Autor Tópico: Pentax K 20D - fotos teste  (Lida 40075 vezes)

Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #75 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 01:42:37
Muito se fala do Auto Focus das Pentax digitais. Fotografei amadoramente a minha vida toda , em um período dela ( da minha vida )  fazia nos finais de semana serviços remunerados, (casamentos, batizados, aniversários e books) com equipamento médio formato, que era a principio  muito complicado para se trabalhar, ( Yashica 635 e Rolleiflex  3,5 f) ( Viu Leo,  eu tenho outras marcas de equipamentos)  mas que com a prática tornava-se muito gostoso, só parei devido,  a enxurrada do 35mm. que barateou, popularizou e estragou a fotografia profissional. Então a minha primeira máquina auto focus foi uma compacta digital, que não ajudou muito e a seguir uma DSLR. Portanto, não conheço o sistema de foco dos outros fabricantes para dizer se é melhor ou pior ! Mas tenho apanhado muito nas fotos que tenho feito de esportes e nao estou satisfeito, nao sei se e devido a falta de experiencia ou se e por que as lentes que tenho nao sao SDM, com motor na lente. Costumo sair para fotografar esportes com outros usuarios de outras marcas de equipamento, nos finais de semana  e tambem vejo que que o equipamento deles TOP e lentes TOP tambem nao conseguem acompanhar o foco !!! Um deles me falou o seguinte - de que adianta eu ter uma maquina que faz 6,5 fotos por segundo se o sistema de foco nao acompanha !!! - E nao foi so ele que falou isto, coloquei umas fotos de esportes num outro forum e num dos comentarios um dos foristas que utiliza equipamento TOP tambem, disse que tinha gostado das minhas fotos e que nao conseguia acertar o foco nos esportes, que apanhava muito  !!! De qualquer forma vou continuar fotografar esportes, nao desisto, neste final de semana tenho para fotografar ciclismo e se estiver sol e com ondas boas vou para a praia de Pernambuco no Guaruja , fotograr Surf, e o que eu tenho feito nos 02 ultimos finais de semana !!!
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #76 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 02:00:38
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #77 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 02:04:13
Ja postei estas fotos, so que o forum Mundo Fotografico fez o resize ! Vejam agora elas originais e em crop 100 % !

http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1036&thread=26733935

Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 07:17:39
Pedro, isso eu corcordo plenamente com você.....pra que precisamos de mais que 3fps, se a câmera consegue no máximo fazer 3 focagens por segundo....

Normalmente quando vc está fazendo um tiroteio de fotos, o objeto principal está em movimento, com isso precisamos para cada foto uma nova focagem.

Valeu


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #79 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 09:20:09
é fato mesmo... a cada dia que passa menos conhecimento/experiência é preciso para poder usar uma câmera DSLR, a fotometria posso deixar para a câmera fazer, ela decidirá o que é melhor para  minha foto, o AF tb, se sai fora de foco é o AF da câmera que não é bom, se perco uma foto é porque o AF é lento, se sai uma uma foto "estourada" é pq a câmera não soube compensar corretamente o flash... e por aí vai, só é estranho é ver fotos medíocres (horríveis) e fotos maravilhosas com a mesma câmera.

Eu mesmo percebo algo do gênero com a minha câmera digital, quando sou preguiçoso quero ligar ela apontar e deu precisarei de muita sorte para ter alguma foto bacana, agora quando me preocupo em fotometrar corretamente, observar o objeto fotografado e dar um pouquinho de atenção na composição... bingo, aumenta muito as chances da foto ficar boa, quando observo minha curta experiência em foto em filme... é notável o bom aproveitamento de fotos num filme de 36 poses, isso que nas fotos que eu acho que pode ficar legar eu faço dois cliques para garantir pelo menos um clique bom.

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 09:21:48 por m.oreste »
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #80 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 11:32:56
Olha tem câmera que é lenta mesmo, eu usei a K10D e ela é lenta, assim como a Fuji S3 Pro e outras que usei que são bem lentinhas, as Canon, as Sony e as Nikon mais sofisticadas costumam ser bem mais rápidas, mas ser rápida também não garante boas fotos, assim como um bom sensor não garante boas fotos e assim por diante é o que o Marcelo falou, não adianta jogar a responsabilidade das fotos em cima da câmera porque ela é só a ferramenta, precisa saber operar a ferramenta, precisa saber escolher a melhor ferramenta para o que você faz, ou seja, tem que saber o que está fazando. Eu fiz N desfiles em eixo de passarela com a S3 e eixo de passarela é algo que exige um bom rastreamento (por incrível que pareça tão bom quanto esportes), para você ter uma idéia a D2x é absurdamente mais rápida do que a S3 (absurdamente mesmo) e tinha colega meu que trabalhando com ela perdia mais fotos do que eu com a S3 e conseguia a mesma nitidez, isso porque eu tinha mais critério e estabeleci uma estratégia de posição e acmpanhamento do foco pelo view para conseguir as fotos no momento em que elas estivessem corretamente em foco. É lógico que não é o ideal, minhas fotos eram consistentemente sutilmente desfocadas (imperceptível na impressão mas perceptível no 100%), porém havia bastante gente com câmeras super rápidas que não conseguia o mesmo resultado. As edições que fiz com a 1D Mark II (essa danada era rápida pra caramba) ficavam todas perfeitas, eu não desaprendi com a S3, muito pelo contrário, aprimorei bastante a técnica devido às limitações do equipamento em relação a MKII, mas tem que saber operar não tem jeito, alguém que sabe o que faz com uma câmera de AF lento pode, sem dúvida, conseguir melhores resultados do que quem não sabe muito o que faz (e tem muitos profissionais que simplesmente não sabem, confiam na câmera para resolver o problema), eu sempre reclamei da velocidade tosca da S3, apesar de ela não ter me incomodado por quase 3 anos, só começou a me deixar frustrado recentemente, quando comecei a pegar muitos desfiles para fazer eixo, trabalhando muito com uma determinada atividade você sente diariamente as definiciências do equipamento e começa a procurar uma ferramenta que te de menos dores de cabeça (não que a anterior seja incapaz de fazer, você faz esporte e desfiles com foco manual se quiser, só vai dar bem mais trabalho e pode ser bem menos consistente), Velocidade de AF para mim hoje é algo que eu preciso para poder me concentrar em outras coisas, mas até 6 meses atrás era algo que não me preocupava e não me incomodava nem um pouco, até 6 meses atrás eu queria era só consistência...
A questão toda é que passamos por fases e temos prioridades, é difícil pensarmos em uma prioridade quando temos outra mais importante para ser sanada. Na verdade é por isso que eu não me prendo a sistemas, porque sempre haverão pontos onde um ou outro é superior. O único problema grave que vejo nas mudanças de sistema é a nova curva de aprendizado, aqueles 6 meses que você ainda fica acostumado com o padrão de funcionamento do sistema anterior. :/

Pedro segundo as regras do fórum o tamanho máximo de imagens postadas diretamente no fórum é de 800px do lado maior, para não distorcer o fórum e dificultar a leitura, fotos maiores do que isso você deve colocar apenas o link. :)

Leandro câmeras boas conseguem prever e atualizar o foco entre os tiros, principalmente usando lentes rápidas. a D2x e a 1D Mark II (que eu já uesei em desfiles), por exeplo atualizam muito bem o foco entre uma foto e outra, elas raramente se perdem no processo, mesmo com menos luz como o caso de desfiles.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 11:36:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 12:12:34
Leandro câmeras boas conseguem prever e atualizar o foco entre os tiros, principalmente usando lentes rápidas. a D2x e a 1D Mark II (que eu já uesei em desfiles), por exeplo atualizam muito bem o foco entre uma foto e outra, elas raramente se perdem no processo, mesmo com menos luz como o caso de desfiles.

Sim, mas nada acima do que 3fps, com servo contínuo.

Sem servo contínuo, a velocidade de uma 40D é algo em torno de 0.2s, somando o movimento do fotógrafo chegaria a próximo de 0.3s, continuaria no limite de 3fps.

A minha sem servo contínuo, faz algo em torno de 0.35s, ou seja, para minha velocidade de AF, eu não precisaria mais do que 2fps e ela oferece 3fps..desnecessário.

Abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #82 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:41:23
LEandro de onde vc tira esses números? Eles não condizem nem de perto com a realidade, uma 40D é bem mais de 2x mais rápida no AF que uma D40, mesmo em modo single.
Uma 40D em modo servo atualiza os 5fps tranqüilamente, assim como a D2x, que atualiza muito bem até em 8fps, a velocidade de retorno do espelho é suficiente para que o foco praticamente não fique descoberto, é como se o foco ficasse sendo atualizado continuamente, a A700 também faz os 5fps tranqüilamente no modo AF fast, mesmo com prioridade de foco (que para o burst se não tiver confirmação do foco), raramente ela engasga, a D2x e a 1D MarkII, que eu também já usei no dia a dia, também fazem isso tranqüilamente, sem engasgar, mesmo no modo prioridade de confirmação de foco, mas isso sempre em modo contínuo, em modo single shot a coisa é bem diferente, porque o foco faz paradas e se reajusta a cada disparo, não dá para usar modo burst em em single AF, não são funcionalidades correlatas, modo burst exige AF contínuo e com esse par se o retorno do espelho for bom, o AF for rápido e o sistema preditivo for competente a câmera simplesmente não perde o foco.
Eu diria que é mais difícil conseguir uma condição onde você consiga de fato 5 ou mais fps (porque depende de velocidade de obturação) do que um AF que acompanhe bem esses 5 ou mais fps.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 13:43:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 13:51:22
LEandro de onde vc tira esses números? Eles não condizem nem de perto com a realidade, uma 40D é bem mais de 2x mais rápida no AF que uma D40, mesmo em modo single.
Uma 40D em modo servo atualiza os 5fps tranqüilamente, assim como a D2x, que atualiza muito bem até em 8fps, a velocidade de retorno do espelho é suficiente para que o foco praticamente não fique descoberto, é como se o foco ficasse sendo atualizado continuamente, a A700 também faz os 5fps tranqüilamente no modo AF fast, mesmo com prioridade de foco (que para o burst se não tiver confirmação do foco), raramente ela engasga, a D2x e a 1D MarkII, que eu também já usei no dia a dia, também fazem isso tranqüilamente, sem engasgar, mesmo no modo prioridade de confirmação de foco, mas isso sempre em modo contínuo, em modo single shot a coisa é bem diferente, porque o foco faz paradas e se reajusta a cada disparo, não dá para usar modo burst em em single AF, não são funcionalidades correlatas, modo burst exige AF contínuo e com esse par se o retorno do espelho for bom, o AF for rápido e o sistema preditivo for competente a câmera simplesmente não perde o foco.
Eu diria que é mais difícil conseguir uma condição onde você consiga de fato 5 ou mais fps (porque depende de velocidade de obturação) do que um AF que acompanhe bem esses 5 ou mais fps.

Eu pego no imaging-resource.com.....é o único site que consegui ver dados de desempenho do AF....vc conhece algum site que faz estes testes mais próximos do real? Eu já procurei em tudo e nada.

Isso seria uma brincadeira legal, ver quantas FPS elas conseguem fazer, com servo contínuo e focando acurado.....e lógico com o objeto mudando de plano....não andando de lado.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #84 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 14:58:20
LEandro essa brincadeira muita gente faz...
Existem vários filmes feitos baseados em modo contínuo dessas câmeras.
Alguns exemplos fantásticos da 1D Mark III:
http://br.youtube.com/watch?v=9diurOilaew
http://br.youtube.com/watch?v=a8XD6F7M45k&NR=1

Tinha um vídeo feito com o burst da 20D muito legal, de uma garota que corria, se não me engano foi postado aqui ou algum outro fórum, queria achar ele, mas não encontrei, porque o trabalho era realmente muito bem feito...

Foco contínuo é algo que você encontra em várias filmadoras (que fazem 30fps ou mais), a diferença é a velocidade com a qual estas atualizam o foco em decorrência dos mecanismos que possuem, no caso dessas câmeras esse foco contínuo é tão rápido quanto boas filmadoras, o tempo ofuscado do sensor é muito curto (porque o espelho retorna muito rápido) e os mecanismos de posicionamento são muito rápidos e sensíveis, isso torna o desempenho até melhor do que muitas filmadoras mais baratas.

O melhor método para medir velocidade de AF é por gravação de som, é importante verificar também se a câmera está programada para tempo de espera e indicação do AF, algumas câmeras tem um recurso que permite desativar ou ajustar este tempo, outras não possuem este recurso, na A700 por exemplo ela pode desativar, dar uma indicação de 0.3s ou 0.6s antes de permitir o disparo, neste caso o AF já estaria pronto, porém a foto demoraria 0.3s ou 0.6s a mais antes de ser disparada, então precisa de um ceto critério para medir isso direitinho.
Mas som é um ótimo método e dá para fazer até com o microfone do computador. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 15:18:51
Pode ser :(

Vc acha que estes valores não estão de acordo com a A700?
http://www.imaging-resource.com/PRODS/AA700/AA700A6.HTM


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #86 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 15:24:20
Marcelo - POA/RS



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #87 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 15:31:42
Então Lendro eu não medi os tempos em si, mas se ver comparado com alguma outra câmera que eu já tenha usado eu posso analisar melhor.

Marcelo é como eu digo, se o cara sabe o que faz dá para fazer, principalmente com um certo nível de tolerância, se ficar desfocada (o que provavelmente irá acontecer em uma câmera lenta como a K10D ou a S3, pelo menos eu nunca vi diferente) quanto desfocado vai ser? Será significativo para os resultados? No meu caso com minha estratégia não era muito significativo, era no máximo um limitador para eu conseguir pegar passadas diferentes e por ai vai, mas era algo plenamente contornável e os pequenos problemas no foco eram perfeitamente aceitáveis para aplicações práticas. :)
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 15:35:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pedro Ernesto Guerra Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
    • http://
Resposta #88 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 19:11:25
fui no flickr dá uma olha da em fotos de esportes ou simplesmente de ação para ver o que se tem feito com a K10D... isso para ver possibilidade de uso num tipo de foto que o AF pode ser um diferencial para o fotógrafo:

Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, que eu moverei o mundo !!! Uma máquina simples e lenta como esta K 10D e K 20D, na mão de quem sabe o que faz, é só lançar e correr para abraçar, é gol na certa !!!

     

   

   




Todas estas fotos de autoria de mark dominic dimalanta

http://www.pbase.com/mark_dominic/north_shore_stories






Todas as fotos das motos de autoria de chris paltzat

http://www.pbase.com/chris_paltzat/endurance_race_photos



foto de autoria de Arnold Zigman



Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@ig.com.br
Santos - São Paulo - Brasil


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:31:31
Marcelo, é como eu sempre digo: a K10D com boa luz é tão rapida como qualquer outra, é só comparar os teste que a POP fez. O problema é ter que esperar 2 segundos pra focar(ou nem sequer conseguir) um sorriso ou um olhar, que dura menos de 1 segundo, numa cerimônia noturna de casamento.
Rio do Sul - SC


Blog