Autor Tópico: Agora até gato é fotógrafo....  (Lida 34059 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 22 de Janeiro de 2008, 12:11:54
Hoje eu estava navegando e olha só o que eu encontrei....


Artista faz gato virar fotógrafo na Alemanha
Mulher botou uma câmera automática no pescoço do bichano.

Uma artista alemã botou o seu pequeno gato para virar um fotógrafo. Ramona Markstein pendurou uma câmera automática no pescoço do Fritz. A máquina tira foto a cada 15 segundos durante uma hora
Ramona (na foto com o bichinho) coloca as melhores fotos no site katz23.de (em alemão), onde também tem um texto em ‘primeira pessoa’ do pequeno Fritz.


Quem quiser ver as fotos do gato visite: http://www.katz23.de/

A fonte da matéria é: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL268050-6091,00-ARTISTA+FAZ+GATO+VIRAR+FOTOGRAFO+NA+ALEMANHA.html

O que acharam do talento do bichano???? A noção de composição, a qualidade técnica... :)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 12:16:49 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2008, 13:42:00
Eu acho que a questão deste tópico é mais voltada pro acaso na arte, e não pro pobre bichinho em si.
É uma questão muito semelhante à câmera-cega
http://www.iconica.com.br/arteacaso/galeria.htm

Mas, por enquanto, eu só vou colocar lenha na fogueira. É de se negar que algumas fotos do gatinho são maravilhosas?  :assobi:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2008, 14:27:52
Nossa, tem umas muito legais mesmo!

A primeira do primeiro dia é quase uma foto da família do Ivan :o
huAHUAuhhUA


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2008, 14:57:43
Acho q esse gatinho tem que melhorar mais o enquadramento das suas fotos, usar um tripé para não saírem tão tremidas, focalizar melhor o assunto desejado, fotometrar direitinho, fazer as regulagens do tempo de exposisão e aberturas corretamente e etc...
Ops...esqueci q não estou no corredor polonês.  :doh:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2008, 15:24:30
Mas, por enquanto, eu só vou colocar lenha na fogueira. É de se negar que algumas fotos do gatinho são maravilhosas?  :assobi:

Minha idéia foi essa mesma, colocar lenha na fogueira rs...  >:D
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2008, 15:42:37
É de se negar que algumas fotos do gatinho são maravilhosas?  :assobi:

Acho q se a gente pendurar uma máquina dessas no pescoço de um ratinho iremos ver fotos mais bacanas pq o ratos andam por mais lugares que os gatos...inclusive nos submundos (hehehehe). Mas dizer q são maravilhosas daí é um pouco demais. Até hoje, de todas as fotos que eu postei aqui, nunca recebi um comentário nem perto do tipo MARAVILHOSO...rssss...talvez nenhuma foto minha mereça tal elogio mesmo...ou talvez deva pendurar minha câmera no meu pescoço e sair atirando para todo o lado e no fim do dia aproveitar uma que mereça destaque...talvez eu nem precise mais de informações e dicas do fórum, workshops, livros, cursos e etc...talvez eu só precise de uma câmera dessas :assobi:
Hehehehe....também adoro uma polêmica  >:D >:D >:D >:D
 :fight: :fight: :fight:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2008, 15:50:42
Diria o seguinte Guto é a mesma questão da síndrome do clicador.. O cara faz 1000 fotos e uma sai boa, ai ele acha que já está fotografando bem pra caramba. Com uma foto a cada 15 segundos é de se esperar que cedo ou tarde apareça algo legal, o gato passa o dia todo clicando uma foto a cada 15 segundos, na verdade ele é o campeão dos clicadores, ele faz 240 fotos por hora, 5760 fotos por dia, 2102400 fotos por ano. O Gato daria PT em 21 Canon 40D em um ano rs... Quer clicador maior que esse?
Isso só vem a confirmar a teoria do clicador, não é que seja bom fotógrafo é que estatisticamente a chance de você conseguir uma foto boa no meio de uma infinidade é muito grande, quero ver é conseguir uma foto boa em cada 5 ou 10.... ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2008, 17:09:12
É bem por aí Leo.  :)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2008, 17:51:13
Isso me lembra uma passagem interessante, fui fazer uma foto para um cliente em estúdio, tudo controladinho, ele me passou o que queria e eu fiz a produção, fiz apenas 9 cliques da mesma foto com apenas pequenos ajustes de diferença (detalhes como pedir para o modelo usar o braço mais para cá, ou mais para lá), mas todas atendendo as especificações do clinete e mandei um e-mail com uma index para ele escolher a que ele gostaria de usar na campanha...
A resposta dele foi: "Qualquer uma, todas estão excelentes para o meu uso!" Nem preciso dizer como isso me satisfez, afinal mandei tudo que tinha feito e tudo estava dentro das especificações de qualidade do cliente, o que me deixou feliz pela objetividade de meu trabalho, não preciso clicar muito para obter os resultados que quero...
Ai de vez em quando eu vejo fotógrafos que clicam 50 fotos e o cliente pede para refazer.... Como alguém precisa mais de 50 fotos para conseguir uma que atenda o cliente e ainda vem se denominar um fotógrafo de qualidade? Isso para mim é clicador, que é o que vejo em quantidades enormes por ai... Um monte de clicadores, que não buscam o conhecimento e a precisão do trabalho e clicam no chute até obter um resultado satisfatório, infelizmente essa é uma grande realidade do mercado, ainda sou obrigado a ouvir que cobro caro porque demoro menos do que os concorrentes e peço mais alto... :(
Se quer economizar com alguém que não tem idéia do que está está fazendo e clica no chute então pendura uma câmera no pescoço do gato que é mais barato... rs....
Desculpe o desabafo, mas é que as vezes isso me estressa... :assobi:
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 17:54:55 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2008, 19:08:04
Uma coincidencia pessoal foi que minha fotografia comecou a melhorar (na minha opiniao 8)) quando eu voltei a fotografar em 35mm e grande formato. Eh o lance da concentracao. Eu vou dar um exemplo em uma outra area. Quando eu jogo golf informal, em cada buraco eu jogo 3 ou 4 bolinhas, completamente fora das regras. Seria de se esperar que minha pontuacao aumentasse pois eu uso a melhor das 3 ou 4, e nao eh o caso. Quando eu jogo nas regras, eu so tenho 1 chance para obter o melhor resultado... eh o mesmo caso em 35mm e mais restrito ainda em grande formato.
Para 2008, eu resolvi que fotos pessoais, como saidas fotograficas, serao feitas em filme, e profissionais em digital.

http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:08:28
Padu eu trabalho com digital a tempos e continuo avançando, é difícil eu passar muito de umas 10 fotos em um ensaio de uma foto publicitária, mesmo sendo digital eu faço tudo pensadinho... Acho um erro trabalhar no chute só porque é fácil.... É claro que o filme é menos tentador para se trabalhar no chute, mas acredito que se alguém quer ser um bom profissional também não deve ceder à tentação da loteria do digital, um dos requisitos da boa fotografia é o controle, se alguém abre mão do controle para obter fotos a partir de loteria (seja no filme, seja no digital) esta pessoa não está sendo um bom fotógrafo.
Eu trabalho 99.99999% digital, até em minhas saídas (que atualmente tenho feito com uma UZ, o que na minha opinião é super desafiador), o que me limito é a clicar apenas o que tenho condições de fazer bem feito, é pura disciplina, eu dificilmente clico muito e menos ainda sem pensar... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2008, 21:22:22
algumas opiniões

sobre as fotos, por mais que o gato carregue a câmera, as fotos não são dele, mas de quem colocou a câmera nele (claro se isso tiver sido de caso pensado), alguém que quis retratar o que o gato via.


Sobre quantidade de clicks, olha a diferença não é tão grande a meu ver, independente de filme ou digital, o que faz io número de cliques aumentar é a falta de segurança no que vc está fazendo, se vc pensa bem antes da foto, não terá 5000 cliques.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2008, 21:26:51
: Mas dizer q são maravilhosas daí é um pouco demais.

Não acho demais não. Tudo faz parte do deleite estetico de uma pessoa. Aliás, esse assunto dá pano pra manga, porque temos que investigar as noções de gosto, arte, obra de arte, etc. É um assunto que abrange outros milhares de assuntos, mas vou deixar alguns tópicos sobre meu ponto de vista.

1 - Tem uma foto do gatinho que eu acho maravilhosa...maravilhosa mesmo. Tecnicamente não é o símbolo da perfeição, embora eu ache a "composição" (ou obra do acaso) muito bacana. Mas aí é que está..a foto para tocar a gente precisa mesmo ser perfeita, com exposição correta, com uma belissima composição classica obedecendo a regra dos terços, e todos os recursos que dispomos? Se entrarmos na área técnica, claro que tem por onde seguir um raciocinio.
Mas pra mim, uma pessoa que é fascinada por fotografia experimental, baixas velocidades e tudo de mais esquisito que a arte tem pra oferecer, uma foto do gatinho representa muito mais pra mim do que uma foto perfeita de um tucano suntuoso numa floresta.
2 - Isso não é só na fotografia não, qualquer ramo artistico a gente encontra isso. Nem sempre (ou quase nunca) há um resultado satisfatório. O que facilita a fotografia é o fato de ser instantaneo. Se vc puser um gatinho pra pintar, talvez saia 1 quadro bem em 20 mil. O problema é tempo habil pra fazer 20 mil telas. Com fotografia é só apertar um botao, entao é bem mais facil a tentativa e erro..o que nos leva aos clicadores
3 - Uma coisa é se denominar fotógrafo e outra coisa é usar a fotografia para algum meio. Entramos agora no merito de titulação, porque um artista plastico clicador não é um FOTOGRAFO, mas ao mesmo tempo ele trabalha com fotografia..então há um problema em terminologias. Não vejo problema algum nos clicadores, não vejo problema nos gatinhos, nem nessas porralouquices. Cada um atua em uma area muito especifica. na fotografia-arte, parece que tah valendo tudo. O problema é um clicador tentar atuar onde é necessario um fotografo profissional. Acho que devemos separar bem as coisas

: talvez eu nem precise mais de informações e dicas do fórum, workshops, livros, cursos e etc...talvez eu só precise de uma câmera dessas

Na faculdade de artes a gente passou pelo mesmo tipo de problema. De um lado, as pessoas que gastavam neuronios pra aprender o desenho classico, aprender todas a tecnicas, bla bla bla e faziam trabalhos muito bons. Outras que iam pela vertente do cenceitualismo e/ou do abstrato informal e tambem faziam trabalhos muito bons. Um, fatalmente terá mais campo para atuar, podendo ser ilustrador, artista grafico etc. Os que se limitaram a fazer só uma coisa..como disse, estarao limitados.
Assim é com os clicadores, os gatinhos e vocês, profissionais habilidosos. Quando entra-se no campo artistico, "fotografia-arte", muitos aspectos tecnicos serão jogados no lixo para uma maior expressividade. Há os que só sabem fazer isso.  É em outros campos que pode se notar o profissional fotografo.


Pra aumentar mais a polêmica: melhor que muita coisa por aí


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2008, 21:29:13
: sobre as fotos, por mais que o gato carregue a câmera, as fotos não são dele, mas de quem colocou a câmera nele (claro se isso tiver sido de caso pensado), alguém que quis retratar o que o gato via.

Eu esqueci do detalhe...dizer que as fotos são do gatinho é mais um sarcasmo do que qq outra coisa. É só uma forma diferente de se fazer câmera cega (nem tão diferente assim..). Acho que a polemica está mais no fato de se atribuir as fotos ao gatinho do que as fotos em si


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2008, 22:13:34
algumas opiniões

sobre as fotos, por mais que o gato carregue a câmera, as fotos não são dele, mas de quem colocou a câmera nele (claro se isso tiver sido de caso pensado), alguém que quis retratar o que o gato via.


Sobre quantidade de clicks, olha a diferença não é tão grande a meu ver, independente de filme ou digital, o que faz io número de cliques aumentar é a falta de segurança no que vc está fazendo, se vc pensa bem antes da foto, não terá 5000 cliques.

Esse seu pensamento eh interessante. Por exemplo, uma das fotos mais famosas do Henri Cartier-Bresson "nao eh dele"... Ele estava no meio de uma multidao, e para fazer a foto que ele queria, precisava de um ponto de vista alto. Ele ajustou a sua leica para a exposicao que ele queria e pediu para um cara que estava trepado em uma arvore apertar o botao...

De quem eh a foto?
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California