Autor Tópico: [ARTIGO] Concursos de fotografia de natureza - Algumas dicas  (Lida 16883 vezes)

maui

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Online: 19 de Janeiro de 2008, 21:26:55
Abriram as inscrições para o mais conceituado concurso de fotografia de natureza,o Wildlife Photographer of the Year,concurso que é a maior mostra de fotógrafos da vida selvagem em todo o mundo.
http://www.nhm.ac.uk/visit-us/whats-on/temporary-exhibitions/wpy/index.jsp
No site do concurso é dada uma série de dicas para quem quer participar,seguem algumas:

O que faz uma fotografia vencedora?
Não há regras para explicar por que uma fotografia vence o concurso e outra não. Porém, um elemento é chave: a originalidade. Os jurados buscam algo que os surpreenda. Imagine que você é um jurado analisando milhares e milhares de fotografias, muitas delas tecnicamente perfeitas – bem expostas, perfeitamente nítidas e com uma composição harmoniosa. Depois de um tempo, estas qualidades essenciais passam a ser tomadas como pressupostos. Você fica desesperado atrás de uma foto que arrebate como algo realmente criativo, novo e surpreendente. As fotografias que de fato arrebatam são aquelas que vencem. O importante não é aquilo que você fotografa, mas a forma como o faz. Imagens de espécies comuns e que fazem parte do cotidiano têm a mesma chance de vencer que imagens de espécies mais
exóticas, raras e incomuns. Pensando nisso, os fotógrafos bem sucedidos trabalham duro. Eles se jogam
no chão, escalam alturas, se afastam,aproximam-se engatinhando, rastejam de um lado para o outro, buscam associações não convencionais, levantam cedo e retornam tarde da noite. Eles aguardam pacientemente por horas, dias ou até semanas até conseguirem a luminosidade exata ou o momento certo em que o animal em foco boceje, se espreguice, espirre, corra ou pule. São aficionados, determinados a
conseguir algo diferente. Então apenas repita o mantra “originalidade,originalidade, originalidade”, todo dia ao acordar e antes de dormir, e você estará no caminho do sucesso.

Algumas dicas práticas
Depois de ter feito sua seleção final de imagens, elas devem ser tratadas para serem inscritas no concurso. Para muitos novatos em fotografia digital, este processo pode ser demorado. Um número de imagens criativas e bem compostas surpreendente não chegam às etapas finais simplesmente
porque não foram bem tratadas.

Aqui vão mais algumas dicas:
• calibre seu monitor – isto é absolutamente essencial para que suas imagens apareçam no processo de julgamento da mesma forma que para você na tela do seu computador – e use o modo de cor Adobe RGB (1998);
• não se renda à tentação de exagerar na nitidez – você terá permissão para corrigir a nitidez das imagens inscritas no concurso, mas tente evitar o uso desse recurso ou, se necessário, use-o o mínimo possível;
• não se renda à tentação de saturar demais – aumentar um pouco a vivacidade das cores pode realçar sua imagem, mas muitas fotos deixam de vencer simplesmente porque os tratamentos a que foram submetidas “passaram do ponto”. A meta deve ser sempre representar fielmente as cores naturais. O fato de haver uma ferramenta para aumentar a saturação não significa que você deva necessariamente usá-la;
• recortar é permitido, mas não exagere (lembre-se de que todas as imagens vencedoras devem ser reproduzidas em tamanho A2) e não interpole suas imagens para ampliá-las de volta a um tamanho razoável;
• salve suas imagens no tamanho 12 jpegs.

Finalmente…
Pode parecer óbvio, mas você realmente deve entrar para ganhar. Organize seu tempo para conseguir fazer as coisas direito. E da próxima vez que estiver passeando pela exposição de fotografias vencedoras
e pensar que “poderia ter tirado uma foto melhor que esta”, por que não sai e faz isso? Mesmo se não vencer, sua fotografia irá certamente se beneficiar deste processo.

Não se preocupe se você não foi a nenhum lugar exótico durante suas férias. Não estamos buscando jovens que tiveram o privilégio de viajar a lugares distantes – procuramos jovens capazes de produzir boas imagens. Um grande fotógrafo é alguém capaz de criar uma imagem de rara qualidade a partir de um assunto corriqueiro. Então, experimente fotografar vida selvagem perto de sua casa – pardais,sapos ou esquilos, por exemplo –, mas use bem sua imaginação, ao invés de imitar os outros, para produzir algo realmente diferente.

E não desanime por causa do alto padrão dos vencedores. Com prática e determinação você chega lá. Aqui vão mais algumas dicas que ajudam a começar:

• seja simples. Quanto mais simples a imagem – e menos dispersivo o entorno – maior o seu impacto;
• jogue-se no chão, torne-se parte da natureza chegando próximo à altura da vista do animal, ou mais baixo ainda,para obter imagens mais íntimas;
• segure firme, use um tripé ou encontre outra forma de assegurar que suas imagens sejam o mais nítidas
possível;
• aguarde a melhor luminosidade,tente tirar fotos com uma luz bonita, no começo ou final do dia, por exemplo, ou logo antes ou após uma tempestade;
• trabalhe em um projeto, não saia fotografando tudo que aparecer na frente. Selecione um tema interessante e tire o maior número de fotos diferentes que você puder.

Boa sorte!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2009, 11:43:21 por Leo Terra »


maui

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Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2008, 21:27:39
As categorias:

1- Animais em Seu Ambiente
As imagens inscritas nesta categoria devem ser poderosas e memoráveis, e retratar o relacionamento entre o animal em foco e o local onde vive, ou no ambiente em que foi fotografado.

2- Comportamento: Aves
3- Comportamento: Mamíferos
4- Comportamento: Outros Animais

As imagens devem retratar comportamento memorável, incomum ou marcante. Para todas as categorias, originalidade é a chave.

5- O Mundo Subaquático
As imagens devem retratar a vida marinha ou de água doce. Com cerca de 70% da superfície terrestre embaixo d’água, o escopo é enorme

6- Retratos de Animais
Os retratos devem captar o personagem ou a essência do tema em foco e evidenciá-lo.A chave é uma originalidade impactante.

7- Em Louvor às Plantas
Esta categoria busca destacar a beleza,diversidade e importância de todas as formas de vida vegetal.

8- Vida Selvagem Urbana e de Jardim
A vida selvagem urbana é freqüentemente ignorada, mas pode ser uma fonte maravilhosa de composições raras e marcantes de animais ou plantas selvagens em ambientes urbanos.

9- Natureza em Preto e Branco
Nesta categoria podem ser inscritos imagens digitais, slides ou impressões. O tema pode ser qualquer paisagem, animal,planta ou organismo vivo selvagem. Os jurados estarão atentos à habilidade no uso dos recursos próprios ao preto e branco.

10- Perspectivas Criativas da Natureza
As fotos devem exibir novas formas de enxergar temas ou cenas naturais,representados de forma imaginativa ou abstrata. Os jurados estarão atentos à originalidade e concepção artística.

11- Locais Selvagens
As inscrições devem exibir cenas verdadeiramente selvagens e impressionantes. Devem transmitir um senso de maravilha e selvageria e devem ser tiradas em lugares selvagens e/ou remotos.

Você pode inscrever até três imagens digitais ou slides coloridos em cada uma das categorias.O primeiro colocado em cada categoria receberá um prêmio de £500; o segundo receberá £250.

O vencedor
O título de Fotógrafo da Vida Selvagem de 2008 será concedido ao fotógrafo cuja imagem seja eleita a mais marcante e memorável de todas as inscritas nas 11 categorias e três premiações especiais. O fotógrafo vencedor irá receber um cheque de £10 mil (dez mil libras esterlinas),entregue na cerimônia de premiação realizada no Museu de História Natural, em
Londres, em outubro de 2008.

Premiações especiais
Prêmio Eric Hosking
Este prêmio incentiva e recompensa o talento de jovens fotógrafos entre 18 e 26 anos. É preciso enviar um portfólio com as dez imagens que melhor representam seu trabalho. Prêmio: £1 mil

Prêmio Gerald Durrell para Espécies Selvagens Ameaçadas
Este prêmio de extrema importância nos sensibiliza quanto às espécies selvagens
ameaçadas por meio da excelência fotográfica. As imagens devem ser memoráveis e capturar o espírito do tema em questão.As espécies fotografadas devem estar incluídas na Lista Vermelha de 2007 da IUCN (The World Conservation Union – União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como criticamente ameaçadas ou ameaçadas,vulneráveis ou quase-ameaçadas em nível internacional ou nacional (se for em nível nacional, favor detalhar). Prêmio: £1 mil

Prêmio Terra (One Earth)
Este prêmio visa destacar a interação entre seres humanos e o mundo natural.As imagens devem demonstrar o poder e resiliência de nosso planeta e seu impacto sobre nós. Elas também podem demonstrar nossa conexão com, dependência de ou efeito no mundo natural. As imagens podem ser gráficas ou simbólicas, mas devem provocar reflexão, ser memoráveis e incentivar o respeito pelo nosso mundo.
Prêmio: £1 mil

Prêmio de Comprometimento com a Fotografia da Vida Selvagem pelo conjunto da obra
Novidade de 2008. Este prêmio será concedido em reconhecimento a uma carreira dedicada à fotografia da vida selvagem. O mérito do fotógrafo pode se dever ao poder e beleza de suas imagens ou ao impacto positivo que causaram. Todos os participantes podem indicar candidatos a
este prêmio.

Jovem Fotógrafo da Vida Selvagem 2008
Este título é concedido ao jovem fotógrafo cuja imagem é eleita entre os três vencedores das categorias etárias abaixo.Ele ou ela receberá uma premiação de £500, além da oportunidade de passar um dia com um renomado fotógrafo da vida selvagem.

Categorias
Há três categorias para o concurso Jovem Fotógrafo da Vida Selvagem. O vencedor de cada categoria receberá uma premiação de £ 250 e o segundo colocado, £ 100. Você pode inscrever até seis imagens (fotografia digital ou slides – impressões só serão aceitas se a foto não tiver sido tirada de forma digital ou em filme de slide) em sua categoria etária.

A. Até dez anos
B. De 11 a 14 anos
C. De 15 a 17 anos

A exposição
Todas as fotos vencedoras ou que recebam menção serão expostas no Museu de História Natural, em Londres, de outubro de 2008 até a primavera de 2009. A exposição fará uma turnê pelo Reino Unido e muitos outros países. As fotos vencedoras ou que receberam menção serão publicadas em um livro comemorativo de capa dura, chamado Portfolio 18. As vencedoras serão ainda publicadas em um suplemento grátis junto à edição de novembro da revista BBC Wildlife.











maui

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Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2008, 21:31:42
Regulamento do Concurso – 2008

1 As organizações promotoras
do concurso são a BBC Worldwide
Limited e o Natural History Museum
Trading Company Limited (os
Organizadores). O concurso anual
é aberto a todos exceto aqueles que
fizerem parte dessas organizações e
empregados da BBC, BBC Worldwide
Limited ou do Museu de História
Natural.

2 As fotografias inscritas devem ser
imagens digitais ou slides coloridos,
tiradas até três anos antes da data
de encerramento das inscrições.
Material escaneado ou impresso não
é permitido. Até três imagens digitais
ou transparências coloridas, montadas
como slides, podem ser inscritas em
cada categoria. Nenhuma foto pode
ser inscrita em mais de uma categoria.
Séries de fotos não serão aceitas, favor
enviar uma imagem da série. Imagens
recortadas podem ser enviadas, mas
assegure-se da qualidade da imagem.

3 Orientações para material digital
Formato Você pode se inscrever pelo
site www.nhm.ac.uk/wildphoto ou
enviar todas suas imagens em um CD/
DVD compatível com sistema Windows
para PC.
Imagens devem ser enviadas em sua
resolução original sem interpolação.
Trabalhos escaneados ou
impressões não serão aceitos.
Salve as imagens em formato
JPEG na qualidade mais alta
possível (por exemplo: 12 no
Photoshop).
Não use sub-arquivos quando estiver
salvando imagens em CD/DVD.
Caso você chegue às etapas finais do
concurso, a imagem original capturada
pela câmera, sem manipulação (por
exemplo *.DNG, *.JPG, *.NEF, *.CR2,
*.CRW), será solicitada e deverá ser
enviada até o início de maio de 2008.
Entraremos em contato para esta
solicitação.

Requisitos para o tamanho do arquivo
As imagens devem ser
capturadas em uma câmera cuja
resolução é suficientemente alta
(recomendamos pelo menos 6
megapixels) para que sua imagem
possa ser reproduzida no mínimo em
300dpi em tamanho A2.

Calibragem e cores
As imagensdevem ter suas cores padronizadas/
corrigidas fazendo uso de um monitor
corretamente calibrado e utilizando
modo de cor Adobe RGB 98, antes de
sua apresentação ao concurso. Não
serão feitas concessões para imagens
com cores mal manipuladas ou mal
tratadas. Em especial, assegure que
suas imagens não estejam saturadas e
que representem seu tema de modo
fiel.

Ajustes de imagem
Ajustes digitais só serão aceitos se limitados
a trabalhos mínimos de limpeza, ou
trabalhos sobre os níveis, curvas, cores,
saturação e contraste. A representação
fiel daquilo visto no momento em
que a foto foi tirada deve ser mantida.
Montagens e exposições múltiplas não
serão aceitas. A correção de nitidez
é permitida (mas deve ser usada
com moderação – muitas imagens
são arruinadas por um excesso de
tratamento para obtenção de nitidez).
Recortar é permitido, mas atente para
os efeitos no tamanho do arquivo

Nome do arquivo digital
O arquivo deve conter seu nome, número de
sua categoria ou título e tema chave
(por exemplo: JohnBrown.gato2aguia.
jpg ou JbrownGeraldDurrell.aguia.jpg).
Favor nomear todos os arquivos de
imagens utilizando o mesmo formato.
Dados pessoais completos e dados
das imagens devem estar contidos
no campo IPTC (File>File Info no
Photoshop).

Outras informações necessárias
Dados de hardware (ou seja, o nome da
câmera).

4 Orientações sobre slides e médio formato
Os slides devem estar montados para projeção.
Transparências que não estiverem
montadas ou montadas em vidro não
serão julgadas. Favor enviar originais
quando possível. As cópias devem
ter o mesmo formato que o original.
Não serão admitidas cópias de má
qualidade. Das imagens selecionadas
no concurso serão solicitados os slides
originais, que deverão ser fornecidos
na etapa final.

Identificação de slides
Seu nome e endereço devem ser escritos na
moldura do slide (não utilize etiquetas
adesivas). A orientação da imagem
deve estar indicada por um ponto
grande na parte frontal, no canto
esquerdo inferior. Recortes serão
aceitos.
Coloque cada slide em um envelope
separado, com os seguintes dados:
número e nome da categoria, o seu
nome e endereço, uma descrição do
tema da foto (ver regra nº 9); e onde e
quando a foto foi tirada. Os envelopes
não devem ser lacrados.
Imagens em formato médio devem
estar montadas. Favor limitar o
tamanho das molduras na medida do
possível, e identificá-las na parte de
trás.

5 Preto e branco
Arquivos digitais,slides ou impressões em preto e
slides ou impressões em preto e
branco podem ser enviadas. As
imagens podem ser tiradas em preto e
branco, convertidas de filme colorido
ou, no caso de imagens digitais, ser
convertidas para um arquivo preto
e branco. Trabalhos escaneados não
são permitidos. Caso sua imagem
chegue às etapas finais do concurso,
serão solicitados os slides originais
ou arquivos de câmeras. O uso de
ferramentas de superexposição ou
sobrexposição de imagens digitais é
permitido. Consulte a regra nº 3 para
saber todas as outras regras referentes
ao formato digital.

6 Inscrições pelo correio
As inscrições devem ser feitas em um
único pacote. Favor indicar na parte
de trás do pacote se seu trabalho é em
formato slide, digital ou slide e digital.
Incluir uma cópia do formulário de
inscrição (disponível em www.nhm.ac.uk/wildphoto ),
a taxa de inscrição de £ 27 (por pessoa, não por imagem),
mais o valor do custo de devolução do
material e envelope auto-endereçado
(quando for o caso).

7 Prêmio Eric Hosking
Você deve apresentar dez imagens, a
partir das quais os jurados comporão
um portfólio final. Imagens digitais
devem ser fornecidas conforme a
regra nº 3. Slides devem ser enviados
em saquinho plástico (tipo fichário),
com uma lista relatando o conteúdo
de cada foto e onde e quando foram
tiradas (ver regra nº 4). Coloque o
saquinho em um envelope com a
referência “Eric Hosking Award”, e com
seu nome e endereço na frente.

8 Direitos autorais
 Você deve ser o único autor e proprietário dos
direitos autorais de todas as imagens
enviadas. Ao inscrever suas imagens
no concurso, você concede ao Museu
de História Natural uma licença nãoexclusiva
para reproduzir as imagens
para qualquer fim relacionado ao
concurso, incluindo, sem se limitar a
elas, as seguintes finalidades:
• julgamento das obras do concurso;
• exposição das obras vencedoras no
Museu de História Natural e dentro
do Reino Unido, além das turnês
internacionais subseqüentes;
• inclusão no livro e revista Portfolio
18 ou semelhante;
• inclusão na divulgação do concurso
e exposição organizada pela revista
BBC Wildlife;
• inclusão (caso seja selecionado
como uma imagem de divulgação)
nos materiais promocionais e de
marketing do Museu de História
Natural (incluindo material para
imprensa) para a exposição no
museu ou em turnê;
• uso em produtos relacionados ao
concurso e à exposição a serem
vendidos pelo Museu de História
Natural.
Serão pagos royalties pelos usos
comerciais de imagens.
Para evitar dúvidas, os Organizadores
selecionarão imagens dentre as
vencedoras para o marketing e
divulgação da exposição (e para
uso em produtos comercializados).
Além disso, você concede ao Museu
de História Natural o direito de
sublicenciar imagens à imprensa para
reprodução associada ao concurso e à
exposição.

9 Temas
Animais domésticos (gatos,cachorros, animais de fazenda etc.) e
plantas cultivadas (espécies ou híbridas
que crescem em ambientes cultivados)
não contam como vida selvagem e
não são temas aceitos. Na entrega de
uma imagem, você deve declarar se
a imagem foi produzida em cativeiro
ou em condições não-naturais (por
exemplo: se foi utilizada isca viva).
Neste caso, favor marcar um grande C
nas molduras dos slides. Informações
sobre o tema e locação devem ser
fornecidas nos dados do arquivo
(File Info). Em alguns casos, pode ser
solicitado ao fotógrafo que assine
uma declaração detalhando como e
quando uma imagem foi tirada. Caso
os Organizadores ou jurados suspeitem
de práticas cruéis ou anti-éticas, a
inscrição será desclassificada.

10 Questões legais
Quando necessário,de acordo com a Wildlife and
Countryside Act ou legislação
nacional ou internacional equivalente
(por exemplo: no caso de espécies
protegidas), as imagens devem
estar acompanhadas de cópias das
autorizações pertinentes. Concorrentes
do Reino Unido devem atentar ao fato
de que fotografar certos pássaros em
seu ninho, sem autorização da Natural
England, do Countryside Council for
Wales ou Scottish Natural Heritage, é
prática ilegal.

11 Outros concursos/publicações
Uma imagem que já venceu algum
prêmio em algum concurso importante
(com inscrição de mais de 500
imagens) não pode se inscrever no
concurso. Por favor, evite inscrever
imagens que foram amplamente
publicadas nos últimos 12 anos ou que
participaram de outro concurso de
fotografia da natureza.

12 Manipulação
 Deve-se preservar a representação fiel do que você viu
no momento em que a fotografia
foi tirada. Imagens sobrepostas,
exposições duplas, fotografias que
consistem, de alguma forma, em mais
de uma imagem e imagens que foram
manipuladas digitalmente fora da regra
nº 3 não são elegíveis.

13 Jurados
Os jurados serão indicados pelos Organizadores para selecionarem
os vencedores. As decisões dos
Organizadores serão definitivas no
que diz respeito a todos os assuntos
relacionados ao concurso, e nenhuma
correspondência será considerada
no que se refere à organização ou
julgamento do concurso. Caso a
qualidade das imagens inscritas esteja
abaixo do padrão mínimo requerido, os
Organizadores reservam-se o direito de
não conceder prêmios.

14 Notificação
Os fotógrafos vencedores e que recebam menção
serão notificados em junho de 2008.
Slides que não obtiveram êxito
serão devolvidos a partir de agosto.
Fotografias vencedoras e que recebam
menção poderão ser mantidas até o
período após a abertura da exposição
em outubro. Os resultados serão
publicados na edição de novembro de
2008 da revista BBC Wildlife e no site
do concurso.

15 Reprodução
O Museu de História Natural e a revista BBC Wildlife
reservam-se o direito, além da regra nº
8, de reproduzir e expor as fotografias
vencedoras e que recebam menção
em qualquer mídia (já conhecida ou
que venha a ser criada), mas somente
para fins relacionados à promoção e
publicidade do concurso, exposição e
turnê.

16 Produtos comercializados
 O Museu de História Natural reserva-se o direito,
além da regra nº 8, de reproduzir
fotografias vencedoras e que recebam
menção sobre produtos promocionais
do Wildlife Photographer of the Year
ou em materiais relacionados.

17 Responsabilidades
Todas as inscrições enviadas são de total
responsabilidade do fotógrafo. Os
Organizadores lamentam não poder
assumir qualquer responsabilidade pela
perda ou dano de qualquer imagem
inscrita no concurso (qualquer que seja
a forma pela qual foi causado) nem por
qualquer outra perda ou dano disso
resultante.

18 Devolução de slides
 Os slides somente serão devolvidos caso os
fotógrafos encaminhem o seguinte:
• no Reino Unido – um envelope
com selo (não carimbado ou
pré-pago), auto-endereçado e
com o pagamento da taxa de
inscrição de £ 27;
• em outros países – um envelope
auto-endereçado, taxa de inscrição
de £ 27 e valores corretos para o
re-envio;
• trabalhos enviados em CD
não serão devolvidos, mas sim
destruídos e reciclados pela
Organização do Concurso após o
período de julgamento.

19 Pagamento
Não podemos efetivar sua inscrição se não recebermos o
pagamento completo da taxa de
inscrição. Taxas de inscrição e custos
de envio de correspondência podem
ser pagos apenas pelo cartão de
crédito ou cheque (cheques em libras
esterlinas devem ser nominais ao
The Natural History Museum Trading
Company Ltd., cheques em euros não
serão aceitos). Atenção: só podemos
aceitar pagamentos em cheques de
bancos britânicos em libras esterlinas.
Caso queira pagar por cartão de
crédito, este deve ser válido no
mínimo até setembro de 2008;
para isso, será necessário baixar
um formulário de cartão de crédito
em nosso site www.nhm.ac.uk/wildphoto .


20 Encerramento das inscrições
A data final para a inscrição pela internet
é segunda-feira, 31 de março de
2008. As inscrições feitas pelo correio
deverão ser recebidas pela Organização
do Concurso até o prazo de segundafeira,
24 de março de 2008.

Regulamento para jovens fotógrafos
As regras nos 3, 4, 8 a 18 e 20 do concurso
para adultos aplicam-se juntamente
com as seguintes:

1 Esta parte do concurso é aberta a
todos que tenham 17 anos ou menos
até a data final de inscrição. As
inscrições para o concurso jovem são
gratuitas.

2 As obras podem ser imagens digitais
ou slides coloridos tirados até três
anos antes da data final do concurso.
Impressões coloridas ou em preto e
branco somente serão aceitas se não
tiverem sido capturadas com máquina
digital ou em filme de slide.

3 Arquivos digitais originais podem ser
demandados se sua imagem chegar até
o estágio final do concurso. Favor ler o
regulamento 3 do concurso adulto para
todas as outras regras relacionadas à
entrega de imagens digitais.

4 Você pode inscrever até seis
fotografias (imagens digitais ou
slides coloridos) em sua categoria
etária. Você deve escrever seu nome
e endereço em cada slide. Cada slide
deve ser colocado em um envelope
diferente com a categoria (A,B ou C),
o nome do autor e uma descrição da
imagem. Favor preencher e assinar
o formulário de inscrição (incluir
a assinatura de um dos pais ou
responsável) e enviar conjuntamente
em um só pacote. Escrever Young
Wildlife Photographer of the
Year 2008 claramente no exterior do
envelope.

Jurados da pré-seleção
Phil Hurst – fotógrafo, Museu de História Natural
Paul Lund – fotógrafo, Museu de História Natural
Tor MacIntosh – editor de imagens/pesquisador
Wanda Sowry – pesquisadora de imagens,revista BBC Wildlife
Kevin Webb – fotógrafo, Museu de História Natural

Jurados
Tom Ang – fotógrafo e escritor
Mark Carwadine – (presidente do júri)zoólogo, escritor e fotógrafo
Ross Hoddinott – fotógrafo de história natural
Phil Keevill – diretor de criação, Kitcatt Nohr Alexander Shaw (KNAS)
Rosamund Kidman Cox – editora e escritora
Jouni Klinga – fotógrafo de natureza
Tom Mangelsen – fotógrafo de vida selvagem
Cristina Mittermeier – diretora executiva,International League of Conservation
Photographers (ILCP, Liga Internacional de Fotógrafos pela Preservação da Natureza)
Flip Nicklin – fotógrafo
Norbert Rosing – fotógrafo de vida selvagem
José Ruiz – fotógrafo de natureza e escritor
Sophie Stafford – editora, revista BBC Wildlife





















Leo Terra

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Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2008, 21:57:16
Show de Bola Maui, valeu por compartilhar....
Destacado...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


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Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2008, 22:18:32
Gracias Maui.

impressionante a seriedade deste regulamento.

Leo, neste regulamento está claro uma questão que tu e o Padu estão discutindo a respeito da manipulação das fotos.
Eu como não tenho nenhuma bagagem de photoshop, fiquei muito feliz ao descobrir o lightroom, que uso como o mais básico laboratório de revelação.
Se não consigo com isto o resultado satisfatório é porque a foto foi mal batida. Aí não tem jeito.

uns abraços tchês.
decinqüenta


Leo Terra

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Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2008, 22:24:32
Arlas este é um dos maiores concursos de fotografia de vida selvagem do mundo (se não for o maior), o vencedor ganha espaço em toda a mídia, é simplesmente O CONCURSO, COM A PREMIAÇÃO... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



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Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2008, 22:28:46
Leo.
E vendo hoje  site que tu indicastes do Steve Bloom, fica difícil prá zé ruela almejar algo neste nível de concurso.

os de sempre.
decinqüenta


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Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:45:14
Arlas mas o objetivo é tentar, é claro que os concursos se tornam mais importantes conforme melhora o nível de seus participantes, em nosso concurso do fórum estamos tentando começar um trabalho no rumo de aumentar e melhorar a participação dos usuários, quando mais participantes tivermos e quanto mais votantes tivermos maior será a disputa do concurso e mais válido serão seus resultados, por isso que sempre contamos com os foristas para ajudar a divulgar, muitos têem medo de divulgar e acabarem perdendo o concurso, mas se esquecem que não vale nada ganhar um concurso com poucos participantes... ;) Este da Shel é um caso clássico, ele tem mais de 50.000 participantes por edição, é obvio que os ganhadores terão fotos fantásticas, mas ganhar um prêmio como este é uma grande validação para o fotógrafo, quanto mais gente participar melhor será seu parâmetro de como está seu trabalho, ser mencionado em um concuso como este tem mais valor do que ganhar muitos dos concursos que vemos por ai... :)
Leo Terra

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Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2008, 11:45:02
O nível deste concurso é muito alto.
Difícil entrar com uma fotinha de um pássaro ou mamífero que não seja de grandes proporções.

Estou falando deste nível de foto.
http://www.stevebloom.com/pages/slide_untamed.html
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

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smarcondes

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Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2008, 09:09:56
Estou falando deste nível de foto.
http://www.stevebloom.com/pages/slide_untamed.html
:shock: :shock: :shock: :clap:
CA-RAM-BA!
Tem umas que parecem até montagem, de tão impressionantes.
 :worship:


wdantas

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Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2008, 00:49:21
Estou falando deste nível de foto.
http://www.stevebloom.com/pages/slide_untamed.html
:shock: :shock: :shock: :clap:
CA-RAM-BA!
Tem umas que parecem até montagem, de tão impressionantes.
 :worship:


É mesmo Marcondes, parece montagem. E aquela dos dois golfinhos fora d'água quase que na mesma posição um a frente do outro?


rogeriom

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Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:36:35
Estou falando deste nível de foto.
http://www.stevebloom.com/pages/slide_untamed.html

Realmente, o nível destas fotos é espetacular. Nesta do urso é difícil saber se o fotógrafo saiu correndo depois do click, parece que o urso vem na direção dele. Aliás todas deste portfólio ficariam  em primeiro lugar sem questionamento.

Quanto ao concurso, com este valor de premiação, deve ter fotógrafo se dedicando o ano todo pra concorrer.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 12:39:20 por rogeriom »
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
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GutoVilaça

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Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 12:39:17
Puxa...muito bacana esse concurso. Pensei até em mandar umas fotos de uns pássaros que fiz para a categoria Birds mas depois que vi umas fotos dos ganhadores do ano passado como essas:
http://www.nhm.ac.uk/visit-us/whats-on/temporary-exhibitions/wpy/photo.do?photo=2280&category=2&group=1
http://www.nhm.ac.uk/visit-us/whats-on/temporary-exhibitions/wpy/photo.do?photo=2279&category=2&group=1
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:
...Achei melhor treinar mais um tiquinho antes.  :ponder:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


sri_canesh

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Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 13:14:10
Realmente as fotos são de chorar.

Não querendo tirar o mérito artístico inquestionável dos ganhadores, mas acredito que muitas vezes bons fotógrafos de países "emergentes" tem mais dificuldade em tirar boas fotos por não ter $acesso$ a equipamento de primeira (principalmente teles). Nas fotos acima, os equipamentos usados foram Canon EOS 1Ds Mark II + Canon EF 500mm f4 IS lens e Nikon D2X + Nikon 300mm f2.8 len. O corpo não manda tanto, mas as lentes ajudam muito!


Leo Terra

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Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 13:32:24
sri_canesh equipamento não é tudo, o ganhador do SOSMA deste ano ganhou com uma Fuji S9100. ;)
Muitos dos fotógrafos da Nat Geo fotografam com ultra compactas, o que importa é você escolher a ferramenta certa que lhe propicie bons resultados dentro do tipo de fotografia que você pretende fazer. :)
Leo Terra

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