando... e cada caso é um caso!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:03:10
Cara eu acho assim... postar uma foto como exemplo é bem legal, assim dá pra saber qual está sendo teu problema!

Fazer um curso nunca é demais, no mínimo vc pode fazer uma troca de experiencias, e se vc for analisar bem este fórum te serve como curso... pense nisso!

Luz difusa é o que há, usar difusor ou refrator é uma ótima solução! Pra entender melhor pense na luz do sol em um dia nublado, o que faz a luz? A luz do sol pode ser considerada unidirecional, mas quando os fótons batem nas nuvens as partículas agem como um espelho redirecionando os fótons em várias direções criando assim micro fontes de luz. Tente fazer o mesmo em seus eventos, crie várias condições de luz com difusores, tanto no flash quanto rebatedores de isopor (necessário tripé)! Ou utilize no mínimo três flashs, um na sapata (com difusor e rebatedor inclinado em 45º ou pro teto!) e dois mais ao lado (o que requer auxiliares e conecção radio ou infravermelho) só tomando cuidado com a super-exposição! No mais é só testando... e cada caso é um caso!

Hoton,

Aproveitando o tópico e sua sugestão, eu postei dois exemplos que mostram o meu maior problema.....Nestes exemplos eu ainda adicionei um HDR na sombra para minimizar a sombra.

Obrigado





elton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Photoshop Master
Resposta #18 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:15:19
lfedersoni, se o que você fala é aquela técnica de 'misturar' as fotos, nunca tentei não, não para este fim... Mas vou tentar fazer isso pra ver no que dá :D

Urbano, agradeço a indicação  :ok:

Marcelo K, é como eu já falei lá em cima mesmo...ah sombra em si é uma parte da foto, hehe.

Hoton, irei postar uma foto exemplificando o 'problema', hehe.

E sobre o curso, depois que vocês me falaram, andei pensando nessa possibilidade. Como já foi mencionado, fotografo desde os 11 anos, e o que sei de teoria hoje é o que aprendo com a prática do dia-a-dia. No entanto, sobre a questão de exposição, luz, essas coisas, tenho noção e tal, mas o que sei creio que ainda é pouco. Creio eu que se eu tivesse começado a fotografar com uma câmera manual, hoje eu sabia melhor. Só que já foi tudo na era digital, hehe. Só depois que adquiri a Canon 350D eu comecei a ter noção de abertura, velocidade, essas coisas.

Hoje, estou terminando de montar um stúdio, no momento, só tenho as duas sombrinhas com os flashes de 160, já estou trabalhando com eles.

Luz é a alma da foto. Ta certo que envolve outros pontos como a composição, essas coisas, mas a luz é tudo. É só saber usá-la e terás fotos perfeitas, hehe.

Mais uma vez agradeço a todos :ok:


elton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Photoshop Master
Resposta #19 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:54:47
http://img124.imageshack.us/img124/3989/img0818jv9.jpg

Imagem 1: Foto com sombra

http://img103.imageshack.us/img103/8836/img0775fy7.jpg

Imagem 2: diminuí a velocidade, coloquei o flash um pouco pra cima com o difusor. Resultado: sem sombra, só que a img ficou granulada  :no:



Rodrigão

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 20 de Janeiro de 2008, 17:00:51
Bom Elton.....na foto 1..como foi uma foto parada, daria pra vc posicionar a garota melhor e utilizar a parede ou teto pra rebater, algumas sombras poderiam surgir, mas não tão duras assim.....já na foto 2, talvez se desse pra pegar um ângulo mais fechado, e um rebatedor sobre o flash, acho que iriam lhe trazer melhores resultados......
Como diversas pessoas com experiência aqui já falou....são várias medidas que podem ser tomadas para ajudar no resultado final....mas milagres, não existem....

Abraços

Rodrigo
Rodrigo Bovo - Sorocaba-SP


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #21 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:19:45
Faça um curso. A área granulada, que vc diz, é ruído. Com ISO 1600, na XTi, não tem
jeito.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 18:21:09 por acolla »


elton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Photoshop Master
Resposta #22 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:20:00
Entendi...

O ruim era que no local onde tirei a foto da garota, o teto era demasiadamente alto, então assim não iria servir, certo?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:33:42
Teto alto complica um pouco... Tem que usar melhor a luz ambiente...
Leandro não achei as sombras amenizadas.... Qualquer flash rebatido melhora absurdamente mais do que isso. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


elton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Photoshop Master
Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:36:01
Faça um curso. A área granulada, que vc diz, é ruído. Com ISO 1600, na XTi, não tem
jeito.

A minha é XT...na XTI é a mesma coisa também?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:46:54
Elton a mesma coisa... Granulação é o que você tem de contra partida no uso do ISO alto, é a história do que sacrificar em troca de que.... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:49:36
Teto alto complica um pouco... Tem que usar melhor a luz ambiente...
Leandro não achei as sombras amenizadas.... Qualquer flash rebatido melhora absurdamente mais do que isso. :)

Eu não fui feliz com este exemplo, neste caso eu apenas mudei um pouco a exposição...não cheguei a fazer um HDR....vou fazer um HDR destas mesmas imagens para o Elton notar a diferença.

Leo,

Como vc explicaria pro Elton do que se trata um HDR.
Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:52:20
Vx... rs... Vou tentar rs... Normalmente é melhor falar sobre o tema para quem já domina bem conceitos como latidute e etc que você sabe que são bem longos para serem tratados em um fórum rs... HDR seria montar a imagem a partir de 2 ou mais imagens com exposições diferentes, com o objetivo de aumentar a latitude dela, isso também reduz o contraste das mesmas, o que dá uma mãozinha para reduzir o impacto das sombras, mas não elas como um todo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


elton

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Photoshop Master
Resposta #28 Online: 20 de Janeiro de 2008, 19:49:42
Elton a mesma coisa... Granulação é o que você tem de contra partida no uso do ISO alto, é a história do que sacrificar em troca de que.... ;)

Ou a sombra ou o ruído, hehehehe  :D
Leo, se houver mais luz, será que esse ruído não iria amenizar ou desaparecer ou estou enganado?

E sobre o HDR, andei dando uma lida sobre isso hoje, até salvei aqui um tutorial de HDR no PS..
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 19:51:03 por elton »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Janeiro de 2008, 20:00:34
Um HDR para minimizar a sombra, mas acabou ficando exagerado em toda a cena.....mas apenas como exemplo.