Autor Tópico: Uso do AF é desnecessário?  (Lida 4244 vezes)

bass

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Fevereiro de 2008, 19:05:13
Estava acompanhando uma discussão em uma comunidade do orkut e um dos membros perguntou a respeito da função do AF, sendo que um dos argumentos citados é que sabendo focar ela não tem utilidade.
Já consegui focar muita coisa sem o AF mesmo em locais pouco iluminados, e a única vez que realmente usei foi no escuro absoluto.
Em quais situações que vcs consideram realmente necessário o AF?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 19:19:20
Bass você no mínimo ganha tempo com o AF.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


bass

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 19:29:11
Leo, era o que eu realmente ja desconfiava, ele aumenta a velocidade e precisão do foco não é mesmo? Ou estou enganado?


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 19:31:56
Acho mais fácil dizer quando não usamos o AF. Porque ele é bastante confiável. :ok:

Sabendo focar na mão, confiando no próprio olho e gostando dessa prática... aí realmente o AF fica pra segundo plano.

Eu faço foco manual apenas quando o AF não dá conta de focar, seja por pouca luminosidade ou por elementos como grades, folhas, transparências, etc... no primeiro plano.

Eu gostaria de focar manualmente com a 50mm f/1.8 mas não é possível ver o desfoque dela direto no ViewFinder da XT.  :no:
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


bass

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 19:47:51
É como estava dizendo para quem precisa de agilidade é um bom recurso, não que necessite dele o tempo todo.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:14:25
Eu nunca usei AF e as únicas vezes em que sinto falta deles é quando a minha filha não fica parada nem um milionésimo de segundo  :) Aí o foco geralmente fica no cabelo ao invés de ficar no olho. Por um lado é um desafio.

Duas das minhas lentes são AF, mas todas as minhas câmeras são manuais.

Abraços,

José Azevedo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:21:58
Eu uso um sistema misto. Foco no olho mas tenho uma confirmação de foco que bipa. O que ocorre, é que algumas vezes eu não concordo com o bip -risos. Mas isso é outra questão, e as discordãncias são mínimas. Em pouca luz e com GAs, o bip é essencial.


bass

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 23:13:16
E a luz de AF, o que vcs acham? É inútil?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:17:15
Bass a luz de AF é um item bem importante, porque se não tiver ela você pode não conseguir focar no escuro com o AF e em alguns casos nem no manual dependendo da falta de luz e do view da câmera rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:18:00
A luz de AF eu já acho dispensável... até porque a XT usa o flash em modo strobe. Eu acho desagradável isso.

A Sony F-828 em um sistema de holograma ou lasers que é muito interessante e eficiente.

Leo, o uso da Luz de AF é bem menor que do próprio AF. Por isso minha opinião "negligente" em relação à luz de AF.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 00:20:11 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:22:26
Nem me fala nesse strobe, é a pior coisa que tem :\
(eu bateria na pessoa que tentasse focar em mim com esse strobe maldito aUAuh)

É mais válido focar manualmente ou comprar um flash externo nesse caso rs


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 01:29:44
Fotografei há 1 semana uma festa onde a dona da casa teve a idéia maravilhosa de deixar tudo no escuro, só luzinhas nas mesas e uma projeção de cores do lado externo da casa.
Foi um pesadelo prá focar, perdi bem uns 30 a 40% das fotos.
O único momento menos horrível  foi quando queimaram os fogos, todos de cor branca e de duração mais longa, assim acabei me salvando !!  :D :D :D


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 01:48:20
Luiz a luz de AF é uma ferramente inacreditável, serve desde auxiliar o foco como de lanterna para aquele momento onde alguém precisa trocar uma lente no pit escuro rs... :)
Brincadeiras a parte ela é útil, principalmente com câmeras de view pequeno e escuro, ou compactas, onde você não pode recorrer ao foco manual.
Quando digo luz de AF me refiro a todos os sistemas desenvolvidos para auxiliar o sistema de AF, que inclui strobo, luz de AF, led, hologramas (os sistemas da Sony são show para isso, o da A700 é super legal, permite focar em uma parede lisa) e por ai vai..
O exemplo da Guigui é bastante pertinente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 02:18:24
Interessante... Eu raramente uso o foco manual da cam. Praticamente em 99% dos casos deixo o AF ligado, (e o anti shake também). Mês passado ajudei a fazer umas fotos em um casamento, a K10d com o vivitar 285HV... Qdo as luzes estavam acesas, tudo beleza, uma maravilha, joguei  o iso em 800 e tava rebatendo as fotos no teto branco... Lá pelas tantas, apagaram as luzes e tinha uma boate no casamento, aquele monte de luzes que as vezes acendiam, as vezes apagavam... Não teve jeito... a noiva pediu pra fazer umas fotos com alguns convidados e aquelas enfeites, (óculos de plastico, pulseiras fosforecentes e tal...)... impossível... A cam vai com o foco pra frente e pra tras, e nao foca de jeito nenhum... Se o pessoal da filmagem ajudasse, ainda salvava alguma coisa... Se for pra fazer fotos social, eu preciso urgentemente investir num flash ttl pra essa cam...

A Fuji S9000 tem uma luz auxiliar verde pra foco que quebra  o maior galho! (parece até aquela mira do filme do "Predador"... :D

Sei lá... esse lance de auto foco depende muito do tipo de foto que se trabalha... se for algo que pode se parar pra pensar, compor a cena e tal, ainda vai lá, mas tem outros tipos de fotos que um AF bom é fundamental...

 :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:41:38
Davi, sabendo como seu AF funciona, facilita bastante a conseguir focar em situações difíceis.
Convidados com óculos brilhante e pisca-pisca são muito bons para servir de ponto de foco quando o foco está só no modo central.

É focar e recompor a foto o tempo todo.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr