Gostei do artigo.
Continuando a discussão sobre esse tema aqui no tópico, acrescentaria que fotos aparentemente "amorfas" podem adquirir significações quando são associadas a um contexto exterior ao fotograma (autor da fotografia, exposição, livro, álbum virtual, discussão em fórum, conjuntura, tipo de observador, etc). Acho que isso foi mencionado no texto, mas em outros termos.
Eu ainda diria que a composição amorfa é aquela que não reflete a intenção do fotógrafo, pois toda imagem, por "pior" que seja a sua composição, pode adquirir significação quando observada por alguém. Se um fotógrafo decide clicar alguma coisa, é porque aquilo lhe chamou atenção; se, ao verificar o fotograma, o autor não enxergar projetado ali o que ele havia vislumbrado mentalmente, então a imagem não atingiu o significado esperado.
Assim, acho válido ressaltar que um objeto de arte pode adquirir forma quando associado ao mundo exterior: a composição não está contida apenas no fotograma, mas em todo ambiente com o qual o fotograma está interagindo.