Autor Tópico: GRANDE CONCURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA DO MUNDO FOTOGRÁFICO - 2a ETAPA: FEVEREIRO  (Lida 14721 vezes)

rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 10:45:14
Acho que o que o JGSilva quis comentar sobre o lance de Macro realmente só é Macro quando o objeto tem o mesmo tamanho (ou menor) que a mídia na qual será impresso.

Mas com certeza estão valendo "close ups" também JGSilva! A minha por exemplo é um exemplo! hehe

Vai ser SINISTRA a disputa sim!  :fight:

Eu acho que macro eh quando o objeto tem o seu tamanho "no sensor" (filme ou eletronico) maior ou igual ao original.

Foi o que eu disse!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 00:40:18
Pessoal separei a discussão sobre Macro para não atrapalhar o andamento do tópico do concurso, ela foi transferida para:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21474.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 02:37:21
Vamos lá pessoal!! Caprichem nos cliques e mandem suas fotos!!! Ainda da prazo!!!  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 08:57:36
Gostaria de saber se posso participar, não tenho tanta experiência mas seria de grande valor, tenho apenas uma Fuji s9100 sem nenhum acessório, implicaria em alguma coisa? :shock:
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:22:24
Alessandro todo mundo pode participar... :)
Não importa câmera, sexo, cor, religião, idade, conhecimento...
O concurso é aberto, é só mandar a imagem com os dados e dentro do tema que já está participando.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:35:20
Gostaria de saber se posso participar, não tenho tanta experiência mas seria de grande valor, tenho apenas uma Fuji s9100 sem nenhum acessório, implicaria em alguma coisa? :shock:

Isso aí Alessandro! Capricha no clique e manda a foto!!  O concurso é aberto a todos os usuários do fórum!! (quer dizer menos eu que sou o moderador da sala de concursos, é claro...  :D)

abraços!  :D
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 11:36:37 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 20:51:30
menos um na briga rsssssssssss
Olééé
abraços
DS!
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 13:07:15
Último dia para inscrição!! Vamos lá pessoal!!!  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


danilo.schinke

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:01:55
Gostaria de fazer um comentário:

quando tem um número diferente de um multiplo de 4 fica um pouco injusta a votação. Algumas chaves tem 4 fotos para concorrer e outras 5. Isso tira um pouco da igualdade das votações para se chegar a segunda etapa.

[]'s
Sony a850 + grip
Sony a700 + grip
Tamron 28-75 f2.8
Minolta 50mm f2.8 macro
Minolta 135mm f2.8
Minolta 400mm f4.5 HS
TC Sony 1.4x
Sony 70-200 f2.8
Sigma 12-24mm
Tripé 055xprob
Gimbal BWG-LW2 Jobu Design
Flash HVL-56am
Estúdio com 4 flashes

Vendendo diversos itens:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39142.0


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #24 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:13:36
Concordo plenamento!
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:30:50
Danilo o problema é que simplesmente não existe solução melhor do que o sistema de chaves (que por sinal é o mesmo usado na copa do mundo, adicionado de um mecanismo de pontos corridos), a melhor forma de amenizar este efeito seria com um volume grande de participantes, quanto mais participantes menos significativa seria a diferença de distribuição, para isso seria legal se os usuários ajudassem a divulgar o concurso por ai para aumentar a participação. :)
Porém não é nem um pouco injusto, os critério é MUITO BEM ESTABELECIDO e as chances de todos são virtualmente iguais (se não fosse ai sim seria injusto), a distribuição sempre irá favorecer ou não um usuário de acordo com a ordem de chegada, da mesma forma que podem ocorrer chaves onde só tenha uma foto boa, enquanto pode haver chaves com mais de duas fotos boas, também pode acontecer de termos chaves com um participante a menos (nunca mais do que isso), mas isso está longe de ser injusto, porque as chances de todos cairem em uma chave desse tipo são exatamente iguais, é um jogo que também envolve estratégia no envio das fotos (por isso que a questão do envio é tão enfática no regulamento), ser o primeiro, por exemplo, te dá vantagem em caso de empate, mas também aumenta sua chance de cair em uma chave com mais fotos, ser o último é duplamente punido, porque além de não ter a vantagem do empate também aumenta a chance de cair com mais fotos, mas tudo é bem definido e não favorece NINGUÉM, a regra é muito clara e respeita uma lógica muito bem estabelecida e as chances de todos os usuários são absolutamente iguais no momento da inscrição.
Quando o regulamento permitiu que duas fotos passassem para a final também foi objetivando aumentar as chances de fotos boas ganharem, mesmo sendo as segundas colocadas em suas respectivas chaves.
O sistema de votação por chaves também é o mais justo (entre os possíveis de serem instalados com nosso sistema) para determinar qual é realmente a melhor foto, uma vez que possibilita a transferência de votos das fotos que não se classificaram para as finalistas que seriam uma segunda ou terceira opção do votante, possibilitando determinar a melhor foto no contexto geral do concurso.
Como todo sistema ele tem seus prós e contras, mas injusto certamente não é, as chances de todos são iguais no momento da inscrição e todos tem chances de cair em chaves fortes ou chaves fracas e as chances são totalmente conhecidas, sendo que cada um pode adotar a estratégia que mais lhe convier para tentar maximizar suas chances, uma vez que o regulamento é bastante claro quanto aos critérios e a forma de colocação dos usuários nas chaves. :)
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2008, 12:37:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:31:20
Gostaria de fazer um comentário:

quando tem um número diferente de um multiplo de 4 fica um pouco injusta a votação. Algumas chaves tem 4 fotos para concorrer e outras 5. Isso tira um pouco da igualdade das votações para se chegar a segunda etapa.

[]'s

Danilo,

Tb concordo em parte com isso, mas vai da sorte. A sequencia na qual as fotos entram nas chaves obedecem a ordem de chegada. Nessa 2a etapa, tivemos 23 inscrições. Uma foto foi desclassificada pela banca, por estar em desacordo com as regras. Então tivemos efetivamente 22 fotos inscritas, ficando distribuidas na seguinte ordem:

Chave 1: 0201 0205 0209 0213 0217 0222

Chave 2: 0202 0206 0210 0214 0219 0223

Chave 3: 0203 0207 0211 0215 0220

Chave 4: 0204 0208 0212 0216 0221

OBS: Estou renomeando todas as fotos do concurso antes de postar obedecendo a ordem de chegada. O número "02" é referente ao mês de fevereiro. Dependendo do número de inscrições, sempre alguma(s) chave(s) terão mais fotos que outras. Como dito anteriormente, vai da sorte...

Observe que de acordo com esse critério de renomear as fotos, não existe o 0218, que foi desclassificado.

Para minimizar esse problema de chaves com número de fotos diferentes e aumentar as chances de boas fotos irem para a chave final, adotamos o critério de escolher as 2 mais votadas de cada chave, ao contrário do que era feito anteriormente.

abraços!  :)

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


danilo.schinke

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:43:19
Leo Terra e davisat0, obrigado pelos esclarecimentos. Eu concordo com vcs então que o concurso não depende somente da qualidade da foto apresentada mais também da sorte por três motivos esclarecidos por vcs.
1- Poder cair com mais ou menos concorrentes;
2- Enviar a foto antes do concorrente em caso de empate;
3- Concorrer com fotos com menas possibilidades de classificação.

São critérios escolhidos e que devem ser aceitos por quem quer participar.

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos,
Danilo Schinke
Sony a850 + grip
Sony a700 + grip
Tamron 28-75 f2.8
Minolta 50mm f2.8 macro
Minolta 135mm f2.8
Minolta 400mm f4.5 HS
TC Sony 1.4x
Sony 70-200 f2.8
Sigma 12-24mm
Tripé 055xprob
Gimbal BWG-LW2 Jobu Design
Flash HVL-56am
Estúdio com 4 flashes

Vendendo diversos itens:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39142.0


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:02:36
Sim danilo, é lógico que as melhores fotos são o critério principal, mas mesmo com um concurso julgado por banca a coisa pode não favorecer uma ou outra foto, imagine o seguinte, um dia o jurado está cansado porque trabalhou o dia inteiro, no outro está mais tranqüilo porque tomou um chop com os amigos antes de terminar de julgar as fotos, é um fator "sorte" mas que certamente irá afetar a forma como as fotos são vistas, assim como as primeiras fotos vistas por um juri normalmente são melhor analisadas do que as últimas (quando os mesmos já encontram-se bem cansados), uma outra situação é uma foto boa no meio de um lote de fotos  ruins, nem sempre essa mereceria ficar entre as finalistas, mas o impacto desta para os jurados pode fazer com que ela se sobressaia, ou seja, esse fator "sorte" sempre estará presente, independente do processo de votação usado.
No caso nós tentamos tirar muito do fator sorte com a escala de execução, quem executa e entrega a foto em menos tempo tem mais vantagens, porque consideramos que lidar com o fator tempo é um atributo do bom fotógrafo.
Todos estão tendo o mesmo tempo para fazer e enviar as fotos, quem faz mais rápido tem um atributo a mais (por isso o critério de desempate favorece os mais rápidos na execução). :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


danilo.schinke

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 18:34:04
Sim danilo, é lógico que as melhores fotos são o critério principal, mas mesmo com um concurso julgado por banca a coisa pode não favorecer uma ou outra foto, imagine o seguinte, um dia o jurado está cansado porque trabalhou o dia inteiro, no outro está mais tranqüilo porque tomou um chop com os amigos antes de terminar de julgar as fotos, é um fator "sorte" mas que certamente irá afetar a forma como as fotos são vistas, assim como as primeiras fotos vistas por um juri normalmente são melhor analisadas do que as últimas (quando os mesmos já encontram-se bem cansados), uma outra situação é uma foto boa no meio de um lote de fotos  ruins, nem sempre essa mereceria ficar entre as finalistas, mas o impacto desta para os jurados pode fazer com que ela se sobressaia, ou seja, esse fator "sorte" sempre estará presente, independente do processo de votação usado.
No caso nós tentamos tirar muito do fator sorte com a escala de execução, quem executa e entrega a foto em menos tempo tem mais vantagens, porque consideramos que lidar com o fator tempo é um atributo do bom fotógrafo.
Todos estão tendo o mesmo tempo para fazer e enviar as fotos, quem faz mais rápido tem um atributo a mais (por isso o critério de desempate favorece os mais rápidos na execução). :)

Tranquilo Leo,
A minha posição foi só porque eu havia notado essas coisas, não acho ruim o esquema do concurso e acho que é uma forma interessante para escolher os 8 classificados.
Só não acho que entregar em menos tempo é um atributo para o bom fotógrafo. Acho que o bom fotógrafo é aquele que entrega fotos de qualidade no prazo especificado e tira o máximo de tempo possível para encontrar as melhores fotos. Mas é necessário um esquema de desempate e acho este método bem interessante, forçando com que o tempo para encontrar a melhor foto não seja o prazo final e sim o início.

[]'s
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2008, 18:39:59 por danilo.schinke »
Sony a850 + grip
Sony a700 + grip
Tamron 28-75 f2.8
Minolta 50mm f2.8 macro
Minolta 135mm f2.8
Minolta 400mm f4.5 HS
TC Sony 1.4x
Sony 70-200 f2.8
Sigma 12-24mm
Tripé 055xprob
Gimbal BWG-LW2 Jobu Design
Flash HVL-56am
Estúdio com 4 flashes

Vendendo diversos itens:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39142.0