Autor Tópico: Nova Porssumer da Fuji - S100fs  (Lida 10106 vezes)

acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #30 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:07:15
Ouçam o que digo (escrevo...): O futuro é das prosumers superzoom, com sensor
grande. As DSLR vão desaparecer do mercado, como os dinossauros.
Pelo andar da carruagem, as prosumers vão melhorar cada vez mais. Com a
altíssima tecnologia aplicada às objetivas, quem vai querer ficar trocando
de lente, se uma Canon S40is vier com sensor APS-C + zoom "L" 24-480mm equiv. ???
Foco rápido, shutter lag baixo etc???

Quem vai querer comprar uma hipotética Nikon D10x, mais cara e tendo que comprar
várias objetivas?

As DSLR vão ficar para usos muito específicos, como os fotógrafos que precisam
de GA, por exemplo, ou super-teles, de 1000mm.

Ouçam o que digo!
:) :) :) :)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:42:26
Sempre foi essa a minha opinião: Que uma arquitetura de cãmeras sem espelho (podem até ter lentes removíveis) substituirá a geração das DSLRs, pois será uma câmera mais verdadeiramente digital. As DSLRs com Live View são um passo nesse sentido, a R1 outro, esta Fuji outro, e assim vai sendo construído o modelo verdadeiro de cãmera digital, não mais uma cãmera de filme com sensor, como são as DSLRs. Continuarão a existir, é claro, como as MF continuaram a existir depois da criação das 35mm, mas a dominância será da nova arquitetura, e chegará um dia em que ninguém achará que por falta de espelho a cãmera é pior.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #32 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:53:10
O problema desta hipotética Canon superzoom seria o preço pois o sensor iria exigir uma lente de alta qualidade e lente boa nunca foi barata, nem nos anos cinquenta nem hoje, sempre será caro fazer uma ótima lente no tamanho de sensor aps. Já pra 2/3 a lente pode ser menor e mais barata. É lógico que com a tecnologia atual os sensores 2/3 cheguem a uma relação custo benefício que atendam a todos os usuários de cameras DSLR de entrada. Eu usei algum tempo a S9500 e fiz ampliações 20x30cm até de fotos ISO 400 com qualidade boa, mesmo elas saindo ruidosas no monitor. A qualidade da cor e da textura não eram similares em qualidade a minha D50 mas aceitáveis pra maioria dos olhos amadores. Da S9000/9500 pra cá muita água já rolou na tecnologia e este sensor é um pouco maior. Se ela tiver o AF rápido e preciso como de uma Alpha 100 por ex.(uma limitação da S9000) e resistência pra uns 50.000 cliques (já que não tem mecanismo de espelho)com uma lente nítida para os 11mp e sem aberração cromática pode valer a pena pra quem quer "tudo em uma". Uma futura versão, se esta fizer sucesso, deverá ter sapata TTL. A Fuji poderia fazer como a Nikon tempos atrás e lançar uma versão com zoom mais pra wide como 20-240mm(equiv.).
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #33 Online: 24 de Janeiro de 2008, 18:09:22
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 24 de Janeiro de 2008, 19:40:08
Sensor 2/3 !! Eu pensei que nunca mais haveria máquina com sensor deste tamanho !!
O que achei mais interessante neste tópico é que a maioria do pessoal que opinou possui DSLR.
Eu tb fiquei impressionado com esta Prosumer da Fuji.
Ao meu ver, o ganho em relação a uma DSLR é o LCD retrátil e o modo de vídeo.
Ninguém ainda falou dos ISO's:

ISO 6400: 6MP or lower,
ISO 10.000: 3MP or lower

Esta Fuji ainda vai dar muito o que falar !!
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 24 de Janeiro de 2008, 20:06:49
Apesar de mais caro, mais gastão de energia, mais lento....ainda existe pelo menos um fabricante acreditando que vale a pena utilizar CCD pela qualidade da imagem.

Estou curioso pelos resultados desta nova geração de sensor..

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #36 Online: 24 de Janeiro de 2008, 21:33:43
Acolla concordo que elas serão opções fantásticas...
Principalmente quando partirem para a lógica da Sony R1... A R1 é uma substituta excelente e prática para uma SLR, com o mesmo padrão de qualidade, acho que o futuro pode ser delas se partirem para um padrão como o da R1.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #37 Online: 24 de Janeiro de 2008, 21:42:18
Agora põe na R1 uma lente 24-300, por exemplo, e ela vai pesar uns 3Kg...esta Fuji já pesa quase 1kg sem bateria. Se vingar esta idéia no futuro vai lascar os fabricantes de lentes independentes que vão ter uma clientela mais restrita, aqueles que insistirem em DSLR. Ou os fabricantes como Sigma e Tamron fariam parcerias(como a da Tamron com a Sony) para investirem alto em desenvolvimento de lentes boas e baratas enquanto as grandes se concentrariam em aperfeiçoar os corpos e sensores.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 24 de Janeiro de 2008, 23:42:40
Zeiss. Basta haver uma baioneta. O fato de não ter espelho não obriga a ter lente integrada.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #39 Online: 25 de Janeiro de 2008, 00:09:44
Esse tópico me fez ficar viajando por aqui...   :assobi:
O problema maior esbarra na necessidade de uma lente como uma 400/2.8...
Não imagino viabilidade técnica de uma lente zoom começando em GA e terminando em 400/2.8...
Se alguém conseguir uma idéia de viabilização disso dá um toque aí...  :D
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 25 de Janeiro de 2008, 00:32:13
Eduardo para que um usuário de dia a dia ou um entusiasta precisa de uma lente equivalente a 400mm com abertura f/2.8?
Uma câmera APS como uma R1 só que com perfil de UZ poderia usar uma lente de 18-250mm, que na verdade é uma lente não muito pesada e que daria quase o equivalente a 400mm. Dependendo da estrutura ela pode ficar compactada quando fechada (porque diferente das lentes de SLR as lentes desse tipo podem se agrupar quando a câmera é desligada) e com isso teria a versatilidade de uma UZ com vários dos benefícios das SLR.
Ivan eu já acho o contrário, acho o EVF muito inferior ao SLR, a grande vantagem que vejo nesse tipo de câmera é exatamente não ter que ficar trocando lente e poder carregar elas de forma bem mais compacta, na verdade elas até poderiam ser SLRs como as antigas Oly E-10 e E-20, que eram ótimas SLR de lentes fixas, ou mesmo que a Olympus C-2500 (que para mim foi o grande protótipo do que eu esperava de uma câmera dessas) que era uma SLR, relativamente compacta, com uma lente de ótima qualidade, só faltava o sensor APS, se conseguissem uma fórmula como aquela, só que quando fechada ela ficasse mais compacta (como uma S5is) e com um zoom mais amplo (tipo equivalente a 28-300) para mim seria o equipamento perfeito para eu carregar a tira colo... Usaria as câmeras de lente intercambiável apenas para trabalhar e ficaria mais do que satisfeito com o equipamento..
Para quem não conhece um pouquinho sobre as preciosidades que estamos falando:
http://www.steves-digicams.com/c2500.html
http://www.steves-digicams.com/e10.html
http://www.steves-digicams.com/2001_reviews/e20n.html

Vejam só que bibelôs... São câmeras bem antigas e com estruturas e recursos fabulosos que foram sendo deixados para trás... :/ Inclusive o lifeview que todo mundo idolatra hoje foi intruduzido pela primeira vez em uma SLR nessas câmeras e já eram do nível dos que temos hoje... :)
 
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 00:33:24 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #41 Online: 25 de Janeiro de 2008, 01:19:01
Eduardo para que um usuário de dia a dia ou um entusiasta precisa de uma lente equivalente a 400mm com abertura f/2.8?
Uma câmera APS como uma R1 só que com perfil de UZ poderia usar uma lente de 18-250mm, que na verdade é uma lente não muito pesada e que daria quase o equivalente a 400mm. Dependendo da estrutura ela pode ficar compactada quando fechada (porque diferente das lentes de SLR as lentes desse tipo podem se agrupar quando a câmera é desligada) e com isso teria a versatilidade de uma UZ com vários dos benefícios das SLR.
Ivan eu já acho o contrário, acho o EVF muito inferior ao SLR, a grande vantagem que vejo nesse tipo de câmera é exatamente não ter que ficar trocando lente e poder carregar elas de forma bem mais compacta, na verdade elas até poderiam ser SLRs como as antigas Oly E-10 e E-20, que eram ótimas SLR de lentes fixas, ou mesmo que a Olympus C-2500 (que para mim foi o grande protótipo do que eu esperava de uma câmera dessas) que era uma SLR, relativamente compacta, com uma lente de ótima qualidade, só faltava o sensor APS, se conseguissem uma fórmula como aquela, só que quando fechada ela ficasse mais compacta (como uma S5is) e com um zoom mais amplo (tipo equivalente a 28-300) para mim seria o equipamento perfeito para eu carregar a tira colo... Usaria as câmeras de lente intercambiável apenas para trabalhar e ficaria mais do que satisfeito com o equipamento..
Para quem não conhece um pouquinho sobre as preciosidades que estamos falando:
http://www.steves-digicams.com/c2500.html
http://www.steves-digicams.com/e10.html
http://www.steves-digicams.com/2001_reviews/e20n.html

Vejam só que bibelôs... São câmeras bem antigas e com estruturas e recursos fabulosos que foram sendo deixados para trás... :/ Inclusive o lifeview que todo mundo idolatra hoje foi intruduzido pela primeira vez em uma SLR nessas câmeras e já eram do nível dos que temos hoje... :)
 

Leo, eu estava viajando...  :D
Na verdade o caminho da viagem se deu em função do comentário do forista sobre o futuro desaparecimento das DSLRs....
E eu fiquei aqui tentando encontrar uma solução técnica prá uma lente dessas...  :)
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 25 de Janeiro de 2008, 01:26:31
Eu nào acredito que as SLR de lente intercambiáveis desapareçam, mas acho meio que inevitável a busca por equipamentos práticos, compactos e com boa qualidade de imagem... Eu mesmo sinto uma necessidade enorme de um desses, você chegou a ver a C-2500, que espetáculo de conceito??? Essa geração da Oly vale a pena ser vista, conceitos ótimos e equipamentoe melhores ainda (se usado o referencial da época).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 25 de Janeiro de 2008, 07:32:16
Os LCD estão evoluindo bastante, se colocarem a tecnologia do LCD da Nikon D300 num EVF, estaria mais que suficiente, eu concordo com o Ivan que espelho e todo seu mecânismo não combinam com equipamentos digitais, principalmente porque eles tomam muito espaço (espessura) no corpo da câmera.

Agora uma câmera como esta Fuji, pra mim ela não tem vantagem nenhuma de portabilidade, e somente existem dois benefícios comparando com uma SLR, selada e filma, eu acho que o objetivo principal que os fabricantes devem buscar são qualidade de imagem, velocidade e portabilidade, o resto é perfumaria.

Tentem imaginar uma câmera como a Panasonic LX1, com um sensor revolucionário e um bom EVF.....Pra que vai servir outra câmera?

Valeu


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #44 Online: 25 de Janeiro de 2008, 08:33:53
A SAmsung Pro815 tinha uma objetiva Schneider-Kreuznach excelente,
28-420mm equiv. (15X), enorme, mas com sensor pequeno.




O problema de grande zoom com sensor APS-C é que teria que ser
MUITO grande, pelo fator de crop.

Uma saída seria uma revolução nos sensores, desenvolvendo-se no sentido
de maior captação de luz combinada com tamanho pequeno.

Ainda estamos na pré-história das digitais. Muita água vai rolar...
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 08:38:28 por acolla »