Autor Tópico: Filme rebobinado. Como fazer?  (Lida 4739 vezes)

BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:07:49
Amigos,

Ando pensando nas minhas despesas com filmes, e veio uma dúvida: se eu passasse a rebobinar meus filmes, em casa, eu não reduziria em muito os meus custos de fotografia? Então, com relação a isso, pesquisei e achei as seguintes soluções:

1. Comprar um rolo com 30 metros.
2. Comprar os cassetes.
3. Comprar uma bolsa para troca.

Além disso, eu precisaria de algum outro tipo de equipamento? Essa operação é difícil de ser feita, com muitas complicações? Em outras palavras, basta abrir o rolo dentro da bolsa e lá mesmo, no tato, ir preenchendo, manualmente, os cassetes com o filme, até completarem as 36 poses? Ou é necessário fazer algum outro tipo de operação?

Quem puder me responder, ficarei agradecido.  :ponder:


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:18:01
compra um rebobinador, vi um desses alguns anos atrás e era super fácil de usar, vc colocava o filme nele e só ficava uma ponta exposta, ai era encaixar a bobina no local correto, prender com durex o filme, fechar e enrolar as voltas descritas no manual, recortar e usar o filme, mas vc tem que guardar o filme na geladeira.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:20:14
Alex,

Perfeito, pelo que você falou, é fácil mesmo, então. Estou na BHPhoto vendo os preços. Qual marca você sugere? E os cassetes, convém qeu sejam de metal ou podem ser de plástico?


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2008, 18:35:21
Compre um film changing bag e um Watson Bulk Film loader. Com isso, uma tesoura, fita adesiva, e bobinas (peça em labs 1-hora), vc pode rebobinar os seus filmes. Faça etiquetas adesivas com o nome do filme e o processo c-41/e-6/pb.



BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2008, 20:05:02
lostart,

Este "Watson Bulk Film loader" é uma espécie de rebobinador? Como ele funciona? Eu vi na BHPhoto. Bem, uma coisa me entusiasmou bastante: de tudo o que vocês me indicaram comprar, tudo é baratinho, nada muito caro.  :D



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2008, 20:32:54
não posso indicar marca por não conhecer o processo, mas olha, sei que vc encontra tudo na região do centro de sampa, por exemplo, nem precisa ser na BH
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:46:51
BACAMARTE, quantos fotogramas dá pra fazer com um rolo de 30 metros?

[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2008, 05:16:19
lostart,

Este "Watson Bulk Film loader" é uma espécie de rebobinador? Como ele funciona? Eu vi na BHPhoto. Bem, uma coisa me entusiasmou bastante: de tudo o que vocês me indicaram comprar, tudo é baratinho, nada muito caro.  :D



Sim, é o rebobinador standard, padrão. A vantagem é que tem um contador de fotogramas que funciona, uma manivela decente, e não vela o seu filme. Vc coloca lata e o rebobinador no changing bag, tira o filme da lata, coloca no rebobinador dentro do changing bag (por tato, braille total, mas fácil). Depois vc rebobina os filmes com luz acesa, normal.

É possivel comprar alguns no centro de SP, mas os que eu vi disponíveis não são muito bacanas. Se for por esse caminho recomendo fita isolante preta pra evitar vazamentos de luz, e atenção no tamanho de cada filme.

Com uma lata você faz 20 filmes de 36 exp.  (ou 21+ ou 19, dependendo de quem rebobina e se é fuji/kodak/ilford).

Pegue tambem um puxador de ponta (film leader retriever) ou aprenda a puxar pelo jeito old school com um pedaço de filme.

Peça bobinas free em minilabs ou no lab que vc frequenta.

boa sorte,

ig


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2008, 14:26:19
Lostart,

Muito obrigado pelas dicas, a todos. Como sou do Rio, vou tentar no Centro do Rio. Se não encontrar, vou ver pela BH mesmo, pois tenho que encomendar algumas coisas com eles mesmo.

Valeu, turma. ;)


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2008, 20:42:29
Bacamarte,

Eu já vi esse carregador Watson na Unimagem, na Rua dos Andradas. Mas era extremamente caro comparado ao preço dele na BH. Em torno de uns R$ 200.

Achei esse link interessante http://www.goshen.edu/~marvinpb/bulkldr.html. Ele já começa a explicação com o rolo de filme dentro do carregador.

[]'s