Autor Tópico: Pentax K 20D - fotos teste  (Lida 39773 vezes)

m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #30 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 18:43:33
de qualquer forma tb acho muito $ 1300 na K20D, para tanto teria com certeza trazer algo sensacional, no mais será uma boa atualização da K10D, mas como já disse, acho que não chegará na loja com este valor.
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 18:46:28
de qualquer forma tb acho muito $ 1300 na K20D, para tanto teria com certeza trazer algo sensacional, no mais será uma boa atualização da K10D, mas como já disse, acho que não chegará na loja com este valor.

Tomara que não MArcelo, por US$ 900,00 ela e a A350 (se mantiver o padrão de performance do CCD de 10MP usado anteriormente) certamente seriam minhas indicações nas categorias sub US$ 1000,00, brigando um pouco de perto com a XSi. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #32 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 18:47:10
Marcelo, quando a Pentax e a Samsung Techwin Co.  assinaram em Outubro de 2005 aquele acordo de troca de tecnologia para desenvolvimento de cameras digitais DSLR, estava se libertando da dependencia de fornecedores de produtos eletronicos, o resultado está aí, com a K 10D,  K 100D e agora com a K 20D e K 200D e mais as irmãs gemeas delas com o logotipo Samsung.



No ano  2000 voce deve se lembrar , ela apresentou na feira da Photokina o prototipo de uma camera digital de 6 megapixel, com sensor Full Frame da Phillips, mas que não foi avante devido o custo muito alto do sensor e o preço da camera sairia por volta de $ 7.000 dolares.

http://www.dpreview.com/news/0009/00091402pentaxdigitalslr.asp

 

http://www.dpreview.com/news/0102/01021106pentaxdigitalslr.asp

E quando a Pentax lançou a  *isT D em fevereiro de 2003 na feira da PMA, ela chegou com mais de 06 meses de atraso, porque a fabrica de sensores da Sony mal dava conta de produzir os sensores para a Nikon D100, que vendia bem e só depois ela aumentou os turnos de produção e a  partir daí começou a fornecer para a Pentax , com 06 meses de atraso.

Realmente aquelas fotos de Dubai não estavam nada boas, mas já estão aparecendo ótimas fotos tiradas com a K 20D !


Citar
3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 250KB.
   3.1.1. Imagens maiores poderão ser postadas apenas através de links externos, com ou sem miniaturas, não podendo ser incorporadas diretamente às mensagens.

http://i93.photobucket.com/albums/l64/Edvynas/K20D/IMGP0992.jpg

http://i93.photobucket.com/albums/l64/Edvynas/K20D/IMGP0994.jpg

http://i93.photobucket.com/albums/l64/Edvynas/K20D/IMGP0996.jpg

http://i93.photobucket.com/albums/l64/Edvynas/K20D/IMGP1026.jpg

http://i93.photobucket.com/albums/l64/Edvynas/K20D/IMGP1040.jpg

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 00:03:59 por pedro_raythz »
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #33 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 18:59:34
Sim Pedro, tb tenho visto fotos boas com a K20D, estou trânquilo que este censor não vai deixar na mão, minha dúvida é até onde ele pode ir, pois um produto mal posicionado pode ser um tiro no pé independente dele ser bom ou não, eu gosto da idéia da pentax ter uma câmera concorrente com a 40D/a700/D300, vamos ver um pouco mais, quanto a K20D substituir a K10D.. acho trânquilo, agora é saber até onde ela vai depois disso... ainda não sabemos, minha maior curiosidade hoje na K20D nem é o censor, é o AF mesmo que tem tido uma evolução muito tímida em cada lançamento.

Embora acompanhe as novidades da K20D, meu interesse caso venha a fazer um upgrade seria na K200D x K10D.
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 19:33:57
Pedro esses samples dá para avaliar, qualquer câmera fica boa redimencionada para baixo desta forma, até compactas ficam boas assim.
As de Dubai e do Review Japonês que você postou (que estão em alta e ai sim dá para avaliar de forma consistente) estão defasadas em relação ao desempenho obtido pelas concorrentes... Eu ainda estou esperando o Phil postar as deles, porque pelo menos existe uma metodologia consistente no método de fotografar utilizado por ele.
Só para demonstrar como redimencionar para baixo mata qualquer possibilidade de avaliar... Olha que lindas que ficam estas imagens:


Original: http://dpreview-img.fotki.com/gallery/fuji_s6500_samples/originals/dscf1342.jpg


Original: http://dpreview-img.fotki.com/gallery/fujifilms9000_samples/originals/dscf0271.jpg
:)
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 12:55:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 19:41:45
Sim Pedro, tb tenho visto fotos boas com a K20D, estou trânquilo que este censor não vai deixar na mão, minha dúvida é até onde ele pode ir, pois um produto mal posicionado pode ser um tiro no pé independente dele ser bom ou não, eu gosto da idéia da pentax ter uma câmera concorrente com a 40D/a700/D300, vamos ver um pouco mais, quanto a K20D substituir a K10D.. acho trânquilo, agora é saber até onde ela vai depois disso... ainda não sabemos, minha maior curiosidade hoje na K20D nem é o censor, é o AF mesmo que tem tido uma evolução muito tímida em cada lançamento.

Marcelo minha posição é muito similar a sua, é claro que o sensor não é inútil, mas é uma questão de se colocar frente às concorrentes com algum atrativo, certamente o sensor não é um deles, ele atende às necessidades mas não é algo que o coloque frente a frente com as concorrentes, na verdade eu nem acho que ele seja preocupante de um ponto de vista de uso, mesmo porque ele está aprecendo muito os sensores de segunda geração da Canon (os mesmos que equiparam da 10D até a 30D) o problema é que o corpo também é bastante limitado para as categorias mais altas (e sendo limitado teria que lastrar o diferencial na imagem, o que o sensor não tem se mostrado capaz de fazer, na verdade tem se mostrado abaixo dos principais concorrentes), como substituta da K10D, realmente ela pode ser positiva caso o AF tenha sido melhorado, porque era um calcanhas de aquiles da K10D. Mas o problema é que ela não tem nada que venha a lastrear um preço de mercado de US$ 1300,00, a imagem é abaixo das principais concorrentes, o corpo possui sistemas inferiores, ai não tem um motivo sequer que leve à escolha dela, já nas categorias mais baixas ela se tornaria uma câmera com muitos atrativos, assim como foi a K10D, fazendo subir consideravelmente seu potencial competitivo e seu peso nas matrizes de decisão.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Marcelo - POA/RS



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 20:20:44
Leo, vc poderia me esclarecer três curiosidades?

1- A tecnologia do sensor da D50 é o mesmo da D80/Alfa100/K10 ou o sensor de 10Mp tem alguma vantagem tecnológica?
2- Existem diferenças do filtro low-pass ou das micro lentes de sensor CMOS comparando com CCD? Pergunto isso para tentar entender por que ainda não vejo nos atuais CMOS a mesma profundidade de cores, tonalidade de cores dos CCD (ultima geração Sony).....A algum tempo atrás você comentou que o motivo disso são os tamanhos dos pixels menores nos sensores CMOS por causa da teia de ligações individuais, mas eu não sei, porque mesmo sensores bem pequenos CCD eu noto uma tonificação algumas vezes melhor que os CMOS APS.....lógico, com muuito mais ruído e menor latitude, mas algumas vezes com cores mais tonificadas, mais profundas.
3- Qual seria a dificuldade de se fazer no forum MF avaliação de sensores? Utilizando as câmeras dos próprios integrantes....seria algo inovador não?

Abraço
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 20:22:33 por lfedersoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 20:57:17
Até onde eu sei é a mesma Leandro, não houve uma mudança tecnológica neste período.

Leandro é basicamente pixel mesmo, tem que tomar cuidado do que é fruto de tratamento e um bom balanço dos tons do sensor do que é realmente performance, em teoria o CMOS tem uam vantagem enorme que é operar por diferença de DDP, enquanto o CCD opera por corrente, mas operar por DDP é uma vantagem, uma vez que possibilita uma maior precisão.
Os filtros low-pass costuma ser customizado (cada marca adota um, por isso que no mesmo sensor podemos ter diferença na relação moiré x nitidez), o corta UVIR também é customizado (o que pode influenciar na qualidade final da imagem), já as microlentes raramente são customizadas e já fazem parte do próprio balanço do sensor, a "profundidade de cor" que muitos observam no CCD se deve muitas vezes a um simples balanço de cores tendendo vermelho, isso porque o vermelho é uma cor abundante, apesar de menos energética, e que é muito simples de ser registrada com precisão, como o CCD tem mais dificuldade de registrar o Azul então ele normalmente fica com cores mais vivas, porque ser saturado é uma característica do vermelho, que quando predominante valoriza bastante os resultados, o CMOS é um sensor mais fácil de equilibrar (dai ele ter um tipo de ruído tão fino), ele gera tons mais brancos, com mais profundidade de azul, mas isso são apenas particularidades que podem ser revertidas pelo tratamento, o que de fato ocorre, muitos dos tons estão vinculados ao tratamento, no longo prazo o CMOS é uma tecnologia com muito mais futuro, as restrições encontradas no CMOS até os últimos dois anos eram de cunho de desenvolvimento da tecnologia base, porém em termos de futuro eles são bem mais promissores, na verdade hoje em dia já são superiores, como o caso do CMOS da Canon que representa perfeitamente os 14 bits de cor, coisa que até então apenas o CCD da Fuji tinha conseguido fazer. :)

A dificuldade técnica da sua idéia é que a maioria das câmeras não solta mais RAW puro, o que torna inviável uma tentativa de analisar o sensor sem influências externas, no passado isso era bem mais simples, atualmente temos que ficar atentos a características próprias e na diferenciação do que é fruto de tratamento e do que é fruto de tecnologia de sensor, virou uma análise bem mais complicada e que depende de bastante experiência na observação de pequenos detalhes. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 21:27:03
Leandro é basicamente pixel mesmo, tem que tomar cuidado do que é fruto de tratamento e um bom balanço dos tons do sensor do que é realmente performance, em teoria o CMOS tem uam vantagem enorme que é operar por diferença de DDP, enquanto o CCD opera por corrente, mas operar por DDP é uma vantagem, uma vez que possibilita uma maior precisão.
Os filtros low-pass costuma ser customizado (cada marca adota um, por isso que no mesmo sensor podemos ter diferença na relação moiré x nitidez), o corta UVIR também é customizado (o que pode influenciar na qualidade final da imagem), já as microlentes raramente são customizadas e já fazem parte do próprio balanço do sensor, a "profundidade de cor" que muitos observam no CCD se deve muitas vezes a um simples balanço de cores tendendo vermelho, isso porque o vermelho é uma cor abundante, apesar de menos energética, e que é muito simples de ser registrada com precisão, como o CCD tem mais dificuldade de registrar o Azul então ele normalmente fica com cores mais vivas, porque ser saturado é uma característica do vermelho, que quando predominante valoriza bastante os resultados, o CMOS é um sensor mais fácil de equilibrar (dai ele ter um tipo de ruído tão fino), ele gera tons mais brancos, com mais profundidade de azul, mas isso são apenas particularidades que podem ser revertidas pelo tratamento, o que de fato ocorre, muitos dos tons estão vinculados ao tratamento, no longo prazo o CMOS é uma tecnologia com muito mais futuro, as restrições encontradas no CMOS até os últimos dois anos eram de cunho de desenvolvimento da tecnologia base, porém em termos de futuro eles são bem mais promissores, na verdade hoje em dia já são superiores, como o caso do CMOS da Canon que representa perfeitamente os 14 bits de cor, coisa que até então apenas o CCD da Fuji tinha conseguido fazer. :)


Realmente faz bastante sentido a abundância do vermelho, inclusive em alguns JPG chega a incomodar bastante o excesso de saturação.
Eu gostaria bastante de experimentar os atuais CMOS e desfrutar das vantagens e deste melhor equilíbrio, eu vou inclusive pegar alguns RAW de CMOS e tentar chegar nos resultados que estou acostumado de saturação para analisar de forma mais precisa as vantagens de um melhor equilíbrio do vermelho.
E quanto ao problema que vc comentava sobre os CMOS de cair muito o desempenho/ruído quando está fora da exposição ideal, isso também já está melhor nestes atuais sensores? O que vc está achando nas correções de exposição da A700 comparando com os sensores CCD que vc já teve e ainda tem?

A dificuldade técnica da sua idéia é que a maioria das câmeras não solta mais RAW puro, o que torna inviável uma tentativa de analisar o sensor sem influências externas, no passado isso era bem mais simples, atualmente temos que ficar atentos a características próprias e na diferenciação do que é fruto de tratamento e do que é fruto de tecnologia de sensor, virou uma análise bem mais complicada e que depende de bastante experiência na observação de pequenos detalhes. :(

Mas mesmo utilizando estes RAW teoricamente já tratado, não conseguiríamos uma boa escala/valores de resolução real, ruído próximo do real, DR, transição tonal, etc, etc?

Abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 00:27:06
Leandro se eu te falar que não tive que corrigir exposição feita nela ainda você acredita? Eu ando com muito critério, porque ela é limitada em comparação à S3, se eu já quase não errava exposição na S3 nela com o medo que estou de errar menos ainda rs.... Então não vou poder te dizer especificamente em relação a ela porque poderia falar uma besteira...
Mas esta limitação era decorrente da curva de saturação que era muito menos tolerante no CMOS (exatamente porque os pixels eram menores, o compotamento da curva lembrava o de uma compacta), mas atualmente os CMOS andam rendendo muito bem fora do ponto de exposição, na verdade estão com uma curva bem próxima do CCD em termos de latitude, com uma queda de desempenho bem atenuada.

Quanto a questão de conseguir os resultados eu realmente não sei te dizer, acabaríamos correndo o risco de fazer afirmações falsas por não conseguirmos isolar as variáveis... :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #41 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 11:42:26
Léo, ainda sobre o censor da D70 usado na K100D..., uma das primeiras fotos que fiz com a minha foi esta aqui http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=10778.0  não acho nada fraco o desempenho deste censor tanto em ISO baixo como alto, tem suas limitações, tem sim como qualquer tecnologia, mas um censor com mais de 5 anos (atrasado??) conseguir liberar uma imagem em ISO 3200 como esta que eu mostrei acho sensacional, agora dizer que estes novos censores apresentam uma grande "evolução" é complicado também, tem sido comentado o fato de algumas câmeras já não liberam mais o RAW "puro" mesmo, ficando de certa forma ainda mais difícil de fazer comparações.

Agora voltando a K20D, ela tem recursos que podem sim justificar uma câmera de $ 1200/1300 com lente do kit, o fato de achar que ela deve custar menos não é por ser uma câmera inferior mas sim por ser uma estratégia mais coerente para conquistar usuários oferecendo mais por menos, e tem outra coisa que a maioria desconhece, a qualidade das lentes pentax (principalmente na parte ótica) é muita notável, isso só justificaria? não, claro que não, mas ela vem com bons recursos, alguns comuns a outros fabricantes outros exclusivos, tem um bom viewfinder, trabalha bem com qualquer lente antiga, facilitando para quem quer ter uma boa prime de foco manual, podendo montar um kit AF simples e apelar para as boas lentes 30mm, 50mm, 135mm por preço de banana, ...

No começo quando optei pela pentax estranhei por quase ninguém usar profissionalmente a Pentax digital, hoje vejo que isso já é diferente, sei de gente fotografando social, still, book fotográfico com Pentax, enfim... é errôneo achar que a Pentax não oferece equipamento bom para o uso hobby ou mesmo profissionalmente, o que falta hoje para a Pentax é uma camera tipo a D3 da Nikon, assim atendendo um seguimento mais específico onde por mais que as câmeras de entrada atendam bem no quesito qualidade de imagem fica faltando uma câmera realmente PRO com opções/recursos que na maioria das vezes são interessante somente para profissionais mesmos.

Hoje fora da pentax tenho bons olhos para o lado da 40D, isso por conta do censor e AF dela... mas o valor das lentes que me interessariam da Canon torna ela inviável.
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:08:02
Marcelo ele é fraco se comparado às concorrentes de mesma época, veja que eu disse acima que ele rompeu uma barreira que tornava a imagem inaceitável para a maioria das condições (como era o que equipava a D100) e foi exatamente por isso que ele conseguiu satisfazer o mercado. Quando digo fraco não é fraco que o torna inútil (venho repetindo isso a algum tempo), é fraco se comparado aos concorrentes da mesma época, que eram superiores.
Quanto ao RAW puro não são algumas câmeras não, já faz um bom tempo que todas processam RAW... :)

Então marcelo novamente tratando de comparar com a concorrência no mesmo preço, que é o que importa, porque as pessoas irão escolher entre estes equipamentos e não entre um de US$ 1300 e um de US$ 700,00, o view dela não tem nada de especial para a categoria, então não é diferencial, quem tem um diferencial neste ponto é a D300, o resto é tudo no mesmo padrão, a ótica da Pentax é sim boa, mas todas as principais concorrentes também são, então também não é diferencial, não dá para justificar uma compra baseado nisso porque as concorrentes estão todas praticamente no mesmo nível. Nesta categoria novamente a D300 trabalha com qq lente nikon, a Sony e a Canon trabalham inclusive com confirmação de foco usando o adaptador de US$ 50,00 então também não é um diferencial significativo para uma compra, porque todos os fabricantes também oferecem esta opção nesta categoria alguns com uma implementação melhor, como Pentax e Nikon, mas todos oferecem o recurso na pior das hipóteses por um preço baixo, então também não considero algo relevante.
Eu NUNCA disse que ela não oferece equipamentos bons, muito pelo contrário, eu cheguei a te aconselhar a Pentax na época lembra? ;)
A questão toda que eu sempre procuro colocar é lado a lado com as concorrentes, hoje em dia não existe câmera imprestável, mas existe sim câmeras melhores em certos quesitos, o que eu coloco é que se você vai comprar uma câmera hoje e quer optar pela melhor opção a Pentax hoje só estaria na lista de melhores opções com a K10D (que está extremamente barata pelo que oferece frete às concorrências), por esse preço da K20D você leva coisa melhor, não que ela seja imprestável, é que simplesmente por esse preço você compra coisa melhor, ai tudo é uma questão pessoal, o que temos que sempre deixar claro em um fórum público é vantagens e desvantagens para não levar usuários incautos a escolhas equivocadas.
Resumindo... É imprestável? NÃO, mesmo a qualidade de imagem que eu tenho visto se equipara em certos aspéctos com os sensores Canon de II geração que atendem bem. As funcionalidades também são razoáveis para uso de dia a dia e mesmo algumas aplicações profissionais.
É a melhor opção pelo preço? NÃO, na verdade por este preço é uma das piores opções (para todas as aplicações de fotografia que me lembro), mas isso não a torna imprestável, eu NUNCA disse isso, minhas posições são sempre comparativas à concorrência, porque eu se vou gastar meu $$$ com alguma coisa eu quero a melhor opção que o $$$ que vou gastar pode comprar, assim como a maioria aqui, alguns podem considerar que o esforço de trocar de sistema não vale a pena, ai podem sim investir em um equipamento como este que vai atender perfeitamente, mas devem sempre estar cientes de que NAQUELE MOMENTO havia opções melhores pelo mesmo preço, nada além disso.
Quero deixar bem claro que não estou dizendo que o equipamento não atende a nenhum uso ou que não serve, ou que é péssimo, quero deixar bem claro que minhas colocações são sempre referentes a concorrência, porque já faz um bom tempo que todas as marcas possuem equipamentos perfeitamente usáveis para boa parte das aplicações.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #43 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:38:39
Léo,foi justamente para esta conclusão que eu dirigi meus comentários, para deixar claro que a pentax tb é uma boa opção, só quanto a K20D prefiro esperar mais um pouco para saber mais dela, não teria nenhum remorso em sair da pentax para outro modelo, para isso bastaria uma bom $$$ negócio surgir :),

agora 3 novidades que achei interessantes na K20D,

- HDR na própria câmera (li hoje sobre isso)
- soquete PC Sync
- Ajustes no AF (li pouco coisa sobre isso)
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 12:52:20
MArcelo o "HDR" na câmera é um sistema parecido com o que já é usado pela Sony/Minolta a uns 4 anos e foi inserido agora na Canon, Nikon e PEntax..
Soquete PC seria um diferencial em relação às categorias baixas (por isso que acho que ela se sairia muito bem sub US$ 1000,00 como era a K10D), mas não nas categorias altas, porque todas já possuem este recurso a tempos, os ajustes de AF a Nikon foi pioneira, acho assim, se a marca tem um AF inconsistente (funciona bem em uma lente e não em outra) isso faz bastante diferença sim, mas se o AF é consistente ai não faz diferença, porque se a máquina está errando o foco vai errar igual em todas as lentes, neste caso precisaria calibrar o foco, e voltaria a funcionar bem com todas as lentes, este recurso é mesmo meio que uma necessidade para sistemas mais inconsistentes e que realmente demorou para aparecer e por incrível que pareça surgiu onde eu achava menos provável que foi na Nikon rs..
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.