Autor Tópico: SLR-like.  (Lida 2132 vezes)

Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Online: 03 de Fevereiro de 2008, 13:54:42
Abaixo da nova Fuji S100FS,com zoom e foco manual no anel da lente,qual a melhor no momento? Parece que as Fuji S6000 e S9100 saíram de linha. Será que depois dela será a Panasonic FZ50?


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 15:33:23
Carlos,

  A Canon Powershot S5 IS me parece ser uma das melhores opções atualmente existentes no mercado em termos de UZ prosumer.
  A Fuji S6000fd saiu de linha. Não me recordo se a substituta dela, a S8000fd, possui sensor tipo SuperCCD como o da S6000fd.
  Quanto à S9100 também saiu de linha. Apesar de ser uma cam muito versátil, possuir saída para flash externo(lembrabdo que o flash não aceita flash TTL), zoom e foco no anel da lente, um dos problemas dela é o autofoco lento e impreciso.
  Apesar de nunca ter tido uma S9100 tem uma amigo meu que possuiu uma já e fez este comentário sobre o auto-foco ruim e lento.
  Dos modelos atuais, a S5 se talvez seja um dos melhores custoxbenefício.
  Dê uma olhada pesquisada na Olympus SP 560-UZ, Fuji S8000fd e Panasonic FZ18.
  É sempre bom dar uma boa comparada entre alguns modelos dentro da categoria que se pretende adquirir a cam, e aí vai se eliminando um ou outro modelo, até se chegar a uma decisão, que, digo, é muito pessoal.
  []'s
  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 15:49:23
Nenhuma dessas comentadas: Canon S5IS, Fuji S8000/S8100,Olympus SP 560/570-UZ ou Panasonic FZ18 possuem zoom e foco no anel da lente.Gostaria de saber apenas se alguém ccnhece alguma SLR-like além das Fuji S100FS e Panasonic FZ50 com essas características?


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 16:19:34
Me parece que com características da S100 só a FZ50 mesmo mas ela é bem inferior no quesito ruído, se bem que não vimos fotos da S100 ainda. A S100 deve ter imagem inferior a qualquer DSLR de entrada e uma combinação tipo A200+lente Sony 18-250 deve valer mais a pena. Inclusive esta lente esgotou no site sony style e nem na bh está tendo; segundo a popphoto a Tamron 18-250, que deve ser a mesma, tem ótimo desempenho sendo superior à 18-200.
Acredito que a S100 só deve valer a pena pra quem desejar usar o modo filmadora pq pela fotos da PMA ela é enorme e pesada, não justificando sua aquisição só pra fotografias, a não ser que o preço caia um pouco.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 16:31:56
Max nenhuma dessas que você citou são concorrentes da S100FS, assim como também não são da S9100, essas câmeras são denominadas prossumers e são bem superiores às denominadas de UZ, como a S5is, as Fuji S8000, as Oly 560...
Essas camerinha que você citou são UZs, as S9100, S100fs, etc são prossumers, uma categoria bem mais refinada.
Carlos esta categoria de prossumers anda em baixa no mercado, porque os potenciais consumidores delas estão embarcando em SLRs de entrada que são focadas no mesmo mercado.
A última Oly com estas características básicas foi a C-8080 (2004), a última Sony foi a R1 (2005), a Canon ainda tem a G9 que guarda muitos dos elementos desta categoria, mas opta pelo túnel de vidro no lugar do EVF, sua última câmera completamente similar às concorrentes direta foi a Pro1, a Nikon sempre foi meio fraca nesta área e sua última investida neste mercado foi a Coolpix 8800 (2004), continuam na ativa com lançamentos nesta categoria a Fuji S100FS (2008), a Panasonic FZ-50 (2006) e a Casio com a EX-F1 (2008)...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2008, 16:36:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:08:35
Realmente o mercado está ficando sem alternativa na área das prossumers. Para quem não quer partir p/ uma SLR, sendo obrigado a comprar e "carregar" várias lentes, vai ficando difícil. As grandes marcas preferem orientar quem quer algo um pouco melhor p/ o mundo das SLR.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 17:16:11
Neste ponto eu achava que o aprimoramento da Sony R1 seria uma opção realmente fantástica, mas  infelizmente ela não teve a adoção necessária do mercado. Seria uma câmera realmente perfeita para quem está querendo se aprofundar se colecionar tralhas... :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 20:02:10
Câmera, pra ser SLR-like, tem que ter anel de zoom na
objetiva. O resto é câmera de "prástico". Comprei uma FZ8
e fiquei com ela 1 semana. Excelentes imagens, mas corpo
de plástico e zoom por botãozinho, como a S5is. Parecem
brinquedo. Vendi rapidinho, há uns 7 dias.

Eu comprei uma R1 há 1 mês e meio, e estou muito
satisfeito com ela. Não vou pela onda do mercado, imposto pelos
fabricantes. Mas eu já tenho uma D50, então seu caso é diferente.

Um abraço.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 21:33:34
Max nenhuma dessas que você citou são concorrentes da S100FS, assim como também não são da S9100, essas câmeras são denominadas prossumers e são bem superiores às denominadas de UZ, como a S5is, as Fuji S8000, as Oly 560...
Essas camerinha que você citou são UZs, as S9100, S100fs, etc são prossumers, uma categoria bem mais refinada.
Carlos esta categoria de prossumers anda em baixa no mercado, porque os potenciais consumidores delas estão embarcando em SLRs de entrada que são focadas no mesmo mercado.
A última Oly com estas características básicas foi a C-8080 (2004), a última Sony foi a R1 (2005), a Canon ainda tem a G9 que guarda muitos dos elementos desta categoria, mas opta pelo túnel de vidro no lugar do EVF, sua última câmera completamente similar às concorrentes direta foi a Pro1, a Nikon sempre foi meio fraca nesta área e sua última investida neste mercado foi a Coolpix 8800 (2004), continuam na ativa com lançamentos nesta categoria a Fuji S100FS (2008), a Panasonic FZ-50 (2006) e a Casio com a EX-F1 (2008)...

Léo,

  Obrigado por ter me corrigido. É errando que se aprende.
  Dos modelos que citei acima, eu achei que pelo menos a S5 IS pudesse ser considerada uma
digicam prosumer, em virtude de :

  * Sapata hot-shoe para flash TTL (recurso antes quase não encontrado num UZ)
  * Estabilizador óptico de imagem (embora hoje muita point-and-shot já o possui)
  * Qualidade do conjunto óptico   (cristal, ED - ou é UD - melhora o nível da lente)
  * Autofoco com motor ultra-sônico (recurso que nem toda lente de DLSR possui)
  * Botão individual de ajuste de ISO
  * Modo manual completo e com vários ajustes adicionais não existentes nas compactas mais
simples do mesmo fabricante

  Bem é isto.
  Me parece que a distinção entre UZ de entrada e PROSUMER nem sempre é tão trivial e não
existe uma regra "mais ou menos padrão" para isto.
  Acredito que vai da cada fabricante/modelo.
  Valeu !!!
  []'s
  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 09:57:51
A Sony R1 está por US$2.000,00 no site da Amazon. Muito cara!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 10:21:58
Max a lente da S5is não é boa o suficiente para competir com as prossumers (na verdade é pior do que a de UZs como a FZ-18 e a Sony H9, digo isso com conhecimento de causa, porque tenho uma S5is rs), o sensor segue o padrão de baixo desempenho das UZs (é um sensor muito pequeno) e o compromisso das prossumer é com a qualidade de imagem do conjunto, são câmeras que aliam boas lentes, com bons sensores, o que se reflete no próprio preço do equipamento (as prossumers custam bem mais que as UZs, você pode ver que as UZs como a S5is e a FZ18 possuem preços muito próximos) Já existiram várias UZs com sapatas de flash e motor USM, porque o USM nada mais é do que um recurso necessário para que elas filmem com Zoom, o que sempre foi uma característica muito valorizada nas UZ.
Uma curiosidade é que a Panasonic deu um UP da linha da FZ20 para virar prossumer e encaixou uma nova categoria no meio delas para concorrer com as compactas UZ... :)
A distinção realmente é difícil em um primeiro momento, mas se você analisar em nível de competição fica bem mais clara as diferenças.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 14:24:39
Nos EUA:
1)Sony R1        - US$ 2.000,00(fora de linha?);
2)Casio EX-F1    - US$ 1.000,00;
3)Fuji S100FS    - US$   800,00;e
4)Panasonic FZ50 - US$   465,00 


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:26:38
Max a lente da S5is não é boa o suficiente para competir com as prossumers (na verdade é pior do que a de UZs como a FZ-18 e a Sony H9, digo isso com conhecimento de causa, porque tenho uma S5is rs), o sensor segue o padrão de baixo desempenho das UZs (é um sensor muito pequeno) e o compromisso das prossumer é com a qualidade de imagem do conjunto, são câmeras que aliam boas lentes, com bons sensores, o que se reflete no próprio preço do equipamento (as prossumers custam bem mais que as UZs, você pode ver que as UZs como a S5is e a FZ18 possuem preços muito próximos) Já existiram várias UZs com sapatas de flash e motor USM, porque o USM nada mais é do que um recurso necessário para que elas filmem com Zoom, o que sempre foi uma característica muito valorizada nas UZ.
Uma curiosidade é que a Panasonic deu um UP da linha da FZ20 para virar prossumer e encaixou uma nova categoria no meio delas para concorrer com as compactas UZ... :)
A distinção realmente é difícil em um primeiro momento, mas se você analisar em nível de competição fica bem mais clara as diferenças.

Léo,

  Para não estender muito o tópico, você se incomoda em destacar resumidamente os principais pontos fracos da S5 ?
  Se puder responder também, que o fez optar por ela ?
  Só para o dia-a-dia, ela atende bem ?
  Agradece,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 22:03:05
Max o principal é a versatilidade...
A S5is é uma câmera bem versátil, eu precisava de uma câmera versátil para o meu dia a dia, uso ela em festas com os amigos, para passeios pessoais e outras funções onde minhas SLR são incômodas e grandes para serem usadas...
Quando fui escolher me concentrei na categoria UZ porque são versáteis e mais compactas, na decisão final eu fiquei entre a FZ18, a S5is e a H9, para mim um bom modo vídeo era um atributo importante, assim como o tamanho da câmera.
Em termos de fotografia a que mais me agradou foi a Sony H9, ela tem um modo vídeo legal, mas com algumas limitações como a necessidade de usar cartões da Sony e coisas do tipo, além disso é a maior das 3, a FZ18 tem uma qualidade fotográfica um pouco menor que a H9 e um pouco maior que a S5is, mas o modo vídeo é muito limitado, Já a S5is faz fotos boas, mas um pouco piores que a FZ18 e a H9, porém o modo vídeo é fantástico (tem botão de acionamento rápido, grava com qualquer Sd classe 4 para cima, é um show a parte o modo vídeo dela) e ela é bem compacta, a sapata de flash também foi algo que me agradou muito (apesar de não ser algo que eu considere fundamental para este tipo de equipamento), por isso acabei optando por ela, porque ela atendia bem os principais fatores que eu esperava para uma câmera de uso diário.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 18:44:48
Carlos, tinha alguém vendendo uma R1 aqui por R$1300 há algumas semanas, mas foi vendida já...

Realmente ela é bem legal, já mexi uma vez. Pena que é meio pesadinha e a lente não é tão clara quanto a F828 (que era fenomenal, a não ser pela questão do ruído :S)

A Samsung chegou a lançar a Pro815, que pelas especificações era bem interessante, mas parece que na prática nem tanto. Sensor 2/3", 28-420mm, F/2.2 em wide, RAW, WB manual ajustado por Kelvin, LCD de 3,5" e um outro LCD na parte superior... Ela competia diretamente com a FZ30 e S9000, mas acabou que nem deslanchou... Os resultado dela em ISO alto era um fiasco (bem pior do que a FZ30) :\