Autor Tópico: pilhas NiMn ou bateria?  (Lida 3667 vezes)

eeescorpiana26

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 30 de Junho de 2005, 11:35:11
o que é melhor

pilhas NiMn ou baterias?

já ouvi falar que as baterias são "mais inteligentes" será verdade?

abraços


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2005, 11:52:32
Penso q ambas têm vantagens, eu prefiro baterias de Nimh (pilhas recarregáves) à baterias proprietárias pelo custo e facilidade de encontrar, apesar disso é difícil se encontrar originais (existe muita, mas muita coisa falsa mesmo), e para levar dois jogos extras seria meio kg mais na bagagem.

Por outro lado minha câmera atual usa bateria, carrega mt mais rápido que minha Fuji que usava pilhas, é bem mais leve, com 50g vc carrega duas baterias extras p. ex., e baterias nunca vi falsas. Como você disse, a mais nova geração dificilmente fica 'viciada', tem circuitos de proteção que evitam isso (mas penso que as Nimh tbm não são mt diferentes, têm uma vida bem longa).

 
« Última modificação: 30 de Junho de 2005, 11:53:39 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2005, 15:32:43
Olá!

Eu também pensava como o Guss, mas tenho que confessar que a tecnologia de bateria proprietária me encantou. Carrega mto rápido e tem uma excelente durabilidade.

Uso as 2 tecnologias (proprietária pra cam e pilhas NiMh para o flash). O flash leva umas 15 hs pra carregar... Em 90 minutos, a bateria da 10D tá carregada (eu deixo sempre mais 1 hora pra pegar carga maxima - conselho do manual)..

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2005, 18:02:37
A pilha recarregável do formato AA é a melhor opção.
Custa muito mais barato, dura prá caramba (as minhas duas mais antigas estão fazendo dois anos e nenhum sinal de fim ainda) e basta ter dois jogos para ficar bem assistido. Além do mais, a cãmera que funciona com essas pilhas pode usar pilhas alcalinas compradas na esquina, se necessário.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2005, 20:03:18
O tempo de carregamento não é mais problema, carrego 4 pilhas NiMh em 15 min.


charlesdias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2005, 20:07:13
Eu prefiro as pilhas por serem:

 - Mais baratas;
 - Mais fáceis de serem encontradas:
 - Com maior capacidade de carga.

 T+

 Charles
T+

  Charles Dias

***************************************************
Veja a NOVA EDIÇÃO do www.loucoporfotografia.net, revista online de fotografia.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2005, 20:43:19
Citar
O tempo de carregamento não é mais problema, carrego 4 pilhas NiMh em 15 min.
Supondo que as pilhas sejam de 2Ah, a corrente carga teria que ser de 8A, o que certamente iria esquentar tanto que faria as pilhas vazarem. Mesmo uma carga de 2h reduz a vida útil das pilhas, pois o fabricante geralmente recomenda 12, 16 horas.
Com certeza não dá pra carregar pilhas de NiMH em 15 minutos, pois além de não chegar perto de sua capacidade máxima, reduz muito sua vida útil.
Não recomendo carregar esse tipo de pilha em menos de 4horas.
« Última modificação: 01 de Julho de 2005, 23:24:02 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2005, 21:49:27
Citar
Citar
O tempo de carregamento não é mais problema, carrego 4 pilhas NiMh em 15 min.
Supondo que as pilhas sejam de 2Ah, a corrente carga teria que ser de 8Ah, o que certamente iria esquentar tanto que faria as pilhas vazarem. Mesmo uma carga de 2h reduz a vida útil das pilhas, pois o fabricante geralmente recomenda 12, 16 horas.
Com certeza não dá pra carregar pilhas de NiMH em 15 minutos, pois além de não chegar perto de sua capacidade máxima, reduz muito sua vida útil.
Não recomendo carregar esse tipo de pilha em menos de 4horas.
Não sei se reduz a vida útil pois comprei o carregador de 15 minutos há pouco tempo.

A capacidade realmente é menos, 80% da capacidade da pilha, o que acho que vale a pena.

Quanto a esquentar, realmente deve esquentar, tanto que o carregador possuí um cooler. O fabricante das pilhas é o mesmo do carregador (Sony).

 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2005, 01:26:52
Olá!
Tudo jóia?
Há vantagens para os 2 lados....

Pra mim, as MELHORES são as baterias "proprietárias" que são feitas para determinadas câmeras... sempre duram mais e são mais fáceis de carregar (aqui tanto em relação a carregar a carga, quanto carregar a própria bateria, colocar no compartimento, etc). Sem falar que são mais confiáveis...

MAS, meu BOLSO preferem as pilhas (de prefêrencia as Ni-mH) que são baratas e por mais que sejam falsas, dá para você comprar 10 kits de 4 pilhas com o mesmo preço da bateria proprietária. Sem ainda contar com a vasta gama de opções e disponibilidade de se ter pilhas em qualquer padaria (como foi dito acima). A vantagem está aí também.
Abraços,


Renato
« Última modificação: 01 de Julho de 2005, 01:27:10 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2005, 06:08:37
Sobre o custo, comprei uma bateria NP 800 (650 mAh) pra minha A200, da marca CTA, por US$14. Enquanto paguei US$11 por 4 pilhas NiMh de 2300mAh, da mesma marca. A marca é muito confiável, e já venho usando os produtos deles há algum tempo.

Quanto ao tempo de carga, 90 min a bateria, 60 min as pilhas. As pilhas venho usando há muito tempo, e a duração é excelente (em torno de 350 a 400 fotos com a Canon A95).

Sempre achei que bateria fosse melhor, por conta do tamanho e peso. Mas quando você compra uma cam, que não uma compacta, que necessita de uma case um pouco maior, esse argumento perde força.

Aproveito pra esclarecer uma dúvida. Ambos os carregadores se apagam após algum tempo de carga. Eles realmente param de carregar? Vale a pena deixar mais um pouco?

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2005, 10:20:01
The Ripper, obrigado por sua explicação técnica... Era exatamente o que eu ia responder...

Não adianta fazer milagres.... Acelerar o processo de carregamento das baterias vai fazer com que ela não consiga aproveitar o máximo de sua carga e ainda faz com que ela sofra o fenomeno do superaquecimento.

Estou satisfeito com meu carregador de 12/16 horas.... Faço uma seção inteira de fotos com elas usando o Sigma 500 Super (em torno de 300 fotos), e ele não arreia!

Esse assunto de 15 min é igual ao das lentes 28-300.... Voce tem mais versatilidade, mas paga o preço de alguma forma!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2005, 23:26:55
neocosmo, depois que o pessoal começou a vender baterias proprietárias por US$6 no ebay, o argumento do preço caiu por terra. Comprei uma bateria pra minha FZ20 e paguei R$36, já com frete pra minha casa. Dura praticamente tanto quanto a original ;)  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2005, 02:56:32
Citar
neocosmo, depois que o pessoal começou a vender baterias proprietárias por US$6 no ebay, o argumento do preço caiu por terra. Comprei uma bateria pra minha FZ20 e paguei R$36, já com frete pra minha casa. Dura praticamente tanto quanto a original

legal... mas eu num tive ainda esta sorte de ter uma câmera em que a bateria proprietária estivesse assim tão barata...

Tenho uma minolta que usa pilhas "normais" e que também "inventaram" uma bateria proprietária.... mas o preço das proprietárias são bem mais caras...
E no Brasil só vai vingar os preços "baixos" do exterior quando vim a Alca... infelizmente $6 (seis doletas) aqui valem mais do que R$ 120,00 (cento e vinte reais)....
Eu comprei 4 pilhas e um carregador de 2500mah da power 2000 pela BH ((o Léo que trouxe para mim na época!!! VAleu Léo)) e paguei $ 19,99... aqui um carregador "Sony original" de 2300mah o mais barato tá R$ 70,00 (e ainda do Paraguai!!!)... aqui no Brasil é "foda".... os preços são absurdamente LOUCOS...

Abraços,


Renato
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2005, 15:17:25
Fernando, pode até haver superaquecimento e a pilha pode até ter sua carga total não alcançada. Mas essa carga de X% é mais do que o suficiente pra uma produção em em fotos/hora muito grande. E realmente nunca percebi nenhuma diferença entre uma carga de 1h ou uma carga de mais horas. Uma coisa eu tenho certeza, tenho essas pilhas a um bom tempo, e ainda não perdi nada.

Na minha opinião, carregar uma pilha em 12/16hs é um tempo absurdo. Digamos que você está em viagem, e só vai pro hotel pra dormir. Como você faz? Não dá carga em todas as pilhas? Acaba tendo que trabalhar então com menos de 100% de carga, correto? acho que no final das contas a perda está aí...

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2005, 15:53:25
Citar
Em 90 minutos, a bateria da 10D tá carregada (eu deixo sempre mais 1 hora pra pegar carga maxima - conselho do manual)..

 
Na verdade é o oposto. Eles aconselham a dar carga de 90% (luz laranja). Dizem que conserva mais a vida da mesma.

Aliás, eu prefiro baterias. Não gosto de NiMh.


abraços