Autor Tópico: Pentax K 20D - Pophoto e Quesabesde - primeiras impressões  (Lida 14173 vezes)

Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Online: 24 de Janeiro de 2008, 16:44:20
Dia 10 próximo passado Pentax fez sua conferencia de imprensa em Dubai, reuniu vários orgãos da imprensa especializada do  ramo  mundial, ( escrita e internet) para apresentar seus novos produtos. Cada membro de cada orgão recebeu um exemplar das máquinas apresentadas, para poder avaliar e tirar as impressões dos modelos das máquinas Pentax K 20D e Pentax K 200D, munidas de lentes DA 16/50 2.8, DA 50/135 2.8 e outras lentes. O teste prático foi no deserto de Dubai, onde eu na época disponibilizei em outro forum, um link com algumas fotos que surgiram na net.
Abaixo segue os links das primeiras impressões:


http://www.popphoto.com/cameras/5049/first-look-pentax-k20d.html

http://www.quesabesde.com/noticias/pentax-k20d-analisis-muestras,1_3947




Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2008, 16:54:45
Essas prometem!
Pentax ta querendo mercado a todo custo e diga-se de passagem é um excelente equipamento que prima pelas LENTES de alta qualidade.

Vamos ver o que isso vai dar.

:)


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:08:16
Sensor Samsung...14 bits... Hummm... Não sei não...Os testes são muito primários por enquanto.

Vamos esperar, mas o ruído em ISO 1600 tá feio!!

E mais outra, U$1299 ou seja 1.300. Gente a 40D na BH tá por 1660,00 com a 17-85 que é uma lente maravilhosa, ou seja, por esse preço eu não embarcaria na K20D!!

Esperemos...

:ponder:
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 17:23:01 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



rcaldara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:12:22
as lentes da pentax sao um show...

agora com essa k20d vai ficar mais show ainda...


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2008, 19:41:19
Sensor Samsung  :ponder:
Vamos esperar pelos reviews ...
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2008, 19:50:02
Pedro, eu abaixei umas 05 imagens e tentei compará-las com imagens similares minhas para avaliar e comparar este CMOS com a minha referência (CCD de 6Mp), pra mim infelizmente este sensor não tem nada de inovador, assim como todos os outros CMOS, ele não atingiu a qualidade das cores, a textuta o brilho das imagens dos sensores da geração anterior, apesar de ter menos ruído.

Veja estes crops para entender o que eu estava esperando deste novo sensor Pentax.
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops2.html
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops.html

Sinceramente eu acho que a K10, com menos resolução tem uma qualidade de imagem bem superior a esta K20.

Apesar de que eu ainda quero ver os testes de comparação lado a lado e com maior e melhor critério.

Valeu
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 19:53:18 por lfedersoni »


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2008, 20:32:26
Eu tb não entendo pq não se contentaram em desenvolver um sensor de 12MP priorizando a qualidade da imagem. Seria apelo de marketing? Talvez eu esteja sendo precipitado.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2008, 20:41:48
Bom eu ainda acho que estes testes são bem preliminares, mas de qualquer forma parecem confirmar minhas procupações.... Vamos esperar mais um pouco... Quero ver mais.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2008, 10:58:37
Pedro, eu abaixei umas 05 imagens e tentei compará-las com imagens similares minhas para avaliar e comparar este CMOS com a minha referência (CCD de 6Mp), pra mim infelizmente este sensor não tem nada de inovador, assim como todos os outros CMOS, ele não atingiu a qualidade das cores, a textuta o brilho das imagens dos sensores da geração anterior, apesar de ter menos ruído.

Veja estes crops para entender o que eu estava esperando deste novo sensor Pentax.
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops2.html
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops.html

Sinceramente eu acho que a K10, com menos resolução tem uma qualidade de imagem bem superior a esta K20.

Apesar de que eu ainda quero ver os testes de comparação lado a lado e com maior e melhor critério.

Valeu

Minha K10D tem qualidade de imagem bem melhor que a minha 40D. As cores, as transições o contraste são melhores no CCD da K10D; quando fotografo em RAW então.... :assobi:
A 40D tem ISO alto melhor e AF bem mais rápido em situaçÕes de pouca luz. A luz do dia n percebo diferença. Apesar que a k10d em iso 1600 com fotometria bem feita n faz feio. Vide esta foto feita em jpeg e sem nenhum tto anti-ruído, feito apenas resize. http://www.flickr.com/photos/pablo_albino/2093890794/

N vi nenhuma foto feita pela K20D ainda (irei vê-las em seguida), mas creio que agora com CMOS as imagens não terão a mesma qualidade da K10D.

abraços
Rio do Sul - SC


Blog


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2008, 11:05:51
K10D realmente da um ótimo resultado...
Gostei da foto no flickr!

Isso também acho: CCD X CMOS o CCD da um banho no registro e na transição. O CMOS só tem a vantagem de te menos ruído.

[ ]s


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2008, 11:26:40
Pedro, eu abaixei umas 05 imagens e tentei compará-las com imagens similares minhas para avaliar e comparar este CMOS com a minha referência (CCD de 6Mp), pra mim infelizmente este sensor não tem nada de inovador, assim como todos os outros CMOS, ele não atingiu a qualidade das cores, a textuta o brilho das imagens dos sensores da geração anterior, apesar de ter menos ruído.

Veja estes crops para entender o que eu estava esperando deste novo sensor Pentax.
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops2.html
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops.html

Sinceramente eu acho que a K10, com menos resolução tem uma qualidade de imagem bem superior a esta K20.

Apesar de que eu ainda quero ver os testes de comparação lado a lado e com maior e melhor critério.

Valeu

Minha K10D tem qualidade de imagem bem melhor que a minha 40D. As cores, as transições o contraste são melhores no CCD da K10D; quando fotografo em RAW então.... :assobi:
A 40D tem ISO alto melhor e AF bem mais rápido em situaçÕes de pouca luz. A luz do dia n percebo diferença. Apesar que a k10d em iso 1600 com fotometria bem feita n faz feio. Vide esta foto feita em jpeg e sem nenhum tto anti-ruído, feito apenas resize. http://www.flickr.com/photos/pablo_albino/2093890794/

N vi nenhuma foto feita pela K20D ainda (irei vê-las em seguida), mas creio que agora com CMOS as imagens não terão a mesma qualidade da K10D.

abraços

Show...Pablo e Tiago, ninguém melhor do que proprietários das duas câmeras (CCD x CMOS).
Eu acho que a migração em massa para CMOS aconteceu pelos seguintes motivos.
1- Corrida pelas especificações que vendem câmeras avançadas e profissionais (FPS e para alguns autonomia).
2- Incorporação do LiveView, eu acho que se fosse CCD a plaqueta iria esquentar muito e gerar mais ruído.
3- Custo processo/produto do CMOS é menor.
4- Diminuir ruído a qualquer custo, infelizmente muita gente avalia fotos pela quantidade de ruído, e esquecem de apreciar o que é mais legal da foto que são as cores vivas, a textura, os tons bem caracterizados, etc, etc.

Eu sinceramente estava esperando que a Pentax liberasse um sensor CMOS, mas revolucionário.......o pior é que ninguém reclama da qualidade da imagem, pelo jeito é um caminho sem volta.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2008, 11:37:10
Então Leandro, os caras teriam que fazer isso, principalmente porque a Canon conseguiu chegar com o CMOS no nível do CCD nesta nova geração, esse novo sensor da Canon corresponde bem aos 14 bits (diferente das Nikon e da Sony que estão com transições um pouco piores), está com transições muito boas, uma curva de saturação muito parecida com a dos CCD (esse era um problema grave do CMOS ele só saturva bem perto da exposição correta) e aliou os pontos fortes do CMOS com a maioria dos pontos fortes do CCD, a questão CMOS x CCD era uma questão de tempo, a imaturidade da tecnologia do CMOS para sensores é que inviabilizava que ela chegasse na qualidade do CCD (que já era uma tecnologia com mais de 40 anos de desenvolvimento quando o CMOS chegou), acredito que a migração foi acertada e na hora certa, porque a Canon certamente está à frente neste quesito (mesmo porque trabalha com CMOS a mais tempo), é claro que os outros terão que passar pelo que ela já passou, acredito até que farão isso muito rapidamente, uma vez que já estão chegando perto do que ela oferece, apesar de ainda terem alguns problemas a serem resolvidos, mas se não migrarem ficarão retidos na tecnologia do CCD, que já não tem mais muito para onde amadurecer. Eu também concordo que a Imagem da K10D é ótima, na verdade a K10D tem o processador que melhor aproveita esse CCD Sony de 10MP (já falei isso várias vezes), mas que já é hora de todos os fabricantes se preocuparem com a migração para CMOS isso é fato, quem não migrar agora vai ficar parado no tempo, porque a Canon já migrou a mais de 7 anos e a Sony migrou a 3 anos (com a D2x), CMOS ainda é uma tecnologia que tem muito a oferecer, ainda está imatura e mesmo assim já temos as Canon operando de igual para igual com muito CCD top. Acredito que as próximas gerações de CMOS (principalmente lá para 2009) já serão iguais ou superiores ao CCD em todos os quesitos de qualidade de imagem, principalmente com a adoção em massa do CMOS, que vai gerar ganho de escala e investimentos em massa nos projetos.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2008, 11:46:28 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2008, 11:51:49
Desculpas Leo, mas discordo que o CMOS da 40D chegou perto do CCD, não é igual, não que ele seja ruim, mas o melhor CMOS que vejo hoje é o da Panasonic, esse sim parece ser como um CCD.

Eu concordo que o CMOS foi uma migração necessária, mas todos devem ter a ciência de que nenhum chegou perto do CCD, espero sinceramente não trocar CCD por CMOS enquanto a qualidade não se igualar.

Por isso que ainda prefiro investir (se for investir) na Sony A200 do que na K20 ou na 400D.

Obrigado



Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2008, 12:15:08
Pedro, eu abaixei umas 05 imagens e tentei compará-las com imagens similares minhas para avaliar e comparar este CMOS com a minha referência (CCD de 6Mp), pra mim infelizmente este sensor não tem nada de inovador, assim como todos os outros CMOS, ele não atingiu a qualidade das cores, a textuta o brilho das imagens dos sensores da geração anterior, apesar de ter menos ruído.

Veja estes crops para entender o que eu estava esperando deste novo sensor Pentax.
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops2.html
http://www.neocamera.com/review_sony_alpha_a700_crops.html

Sinceramente eu acho que a K10, com menos resolução tem uma qualidade de imagem bem superior a esta K20.

Apesar de que eu ainda quero ver os testes de comparação lado a lado e com maior e melhor critério.

Valeu

Minha K10D tem qualidade de imagem bem melhor que a minha 40D. As cores, as transições o contraste são melhores no CCD da K10D; quando fotografo em RAW então.... :assobi:
A 40D tem ISO alto melhor e AF bem mais rápido em situaçÕes de pouca luz. A luz do dia n percebo diferença. Apesar que a k10d em iso 1600 com fotometria bem feita n faz feio. Vide esta foto feita em jpeg e sem nenhum tto anti-ruído, feito apenas resize. http://www.flickr.com/photos/pablo_albino/2093890794/

N vi nenhuma foto feita pela K20D ainda (irei vê-las em seguida), mas creio que agora com CMOS as imagens não terão a mesma qualidade da K10D.

abraços

Show...Pablo e Tiago, ninguém melhor do que proprietários das duas câmeras (CCD x CMOS).
Eu acho que a migração em massa para CMOS aconteceu pelos seguintes motivos.
1- Corrida pelas especificações que vendem câmeras avançadas e profissionais (FPS e para alguns autonomia).
2- Incorporação do LiveView, eu acho que se fosse CCD a plaqueta iria esquentar muito e gerar mais ruído.
3- Custo processo/produto do CMOS é menor.
4- Diminuir ruído a qualquer custo, infelizmente muita gente avalia fotos pela quantidade de ruído, e esquecem de apreciar o que é mais legal da foto que são as cores vivas, a textura, os tons bem caracterizados, etc, etc.

Eu sinceramente estava esperando que a Pentax liberasse um sensor CMOS, mas revolucionário.......o pior é que ninguém reclama da qualidade da imagem, pelo jeito é um caminho sem volta.

Valeu

Lfedersoni,
troquei de sistema, apenas pq entrei num estúdio que usa canon. Até agora a única vantagem que vi na 40D é AF que é muito rápido em low light (devo encontrar outras ainda). O live view, para mim, é apenas uma curiosidade tecnológica...n o uso. Sinto falta do modo prioridade de sensibilidade da K10D; a 40d tem algo similar, mas n funciona direito, já o da pentax é excelente. O LCD da 40D é maior, mas tem resolução tão baixa que a vizualização fica bem inferior. o burst de 6.5
Mas, o que mais me tem incomodado é a dificuldade para conseguir resultados similares aos da k10d. Imagino que com o tempo, aprenderei a tirar mais da 40d e a melhor processar seu raw e, assim as coisas melhorem.  :ok:
Rio do Sul - SC


Blog


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2008, 12:16:20
O CMOS da Panasonic que você diz é o FFT?
Porque se for ele não é de fato da Panasonic, ele é da Kodak e a Panasonic tem a licensa para produzir ele. :) Esse CMOS também é muito bom, mesmo porque a Kodak é outra das que entraram no começo, mas ele tem um problema ainda na curva de saturação.
O que você deve estranhar na 40D é o tratamento usado, porque a Canon tem um tratamento de cores de padrão diferente (sempre teve), mas esse sensor da 40D está com transições tão boas quanto a de um CCD (eu já rodei aqui no imatest para ter idéia e ele ficou até melhor do que a D80 neste quesito), a curva de saturação também está muito parecida (esse era o pior problema do CMOS, ele não saturava bem longe do ponto ideal de exposição, ai os elementos extremos na faixa dinâmica não tinham detalhamento consistente, ou seja, eles tinham boa faixa dinâmica e uma péssima latitude), atualmente a amplitude e a queda de desempenho está similar, a diferença básica é que a linearidade do CMOS está maior do que a do CCD nas luzes baixas e um pouco menor nas altas, então você terá um rendimento um pouco maior no CCD entre +2.5EV e +3EV enquanto terá um rendimento maior no CMOS entre -2EV e -3EV, ou seja, o CMOS se dá melhor nas luzes baixas e o CCD está se dando um pouco melhor nas altas, mas o que mais difere nessa questão é o tratamento aplicado... Isso é claro, sempre considerando sensores de mesmo tamanho e resolução, porque é claro que um sensor de 6MP tem mais condições de ter um desempenho melhor nesses quesitos do que um de 10MP. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.