Autor Tópico: AJUDA! Risco no sensor? Como pode?  (Lida 9881 vezes)

lucy_aninha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
    • Flickr
Online: 12 de Fevereiro de 2008, 21:25:08
Por favor alguem me ajuda com meu desespero aqui!

Fui passar as fotos que tirei com a minha K100D e percebi que em TODAS elas está aparecendo um risco bem no meio da foto e um pontinho vermelho.

Como nao vou poder levá-la na assistencia até o final da semana e vou morrer de ansiedade se nao souber o que é, peço a ajuda de vocês, se alguém já teve isso na câmera, porque to com medo que tenha queimado essa linha e esse ponto no CCD. E eu sei q qqer coisa pra mexer no sensor é uma fortuna e nem compensa... :o(

Aqui está uma foto pra vocês verem:
http://i60.photobucket.com/albums/h23/_dawsonscreek/cameras/Lorena-Fev2008162.jpg

E aqui eu cortei ela pra ver mais de perto:
http://i60.photobucket.com/albums/h23/_dawsonscreek/cameras/Lorena-Fev2008162-cortada.jpg

O estranho é que o risco não é de cima até embaixo, ele começa depois, e dependendo da luz ele fica bem fraquinho, que quase não dá pra ver. Já o pixel vermelho é no canto superior direito, e esse aparece em todas.

Fiz vários testes aqui, com dois cartões diferentes, 3 lentes diferentes, com mais luz, menos luz, parede branca, objetos escuros, etc etc...

E a conclusão é triste: aparece sempre o bendito risco. Em isos baixos e abertura pequena, eu achava que não aparecia, mas dai aumentei milhões de vezes e dá pra ver sim, mas é coisa mínima. Já nos isos mais elevados e aberturas maiores, o risco é evidente, mesmo vendo só no visor da câmera você já percebe.

Ou seja, se for muito caro e eu não puder consertar, estou fadada a tirar fotos com iso 200 e 400 e abertura acima de 16. Mas daí aparecem as mil sujeiras que já tem no meu sensor!! Não tem como! Hehehe...

Obrigada,

Abraços!
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 21:26:18 por lucy_aninha »
Pentax fan: K100D, K1000 e ZX-50

lucy_aninha@yahoo.com.br


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:16:06
Teve um tópico com problema parecido. O Leo disse que seria resolvido refazendo a solda de uma das linhas do sensor ou coisa parecida. Pelo q pude entender não era uma coisa tão difícil de ser feita na autorizada e acredito que também não seja tão caro.
Mas com certeza ela vai ter de ir para a autorizada...
Boa Sorte :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:19:50
É banding e alguns hot pixels.
Se estiver na garantia mande consertar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:20:42
Vixe! Que nhaca isso aí!! Boa sorte pra vc!!
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:17:06
 :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:

Isso é de matar!!

Pelo menos a PENTAX tem uma grande rede de autorizadas!!

Sorte e depois conta pra gente o que houve!!

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:17:54
:\

Os dead pixels aparecem na minha também, é normal (principalmente em ISOs altos), mas essa linha nunca tinha visto.... Boa sorte e depois conta o que era e quanto foi o conserto


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:19:31
Em alguns casos resolve com remapeamento, mas na maioria precisa ressoldar o sensor ou até trocá-lo.
É o terceiro caso desses que vejo com a K100D em menos de um mês e o quarto contando com uma D70...
Será que teremos Recall a vista?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 00:58:15
Alguém sabe de algum caso destes na K10D??

Abraços.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 01:43:20
Eitcha...não sei se é o sono (01:36 da madruga agora) mas custei a identificar o defeito pela primeira foto. No corte realmente a gente vê o estrago com evidência. Se fosse só o pontinho queimado passava batido mas essa linha aí realmente me deixaria triste também. Coisa chata. Espero que resolva o problema da melhor forma possível.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 01:56:19
Alguém sabe de algum caso destes na K10D??

Abraços.
Sandro eu não vi nenhum... Também não vi nada até o momento nas Nikon nas Sony equivalentes.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lucy_aninha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
    • Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 02:19:41
É banding e alguns hot pixels.
Se estiver na garantia mande consertar.

Paulo, hot pixel é pixel queimado né, mas banding eu nao sei...!   :no:
Eu comprei dos EUA, ou seja, tem garantia sim, mas só se alguém for pra lá e levar pra mim, pq até onde eu sei mesmo se vc mande pra conserto eles cobram imposto, não é? Alguém sabe?

Irei levar na sexta na assistência e digo aqui o que deu... Mas alguem ai disse que tem muitas autorizadas Pentax, até onde sei soh tem uma a AP Optical em São Paulo...

Abraços!
Pentax fan: K100D, K1000 e ZX-50

lucy_aninha@yahoo.com.br


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 07:07:13
Lucy,

A minha estava com exatamente o mesmo problema, porém no menu da Nikon D40 tem a função de remapeamento do sensor, e depois de fazer o tal remapeamento o problema sumiu, mas somente a linha, pois o pixel continua morto.

Será se a K100 não tem a mesma função no menu dela?

Segue o link do meu tópico.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20351.0

Nas minha fotos antigas que estavam com este problema, eu fiz uma pequena edição no PS e já fica bom.....o problema será somente ruim para ampliações muito grandes.

Abraço


acolla

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 07:45:45
A K100D tem como atualizar firmware? É uma idéia.

Esse problema é conhecido. Dê uma googleada por "K100D banding",
e tem muita coisa sobre isso.

Li que CMOS não tem esse problema, pois capta pixel por pixel,
enquanto CCD capta linhas.

Boa sorte.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 08:58:49
A K100D tem como atualizar firmware? É uma idéia.

Esse problema é conhecido. Dê uma googleada por "K100D banding",
e tem muita coisa sobre isso.

Li que CMOS não tem esse problema, pois capta pixel por pixel,
enquanto CCD capta linhas.

Boa sorte.


Acolla,

Faz bastante sentido isso que você está dizendo, pois o problema é somente em um pixel, e o aparecimento desta linha na minha câmera coincidiu com a atualização que fiz no firmware.

Interessante.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:10:19
Leandro em alguns casos, ao atualizar o firmware, você precisa remapear mesmo, porque ele perde os dados do mapeamento.
Isso é resolvido ou por mapa ou por solução no hardware.
Basicamente não existe sensor com todos os pixels perfeitos, todos tem um % de pixels defeituosos, o que mantém estes pixels invisíveis para nós é o remapeamento feito no sensor. Se o problema for muito crítico você precisa ou trocar ou ressoldar (ressoldar é só no caso de linhas) porque o mapeamento estará falho.
Acolla algumas pessoas chamam essa linha fixa de banding, mas não é banding propriamente dito, porque o banding é uma mancha causada pela incidência de luz no momento em que o sensor inicia a leitura (o que não ocorre em fotografia porque quando inicia a leitura a entrada da lente já se encontra tapada) e ele não é um ruído de posição fixo e sim um ruído aleatório, ele irá indicidir em pontos diferentes, dependendo da intensidade de luz do local. Uma forma de ver banding com facilidade é ao visualizar imagens pelo LCD de compactas, quando você colocar a câmera frente a uma fonte de luz intensa ela vai manchar a foto com uma linha praticamente da espessura da fonte de luz. :)
Os CMOS tradicionais também trabalham descarregando os pixels por colunas, assim como o CCD, não tem diferenças significativas na rotina de descarga, as diferenças são mais em nível de construção do cubstrato e forma de leitura das colunas, o que permite uma "blindagem" muito maior das colunas no CMOS (que é um dispositivo totalmente ativo) do que no CCD (que opera com corrente e é híbrido com etapas passivas e ativas), ai ele realmente é uma tecnologia muito menos propícia a todos os tipos de ruído, inclusive o Banding (que é um problema relativamente fácil de ser solucionado no CMOS, basta blindar o substrato de transferência). :) 
Uma citação sobre as leituras dos sistemas ativos por CMOS.
"A typical two-dimensional array of pixels is organized into rows and columns. Pixels in a given row share reset lines, so that a whole row is reset at a time. The row select lines of each pixel in a row are tied together as well. The outputs of each pixel in any given column are tied together. Since only one row is selected at a given time, no competition for the output line occurs. Further amplifier circuitry is typically on a column basis."
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 11:21:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.