Autor Tópico: Sobre workshops e este fórum  (Lida 1452 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 02 de Julho de 2005, 09:18:18
Prezados.

Não estou censurando ninguém, apenas alertando para uma coisa que julgo importante.  Ontem li uma mensagem do novo no fórum Fernando perguntando sobre fotometria, tema importantíssimo e sempre presente aqui, aliás, um dos pontos centrais da fotografia. Li também a rsposta do Fernando Paes dizendo que haveria oportunidade de aprender sobre isso no workshop.

Pois bem, acho que são coisas diferentes. Sem embargo da valiosíssima informação prática que os membros possam obtter nos workshops, não podemos remeter para eles toda a troca de informações sob o risco do fórum virar um vestibular para workshops. Sempre acreditei, e acredito, em distribuir conhecimento assim como obtenho conhecimento por outros distribuído. Esse fórum sempre funcionou assim. Acho que uma pergunta sobre fotometria, se a pessoa tem tempo e calma para responder, é útil para todos.

Compreendo a empolgação com os workshops e embora a mim não interessem (interessaria unicamente conhecer os companheiros, é claro) acho fantástica essa iniciativa do Leo ajudado pelo Fernando Paes, mas acho que não se pode começar a reservar a troca de informações apenas para os WS.

Abraços,
Ivan
« Última modificação: 04 de Julho de 2005, 17:10:55 por Matheus »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2005, 11:34:48
Concordo com você, Ivan. Tive a mesma sensação que você ao ler o referido tópico e acho que o que vai aqui é uma crítica construtiva, não uma crítica pela crítica ou qualquer coisa do tipo.

De fato, acho muitíssiomo interessante e importante a iniciativa do Leo e do Fernando em oferecerem esses cursos praticamente a preço de custo pro pessoal. Inclusive, tenho o maior interesse em fazer esses workshops e, se ainda não fiz, foi porque moro em Florianópolis (aliás, poderíamos tentar agilizar uma edição aqui no verão, que aí já seria legal para os dois também  :)).

Mas também acho muito legal a disposição que se tem nesse fórum - e o próprio Leo e o Fernando são pessoas fundamentais nisso - de orientar, ensinar e trocar experiências com os participantes. Nesse caso eu posso dizer que, como ainda não pude fazer o workshop, o pouco que sei sobre fotografia devo justamente a essa disposição do fórum e de seus moderadores e membros em geral.

Por isso mesmo, não sei a melhor atitude diante de algumas questões levantadas é apenas recomendar a participação nos workshops. Isso é também importante, uma vez que a experiência no curso é bem mais ampla e tem o caráter fundamental do acompanhamento prático daquilo que é ensinado. Mas acho que a resposta não deve ser apenas essa - claro, quando houver tempo e disposição para elaborar a resposta. No exemplo citado, foi muito útil para mim ler a resposta do Ivan, uma vez que fazer o workshop não é viável para mim no momento. Com certeza deve ter tido mais gente beneficiada pela resposta, além de mim.

Mas é isso. Reitero que trata-se de uma crítica construtiva, sem a menor intenção de desconsiderar ou diminuir o papel dos workshops, assim como a iniciativa de elaboração dos mesmos e desse próprio fórum.

Um abraço a todos!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2005, 14:20:22
Citar
Sempre acreditei, e acredito, em distribuir conhecimento assim como obtenho conhecimento por outros distribuído.
Este é o meu lema !

Na Internet tem tudo !!
O principal ponto para se encontrar a informação desejada é saber
dominar a ferramenta de procura, em http://www.googleguide.com/
vc’s vão aprender um monte de coisas...
 
« Última modificação: 02 de Julho de 2005, 14:25:48 por Pictus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2005, 15:03:37
Bom tem bastante coisa de fotometria aqui mesmo no fórum.
Acredito que o comentário do Fernando deve ter sido porque o tema é realmente muito extenso e perguntas genéricas D+ ficam muito difíceis de serem respondidas, para ter uma noção a fotometria toma 1 dia dos 2 do WS.
É um tema muito amplo.
Concordo que não custa nada responder aqui, mas acredito que as perguntas devam ser mais específicas. :)

Bom de qualquer forma não vi o post em questão pq o tempo aqui está mínimo.... :)
Mas fica meu toque. :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2005, 20:50:15
Ivan,

Concordo contigo!

Pelo que eu conheço do Fernando, acho que ele não quis "dizer" exatamente o que "disse".

Abraço,

Melão.

PS.: Não tô defendendo ninguém, sou só um "MELÃO" nesta história!
Visitem meu flickr


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2005, 16:23:20
Oi Gente!

Na realidade, eu e o Fernando temos conversado bastante por MSN (que é uma ótima ferramenta para estreitarmos os laços de amizade entre os foristas)... Minha resposta foi pq já tinhamos conversado muito sobre o WS, sobre o conteudo, sobre as coisas que rolaram nos outros... Mas percebo que cometi um erro ao não responder sua pergunta e citar o WS (que o mesmo já estava inscrito antes mesmo da pergunta!)

Mas reconheço que a resposta foi vaga e se não era edificante, nem deveria ter respondido!

Obrigado, Ivan, pela colocação... Vou atentar pra isso! :)

Abraço,
Fernando

PS: Tomei a liberdade de fechar o tópico pq considero que a afirmação era para oferecer ajuda pelo comentário que eu fiz, e como isso já aconteceu, talvez não tenha necessidade de estendê-lo! Se alguém achar o contrário, a gente abre o topico novamente! Qualquer coisa, ou comentário, à vontade pra mandar por PVT ou então via MSN! :)
« Última modificação: 04 de Julho de 2005, 16:45:05 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!