Autor Tópico: Dúvida -- Como desfocar o fundo?  (Lida 11976 vezes)

alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:15:28
Olá pessoal adquiri uma fuji s9600 e estou fuçando nela que nem doido ja devorei o manual creio que estou progredindo bem, logo postos fotos, mas minha grande dúvida é: como fazer dar destaque numa imagem em primeiro plano e deixar o fundo desfocado... adoro esses tipos de fotos..

Atenciosamente

Alessandro :worship:
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:47:44
Olha Alessandro,

Você precisa trabalhar com grandes aberturas, ou seja, na sua lente tente usar a f2.8 e fazer o foco no plano desejado. Quanto maior o zoom que você aplicar, mais desfocado ficará o fundo.

Tem umas dicas que escrevi lá no meu site: http://www.santos.fot.br
em Noções Básicas de Fotografia Básica (isto não substitui um curso), veja em Profundidade de Campo.

Ou vá direto ao assunto http://www.santos.fot.br/aula03.pdf

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:04:52
Alessandro essas câmeras trabalham com distâncias focais muito pequenas, é bem mais difícil conseguir este efeito com elas... O segredo para consegui este efeito é trabalhar usando a máxima abertura da lente (quanto menor o denominador do f/ maior a abertura, exemplo f/2.8 é maior do que f/5.6), a maior distância focal possível (use o Zoom no máximo que der) e o mais perto possível do objetivo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:10:13
Puxa muito legal pessoal, to me sentindo muito bem aqui no forum com as ajudas de todos, vou fazer uns testes a respeito da maquina a minha pode usar lentes adicionais?
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:20:37
Você pode usar conversores, a lente de sua câmera é fixa, mas existem conversores para ela que alteram as características da lente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:24:57
- Marcelo entrei no site ta otimo as explicações mas o topico 3 e 4 nao esta funcionando, do resto ta bem interessante, vou ler mais vezes..
 
- Leo, vou procurar esses conversores.....
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 13:15:27
É, estão com erro de sintaxe:

Onde lê-se:
http://www.santos.fot.br/aula03pdf

Leia-se:
http://www.santos.fot.br/aula03.pdf

Onde lê-se:
http://www.santos.fot.br/aula04pdf

Leia-se:
http://www.santos.fot.br/aula04.pdf

Vê? Faltou o ponto antes do pdf e eu estou longe do meu programa de ftp pra arrumar isto neste instante.

O que está procurando está exatamente no link da Profundidade de Campo, a aula 3.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 10:21:05
Leo não encontrei esses conversores.. pode me indicar um lugar ou modelo dele pra minha máquina?
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 11:17:59
Valeu Leo, obrigado pela agilidade
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 13:49:15
Desfoque do fundo:

Máxima abertura possível

Maior distãncia focal possível

Distância entre primeiro plano e fundo bem grande.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 14:28:49
Você pode usar conversores, a lente de sua câmera é fixa, mas existem conversores para ela que alteram as características da lente.
Leo,
Entendo que o tema do tópico seja outro mas vou aproveitar que vc tocou nesse assunto para tirar uma dúvida cruel que eu tenho. Estou inclinado a comprar um adaptador (LAH-DC20)  de lentes para minha canon s5is. A princípio seria com a finalidade de usar alguns filtros específicos como os polarizadores, UV, closeups e também para utilizar um parassol. No entanto já vi alguns comentários que o adaptador também serve para adicionar outros tipos de lentes rosqueáveis como grande ocular e teles. Minha dúvida pode parecer estúpida mas sou leigo nesse assunto  e gostaria de saber se as lentes que os anuncios se referem são exclusivas para esse adaptador ou poderia também usar outras lentes compatíveis (58 mm no caso). Não sei se fui claro.  :( Resumindo: esse adaptador é viável para outros tipos de lentes usados comumente nas DSLR da canon???  :ponder: Fico na dúvida pq os anuncios são muito subjetivos e quero comprar um acessório tendo conhecimento da sua utilidade.
abs
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 14:36:05 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 15:27:23
ops...só uma correção: no lugar de grande "ocular" leia-se grande angular  :assobi:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Lucas Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
    • TrekEarth
Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 16:36:40
Guto,
um amigo meu comprou esse adaptador pra S5 IS da mãe dele, funcionou perfeitamente com um polarizador circular de 58mm (que inclusive ele usa na PowerShot A640 com adaptador e na Sony F-828 também). Acho que se a rosca for de 58mm funciona perfeitamente. Mas só conseguiu comprar esses adapatadores pelo Ebay, e no caso ele ja vinha com o parassol também. Se quiser te mando umas fotos dele ou se tiver em BH te mostro.

Abraço!
Mais fotos em: TrekEarth


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:04:50
Guto,
um amigo meu comprou esse adaptador pra S5 IS da mãe dele, funcionou perfeitamente com um polarizador circular de 58mm (que inclusive ele usa na PowerShot A640 com adaptador e na Sony F-828 também). Acho que se a rosca for de 58mm funciona perfeitamente. Mas só conseguiu comprar esses adapatadores pelo Ebay, e no caso ele ja vinha com o parassol também. Se quiser te mando umas fotos dele ou se tiver em BH te mostro.

Abraço!
Vlw Lucas...quanto ao uso de filtros eu estou certo que pode ser usado nesse adaptador. A minha maior dúvida é a respeito do uso de lentes (tele e grande angular). Sei que existe umas lentes específicas para ele. Eu queria saber se vai além disso, ou seja, se poderia adaptar lentes convencionais (canon, sigma e etc...)
Eu vi esse adaptador vendendo no ML por 180,00 (adaptador e parassol) mas antes de comprar queria tirar essa dúvida.  :ponder:
abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!