Autor Tópico: Fotógrafa encontra seus trabalhos à venda na web  (Lida 3448 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 08 de Fevereiro de 2008, 13:42:21
Pessoal hoje navegando pelo Terra olha só o absurdo que eu encontrei...
O cara chegou ao cúmulo de vender um auto-retrato dela  :doh: :doh:...


Fotógrafa encontra seus trabalhos à venda na web
 
A fotógrafa profissional islandesa Rebekka Gudleifsdóttir descobriu fotos de sua autoria anunciadas em um site que vende imagens. As fotos, que haviam sido publicadas no Flickr, estavam sendo vendidas por outra pessoa, de forma não autorizada.
Segundo o site Webware, as fotos de Rebekka foram inseridas no iStockphoto, um site de licenciamento de imagens de baixo custo. Das 31 imagens à venda pelo usuário "vulcanacar", 25 eram da islandesa, que reclamou ao site de vendas e conseguiu que suas fotos fossem removidas e o usuário banido.

Kelly Thompson, vice-presidente do iStockphoto, divisão da famosa Getty Images, explicou que quando algo assim é notificado os responsáveis investigam rapidamente o assunto. Semanalmente, o serviço retira do ar diversas imagens não autorizadas que são inseridas e notificadas.

Esta não é a primeira vez que Rebekka encontra fotos que tenha inserido no Flickr sendo vendidas em outro lugar. A fotógrafa escreveu em seu blog em 2007 que havia encontrado oito fotos de paisagens à venda no site de outra companhia.

A saída encontrada pela islandesa foi a de limitar a resolução das imagens enviadas à largura máxima de 800 pixels. Isto tornaria a imagem imprestável para publicações impressas, mas ainda assim permitiria que ladrões as vendessem para reprodução em sites, por exemplo.

Thompson explicou que embora seja raro ver fotos sem permissão serem vendidas no iStockphotos, é inevitável que algumas exceções aconteçam entre suas quase 3 milhões de imagens. "Normalmente pegamos isto antes que as imagens sejam vendidas", explicou a vice-presidente, acrescentando que a comunidade trabalha arduamente contra tal prática, bem como seus inspetores.

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2368787-EI4802,00.html
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:01:35
Infelizmente temos que conviver com esse e outros tipos de armações via internet. Os ladrões e os malandros já aderiram a essas práticas ilícitas no mundo da web onde eles encontram muita facilidade para concretizar os roubos e as armações e muita dificuldade de serem pegos.  :(
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 14:04:57 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Diego C. Sansana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:24:16
As fotos não tinham marca d'água???
Essa de diminuir as fotos para 800px eu tbm faço (não que as minhas fotos sejam boas, aliás a qualidade delas já proíbe seu uso comercial :no:), mas para quem é profissional e tem boas fotos publicadas abertamente, isso é meio que mandatório


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:26:04
Realmente é algo complicado.

Chega a ser compreensível quando alguem "suja" a foto quase toda com marca d'agua.

Sei que seria bom encontrar alguem usando foto minha de maneira irregular e ganhar uma grana com isto, mas ter que tratar de assuntos legais não é algo fácil (mesmo contratando advogados).

Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:43:56
quando eu posto fotos as pessoas reclamam da assinatura... mas cada vez mais fica impensável divulgar fotografia sem marca d´agua e resolução baixa.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:48:27
Bom divulgar em alta nem pensar...
MArca d'agua eu ainda acho dispensável, se fosse eu já mandava um processo e ainda tirava uns trocados para aprender...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:50:36
No mês passado um (agora ex) amigo andou espalhando uma foto da minha filha para auto-promoção.
 Ele fez um retrato( em pintura acrílica) dela baseado numa foto minha . Uma vez pronto o retrato, eu mandei de presente para ele uma foto dela, super feliz, em frente `a pintura do retrato. Ele pegou essa foto e espalhou indiscriminadamente, mesmo eu tendo alertado que ele não tinha o direito.
Achei a foto em pelo menos 3 sites de arte, onde ele se auto-promove. :fight:
Mandei emails prá ele, sem resposta. Mandei emais diretamente aos sites, e fui atendida em menos de 24hs, e ele certamente levou uma bronca, senão algo pior.
No meu caso, nem de longe pensei em mandar a foto com marca d'agua nem ©, jamais pensei que pudesse ter um problema com isso.
Pois é, eu estava errada.
 :doh:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:53:06
Bom divulgar em alta nem pensar...
MArca d'agua eu ainda acho dispensável, se fosse eu já mandava um processo e ainda tirava uns trocados para aprender...

Leo, isso porque você "acha" a foto. Imagina quantas fotos "roubadas" estão sendo comercializadas por aí e o dono nunca vai saber......

Imagina um safado que seja mais esperto e pega as fotos de residentes no brasil para comercializar no zimbábue. Qual a chance de você descobrir  ? E se descobrir vai até o zimbabue processar o cara ?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:53:43
No mês passado um (agora ex) amigo andou espalhando uma foto da minha filha para auto-promoção.
 Ele fez um retrato( em pintura acrílica) dela baseado numa foto minha . Uma vez pronto o retrato, eu mandei de presente para ele uma foto dela, super feliz, em frente `a pintura do retrato. Ele pegou essa foto e espalhou indiscriminadamente, mesmo eu tendo alertado que ele não tinha o direito.
Achei a foto em pelo menos 3 sites de arte, onde ele se auto-promove. :fight:
Mandei emails prá ele, sem resposta. Mandei emais diretamente aos sites, e fui atendida em menos de 24hs, e ele certamente levou uma bronca, senão algo pior.
No meu caso, nem de longe pensei em mandar a foto com marca d'agua nem ©, jamais pensei que pudesse ter um problema com isso.
Pois é, eu estava errada.
 :doh:


Por isso que sepre: AMIGOS, AMIGOS.... NEGÓCIOS À PARTE.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:55:34
Guto no caso como o cara comercializa uma foto com 700 pixels de largura???? quase não existe aplicação para uma foto assim... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 15:00:33
Isso não é privilégio do ramo fotográfico.
Falsários, plagiadores e espertalhões existem em todas as atividades. A maioria se concentra na política, é verdade, mas os que não acham lugar vão pra outras áreas menos glamourosas.

Não será sujando a foto que vamos nos livrar disso.
Imaginem o "Olhares" com todas as fotos sujas de maneiras variadas.
Imaginem navegar por um flickr todo pichado.
Isso sim desmotivaria postar fotos.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 15:04:49
Isso não é privilégio do ramo fotográfico.
Falsários, plagiadores e espertalhões existem em todas as atividades. A maioria se concentra na política, é verdade, mas os que não acham lugar vão pra outras áreas menos glamourosas.

Não será sujando a foto que vamos nos livrar disso.
Imaginem o "Olhares" com todas as fotos sujas de maneiras variadas.
Imaginem navegar por um flickr todo pichado.
Isso sim desmotivaria postar fotos.

 :ok: :ok: :ok:

O negócio é se previnir sem acabar com a arte, vai postar na Net, não precisa mais do que uns 600 ou 700 pixels do lado maior... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 15:16:41
Guto no caso como o cara comercializa uma foto com 700 pixels de largura???? quase não existe aplicação para uma foto assim... :)
Pergunta para o Marcelo Estaky do FTB.... ele teve imiagens usadas em uma exposição... e eram imagens postadas na net em baixa.. se não me engano 800x600......

com 700 pix dá para fazer estrago sim.... folheto de loja, panfleto, ímã de geladeira, botton, transfer para camiseta.... Eu não quero minha foto usada sem pagar de jeito nenhum, portanto sempre assino de forma horrível. Não gosto, mas prefiro dormir tranquilo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 15:20:13
mUITAS VEZES HÁ MUITO MARKETING EM CIMA DISSO.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 15:29:06
Isso não é privilégio do ramo fotográfico.
Falsários, plagiadores e espertalhões existem em todas as atividades. A maioria se concentra na política, é verdade, mas os que não acham lugar vão pra outras áreas menos glamourosas.

Não será sujando a foto que vamos nos livrar disso.
Imaginem o "Olhares" com todas as fotos sujas de maneiras variadas.
Imaginem navegar por um flickr todo pichado.
Isso sim desmotivaria postar fotos.
Luiz, eu trabalho com fotografia, vivo da fotografia. Então não posso adimitir que possam usar minha imagem "free".
Veja bem: O que eu posto é para compartilhar, não para expor. Se fosse expor estaria em uma galeria, sem a devida assinatura em cima da foto, mas no verso, com numeração e certificado de autenticidade.
Para quem é amador ou entusiasta, o fato de ter a assinatura atrapalha quando o objetivo é a admiração em sites de compartilhamento tipo flickr. Um profissional ou cliente verá a foto exposta ou no portifólio. Portanto não tem problema nenhum ter assinatura nos sites da vida.
Aliás, quando posto uma foto e a pessoa limita-se a reclamar da assinatura fico feliz. Se ela não tem discernimento para "perceber" a foto, resta-lhe somente este tipo de comentário.  :ok:
Abs !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada