Autor Tópico: Agora até gato é fotógrafo....  (Lida 34219 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #60 Online: 24 de Janeiro de 2008, 21:16:26
Show os artigos Padu... Já li o primeiro e é bem itneressante... Vou ler depois o outro com mais calma...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #61 Online: 24 de Janeiro de 2008, 21:33:07
Lembre-se q o animal nao tem intencao nenhuma de contar uma historia... ele esta tratando de negocios como de costume... ele nem sabe que tem uma camera afixada nele...
Você está certo disso? Como pode garantir que não tem consciência? Com a devida educação um animal pode não só ter esta consciência como até mesmo chegar a disparar a câmera no momento apropriado. É tudo uma questão de interesses e educação,

Penso exatamente assim, Leo. Como vc disse," com a devida educação "  - tb acho que se pode conseguir extrair muito do cérebro dos animais, e provavelmente ainda vamos nos surpreender muito.
O que continuo achando é que este gato em questão, o Fritz, é apenas um carregador de câmera, e não tem nenhuma interação consciente nem intencional com as fotos que a câmera está tirando.


ICSousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 24 de Janeiro de 2008, 21:36:02
Como não tenho gato, estou tentando colocar uma Nikon F com uma Tamron 80~210, no pescoço do meu fox paulistinha, mais tá difícil, ele não fica quieto,além de que parece não entender minha explicação da relação entre abertura e velocidade; assim que tiver alguma foto eu coloco para apreciação dos colegas.
        abraços
"...toda fotografia testemunha a dissolução inexorável do tempo." (Ensaios de Fotografia) Susan Sontag


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #63 Online: 25 de Janeiro de 2008, 00:48:45
Mas e ai Mateus de quem seria a foto???  :hysterical: Rs...
Do gatinho, óbviu.....
 :doh: :hysterical: :hysterical:

Mateus,

Adoro o seu avatar!!!

E o seu é uma foto tipo "Ases Indomáveis", Top GUN.. :fight: rsssss
Não sou o psiquitra do BBB8, gamei..rsssssssssss
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #64 Online: 25 de Janeiro de 2008, 00:55:01
Padu terminei de ler os artigos, bem legais... Gosto de materiais bem feitos assim... Método científico é tudo, é o que faz o conhecimento andar nos trilhos... Gostei mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ghabiru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • ... loading know
Resposta #65 Online: 25 de Janeiro de 2008, 14:25:35
hahaha... gato fotógrafo... antigo isso.... tem um gato no meu orkut q já fotografava chromo em hasselblad...
podem conferir no orkut por esse link:

http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=9760427024370641560&pid=1200665178594&aid=1



tá lá pessoal! Até +
© Ghabiru Sperandio


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #66 Online: 25 de Janeiro de 2008, 17:48:15
Você está certo disso? [q o animal nao tem intencao nenhuma de contar uma historia] Como pode garantir que não tem consciência? Com a devida educação um animal pode não só ter esta consciência como até mesmo chegar a disparar a câmera no momento apropriado. É tudo uma questão de interesses e educação, ainda continuo achando arrogância achar que um animal é incapaz de fazer disso um ato consciênte, se temos cães capazes de trabalhar com mais de 200 palavras (mais que muito aluno de primeiro grau), porque não seriam capazes de lidar com uma situação como está? É impossível sabermos se ele tem consciência, se a questão toda é a consciência nenhum de nós teremos subsídios para dizer se o gato tem ou não consciência do que está fazendo, estaremos simplesmente especulando.

Sao duas coisas diferentes. Eu estou certo que o gato nao tem a intencao de contar uma historia porque nunca um gato contou uma historia. O maximo que se pesquisou ate hoje foram big apes usando computadores para formar sentencas curtas.
Garantir que o gato nao tem consciencia nao tem como, pois caimos novamente na questao da distribuicao. E tambem na velha questao que a palavra "consciencia", assim como "inteligencia" sao palavras com significado muito amplo.
200 palavras nao sao nada perto do nosso vocabulario. Alias, a afirmacao que um aluno de primeiro grau nao chega a ter 200 palavras no seu vocabulario eh completamente infundada. Uma das principais pesquisas sobre tamanho de vocabulario em criancas (B.Hart, T.Risley. 1995) demonstrou que em media, uma crianca de 3 anos de familia pobre tem um vocabulario de 500 palavras, e uma crianca com a mesma idade, de uma familia de classe media tem um vocabulario de 1000 palavras... Isso sem contar outros aspectos linguisticos, como construcoes gramaticas por exemplo.

Citar
O pesquisador fazer um robô para seguir o pinguim seria o mesmo caso de o pesquisador seguir o pinguim, a máquina representa quem a fez, diferente de um animal. A questão toda é que um animal não representa a idéia de ninguém, ele tem suas próprias idéias, leva sua própria vida, cria suas próprias condições, diferente de um robô, se você faz um robô para agir de alguma forma ele está representando você...

Do ponto de vista do resultado final, as imagens seriam identicas. A intencao continua sendo a do pesquisador.

Citar
Se um dia um robô for capaz de fazer suas ações por sua própria conta e idéia a ponto de inclusive conseguir se perpetuar estaremos vivendo aquele momento ético tão retratado nos livros e no cinema que é a questão de inteligência artificial tratada como forma de vida (vide O homem bicentenário).

Esse dia eh hoje.
Veja esse video:
http://www.merlotti.com/SPAWAR-DEMO2-LORES.wmv
Eh um robo que acabamos de entregar para um departamento de defesa aqui nos estados unidos. Sim, eu escrevi um programa para controlar o robo, mas eh ele quem toma suas proprias decisoes baseadas em estimulos do meio ambiente.

Citar
A questão toda é: Fotografia como arte representa a visão do fotógrafo, ou suas idéias, uma foto feita por uma câmera acoplada a um gatinho não representa a visão da dona e tão pouco suas idéias, mas sim a vida do gatinho e sua própria visão, mesmo que inconsciente. Seu exemplo do diretor de arte é super legal, porque ele recebe o direito autoral exatamente porque a visão da cena é a dele.

Eu acho que totalmente representa a visao da dona do gatinho. Voi ela quem visualizou a foto, foi ela quem teve a ideia da foto e finalmente foi ela quem teve a visao fotografica. O gato nem teve a visao pelo frame da camera. E aqui finalmente voce admite que as fotos foram feitas sem a consciencia do gato... entao qual eh o ponto da discussao?
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 17:50:58 por padu »
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #67 Online: 25 de Janeiro de 2008, 17:50:36
Padu terminei de ler os artigos, bem legais... Gosto de materiais bem feitos assim... Método científico é tudo, é o que faz o conhecimento andar nos trilhos... Gostei mesmo.

Valeu.

O paper do simulador passou por uma bancada de 8 academicos (double-blind) para revisao... eh um processo bem desgastante, pois se voce afirma alguma coisa, tem que ter a base por tras. Eh por isso que eu sou tao chato quanto aa isso.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #68 Online: 25 de Janeiro de 2008, 18:35:50
Padu como você me garante que o gato não tem a intenção de contar uma história???
Não tem como garantir isso, o fato de ele se expressar de forma diferente do que estamos acostumados não quer dizer que não o possa.
O exemplo das 200 palavras eu dei baseado em um estudo de caso realizado pela UFRJ com crianças do agreste brasileiro que chegam ao primeiro grau com um vocabulário limitado a pouco mais de 200 palavras, são nitidamente crianças muito mal preparadas, voltamos ai a questão de preparo, o cachorro foi razoavelmente bem preparado (digo razoavelmente porque ele foi treinado por apenas 2 anos, idade na qual uma criança bem preparada domina em média 150 palavras, e para atuar de uma forma que se baseia nas necessidades de sobrevivência de outro organismo, com muita dificuldade de confirmação uma vez que nós também não entendemos suas respostas aos estímulos corretamente) e atingiu um resultado similar ao de crianças (mesmo que deficiente).
Não dá para concluir que os animais são incapazes de contar uma história, muito pelo contrário, a capacidade artística e criativa é inerente a diversos animais, como aves que dançam para atrair parceiras, inclusive estruturam palcos e cenários para tal, baleias que cantam e modificam seu canto para agradar a um número maior de fêmeas, isso é capacidade artística, isso é criatividade, isso é capacidade de contar histórias Padu, não é porque não é feita em português (ou inglês) que ela não é arte, existem macacos que desenham formas, nós temos a mesma formação intelectual a bem mais de 50mil anos e começamos dessa mesma forma, simplesmente passando o que faziamos para a geração posterior. Existem pesquisadores tentando entender a linguagem doe golfinhos a anos e conseguiram mapear apenas alguns padrões, um cão consegue mapear nossa linguagem de forma que o possibilita inclusive interagir conosco no primeiro ano de vida, como podemos menosprezar isso? Nós com computadores ainda entendemos superficialmente a linguagem de alguns animais, eles pela simples convivência conseguem distinguir diversos elementos.. Não dá para comparar preparos diferentes e condições de vida diferentes e decretar a inferioridade intelectual e criativa de um outro animal que possui um cérebro muitas vezes até mais complexo e denso do que o nosso (caso dos golfinhos), capazes de brincar (que segundo alguns cientístas é uma forma extremamente criativa de obter prazer), armar estratégias sofisticadas, transmitir conhecimento, ou seja, tudo o que fazemos, só que com objetivos diferentes, mesmo porque nós tivemos a grande sorte de conseguir dominar o fogo e a agricultura, o que nos possibilitou dedicarmos tempo a pensarmos em outras coisas que não só as estratégias necessárias para a sobrevivência. Não podemos afirmar intenção do gato de contar uma história porque ainda não sabemos sequer como ele manifesta esta intenção, pois não dominamos seus aspéctos de comunicação, o que sabemos é que o cérebro vai formando conexões responsáveis por suas aptidões, que depois de um tempo se consolidam, ou seja, nada impede que você ensine um animal segundo preceitos humanos (como um pesquisador que está criando um macaquinho junto com seu filho de forma igual para ver como ele se desenvolve e os resultados estão sendo assustadores, vi isso no natgeo outro dia, achei muito legal a criança e o macaquinho de 2 anos, ele está criando o macaquinho como um surdo-mudo). A capacidade de articulação é algo que já está sendo estudado em macacos, baleias e golfinhos, inclusive tem um cara, bem doido por sinal, que defende, baseado em estudos dos cantos das baleias, que as baleias são os animais mais aptos a fazer construções articuladas, inclusive melhores que as feitas pelo homem.

Agora de vamos discutir intenção ai a coisa fica ainda mais complicada, porque continuamos não tendo como garantir a intenção do animal e também mudaríamos até mesmo para a fotografia humana, imagine a seguinte condição... Eu recebo uma ordem para clicar um edifício de uma certa forma, a intenção não é minha, é de quem ordenou... Eu perderia o direito da foto? Agora imagine uma outra condição mais absurda. Um homem recebe uma câmera no capacete com uma câmera durante um salto de paraquedas e recebe a instrução de olhar sempre diretamente para um outro paraquedista em queda livre, em outro ponto eu treino um macaquinho para olhar para o paraquedista com o mesmo capacete. Ambos estão seguindo a intenção de um terceiro, mas possuem a intensão de olhar para o paraquedista em queda para atender ao requisito. De quem é a foto?

Então PAdu eu já vi esse tipo de robô, na verdade eu trabalho com redes neurais na previsão de demanda de projetos inovadores e ela atua de forma semelhante, mas falta ainda a voltade própria, inclusive de se rebelar e de se reproduzir, é esse tipo de robô que nos forçaria a rever nossos conceitos. :)

Padu ela não representa a visão da dona, porque a dona sequer sabia o que sairia dos resultados. Não há visão dela, o que é "visto" é totalmente idealizado por ele.


Nem me fale de bancas, eu tbm fico sendo massacrado aqui e tem uma dificuldade a mais no que eu faço, minha área é humanas aplicadas, quando lidamos com matemática é bem mais fácil de mostrar as coisas, quando lidamos com fatores humanos é extremamente complexo e as controvérsias são enormes (nunca consegui fazer um artigo baseado em fatores humanos que fosse hunânime rs, todos são controversos e bem estruturados de ambos os lados rs), ai a banca da uma dor de cabeça, você tem que dar a sorte de cair com gente que concorda com o ponto de vista que você adotou para ser menos massacrado rs..
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #69 Online: 25 de Janeiro de 2008, 19:58:49
Padu como você me garante que o gato não tem a intenção de contar uma história???

Veja meu post acima

Citar
O exemplo das 200 palavras eu dei baseado em um estudo de caso realizado pela UFRJ com crianças do agreste brasileiro que chegam ao primeiro grau com um vocabulário limitado a pouco mais de 200 palavras,

Referencia?

Citar
Não dá para concluir que os animais são incapazes de contar uma história...

Eu nao generalizei... eu disse que em nenhum estudo ate entao, um mamifero foi capaz de contar uma estoria, na narrativa esperada de uma estoria. Todos esses comportamentos que voce citou acima sao apenas isso, comportamentos (muito impressionantes, eh verdade). "contar uma estoria" infere em um grau de comunicacao que apenas nao existe entre o mundo animal e o homem.

Citar
, muito pelo contrário, a capacidade artística e criativa é inerente a diversos animais, como aves que dançam para atrair parceiras, inclusive estruturam palcos e cenários para tal, baleias que cantam e modificam seu canto para agradar a um número maior de fêmeas, isso é capacidade artística, isso é criatividade, isso é capacidade de contar histórias Padu, não é porque não é feita em português (ou inglês) que ela não é arte, existem macacos que desenham formas, nós temos a mesma formação intelectual a bem mais de 50mil anos e começamos dessa mesma forma, simplesmente passando o que faziamos para a geração posterior.


Todos esses comportamentos que voce citou, sao relativos aa sobrevivencia (reproducao eh sobrevivencia dos genes), arte eh um conceito de ordem maior inventado pelos humanos.

Citar
Existem pesquisadores tentando entender a linguagem doe golfinhos a anos e conseguiram mapear apenas alguns padrões

Dr. Marie Roch, minha professora de speech recognition :)


Citar
..decretar a inferioridade intelectual e criativa de um outro animal que possui um cérebro muitas vezes até mais complexo e denso do que o nosso (caso dos golfinhos),

Look again... o cerebro do golfinho eh maior do que o nosso em peso (1.7kg contra 1.5kg no nosso) e volume, mas o cortex cerebral eh mais fino e MENOS denso, ate menos denso que muitos outros mamiferos terrestres. Mas ja que eh para comparar tamanho, vamos usar o exemplo do maior cerebro que existe no planeta terra, o da baleia cachalote.
O cerebro da baleia cachalote tem quase 8kg, e o cortex cerebral eh tao denso quanto o humano (e obviamente mais denso q o do golfinho). Mas se eh tao grande assim, porque sera que as baleias nao sao "mais inteligentes" que o homem? Na minha opiniao, devido aa dois fatores. O primeiro eh que mesmo sendo igualmente denso, o numero de neuronios no cortex cerebral da baleia (eh no cortex cerebral eh onde ocorrem todas as atividades relacionadas aa inteligencia) eh de apenas 12 bilhoes, enquanto que no homem eh de aproximadamente 20 bilhoes ("Total Neocortical Cell Number in the Mysticete Brain. N.Eriksen, B.Pakkenberg). Ou seja, temos mais neuronios que o maior cerebro no planeta. E ainda assim, isso nao eh tudo. As ligacoes cerebrais eh o que realmente importa. Imagine que eu tenho um pentium 3 rodando um programa para desvendar o DNA humano, e voce tem um pentium quad core para acessar a internet... eh mais ou menos isso. A outra diferenca eh que nos humanos temos maos, e para sobreviver, tivemos que aprender a usar as nossas maos para utilizar ferramentas e compensar a nossa imensa fragilidade comparada aas outras racas.
Brincar eh um treinamento para a vida madura.

Citar
Não podemos afirmar intenção do gato de contar uma história porque ainda não sabemos sequer como ele manifesta esta intenção

Nao estou negando que o gato se comunica. Eh obvio que ele se comunica com humanos. Ele sabe o que deve fazer para pedir comida, para abrir a porta para fazer suas necessidades e etc. Mas contar uma historia, com comeco meio e fim, ai voce esta brincando. Eh so isso o que eu estou afirmando, nada mais.

Evolucao (cerebral principalmente) depende de 2 coisas: capacidade plastica (existem neuronios suficientes para processar informacao?) e pressao do meio ambiente. A natureza eh muito sabia. Se nao existe a necessidade (pressao) de uma especie desenvolver uma alta capacidade cerebral (ou qualquer outra), simplesmente nao vai ser desenvolvida.
Comparado com outros animais, o ser humano eh ridiculo... nao conseguimos correr, temos um cabecao que eh extremamente fragil e nao conseguimos nos defender bem. Se nao tivessemos a inteligencia, ja estariamos extintos ha muito tempo.

Citar
, pois não dominamos seus aspéctos de comunicação, o que sabemos é que o cérebro vai formando conexões responsáveis por suas aptidões

Perfeito... mas se nao existem neuronios suficientes, como eh que as conexoes se formam?


Citar
, que depois de um tempo se consolidam, ou seja, nada impede que você ensine um animal segundo preceitos humanos (como um pesquisador que está criando um macaquinho junto com seu filho de forma igual para ver como ele se desenvolve e os resultados estão sendo assustadores, vi isso no natgeo outro dia, achei muito legal a criança e o macaquinho de 2 anos, ele está criando o macaquinho como um surdo-mudo).

Veja, vc vai conseguir resultados extraordinarios, mas o macaquinho vai parar por ai... nao espere ver esse macaquinho crescido usando terno e operando na bovespa. Vc pode passar 3 geracoes seguidas tentando ensinar o macaco o que eh derivativos que voce nao vai conseguir. O meu ponto eh que existe um limite computacional. O cerebro humano eh estupido de gigantesco (em numero de neuronios neocorticais). O chimpanze tem apenas 3/4 desse total de neuronios (que interessantemente eh o mesmo numero de neuronios no golfinho e na baleia cachalote*)


Citar
A capacidade de articulação é algo que já está sendo estudado em macacos, baleias e golfinhos, inclusive tem um cara, bem doido por sinal, que defende, baseado em estudos dos cantos das baleias, que as baleias são os animais mais aptos a fazer construções articuladas, inclusive melhores que as feitas pelo homem.

Fonte? Essa sua (ou dele) afirmacao eh muito aberta, eh como falar que cavalos arabes mascam chicle melhor que os humanos...

Citar
Agora de vamos discutir intenção ai a coisa fica ainda mais complicada, porque continuamos não tendo como garantir a intenção do animal

Voce mesmo admitiu recentemente q o gato nao tinha consciencia que estava carregando uma camera. QED nao existe intencao.

Citar
Eu recebo uma ordem para clicar um edifício de uma certa forma, a intenção não é minha, é de quem ordenou... Eu perderia o direito da foto? Agora imagine uma outra condição mais absurda. Um homem recebe uma câmera no capacete com uma câmera durante um salto de paraquedas e recebe a instrução de olhar sempre diretamente para um outro paraquedista em queda livre, em outro ponto eu treino um macaquinho para olhar para o paraquedista com o mesmo capacete. Ambos estão seguindo a intenção de um terceiro, mas possuem a intensão de olhar para o paraquedista em queda para atender ao requisito. De quem é a foto?

Voce esta confundindo as coisas... a intencao de fazer a foto eh sua sim. Quem pediu foi o cliente, mas se voce nao tiver a intencao de fazer a foto, ela nunca vai existir. O caso do paraquedista eh interessante (ainda mais porque eu fui cinegrafista/fotografo de skydive por muitos anos em boituva, campinas e resende), se se um macaco saltar de paraquedas junto com um tandem e fizer a imagem, eu dou credito ao macaco. Mas supondo que alguem consiga tal feito, sera que existe uma intencao real do macaco em fazer a imagem ou tem apenas a intencao por condicionamento em olhar fixamente para o assunto?

Citar
Então PAdu eu já vi esse tipo de robô, na verdade eu trabalho com redes neurais na previsão de demanda de projetos inovadores e ela atua de forma semelhante, mas falta ainda a voltade própria, inclusive de se rebelar e de se reproduzir, é esse tipo de robô que nos forçaria a rever nossos conceitos. :)

Realmente existe um mito sobre redes neurais. Assim que se menciona "redes neurais", automaticamente se cria uma aura mistica. Eu iniciei meu mestrado em redes neurais, mas depois que fiz meu primeiro projeto com redes neurais (http://www.merlotti.com/EngHome/Computing/iris_rec_nn.pdf) eu finalmente enxerguei que ANN nao passa de um metodo estatistico, assim como qualquer outro que faz modelagem por clustering.


*-Gerhard Roth. Is the human brain unique?. Mirror Neurons and the Evolution of Brain and Language by By Maksim Stamenov, Vittorio Gallese. John Benjamins Publishing Company, 2002.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #70 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:14:35
Padu eu vi esse trabalho apresentado no X colóquio internacional de poder local, como é da minha área (inovação e educação) é um dos que eu me lembro rs... Eu vou ver se acho os anais em março quando eu voltar de férias.

Padu todos esses comportamentos que eu citei possuem os mesmos fundamentos que contar uma história, para contar uma história você precisa apenas te capacidade de organizar idéias, passa-las por alguma forma de comunicação e se a história for criada ser criativo, se a história for real ter uma boa memória, os animais possuem todos estes fundamentos, não é porque você é incapaz de compreender a comunicação deles que eles não são inteligentes, seria uma generalização do tipo de quem encontra um Chinês e por não saber nada de Mandarim conclui que ele é incapaz de contar uma história ou que ele intelectualmente é inferior por não conseguir transmitir o que pensa. Essa linha de raciocínio não é consistente porque nós não entendemos ao certo a comunicação dos animais, mas é fato que se comunicam.
Estes comportamentos não são genéticos como você afirma, porque a maioria deles já foi confirmado que passa de pai para filho, inclusive baleias aprendem a cantar observando que que tem mais sucesso com as fêmeas, ou seja, é uma resposta critiva e passada de pai para filho, assim como nós. Existe uma pesquisa (que vi em um curso de psicologia que fiz a algum tempo) que mostrou que se o ser humano não for submetido nos primeiros anos de vida à rotina que submetemos nossas crianças ele não consegue mais organizar seu raciocínio e sequer consegue articular frases, essa pesquisa teve por base uma menina que o pai manteve presa por 13 anos dentro de um quarto sem contato humano e mesmo depois de muita atenção ela só conseguiu decorar as palavras, mas nunca conseguiu aprender elementos básicos de cultura e nem mesmo a articular palavras, ou seja, não é nosso cérebro que é melhor, com isso eles concluiram que nosso cérebro não é especial e sim o conhecimento que passamos é que é diferente do passado por outros animais.

Quanto ao número de neurônios procure textos de uma pesquisadora da UFRJ chamada Suzana Herculano-Houzel, ela é uma das criadoras da sopa de cérebro (o método mais eficiente para contar o número de neurônios), ela normalmente defende que nosso cérebro não é nem o maior e nem o com mais neurônios, temos apenas uma densidade de neurônios grande, mas não podemos comparar isso com outros animais de grande porte devido a conveniente proibição da realização de pesquisas com eles.

A fonte do cara é a pesquisa de campo que ele está fazendo coletando cantos de baleia ao redor do mundo e analisando todos por computador, o trabalho dele não se baseia em revisão bibligráfica, é pesquisa de campo.

Eu não admiti que o gato nào tinha consciência não... Estou dizendo desde o começo que não dá para afirmar isso, porque sequer entendemos os objetivos dele.

Padu e o que é condicionamento? Me desculpe, mas educação é condicionamento, aprendemos por condicionamento, somos basicamente condicionados e modelados desde a infância baseado em reconhecimento, recompensas e punições, assim como um animal... A criatividade é inerente ao próprio processo evolutivo, quando estamos de fronte a uma condição nova simplesmente coletamos o que já temos de informações (fornecidas pelo meio e pelo acumulado que nos foi transmitido) e simplesmente partimos para dedução, coisa que os animais também fazem, inclusive aves (que na verdade me espantam mais do que mamíferos, o corvo é um animal de uma inteligência assustadora).
A questão do macaco, eles jogam até videogame.... Macacos Resus aprendem a jogar videogame e quando trocam os jogos eles simplesmente aprendem por si só e encontram soluções criativas. Eu fico pensando em quão interessante seria tentar adaptar uma câmera fotográfica para um animal como esses desde pequeno e recompensá-lo por belas fotos para ver até onde ele iria. :) Mas se você acabou de dar o crédito ao macaco para mim já está de bom tamanho rs... Já estamos chegando a um concenso que não se assemelha a "O homem é o centro do universo"... rs...

Bom Padu, o importante é que ela aprende constantemente por si só e toma decisões, mas de qualquer forma eu não considero nem as redes neurais e nem um robô sem vontade própria um ser que merece nosso reconhecimento. Para mim esse mérito vem com uma coisa chamada vontade própria, um ser com vontade própria e autosuficiente merece nosso respeito e qualquer um desses que consiga manter empatia e até romper os instintos básicos de sobrevivência para fazer algo em pró de outro ser merece ainda mais respeito, porque este se igualou a nós, a seu modo, mas se igualou. Quando você ve um macaquinho que não sabe nadar pular na água para salvar outro, ou quando ve um cão salvando o dono é de se pensar que esses animais não são apenas carcaças regadas a instinto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #71 Online: 26 de Janeiro de 2008, 00:59:31
Sobre consciencia, nao vou mais discutir. Estamos andando em circulos. Ja apresentei o que tinha que apresentar, cada um tire suas proprias conclusoes.


Quanto ao número de neurônios procure textos de uma pesquisadora da UFRJ chamada Suzana Herculano-Houzel, ela é uma das criadoras da sopa de cérebro (o método mais eficiente para contar o número de neurônios), ela normalmente defende que nosso cérebro não é nem o maior e nem o com mais neurônios, temos apenas uma densidade de neurônios grande, mas não podemos comparar isso com outros animais de grande porte devido a conveniente proibição da realização de pesquisas com eles.

As pesquisas do Pakkenberg sao muito bem aceitas no meio neuro-cognitivo e na biologia em geral. Sua afirmacao sobre "o metodo mais eficiente" novamente deixa a desejar no ponto academico. Frases desse tipo me arrepiam.
Se conseguimos contar quantos neuronios existem em um cerebro humano, porque diabos teriamos dificuldade em contar quantos existem no cerebro de uma baleia? Neuronio nao vira po quando um animal morre... com o perdao da palavra, acho que voce esta redondamente enganado nesse ponto.



Citar
A fonte do cara é a pesquisa de campo que ele está fazendo coletando cantos de baleia ao redor do mundo e analisando todos por computador, o trabalho dele não se baseia em revisão bibligráfica, é pesquisa de campo.

As pesquisas q eu citei foram todas publicadas em jornais academicos. Os academicos de plantao sabem o que eh publicar um trabalho em um jornal de respeito, tem q ter pesquisa bem fundada por detras.



Citar
Padu e o que é condicionamento? Me desculpe, mas educação é condicionamento

Eu nao concordo e acho que poucos educadores vao concordar com voce. Concordo que condicionamento (recompensas, punicoes) sao parte da educacao, mas os dois nao sao sinonimos.


Citar
Mas se você acabou de dar o crédito ao macaco para mim já está de bom tamanho rs... Já estamos chegando a um concenso que não se assemelha a "O homem é o centro do universo"... rs...

Credito condicional... o dia q o macaco saltar de paraquedas e filmar um salto duplo do comeco ao fim, sim, o credito eh completamente dele. Pelo que eu sei, isso nunca aconteceu. Eu nao sou antropocosmista nao, mas nao sou cego. Animais realmente exibem comportamentos muito evoluidos, mas nenhum tao completo quanto o homem. Point mute em continuar discutindo isso.


Citar
...eu não considero nem as redes neurais e nem um robô sem vontade própria um ser que merece nosso reconhecimento.

Eu nao considero nem um "ser".


Citar
Para mim esse mérito vem com uma coisa chamada vontade própria, um ser com vontade própria e autosuficiente merece nosso respeito

Essa nocao de merecimento de respeito eh algo bem interessante. Eh uma concidencia incrivel como o nosso respeito pelos animais eh proporcional aa sua inteligencia... respeitamos muito mais uma baleia/golfinho/chimpanze do que um rato, uma cobra, uma aranha, uma mosca, uma bacteria... e todos sao seres com vontade propria...

Citar
e qualquer um desses que consiga manter empatia e até romper os instintos básicos de sobrevivência para fazer algo em pró de outro ser merece ainda mais respeito, porque este se igualou a nós, a seu modo, mas se igualou. Quando você ve um macaquinho que não sabe nadar pular na água para salvar outro, ou quando ve um cão salvando o dono é de se pensar que esses animais não são apenas carcaças regadas a instinto.


Se voce ler o "The Selfish Gene" do Richard Dawkins, vai entender o motivo real desses altruismos.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #72 Online: 26 de Janeiro de 2008, 02:14:58
Ah, uma coisa que me deixou de boca aberta quando vi, num documentário :
no encontro do Rio Amazonas com o mar existem milhares e milhares de uma determinada espécie de água marinha, mas de tamanha quantidade que o câmera chegava a ficar totalmente no escuro no meio delas, a uma profundidade de alguns metros de água limpa.
O que me fascinou foi que estes animais não tem olhos nem cérebro, mas tem a perfeita capacidade de migrar de acordo com as estações do ano, e estão sempre num movimento uniforme, todas ao mesmo tempo e na mesma direção.......realmente incrível.
Conheço gente com 2 olhos e que diz que tem cérebro que nem é capaz de fazer isso  :assobi: :hysterical:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #73 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:48:06
Padu não sou eu que digo que é o mais eficiente, é o meio acadêmico que define isso, as contagens anteriores eram feitas por fatiamento e contagem dos neorônios em cada fatia, o método da sopa de cérebro é diferente e possibilita contagens bem mais precisas, eu não sei dizer porque (não é minha área), mas o método vem sendo adotado como o mais eficiente por diversas publicações especializadas. Afirmações sobre eficiência não devem arrepiar Padu, porque são mensuráveis, se um método de medição é mais preciso do que o outro para certas aplicações então ele é mais eficiente nesta medição e ponto. Se surgir um melhor futuramente certamente tomará o posto e ponto, eficiência é algo relativamente fácil de medir, ainda mais com métodos quantitativos.
Eu tenho muito pé atrás com pesquisas do tipo realizadas por cientístas que trabalham com hipóteses muito centradas no ser humano, porque elas costumam colocar sempre a hipótese de que o homem é o centro do universo e buscam adaptar a teoria a esta hipótese, tanto que propuseram a teoria do volume cerebral relacionadas a inteligência e quando descobriram que outros animais tinha cérebros até 8x maiores que o nosso os mesmos cientístas correram para derrubar a teoria do volume, mesmo sem constatar se os outros animais eram de fato mais inteligentes, ou seja a hipótese original deste tipo de trabalho se baseia no ser humano como centro do universo o que para mim é uma falha mortal de qualquer teoria do tipo, a do número de neurônios também será caçada, porque a sopa de cérebro está mostrando que existem animais com mais neurônios, o engraçado é que assim que começaram a surgir as pesquisas baseadas no método da sopa de cérebro, provando que existem animais com mais neurônios surgiram cientístas americanos relacionando a inteligência não mais ao número de neurônios mas à densidade com as quais eles se agregam, ou seja, continua mantida a premissa da superioridade do ser humano, ou seja, se o método não permite concluir que o ser humano é superior ele deve ser desconsiderado, esse tipo de pesquisa não serve para relacionar humanos com animais porque elas já partem do pressuposto que somos superiores. Eu fico arrepiado é quando a superioridade da espécie humana é colocada como premissa básica para tais tipos de teorias, o que ocorre quase sempre neste meio (poucos cientístas tem a humildade de assumir que podemos não ser superiores, apenas diferentes). 
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 12:52:19 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 27 de Janeiro de 2008, 00:26:30
Agora só fiquei meio desanimado pq vou ter que dar uma camera pra cada gato que eu tenho... e são mais de 8  :hysterical:

mas ta bem bacana a discussão, alto nível  :clap:

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8