A Sony está revelando sua estratégia para DSLRs com esses lançamentos: ao que parece será a mesma dela nas "saboneteiras".
MUITOS modelos. Vários iguais ou com uma luzinha a mais, mas quantidade. Assim, o leigo que entra na loja vê a marca Sony - sinônimo de qualidade - e um stand com 10 modelos "diferentes" enquanto que Canon, Nikon, Pentax e Olympus têm, cada, uns 5.
"UAU!!! A Sony tá matando a pau!!!", pensa o incauto. O promotor Sony se aproxima munido de folhetos mil e despeja uma tonelada de informações sobre os "diferentes" modelos. "UAU!!! A Sony se importa comigo!!!"
Adivinha qual câmera ele leva pra casa??
Aguardem: em breve virão as DSLRs coloridinhas - uma pink pra mocinhas e simpatizantes, uma azul escura para os machos de respeito, uma dourada para os que compraram o Motorola Dolce&Gabbana, além das tradicionais preta e prata.
Ela está aí pra fazer dinheiro. Em troca, qualidade de imagem, evidentemente, além de uma aula de marketing para as concorrentes. Só fico com os pés atrás quanto a obsolescência planejada. Afinal, para se fazer dinheiro é preciso que se venda - SEMPRE...
Comparem o chassi da Alpha700 com o da D300. O da Alpha USA metal - várias partes aparafusadas -, enquanto o da D300 É de metal - quase que uma peça única. Isso faz diferença a médio e longo prazo. Estão aí minhas F2 de 1977 e minha Rolleiflex de 1960 pra comprovar.
Abraços,
José Azevedo