Autor Tópico: Nova Porssumer da Fuji - S100fs  (Lida 10140 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #45 Online: 25 de Janeiro de 2008, 09:35:36
Os LCD estão evoluindo bastante, se colocarem a tecnologia do LCD da Nikon D300 num EVF, estaria mais que suficiente, eu concordo com o Ivan que espelho e todo seu mecânismo não combinam com equipamentos digitais, principalmente porque eles tomam muito espaço (espessura) no corpo da câmera.

Leandro tá lá a C-2500L para provar que espelho nem ocupa tanto espaço assim.
A grande vantagem do SLR é que você ve a imagem sempre, em qualquer condição de luz, com o EVF isso já é bastante limitado. A Minolta tem uns EVF com 235mil pontos e a visibilidade não só não é tão grande quanto a de uma SLR. O pior problema de uma câmera dessas continua sendo a lente, porque sensores maiores exigem distâncias focais maiores...

Acolla eu concordo contigo que o Zoom vai precisar fazer a lente ficar grande quando fazendo o zoom, mas para saber o tanto que isso vai ser grande basta ver as lentes 18-250 atuais. uma câmera com ela completamente extendida vai ter por volta de uns 30cm de comprimento. Em uso isso não é o problema, o problema é levando o equipamento. Com uma SLR apenas com essa lente você levaria uma câmera com cerca de 5 a 6 cm mais os 20cm da lente fechada, com as tecnologias usadas para "guardar" as lentes das compactas o pessoal tem conseguido reduzir a lente em 5 vezes o seu tamanho fechada, apenas agrupando os elementos quando a câmera está desligada, usando este recurso poderíamos ter uma câmera fechada com cerca de 9cm de comprimento, que é o tamanho de muitas das UZ te temos hoje, na verdade a S5is é pouco maior que isso, isso sem contar as tecnologias que permitem que parte da lente corra por dentro da câmera (como nas TZ da Panasonic), que ainda não estão muito maduras mas são boas alternativas para um futuro próximo, a questão ai é que com uma lente agrupada desta forma dificilmente o zoom poderia ser por anel, o que também não é um problema se for bem rápido. Uma S5is (em tamanho e resursos) com um sensor APS seria uma câmera muito boa para o dia a dia... :)
   
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #46 Online: 25 de Janeiro de 2008, 09:42:12
É preciso entender que a maioria das pessoas que compra DSLRs não compra lentes que vão além de 200mm, e, também, a maioria não usa lentes muito claras, o que, devido ao fator de conversão, provoca também a existência de um DOF fundo em relação a uma 35mm com lente de cobertura diagonal equivalente. E as lentes de entrada das DSLRs não são, também, nenhuma maravilha. Para esse usuário, uma câmera com evf e sensor 2/3 não é muito diferente do equipamento que ele teria com a lente do Kit mais uma telezinha 70-200 f/4. Com lentes do Kit qe começam em f/3.5 para sua GA e vão até f/5.6 para sua tele, o controle do DOF não é muito melhor do que nos f/2.8 desta câmera.

Não é absolutamente dizer que esta arquitetura substitui a DSLR, mas que ela é uma arquitetura promissora, e que para muitas aplicações serve melhor ao usuário que uma DSLR com as lentes que de fato a maioria usa (isto é, nada muito bom nem muito claro)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 25 de Janeiro de 2008, 09:55:57
Ivan concordo perfeitamente quanto à questão da lente... Só acho que falta sensor... Nesse ponto é que achei a R1 uma sacada muito legal, porque reunia os atributos básicos de uma prossumer com um sensor APS, acho que devia ter continuado um movimento similar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 25 de Janeiro de 2008, 10:01:17
Leo,

O tamanho do espelho sempre será relacionado com o tamanho do sensor, se um dia tivermos uma SLR de sensor pequeno, vamos ter também espelhos menores, mas não tem milagre, o espaço perdido é muito grande pela largura e os 90 graus do movimento, a luminosidade do EVF/sensor pode ser regulada para ter uma boa imagem e como você mesmo falou, se existir um bom AF, o EVF vai servir somente para o enquadramento.

Uma outra alternativa não seria o RangeFinder?

Sinceramente as marcas que estão chegando mais próximo na portabilidade ideal e lentes boas é a Panasonic com a LX1 e a Leica com suas RangeFinder (FF & 4/3).

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 25 de Janeiro de 2008, 10:10:35
Leandro o tamanho do espelho está relacionado com o tamanho do sensor, sua posição em relação ao sensor e o espaço ocupado por ele no sistema depende mais do sistema de remoção do que dele propriamente dito.
No caso de uma câmera de lente fixa você pode colocar o espelho onde quiser, isso te dá a liberdade de escolher um ponto ideal para redução do tamanho, além disso, o principal é remover a estrutura mecânica de obturação e remoção do espelho (isso sim ocupa espaço, na verdade muito mais espaço do que o espelho, que na verdade nas DSLR APS tem cerca de 2cm de comprimento e menos de 1,5cm de altura, sendo que posicionados na diagonal são espaços bem ocupados). A Oly já solicionou esse problema no lançamento da C-2500, a C-2500, assim como a E-10 e a E-20 são SLRs de espelho fixo, o espelho não é removido, ocupando um espaço bem pequeno no equipamento. ;)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 10:12:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #50 Online: 25 de Janeiro de 2008, 12:37:38
Quando há inteligência/talento, há solução. Basta lembrar do que fez o genial
Maitani, ao criar a Olympus Pen F. Resolveu de uma só vez o problema do volume
e posição do espelho, e a velocidade do obturador. Mesmo considerando que
se tratava de uma meio-quadro, foi uma revolução. Há quase 50 anos...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #51 Online: 25 de Janeiro de 2008, 13:17:32
É por ai Acolla, é possível fazer e já existem muitas soluções, para mim que está mais preparado para esse salto é a Oly que já pode aproveitar os sensores 4:3 nessa brincadeira... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


eron.nunes

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 25 de Janeiro de 2008, 13:51:55
 :clap: :clap: :clap:

Nusss com certeza essa será a minha próxima aquisição, eu jah possuo a S9500 que já esta de bom tamanho pra mim porem jah estou vendo a hora de trocar o equipamento e ficar com uma câmera reserva, o que mais me motiva a compra alem das novas vantagens tecnológicas e a aparecia e disposição dos elementos da mesma que nao mudou praticamente nada, eu dou preferencia as Porssumer, pois, sou muito desastrado e meio confuso (DDA), e nao consigo me adaptar as mudanças de lente das dslr, por isso fiquei muito feliz em ver uma nova Porssumer, quanto ao preço ainda esta salgado mass nada como alguns meses, e os nossos amigos hermanos... :snack:


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #53 Online: 26 de Janeiro de 2008, 03:24:43
qual terá melhor qualidade de foto, esta Fuji ou esta combinação(que não filma):

http://www.bhphotovideo.com/c/product/486567-REG/Olympus_262040_Evolt_E_410_C%C3%A2mera.html/ul/P/umse/0

http://www.bhphotovideo.com/c/product/405349-REG/Olympus_261054_Lente_18_180mm_f_3_5_6_3_ED.html/ul/P/umse/0

a olympus não filma mas o preço e o range da lente são parecidos...para o usuário comum que vai fazer muitas fotos a ISO 400 e ISO 800 e não vai querer filmar qual será a melhor opção?(provável pq a Fuji não está "testável" agora)
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 26 de Janeiro de 2008, 09:45:56
qual terá melhor qualidade de foto, esta Fuji ou esta combinação(que não filma):

http://www.bhphotovideo.com/c/product/486567-REG/Olympus_262040_Evolt_E_410_C%C3%A2mera.html/ul/P/umse/0

http://www.bhphotovideo.com/c/product/405349-REG/Olympus_261054_Lente_18_180mm_f_3_5_6_3_ED.html/ul/P/umse/0

a olympus não filma mas o preço e o range da lente são parecidos...para o usuário comum que vai fazer muitas fotos a ISO 400 e ISO 800 e não vai querer filmar qual será a melhor opção?(provável pq a Fuji não está "testável" agora)

Zeiss na minha opinião as DSLRs da Olympus tem uma das melhores qualidade de imagem para a resolução proposta, a E-410 é muito legal, apenas tem um AF mais lento e espelho menor do que as outras DSLR da mesma categoria.....porém a qualidade da imagem é fantástica.

Eu acho que para esta Fuji se igualar a ela, eles fizeram algo muito revolucionário tanto na nova geração do sensor como na lente.

Além do que a E-410 é muito compacta, prática, estabilizador no corpo, um controle muito legal da qualidade e setagem do JPG, inclusive com alguns parâmetros de NR......ela tem um custo benefício muito bom.

A única coisa que perderia para esta Fuji, seria como vc sabe o corpo selado, a filmagem e o LCD giratório.

Minha opinião

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #56 Online: 26 de Janeiro de 2008, 11:25:08
Bom, minha opinião.

1) Espelho ou EVF.

Ambas as arquiteturas têm defeitos. Isso não quer dizer estarmos condenados nem a uma delas exclusivamente, nem ao espelho. O EVF ainda tem potencial de melhora, o espelho é o espelho desde sempre. Não hánecessidade de uma alternativa única, assim como a arquitetura reflex não matou a rangefinder (que também tem defeitos e virtudes). Aliás, os usuários de rangefinder as defendem dizendo exatamente a mesma coisa: que nas reflex se perde a continuidade da visualização durante o disparo...

2) Sensores de 2/3 X APS.

Evidentemente os sensores APS sempre serão melhores, pois mais área, mais área ddos fotosensores, menor densidade, isso é insuperável. A questão é se esse melhor afetará a qualidade das fotografias dentro dos usos reais das fotografias. No uso real, uma imagem suficientemente limpa para ser impressa em 60X80 resolve 99,999% das situações, então se ambos os sensores entregarem isso, não importará se um pode ir além. Hoje eu diria que, em ISO baixo, um sensor 2/3 SuperCCD de 11mpx pode produzir uma imagem deste tamanho indistinguível de uma feita por uma DSLR de 8mpx e sensor convencional, isolada dessa comparação a influência do DOF.

3) O sensor SuperCCD

Isto é um caso a parte. Ele não superior aos outros, é barbaramente superior aos outros, em saturação das cores, em resolução efeitva, etc. Assim como a S7000 não se igualava plenamente, mas quase encostava em uma prosumer de sensor 2/3" da época com sensor muito menor (e tendo 2mpx menos), uma 2/3" SuperCCD deve quase igualar-se a uma câmera se sensor maior.

4) A limitação das lentes.

A Rolleiflex tem uma só lente, e ninguém reclama. Mas, admitindo-se que a lente integrada seja um problema (ou uma limitação), temos de ver em que ponto ela é um problema. Comparativamente, o usuário de DSLR só terá de fato vantagem sobre ela em usos específicos, com lentes específicas, ou se em uso geral depois de gastar quase três vezes o valor desta Fuji. Então é preciso comparar comsiderando o uso real, não "o potencial da minha cãmera". Ninguém usa potencial, usa-se a câmera mesma que se tem com as lentes que se tem. Em reverso, a lente longa oferece desde sempre a versatilidade desejada.

5) A situação real de uso.

Isto tem sido negligenciado, mas cada tipo de câmera amolda-se a uma situação de uso. Não se deve confundir situação de uso com limites, é claro que todas t~em limites (uma GF tem limites derivados de portabilidade, uma 35mm tem limites de capacidade de ampliação, etc, mas cada limite desses permite e impede certos usos). A questão é: Existe um leque de situações de uso nas quais o fotógrafo esteja perfeitamente servido por esta cãmera? Para mim a resposta é sim.

6) EVF é sinônimo de lentes não intercambiáveis?

Não. É perfeitamente possível construir uma cãmera com baioneta e sem espelho, com visor EVF. Isso eliminaria a discussão das lentes. Por exemplo, a Olympus Pen F era uma reflex de meio quadro com lentes intercambiáveis excelentes. Basta que o mercado acretide no formato.

É preciso entender que o rumo DSLR foi tomado sobretudo para facilitar a transição entre  a experiência de filme e a experiência digital. O aproveitamento da ótica existente foi essencial para isso. O grande obstáculo é a criação de uma família ótica nova. Não um obstávulo técnico, mas mercadológico e de custo. Por isso a solução de lente integrada.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:21:26
ivan, sua síntese está excelente!

Outro ponto contra do espelho (que não sei se já foi citado) é a vibração no momento do disparo.

Ainda, a respeito da nova Fuji, uma característica que ainda não havia notado e que percebi numa discussão em outro forum, é o peso dela: quase 1 kg !!!!
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #58 Online: 26 de Janeiro de 2008, 12:31:01
Rogério nem o problema da continuidade e nem a vibração ocorrem no sistema de espelhos adotados pela Oly nas E-10 e E-20... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 26 de Janeiro de 2008, 15:03:23
Leo, pelo que li, este modelo nem mesmo possui espelho (!!!).  :ponder:
A E-10 foi lançada em 2001 e acho que a Olympus não deu continuidade a esse padrão.

Mas num sistema SLR convencional, acho que concordamos que o movimento do espelho causa vibração (mesmo que mínima).
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]