Autor Tópico: Solução definitiva:Alpha100+Rádio Flash  (Lida 1430 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Online: 27 de Janeiro de 2008, 10:36:21
retirado deste post no orkut:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=17788660&tid=2579892975322224318&na=4

Olá caríssimos amigos!!!

Ainda estou contente por demais e vou dividir com vocês minha felicidade, semeando também conhecimento...vamos lá!

Comprei o cabo de sincronismo FA-MC1AM após conselhos do Caríssimo João Bosco(Valeu john!!!) e parti para a chamada gambiarra(Abrir o cabo, que custou 159,00 na sony style, e descobrir qual ou quais fios eram corretos para juntar com o cabo que vem com o Rádioflash). J.Francisco, manutençao no hotel em que trabalhamos aqui em Fortaleza-Ce, foi quem deu o show junto com o Odaildo(também manutenção) mais o Jocélio(mensageiro, mas com muito entendimento de eletrônica).
Após abrir o cabo FA-MC1AM, levou um tempo até descobrir quais o qual fio levavam ao caminho certo. J. Francisco pacientemente foi tentando, tentando e eu dizendo: "Cuidado com o meu flash F56-am pra não queimar pelo amor de Deus"; e eles riam e diziam:"Calma que agente chega lá".

J.Francisco examinava friamente o cabo e se intrigava com os 4 terminais dos plugs e explicava as possibilidades. Eu perguntei os riscos da gambiarra e depois de vários testes com voltimetro e acionando o flash F56am, ele disse: "Isolando o cabo ou os cabos de alimentação(voltagens) não há perigo, pois só ficará o cabo ou os cabos para envio do sinal de flash. Ressalto que tudo isso foi testado e retestado e fazendo corretamente a "cirurgia" não há risco de descargas e queimas, que tanto falam por aí".

Após abrir o cabo e verificar que dentro dele há quatro fios: um de cor preta e outro vermelha(ambos alimentam o que seria outro F56am. Tais cabos segundo J.Francisco e Odaildo transportam voltagem) depois um de cor branco e o útimo está descapado(Aí está o elo perdido tão procurado).

Depois de testar todos os cabos com voltímetro J.Francisco chega a conclusão que os fios branco e descapado são os cartas que faltavam para bater.

No emissor Rádio Flash onde está escrito camera in onde conecta-se o cabo de sincronismo dele é onde foi matada a última xarada, pois estávamos tentadno pelo contato flash e nada dava certo, quando testamos pelo camera in...a euforia fora enorme, pela primeira vez F56am e rádio flash estavam em sincronia.

J.Francisco partiu o cabo FA-MC1AM no meio e fez 2 cabos de sincronismo. Dica importante: Do cabo de sincronismo do Rádioflash, aproveitei apenas o plug P2(parece uma agulha grossa pintado na ponta), quem vê jamais imagina que ali ocorreu uma "cirurgia eletrônica". Voltando...os fios vermelho e preto são isolados,(J.Francisco pos uma cola na extremidade deles e os isolou mais ainda com fita) pega-se o branco e o descapado, aproveita o plug do cabo do Rrádio Flash(P2) e solda os dois fios nele, depois é so arrumar esteticamente e pronto.

Gastei 159,00 com o FA-MC1AM, caro sim, mas valeu a pena, graças a competência dos meus amigos e pra mostrar que a Sony já poderia ter resolvido esse problema há tempos, mas o espírito capitalista e a ganância, creio eu, não permitiram. Nota Zero pra Sony no quesito sapata, falta de contato pc na A100, e a não existência de um cabo pra sincronismo com Rádio Flash via flashes Sony e mais ainda pela falta de visão e sensibilidade para com so sonyamantes da A100, sejam fotógrafos profissionais ou amadores, não importa somos pessoas com mentes brilhantes, pois trabalhamos com sonhos nossos e dos outros irmãos, criatividade eterna e cheios de luz. Deveríamos ser mais respeitados ó Sony.

Fotoabraço especial a todos!!!

Para os amigos interessados em mais detalhes, mandem-me um e-mail que eu responderei: pimpoproducoes@gmail.com


Especial fotoabraço a todos!!!
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2008, 14:48:56
No ano passado a Sony lançou um adaptador para a A100 poder usar flash
convencional (hot-shoe). Mas era caro à beça.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2008, 09:22:34
Um simples detalhe!!!
Olá amigos!!! Gostaria de fazer apenas uma correção. Os 4 fios do FA-MC1AM: Eu disse que apenas os cabos branco e descapado é que eram soldados no plug P2 e o preto e vermelho eram isolados. Errado!!! Se ficar apenas o branco e o descapado soldados até funcionam tendo o F56am desconectado da A100(Assim não serve é claro!), mas quando conecta o F56am na A100 o flash sony fica enviando sinal sem parar ,apenas ligando a A100 sem nem triscar no obturador, para o emissor e consequentemente para o Frata, imaginem só: Frata desparando um atrás do outro(Assim também não dá).

O certo é soldar o branco com o vermelho num pólo do plug p2 e o preto com o descapado no outro. Fim do túnel e luz alcançada!!!

Odaildo(Tecnico em manutençao no hotel em que trabalhamos é quem fez a descoberta).

Entrem em contato para maiores detalhes deste suporte: pimpoproducoes@gmail.com
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE