Autor Tópico: Pentax K 20D - fotos teste  (Lida 39738 vezes)

Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2008, 18:24:46
Leo, ninguém está passando idéia de que você é tendensioso, para um bom entendedor, basta ler os teus tópicos !!! Eu e o pessoal aqui aonde trabalho, nos divertimos muito lendo os seus posts !!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical: Toda vez que tem um post novo teu ou uma reposta tua eu mostro para eles, e eles caem na maior gargalhada, eles se divertem !!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:, como o dono do forum quer colocar de qualquer maneira , quer fazer a cabeça, quer doutrinar os leitores , que a sony é a melhor, que as alfas são as melhorees e não tem para ninguem, que a Sony vai dar pau na canon e na nikon, que a sony vai passar a concorrencia, que a sony tem os melhores sensores, que a sony é isto e aquilo outro, Leo, só rindo mesmo !!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:ser leo, você está com um par de parelhas na cabeça, e não enxerga mais nada, você é o primeiro SONEQUEIRO que eu conheço, tão RADICAL, FANÁTICO E XIITA, não consegue enxergar nada além da sony, também pudera como você mesmo falou, você era MINOLTEQUEIRO !!!! Não adianta com palavras aqui no forum, você tentar denigrir a imagem de uma empresa, o sensor da Pentax/Samsung veio para ficar e evoluir, e isto como eu disse no tópico relativo ao sensor, é bom para todo mundo, pois amplia o leque de fornecedores, que não ficam só na dependencia de um só fornecedor e com esta corrida quem ganha somos nós consumidores, que teremos melhor qualidade e melhor preço nos produtos por nós adquiridos !!!
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2008, 19:27:25
Pedro primeiro que não sou dono do fórum e nem mesmo seu fundador, segundo eu nunca falei absolutamente nada do que você está dizendo eu simplesmente coloco o que é vantagem ou não sobre cada sistema, a Sony hoje é uma boa opção goste você ou não, ela também é uma ameaça (reconhecida até mesmo pelas marcas que realmente possuem uma relevância no cenário, como Canon e Nikon, que inclusive tiveram declarações de seus executivos neste sentido), além disso eu NUNCA falei que a Sony tinha os melhores sensores da atualidade NUNCA EM NENHUMA CONDIÇÃO e te desafio a achar um tópico onde eu tenha falado que a Sony detinha o melhor sensor da atualidade. Sua criatividade e vontade de defender a K20D ultrapassam sua própria ignorância a respeito do tema, desde o lançamento da 1D Mark III eu tenho dito constantemente que o melhor sensor hoje pertence a Canon, sempre citei que a Sony está chegando com seu CMOS, após uma má fase, mas o domínio dos sensores hoje é da Canon, tem pelo menos uns 30 posts meus que confirmam essa minha opinião e te desafio a achar um tópico a partir do lançamento da 1D Mark III onde eu diga o contrário.

Quanto a suas gargalhadas, só posso dizer uma coisa, lastimável...  :no:

Você afirma que fui Minolteiro, eu realmente fui minolteiro sim, usei minolta na época do filme, porque era muito boa, assim como Pentaqueiro (antes mesmo de minolteiro) na verdade a marca que uso a mais tempo é a Pentax, tenho Pentax desde os 12 anos de idade e desde a primeira nunca deixei de ter a marca (o que inclusive contraria sua vaga opinião, porque tenho Pentax até hoje), quando vendi a última do formato 135 eu continuei com 645 (que tenho até hoje) e tive uma MX4 (que não era grandes coisas mas me atendia muito bem para o que se propunha) e uma compacta Optio 30 (que é bem legal), também fui Canonzeiro (foi a marca que mais tive câmeras até hoje, já tive 1D MarkII, já tive 10D, já tive EOS5, já tive S5is, já tive A60, já tive EOS3, já tive 20D e por ai vai) e também Fujizeiro e Nikonzeiro (A Nikon e a Fuji menos, tive por apenas 2 anos), ou seja, acima de tudo sou realista e pé no chão, primeiro porque trabalho com isso e preciso que o equipamento apresente benefícios para justificar a compra, segundo porque faço testes para fabricantes e isso requer bastante critério, que acabo transferindo para meus próprios critérios de compra, terceiro porque comparo câmeras a 8 anos e sei em que cada característica ajuda cada tipo de profissional. Se você e seus amigos gargalham do meu realismo só posso lamentar por vocês, podem continuar na ignorância que eu não me importo, eu não vou perder nada com isso, quem estara perdendo são vocês, eu continuo com meu renome, continuo prestando serviços na área de testes, continuo sendo reconhecido pelo que faço, não muda absolutamente nada no meu dia a dia.
Fiquei até curiodo para saber seu portfólio de equipamentos, sou capaz de apostar que só tem Pentax, o interessante é que você não vai poder dizer o mesmo de mim rs...

Quanto ao sensor Samsung, eu até gosto que ele tenha vindo para ficar, na verdade eu estou certo de que vá evoluir (só não sei dizer o tempo que vai levar para chegar lá, eu mesmo não acreditei que a Canon chegaria onde chegou com seu CMOS no tempo em que chegou, mas que vai evoluir não tenho dúvida) e até torço para ele evoluir porque o que eu quero é preço e qualidade e quem me oferecer a melhor relação destes itens eu adoto na hora, independente do adesivo que tem na frente. Se um sensor bom (mesmo que seja fabricado pela CCE) vier montado em um back para a 645 eu teria um sonho realizado (achei até que seria realizado com Kodak, mas não foi, foi só um alerta falso). Portanto o dia que eles me oferecerem algo melhor por um preço justo eu compro e indico, como sempre comprei e indiquei, inclusive a K10D, que foi uma câmera que recebeu várias indicações minhas aqui mesmo neste fórum, mas o que estou vendo até agora é pouco para os critérios de qualidade que tenho no momento (pelo visto não só para os meus) e principalmente se comparado com a concorrência. Por mais que você goste você não pode é forçar a aceitação de um equipamento, principalmente sem ter o menor fundamento técnico. Quer ajudar os usuários então passe fundamentos técnicos que demonstrem a superioridade do equipamento em determinadas condições e não sua paixão pelo mesmo.

Concordo contigo na sua última colocação, a corrida nos ajuda muito e torço para que ela se torne mais intensa, por isso que fiquei feliz com os resultados da Sony (não pela marca e sim pelo que representa um terceiro jogador de peso mostrando a cara no mercado, porque até então tinhamos apenas a Canon e a Nikon disputando o mercado sozinhas), se a Sony continuar nesse rítmo e a Pentax ou a Oly também crescerem será ótimo, torço muito para a Fuji também conseguir sair do buraco que se encontra, porque tem um potencial enorme (até hoje acho que foi a marca com o maior potencial disperdiçado), isso seria maravilhoso, porque ai os preços tendem a cair cada vez mais e os equipamentos tendem a se tornar cada vez melhores.

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 20:36:25 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


coiote

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2008, 20:08:28
O chato do Pedro tem até apelido nos outros fóruns:
Pedrax... :hysterical: :o


kuk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
    • http://www.retrataterra.com
Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2008, 20:11:44
Qualquer tentativa de botar um balde de água fria pode ser em vão, mas eu não consigo mais ficar quieto. Sabe o que virou isso? Um palco de monólogos, em que se profere fatos e achismos, na esperança que um dia um se volte ao outro dizendo "viu eu estava certo". Isso não vai mudar EM NADA a fotografia produzida.

Para quem está vendo tudo isso de fora, essa discussão está beirando o ridículo.

Pedro Ernesto: depois de abrir 12 tópicos na última semana relativos a Pentax, e que podiam ser facilmente condensados em um o dois, está mais que claro seu carinho pela marca. Mas ouso dizer que muito daquilo que postou é inócuo, e traz pouca coisa para a discussão. Está quase no ponto de termos uma manchete "Pentax espirra. Milhões de usuários contentes!".

Tenho Pentax, estou feliz e pronto. Tem coisas que me incomodam muito, mas as outras soluções me incomodariam mais. Fico no aguardo de abril, quando decidirei se a K20D é para mim. Até o momento, ela é sim.

Leo: concordo com o motivo para o seu ceticismo, especialmente se levamos em consideração a história dos sensores da Samsung. Mas como diz os prospectos de fundos de investimento: "Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura." Eu já vi coisa muito boa atribuida a esse sensor, e coisas muito, muito ruins. É cedo demais para dizer o que está acontecendo, e só podemos atribuir a operadores desqualificados ou software imaturo.

A Pentax mostrou no passado decisões acertadas (K10D e K100D), e agora entra o medo de se ter uma decisão duvidosa.
A Sony mostrou no passado decisões duvidosas (velocidade de tomada de decisão e novos lançamentos, que no momento da compra da Minolta era dado como certo, mas que não se concretizou), porém tem-se a esperança que tenha agora tomado decisões certas.

Eu acho que a Sony é a única empresa no jogo capaz de abocanhar Canon e Nikon. É a única que tem recursos para tal, e a única capaz de adotar estratégias camicazes (vide o que fizeram com o Playstation 3 e seu drive Blu-Ray) para atingir seus objetivos. Ainda assim, seus produtos não são feitos para mim. Acredito que ninguém aqui tenha investido ações nas empresas em questão, então não devemos achar que esta precisa a todo custo ser líder de mercado. E também precisamos pensar o inverso: não é porque a empresa é líder de mercado que seu produto é apropriado para os meus usos. Se não fosse assim, estaríamos todos nós andando com pesadas 4x5 (eu estou, e me divirto horrores com seu funcionamento e resultados).





Um abraço,
Pedro
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 20:12:57 por kuk »
Pedro Kok
pedrokok.com.br



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2008, 22:53:29
Leo,

O melhor sensor atual ainda não é o SCCD da Fuji S5? Seguido pelos FF da Olympus?

Existe algum teste específico para avaliar o desempenho do pixel de cada sensor?

Eu procurei na Net e não achei nada, teoricamente seriam os pixels das FF pelo seu tamanho? Um teste desse eliminaria qualquer dúvida de qual a melhor imagem...

Um abraço e até amanhã...hehe

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 22:55:53 por lfedersoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2008, 23:01:25
Leandro o SCCD da Fuji S5 é bastante similar ao da S3, não houve um grande salto (apesar de eu ter desejado muito que tivesse ocorrido), hoje o sensor da Canon está mais completo.
Não existe um teste específico porque existem pelo menos 6 fatores básicos para se analisar em um sensor (latitude, resolução real, faixa dinâmica, transições, tipologia de ruído e equilíbrio de cores), tudo isso é fácil de ser mensurado individualmente, você precisa testar cada um dos elementos separadamente e depois juntar os resultados. :)
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 00:36:38 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 30 de Janeiro de 2008, 00:05:03
É, como usuário da Pentax não estou ficando satisfeito com essas imagens não :\
Estou vendo a quarta foto agora. Olha quanto ruído no céu o.O'
Sem falar que para mim esse azul está artificial demais, a transição de cores está deixando muito a desejar...
A K200D que parece estar muito boa mesmo (apesar da falta de ISO3200  :assobi: huUHahuAHUuah):D


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #22 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:25:14
Essas fotos parecem ter sido tiradas com uma compacta Samsung turbinada. Também não gostei... A K10d vai virar uma lenda desse jeito... quem comprou, comprou.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 13:11:14
Pois é... Ainda fico com a minha K10d por mto tempo! Ainda me falta a oportunidade de testar lentes decentes pra ela. (tenho a 18-55, 50-200 e a Sigma 28-70 2.8). Estou bastante satisfeito até então... para meu uso amador está passando de bom...  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #24 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 15:13:05
Davi, quem está com a K10D está sem dúvida com uma boa câmera, pega umas lentes LIMITED e vai ver que belezura.

Até agora não estou decepcionado com a K20D não, vi uma imagens com ruído como o Léo mesmo salientou, mas nada de terrível para o meu gosto, ainda prefiro dar um tempo para ver a câmera com o Firmware final que vai ter algumas melhorias ainda, mas de cara não vi nada que me assustasse, pela previsão do Léo o censor Samsung/Pentax seria um fiasco só, até agora não tenho esta impressão... claro que não se mostrou um censor mágico imbatível como se espera a cada lançamento, mas achar ele ruim seria precipitação no meu entendimento.
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:19:32
Marcelo eu não esperava um completo fiasco e sim um dispositivo pelo menos uns 2 anos atrás da concorrência e pelo que tem sido mostrado está por ai mesmo, as fotos de dubai eu diria que estão até mais de 2 anos atrás da concorrência, a câmera tem mostrado um desempenho incompatível com o atual nível tecnológico (como já ocorreu com outras marcas, lembra o caso do sensor Sony da D70?), não quer dizer que a tecnologia seja inútil ou impossível de ser usada, só quer dizer que tem melhores.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 17:24:12 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #26 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:33:50
Pois é... Ainda fico com a minha K10d por mto tempo! Ainda me falta a oportunidade de testar lentes decentes pra ela. (tenho a 18-55, 50-200 e a Sigma 28-70 2.8). Estou bastante satisfeito até então... para meu uso amador está passando de bom...  :)

Davi Sato, compartilho da mesma opinião, máquina tem que durar vários anos !!! Tenho máquinas com mais de 30 anos, que até hoje fazem fotos maravilhosas, o que estraga são estes mini-labs da vida, que voce tem que mandar refazer sempre as fotos, pois são mal impressas  ( refiro-me  a ampliação de fotos de negativos ).
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:42:13
Pois é... Ainda fico com a minha K10d por mto tempo! Ainda me falta a oportunidade de testar lentes decentes pra ela. (tenho a 18-55, 50-200 e a Sigma 28-70 2.8). Estou bastante satisfeito até então... para meu uso amador está passando de bom...  :)

Davi Sato, compartilho da mesma opinião, máquina tem que durar vários anos !!! Tenho máquinas com mais de 30 anos, que até hoje fazem fotos maravilhosas, o que estraga são estes mini-labs da vida, que voce tem que mandar refazer sempre as fotos, pois são mal impressas  ( refiro-me  a ampliação de fotos de negativos ).

 :ok: Ainda mais quando são grandes câmeras como a Pentax K1000, Oly OM1, Minolta Maxxum 7, as Nikon F3, F4, F5, as Leicas da vida, nas digitais uma clássica que será sempre lembrada é a D50 e por ai vai, são câmeras que atendem muito bem a grande partes das aplicações e estavam bem à frente do seu tempo... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:59:54
Marcelo eu não esperava um completo fiasco e sim um dispositivo pelo menos uns 2 anos atrás da concorrência e pelo que tem sido mostrado está por ai mesmo, as fotos de dubai eu diria que estão até mais de 2 anos atrás da concorrência, a câmera tem mostrado um desempenho incompatível com o atual nível tecnológico (como já ocorreu com outras marcas, lembra o caso do sensor Sony da D70?), não quer dizer que a tecnologia seja inútil ou impossível de ser usada, só quer dizer que tem melhores.

mas é estranho este fato Léo, pois no exemplo que vc deu... o censor da D70 seria o mesmo usado na K100D que foi uma das câmeras que animou os antigos usuários da pentax na época de filme a experimentar a pentax na era digital, sendo o mesmo pode ver que mesmo um censor "atrasado" está dando conta do recado num modelo que ainda está sendo fabricado pela pentax. Indica claramente que uma coisa é a tecnologia empregada no censor e outra coisa é o acerto/ajuste do mesmo na camera em que ele é empregado, prava disso tb a K10D usando uma censor já conhecido em outros modelos mas que aparentemente na K10D teve seu melhor aproveitamento.
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 18:34:28
Marcelo o sensor Sony da D70 é o mesmo K100D, e os usuários se animarem não quer dizer que ele fosse bom, mesmo para a época, a D70 também animou os usuários, isso porque foram as primeiras digitais das respectivas marcas que eram acessíveis e suficientemente boas para chamar a atenção do público, principalmente em termos de recursos, para você ter uma idéia, outro dia cliquei com uma D100 da Nikon e a imagem é no máximo muito ruim, sem saturação, sem quase nada de latitude e por ai vai, não dava sequer para pensar em substituir o filme por aquilo, naquela época apenas os sensores Canon respondiam bem (na verdade bem melhor), assim que entraram as D70 da vida o salto de qualidade em relação aos modelos anteriores das marcas foi enorme, mas mesmo assim este sensor estava defasado em relação aos principais concorrentes da época (Canon e mesmo a Fuji), porém isso foi sanado já na tecnologia usada na D50. O tratamento da imagem faz sim diferença (principalmente no JPG, no RAW já não muda grandes coisas), mas é perceptível o que é tratamento e o que é capacidade do sensor, por melhor que seja o tratamento se o dado fornecido pelo sensor for ruim você não conseguirá obter bons resultados, a K10D já usa um sensor muito bom, que em várias marcas foi tratado bem e em outras mal (até mesmo dentro da mesma marca tivemos discrepâncias), a Pentax primou pelo belo tratamento dado neste sensor, na verdade um dos melhores (se não o melhor) tratamento dado aos dados deste sensor Sony (tão bom e até melhor em alguns quesitos que o tratamento dado pela própria Sony na A100 e pela Nikon na D80), mas mesmo assim o limite é o sensor, você pode mascarar problemas com tratamento, mas não devolver o que foi perdido na fase de captura, isso é irreversível e muito prejudicial no uso do RAW, principalmente em relação à calibragem do filtro low-pass (que é customizado para cada marca). Em termos de tratamento de JPG a Pentax manda muito bem, pelo menos sempre o fez com uma qualidade muito competitiva, se algo está prejudicando o desempenho desta câmera certamente é a própria performance do sensor Samsung e não o processamento feito pela Pentax (Que historicamente sempre foi competitivo), mesmo porque pelo que tenho visto a Pentax tem lutado até que muito bem contra os problemas dele, o próprio ruído em ISO baixo tem sido tratado com um critério muito bom, evitando que as perdas sejam aumentadas pelo tratamento. Eu particularmente não tenho visto problema no trabalho de tratamento da Pentax e sim no desempenho fraco do sensor em relação à concorrência que acaba por limitar a própria ação da Pentax e o próprio desempenho do equipamento frente aos principais concorrentes, ainda continuo achando que é uma câmera para sub US$ 1000 pelo que oferece (a qualidade de imagem está abaixo das 3 principais concorrentes e o que é oferecido em termos de recursos também está bem abaixo), o maior problema desta câmera não é nem o que está sendo oferecido e sim o preço que foi colocada, colocada na categoria sub US$ 1000,00, como a K10D, ela seria forte, mesmo que a imagem não fosse a melhor, porque o corpo e os recursos são bem interessantes, mas acima disso, brigando em preço com 40D, D300, A700 e mesmo com a Oly E3 a coisa fica complicada para ela, porque as concorrentes estão à frente em sensor e à frente em recursos, isso dificulta bastante a vida dela para competir de igual para igual.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 18:42:08 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.