Autor Tópico: O que é macrofotografia - Discutindo as Definições  (Lida 12017 vezes)

padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 18:42:31

Padu por favor, para que partir para ironia para discutir algo que está indo bem? :no:
Não é só no meu mundo que esta definição é limitada, muito pelo contrário está longe disso, no mundo de TODOS os fabricantes a definição (inclusive matemática) não passa nem perto desta, no mundo dos que citei acima esta definição engessada do 1:1 também não faz o menor sentido, mesmo porque eu já disse antes que não havia formalização e o que estou explicando aqui é que esta definição de 1:1 é completamente limitada e imatura no que tange à própria realidade...


Reveja meus links, todos la concordam em algumas coisas: #1-a definicao do termo macro eh ampla e informal; #2-a definicao tradicionao eh 1:1

Eh obvio que para os fabricantes essa definicao nao eh legal, pois fabricar uma 1:1 eh muito mais caro que fabricar uma 1:4. Nem no Webster existe uma definicao para "macro photography" ou photomacrography (q eh o nome formal)... portanto, eu concordo com a nocao geral descrita em #1.


Citar
Como eu descrevi acima você pode tornar a lente míope sem o menor problema, eu descrevi o processo físico quando falava de tubos de extensão, na verdade é um processo bastante simples, basta afastar o centro ótico da mídia além da dupla distância focal, possibilitando que o foco seja feito a uma distância menor em relação ao centro ótico...

GF, como vc sabe, nao tem tubo de extensao... a lente eh naturalmente suspensa na frente do bellows... entao a lente nao fica miope nunca (exceto se voce usar um bellows tao comprido que quando comprimido nao deixe a lente chegar ao PF do infinito, mas ai eh so trocar de bellows).


Citar
...por isso que afirmo que não faz sentido traçar uma definição de macro baseada nesta relação...

Good for you  :)

Eu ja acho que nao faz sentido achar o que voce acha... cada um com seu cada um ne.

Citar
...a idéia do 1:1 não só não é a idéia suprema e absoluta como também é muito limitada e não chega nem perto de ser a idéia mais apropriadas para se estabelecer uma definição de um conceito tão amplo.

Nunca disse que eh suprema nem absoluta. Se nao for a melhor ideia, eh a mais tradicional. Eh exatamente isso o que eu quis dizer com o seu mundinho, porque no fundo no fundo, voce sabe que essa eh a definicao mais aceita. Voce pode nao concordar com ela, e sinceramente, eu nao ligo a minima para qual eh a definicao de macro, mas ela existe inegavelmente.

Eu tambem prefiro pensar sobre macro como um estilo, e nao como uma definicao de ampliacao. Por exemplo, uma foto de um celular que pegue o negativo inteiro em 4x5 eh considerado macro (2:1 se o celular for pequeno, tipo 2.5 polegadas), mas por causa da popularizacao do 35mm, ninguem esta acostumado a pensar na foto de um celular como macro. Apesar desse paradoxo, ninguem vai poder falar que a foto do celular nao eh macro.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 18:45:04 por padu »
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 20:13:59
Padu sei que é informal, acho que não estamos discutindo isso, mesmo porque se fosse formal era muito simples de acabar com a discussão rs... Estamos aqui discutindo as definições que melhor descreveriam a macrofotografia exatamente porque não há definição formal, senão seria um esforço desnecessário.
Quanto à definição do 1:1 ela nem mesmo é a mais aceita, ela é reduzida a um grupo de fotógrafos de macro, os fabricantes usam outra definição, eu procurei em dicionários (4 para ser preciso) e todos descrevem em termos conceituais e os que se referem à ampliação se referem em relação ao resultado final, então não tem a ver com meu "mundinho", é um tema em aberto e que está ai para ser discutido, por mais que você diga o que tenho colocado tem a ver com vida real e definições tão bem aceitas e bem mais plausíveis do que a pequena e concentrada definição do 1:1...
É completamente irreal imaginar que uma lente Nikkor 60mm Macro só conseguiria fazer macro se posicionada na mínima distância de foco, porque em qualquer outra condição ela apresentaria uma relação menor do que 1:1, ou seja, é uma definição das mais limitadas, tanto que a maioria das indicações da macrofotografia usadas por fabricantes (TODOS eles) não passam nem perto desta definição, e não é só por questão de custos e sim por questões práticas e mesmo de padronização do estilo que se considera macro. Eu já vi definições de macro das mais variadas, como:
Macro seria entre 1:1 e 1:4 em relação à mídia, abaixo de 1:1 seria micro, já ouvi o contrário, Micro seria entre 1:1 e 1:4 abaixo disso seria Macro (essa é de lascar mas eu já vi), já ouvi que macro está relacionado com o tamanho da ampliação final (das matemáticas essa é a melhor delas, porque é a única que faz sentido e permite a definição de um estilo para macro), já ouvi que macro é qualquer coisa até 1:3 ou 1:4 (na verdade essa é a definição que eu mais vi em publicações e papers de fabricantes), já vi definições de macro em termos de estilo, já vi autores que ainda vão mais longe e definem macro como até 1:7, como esta definição encontrada no site hebário:
"A macrofotografia tem a escala de reprodução menor que 1:7, ou seja, um centímetro na fotografia equivalente a sete centímetros no real."
Na verdade o que mais existe por ai são definições de macro e nenhuma delas são parte de "mundinhos", são visões sobre um tema que diferem a partir de como as pessoas racionalizam sobre o conceito amplo, que é baseado em um estilo de fotografia. Delas as que considero  piorzinha (não sou só eu que acho isso) são as que estabelecem relações matemáticas vinculadas às mídias, mesmo porque é totalmente sem fundamento prático e de liguagem, se considerarmos a definição do 1:1 na mídia (que só os macreiros usam como princípio da arte que fazem e na verdade não definem nada em termos de estilo) então nem mesmo os fotógrafos de macro fazem macro na maior parte do tempo, na verdade com uma lente macro 1:1 daria para contar nos dedos o número de macros feitas nesta definição, porque volto a lembrar que as lentes Macro 1:1 só fazem 1:1 na mínima distância de foco, qualquer coisa acima da mínima distância de foco já não é mais 1:1.

O exemplo que você deu do celular eu já citei como problema (só que não fui tão radical...rs...), além de paradoxal mostra o quão fraca é a "definição", porque no resultado final foge completamente do ESTILO encarado como macrofotografia, que acima de tudo é um ESTILO e não uma relação matemática.
Alguns podem querer definir estilo de fotografia por relações matemáticas, mas isso pode levar a uma armadilha (como o caso do 1:1), principalmente estabelecendo um ponto tão limitador e irracional na descrição do próprio estilo como este proposto, por isso que ainda considero que as definições mais interessantes são as de carater de ESTILO (como revelar detalhes e etc), mesmo porque É ESTILO e a definição usada por alguns macreiros (esses sim baseados em uma tentativa de tornar a arte inacessível a novatos) é extremamente limitada ao descrever o próprio estilo, como você mesmo diagnosticou em seu exemplo do celular ou mesmo pelo que seria o caso de uma grande formato em relação a uma APS. Por exemplo, o que pareceria mais com Macro em termos de conceito e estilo, uma foto feita em 1:1 com uma grande formato impressa em 20x30 ou uma foto feita em 1:1 com uma APS impressa nos mesmos 20x30? a foto em GF sequer seria vista como macro, nem mesmo para os que defendem o conceito do 1:1, pois o elemento fotografado representaria pouco na fotografia.

Eu ainda prefiro definições como a de Tacio Philip Sansonovski:
"A macrofotografia é um ramo da fotografia voltada aos pequenos objetos, mostrando aos nossos olhos detalhes muita vezes invisíveis a olho nu... "

Da Danielle Pinto
"A macrofotografia é a técnica de fotografar a curta distância, ampliando o assunto com o auxílio de equipamentos fabricados especialmente para essa finalidade, como lentes close-ups, tubos e foles de extensão e as famosas (e caras) objetivas “macro”, cujo poder de aproximação alcança, em certos casos, a taxa de 1:1, o que significa dizer que obteríamos no negativo ou cromo uma imagem de tamanho igual ao do objeto fotografado."

ou do Ranyére Silva Nóbrega
"Por definição macrofotografia é a arte de ampliar detalhes ou pequenos objetos, e assim revelar a beleza escondida, imperceptível aos olhos humanos. "

Na verdade a questão do 1:1 provavelmente vem da idéia da ampliação dos detalhes, que só ocorreria acima de 1:1, que se fosse ser mantido o tamanho da mídia na ampliação realmente faria sentido, porém existe o processo de ampiação posterior, então o objeto passará por 2 processos, que podem ser de ampliação e redução, antes de serem apresentados, neste caso faz mais sentido em termos de ESTILO pensar em uma definição matemática baseada na ampliação final do que baseado simplesmente na reprodução em relação à mídia.
Das definições conceituais a que mais me agrada é a do Ranyére, das definições matemáticas a única que acho plausível para a definição do estilo seria a que definiria em termos de ampliação final (na apresentação).
Mas se você também acha que uma definição de estilo é mais plausível acredito que deveria também buscar expor os motivos pelo qual você acha isso, porque se a busca do tópico é por uma definição adequada então temos que mostrar o porque do que estmaos pensando.

Rafa, quanto à alguém regular a definição o ISO pode fazer isso, os fabricantes podem entrar em um acordo em uma reunião da CIPA, mas é difícil tratar a regulamentação da definição de um estilo, seria o mesmo que tentar regulamentar o que seria fotografia de moda, os conceitos são amplos e não podem ser engessados sob pena de limitarmos a criação.   
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 20:42:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 20:29:53
Leo,

Pra mim a discussao ja ficou completamente sem sentido, e ja nao vou mais discutir com voce. Parei de ler sua resposta no primeiro paragrafo, pois nao acredito que existe muito mais aa adicionar aqui do que bravado...

Se alguem tiver mais algo para acrescentar...
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 20:37:12
Padu releia meu tópico porque você leu ele enquanto eu revisava rs... Eu escrevo por brain storm salvo (para não perder) e depois edito para organizar as idéias, ai já viu né???  :assobi:
No começo eu citei o porque que estou levando a discussão a diante.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 20:39:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 23:18:05
Padu releia meu tópico porque você leu ele enquanto eu revisava rs... Eu escrevo por brain storm salvo (para não perder) e depois edito para organizar as idéias, ai já viu né???  :assobi:
No começo eu citei o porque que estou levando a discussão a diante.


Eu continuo nao entendendo o porque da sua aversao aa essa definicao. Eu nao sei quais fabricantes voce esta se referindo, mas olhe o que a nikon e a olympus tem a falar sobre isso:

Nikon
http://www.nikon.co.jp/main/eng/portfolio/about/history/nikkor/n25_e.htm
The term "macro lens" refers to a publicly recognized generic name for lenses intended for close-up photography (ate aqui confirma a definicao mais ampla, sem a razao 1:1 atachada). But, how about the term "micro lens" ? Which term is scientifically acceptable, macro or micro ? Why did the developers in those days prefix the close-up lenses with the term "micro" ? In this episode, we will see the professional spirit of the developers who put a premium on strictness.
The classical definition of macrophotography is photography of a subject where the image is recorded on film in the same or larger than actual size.


... A definicao "classica".... ou como eu disse no comeco, a definicao tradicional...
Eu acho q ta bem facil de entender, nao tem porque escrever um capitulo de um livro sobre isso. Nao tem porque tirar Gauss ou Newton dos seus devidos descansos...


Agora a Oly
http://www.olympuszuiko.com/macro
There’s a lot of confusion and misconceptions when it comes to macro photography – the most basic being the question of “what is macro photography?” Lens manufacturers haven’t made it any easier, indiscriminately labeling all their close focusing lenses as “macro lenses”. There are true macro lenses, of course, but these generally give a magnification of 1:2 or 1:1 (0.5x to 1x magnification). (e olhe que aqui eles chegaram ate o 1:2)

# Close-up Photography– up to 1:2 to 1:1 or 05x to 1x magnification (with close-up diopter lenses and extension tubes)

# Macro Photography – 1:1 to 10:1 or 1x to 10x magnification (with extension tubes, macro lenses or bellows)

# Photomicrography – greater than 10x magnification (with microscope and special adapter for the camera)



E a da vividlight, falando sobre uma das lentes da canon de maior poder de ampliacao, a MP-E 65mm (va para o box "what is TRUE macro photography"):
http://www.vividlight.com/articles/2914.htm#macro
Although many lens manufacturers (including Canon) tend to use the "macro" designation in a rather cavalier fashion its important to remember the difference between true macro photography and simple "close-up" photography. A picture of a flower up close doesn't make it a macro shot.

The true definition of macro photography, also known as "photomacrography" is production of an image that is the same size (or larger) on the film plane as in real life (lifesize). Thus, if you photograph an insect that is 2 centimeters long at 1:1 (lifesize), it's image will be 2 centimeters long at the film plane or digital sensor.

The most common way to increase magnification is to get the lens as far away from the film plane as possible. There are a couple of ways to do this including extension tubes, bellows (those accordion-looking gizmos), close-up filters, and of course using a true macro lens like the MP-E 65.

This lens is much easier to use than any of the other methods. A simple twist of the lens barrel moves the elements away from the film plane creating the bellows effect. (eh por isso que em large format qualquer lente vira macro)





Esse eh o mundo real Leo.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 01:30:06
Padu a questão não é ser fácil entender, eu entendo esta definição do 1:1 perfeitamente, porém ela simplesmente não explica o conceito e a base estética da macrofotografia a questão na verdade é bastante simples, minha restrição com uma definição baseada em 1:1 em relação à mídia envolve vários motivos, o primeiro é que se for assim só existe uma lente que efetivamente permite Macros no mercado hoje em dia que é da Canon (ISSO É VIDA REAL), porque as 1:1 que são vendidas só seriam consideradas macro na mínima distância de foco, 0,5mm para trás já não poderiam ser mais consideradas macro por esta definição, foi para isso que eu desenterrei Gauss (você que gosta de referências devia ter gostado), no caso Gauss permite provar matematicamente o que eu estou dizendo com relação a esta restrição (na verdade não sei porque você está tendo dificuldades para entender este problema, se domina Gauss e o mecanismo de foco essa restrição fica bem clara), a definição ainda por cima é completamente falha ao definir a base estética da macrofotografia e mesmo o referencial científico de macro, sua relação do celular e a minha do grande formato com APS na ampliação demonstram isso claramente, porque em termos estéticos o disparate seria incrível e em termos de aplicação científica ela poderia não definir a aplicação da ampliação positiva, porque neste caso o que importaria seria a visualização ser magnificada posivamente (na verdade a macrofotografia nasceu com este objetivo, com foco na ampliação e não na mídia). Como a mídia garantir esta magnificação não garante a mesma magnificação na ampliação, ao mesmo tempo que ela poderia garantir até mais do que esta magnificação, com uma origem bem menor do que 1:1 na mídia (como as compactas comprovam ao apresentarem uma maior ampliação em 1:5 do que câmeras APS em 1:1), então não seria aplicável em termos de visualização.
O mais interessante sobre o posts dos fabricantes foi você dar a entender que eles representam a vida real enquanto na verdade a VIDA REAL é bem diferente até mesmo para estes fabricantes rs, a Nikon mesmo possui lentes que ela denomina Macro com 1:2, como a 55mm f/2.8, o post da Oly chega em 1:2, o que confirma o que eu já vinha dizendo, ou seja, nada de "definição clássica", é exatamente o que eu disse, nenhum fabricante usa esta definição de 1:1, NENHUM, todos já lançaram lentes denominadas macro com pelo menos 1:2, inclusive a Nikon, TODAS as compactas, de TODAS AS MARCAS, denominam de macro magnificações de até em 1:7, INCLUSIVE a Nikon, então se na vida real eles usam a definição de 1:1 porque fabricam compactas com 1:7 demonimando de macro? Novamente isso é VIDA REAL, AQUILO QUE ESTÁ EM USO  NO DIA A DIA e acima de tudo que é usável para definir a linha estética, vida real é aquilo que é usado pela maioria esmagadora dos usuários e fabricantes e não as discussões utópicas de alguns macreiros que acham que é bonito definir de uma forma que sequer consegue traçar as linhas estéticas da macrofotografia e que eles mesmos nào conseguiriam definir de posse de uma ampliação.
Veja que concordamos com relação a não haver definição FORMAL sobre macrofotografia e no meu entendimento este post é para discutir uma definição que poderia definir bem a macrofotografia e não discutir se o termo é formalizado (porque não é) e nem a definição mais usada (porque simplesmente não existe uma definição mais usada, uma vez que NO MUNDO REAL usa-se as mais diversas definições).
Para mim definir por magnificação, seja 1:1, 1:2, 1:3, 1:4 ou qualquer outra relação que você imaginar em relação a mídia não faz o menor sentido, porque continua não dizendo nada sobre o que se esperar da linha estética de uma macrofotografia, assim como não diz nada sobre o que esperar em termos de visualização na ampliação, como eu disse, se for traçar uma definição baseada em ampliação ou em uma relação matemática a única que vejo que faz algum sentido seria baseada na ampliação final (que isso sim definiria uma base estética para uma macrofotografia).
De uma olhada no exemplo a seguir:



Agora me diga uma coisa... Tem algum sentido dizer que a foto 1 do exemplo é uma macro e a 2 não? Tem algum fundo de racionalidade? Com as duas fotos na mão você conseguiria definir qual é a macro e qual não é, sendo que ambas seriam idênticas? Este é o principal fator que eu considero para chamar esta definição de completamente esdrúxula, mas ainda  temos todos os fatores que já citei acima com relação à aplicabilidade do conceito no dia a dia e na vida real, como o fato de praticamente não haverem lentes que fazem 1:1 de fato no uso de dia a dia e nenhum fabricante usa esta definição de limite em 1:1 (mesmo porque não faz o menor sentido)... Entendeu agora os muitos motivos pesados para considerar esta definição completamente sem sentido?
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 01:44:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #21 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 03:35:50
Leo, desculpe dizer, mas voce esta perdido na discussao.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:46:41
Lamento mas não estou Padu, você é que parece não estar sequer percebendo o que estou mostrando. A discussão aqui é qual seria a definição de macrofotografia (nasceu assim e está se desenvolvendo assim).
Ambos concordamos que não existe definição formal, mesmo porque realmente não existe definição formal. Ai partimos para discutir qual seria a definição mais apropriada e descritiva.
Você estava defendendo a posição de que 1:1 em relação à mídia é o mais usado e mesmo o "clássico", eu PROVANDO que 1:1 não é o mais usado (na vida real ninguém usa esta definição, nem mesmo os fabricantes e mesmo as lentes 1:1 praticamente são incapazes de atender a esta definição), que não é o "clássico", porque a primeira definição usada em medicina e ciências naturais era em relação à ampliação e que é completamente tosca porque não define absolutamente nada sobre o que é macrofotografia em termos práticos (novamente VIDA REAL, ninguém apresenta fotos para visualização direta no negativo), porque por esta definição macrofotografia poderia ser qualquer coisa em termos de estilo, esta definição é usada apenas por macreiros e ainda olhe lá, tem gente que prefere definições mais concretas.
Estou demonstrando isso claramente em meus posts e não estou nem um pouco perdido com relação às minhas colocações, no post acima procurei até ilustrar um dos principais motivos para esta definição ser considerada completamente TOSCA, onde uma mídia em 1:5 gera uma imagem final ampliada em 1:1 assim como a mídia em 1:1 (que é o que ocorre na VIDA REAL) e pela definição do 1:1 em relação à mídia a primeira seria Macro e a segunda (idêntica) não. Acho que não dá para ser mais claro e objetivo do que isso. 
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 11:50:54 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #23 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 15:48:09
Vc se deu o trabalho em ver os links q eu mandei?

Se voce esta querendo criar uma definicao mais interessante para o termo macro, va em frente. Eu pessoalmente nao ligo se o nome eh macro ou close-up. O que eu disse e repito, eh que 1:1 eh uma definicao tradicional. Tanto eh que quando vc pergunta "o que eh macro" para qualquer fotografo, de macro ou nao, essa definicao vai surgir aa tona em algum momento. Nao importa se eh certa ou nao, mas eh classica.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 15:54:29 por padu »
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 16:42:51
Padu ela é tão tradicional quanto a definição que fala em revelar detalhes, que fala em ampliar o objeto, que fala em 1:2, é isso que estou dizendo, existem umas 3 ou 4 definições que são muito usadas e a do 1:1 em relação à mídia nem é a mais usada na prática, muito pelo contrário, é uma das menos usadas no dia a dia dentre as 3 ou 4 mais encontradas.
Para aplicações práticas as que relacionam a macrofotografia a uma determinada magnificação na mídia também são as mais sem sentido.
Eu não quero criar uma definição, a questão aqui (pelo menos o que gerou o tópico) é qual seria a definição para macro... Bem como não existe definição formal podemos discutir as definições mais apropriadas e delas eu não tenho a menor dúvida que a que se refere a magnificação na mídia é a menos útil, a menos aplicável e a mais esdrúxula em temos de definir macrofotografia. Em uma conversa de fotografos podem surgir uma infinidades de definições, cedo ou tarde você pode topar com qualquer uma das que foram citadas até agora, mas dessas, qual é a que mais se usa na vida real e qual é a que faz mais sentido na vida real? ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #25 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 16:56:04
O problema eh que quando se fala em "mais apropriada", entra em questao o mais apropriada para quem. E vc esta querendo dar um tom de absolutismo aa uma coisa abstrata, por sua propria definicao.
"Classica" ou "Tradicional" nao tem nada a ver com o dia a dia, tem a ver com o que ja foi definido no passado e o que as pessoas estao acostumadas aa ouvir.

Se me perguntarem qual eh a minha definicao de macro, a minha resposta eh "a que cheira como macro e anda como macro", porque "if it walks like a duck and it quacks like a duck..."
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 17:30:00
Padu eu quero exatamente evitar o tom absolutista da definição rs...
Na verdade eu quero exatamente chegar a uma definição mais bem elaborada e que permita a visão de macro como estilo.

A definição que as pessoas estão acostumadas a ouvir são exatamente as abstratas e definidas por estilos, o papo de 1:1 é bem limitado ao mundo dos macreiros, no passado as primeiras definições também se referiam à ampliação final, não ao intermediário (negativo ou sensor). O que estou dizendo é que além de totalmente esdrúxula (não consegue definir macro), ela sequer é a mais usada, a mais comum ou a mais antiga.

Eu particularmente sou a favor de uma definição descritiva, que tem muito mais a ver com a definição de estilo (é exatamente o contrário do que você falou, eu desde o começo tenho tentado mostrar que o mais lógico é abrir o conceito e não fechar ele como algo absoluto e mensurável), mas se for para usar uma definição quantitativa para macro que seja pelo menos algo racional em termos de resultados estéticos, como uma definição baseada na ampliação final.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #27 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 18:08:35
Difícil definir mesmo...mas se for tentar definir apenas a palavra, ou o termo macro+fotografia, cairíamos de volta na velha ciranda...
Macro = grande, ou magnificação igual ou maior do que 1:1
Ou seja, o objeto representado no sensor "maior" do que o real. 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 18:16:14
Arnaldão, Macro = Grande, pode ser, tem sentido, mas grande em relação a que? ao que é visto? ao que nunca será visto? Na verdade esta é a principal discussão (fora outras que também não colaboram para manter essa definição como usável), ser magnificada no sensor não quer dizer absolutamente nada em termos de resultado final. Uma câmera com sensor pequeno pode gerar imagens finais maiores do que uma de sensor grande com magnificação maior, ou seja, a magnificação em relação ao sensor não diz nada sobre a questão prática da macrofotografia que é a própria fotografia (o resultado final que é apresentado). Para definir desta forma só faria sentido tratar de "grande" ou magnificado na ampliação final, no sensor não faz nenhum sentido, nem em termos de estilo nem em termos de resultado, isso porque nem entrei nos méritos da resolução no digital, porque se entrasse a coisa ficaria ainda mais complicada para esta definição baseada na mídia.
De uma repassada em todos os tópicos que você vai entender o que estou colocando.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 18:22:22 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #29 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 19:00:01
É, de fato usei a palavra "sensor" porque a imagem digital hoje está em voga.
A macrofotografia foi criada nos idos do filme, o termo vem daquela época.
Eu imagino que um objeto de digamos, 15 mm, registrado com mais de 15 mm no filme, pode ser chamado de macro.
Mas concordo com você, essa interpretação é muito subjetiva.