Autor Tópico: Forma e Amorfia em composição fotográfica  (Lida 1350 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 27 de Janeiro de 2008, 14:00:59
Prezados;

Depois de longo tempo, natal, início do ano, férias, um novo artigo no Fotografia em Palavras:

http://br.groups.yahoo.com/group/fotografiaempalavras/message/11


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2008, 13:39:32
Gostei do artigo.

Continuando a discussão sobre esse tema aqui no tópico, acrescentaria que fotos aparentemente "amorfas" podem adquirir significações quando são associadas a um contexto exterior ao fotograma (autor da fotografia, exposição, livro, álbum virtual, discussão em fórum, conjuntura, tipo de observador, etc). Acho que isso foi mencionado no texto, mas em outros termos.

Eu ainda diria que a composição amorfa é aquela que não reflete a intenção do fotógrafo, pois toda imagem, por "pior" que seja a sua composição, pode adquirir significação quando observada por alguém. Se um fotógrafo decide clicar alguma coisa, é porque aquilo lhe chamou atenção; se, ao verificar o fotograma, o autor não enxergar projetado ali o que ele havia vislumbrado mentalmente, então a imagem não atingiu o significado esperado.

Assim, acho válido ressaltar que um objeto de arte pode adquirir forma quando associado ao mundo exterior: a composição não está contida apenas no fotograma, mas em todo ambiente com o qual o fotograma está interagindo.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2008, 16:41:25
Obrigado pelo comentário, Francisco.

Talvez eu substituísse um pouco os termos de sua equação. Dificilmente, quando a foto resulta pouco eficiente formalmente, o autor teve consciencia de fato das questões formais.  Ele até pode ter imaginado algo, mas sem a ação analítica sobre os elementos de fato disponíveis.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2008, 21:44:16
Mais um ótimo artigo Ivan. Sou "assinante" dos seus artigos! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ