Autor Tópico: Um tema para pensar em fotografia digital  (Lida 6371 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 22:58:07
Não, Padu.

Nenhuma responsabilidade, exceto aquela que declaro na newsletter, isto é, não encher a caixa postal de ninguém com mais do que um texto a cada 15 dias, podendo ser muito, muito menos -risos.

Não sou professor. Ou melhor, as vezes sou, mas só porque me pagam para isso. E não é fotografia.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #31 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 23:01:20
Ivan,

Eh so minha opiniao. Cada um com a sua consciencia.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:56:58
Padu;

Quem não sabe aproveitar as sementes não merece o fruto -risos.

Em fotografia há muitos anos eu pago em pesquisas meu aprendizado. Há pouco mais de quatro anos atrás quando comecei a fotografar em RAW, era quase remar contra a corrente. Discuti com um monte de gente nos fóruns e listas que diziam que RAW era para quem erra exposição. Aprendi sozinho, li, pesquisei, fui atrás de aprender como era o sensor, como ele funcionava, como era o processo de demosaico, etc. E não tive para isso ninguém me pegando pela mão e conduzindo, pois há quatro anos atrás era muito menor a quantidade dessas informações na rede.

O pensamento sobre o uso dos filtros de cor na digital provém de ter usado alguns (vermelho, verde claro, laranja) e observado o resultado e de ter somado a observação com meu conhecimento da captura digital adquirido nesses anos pensando sobre o RAW. Tudo se baseia em assmir que necessariamente há uma interação entre a dinâmica de captura digital e a cor da luz, e investigar qual é.

Só que, ao contrário de quando me interessei por RAW e quase virei um prosélito, querendo mostrar aos demais que era algo muito melhor -coisa que depois de quatro anos tornou-se óbvia, não por minha pregação, mas porque apareceram "artigos com caráter de oficialidade"- eu não tenho mais saco para catequizar ninguém. Joguei a semente. Quer plantá-la? Bem, podemos conversar sobre a lavoura. Não quer plantá-la? Tudo bem, também.

A conversa com o Leo me foi muito útil. Ele vê que existe o fenômeno, que a interação entre a cor da luz e o resultado é relevante. Discordamos um pouco sobre qual a cor da luz ideal, mas isso é outra parada, e provavelmente ele está certo para algumas situações e eu certo para outras. Mas o fundamento é o mesmo.