Autor Tópico: clicknagem - tema PRAIA - Até 21/03/2008  (Lida 9666 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #15 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 00:00:45
Wellington, não fui bem claro, desculpa. Não me referia ao seu texto.

O que me referia sobre a exigência do crédito foi baseado no post do Guto Marcondes

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21509.msg206696;topicseen#msg206696
"-Apesar de a foto ser cedida, não existe o fotógrafo "divulgação". seu crédito tem  sim que constar. Você vai reclamar e eles vão colocar uma nota minúscula em um canto qualquer do jornal.... no Brasil isso rola direto. Até porque o ritmo de fechamento de um jornal implica em "tempo é dinheiro"

O que não consegui entender ainda é se cedendo os direitos a nagem eu perco a foto. Não posso vender ela de outra maneira a outra pessoa?
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 00:07:54
Wellington, não fui bem claro, desculpa. Não me referia ao seu texto.

O que me referia sobre a exigência do crédito foi baseado no post do Guto Marcondes

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21509.msg206696;topicseen#msg206696
"-Apesar de a foto ser cedida, não existe o fotógrafo "divulgação". seu crédito tem  sim que constar. Você vai reclamar e eles vão colocar uma nota minúscula em um canto qualquer do jornal.... no Brasil isso rola direto. Até porque o ritmo de fechamento de um jornal implica em "tempo é dinheiro"

O que não consegui entender ainda é se cedendo os direitos a nagem eu perco a foto. Não posso vender ela de outra maneira a outra pessoa?


Kergi, o Guto tá certo. Tem uns amigos daqui que dizem: "quando algum fotógrafo que participou do concurso e teve sua foto utilizada sem os devidos créditos, colocar o caso na justiça, eles vão aprender pagando pra isso".
E é isso mesmo.
A gente chama por aqui de concurso picareta e tem um amigo que apelidou concurso SacaNAGEM  :hysterical:

abs


reynaldolopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 09:57:15
Ou seja, é como eu havia dito, todas as fotos passam a ser de propriedade deles.


A pergunta é se eles podem ficar com os direitos uma vez que não houve pagamento/premiação pela foto.

Pois na minha opnião usar as fotos premiadas, desde que seja dado os creditos, tudo bem pois se foi premiada houve algum tipo de pagamento. Mas ficar com o direito de propriedade da foto ai não.

Escrevi um email pedindo informação claras e não recebi resposta.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:02:26
De uma perguntada para eles a respeito das fotos que não forem premiadas, porque se as não premiadas forem cedidas automaticamente então este concurso não vale a pena.. :)

Mas é isso mesmo Leo, as outras ficam pra serem usadas como responderam acima. Inclusive por aqui tem muito fotógrafo que não participou do primeiro concurso e nem vai participar deste por isso mesmo.
Algunas me falaram que essa é uma forma deles conseguirem fotos sem custo para as publicidades que fazem nas lojas ao longo do ano.

Bom mas neste caso eles estariam usando sem autorização, uma vez que a autorização só seria entregue no momento em que se vai retirar os prêmios...
REgulamentozinho mal feito esse heim???

reynaldolopes isso dá muito pano para manga, porque se alguém levar até a justiça a coisa pode ficar complicada para eles.
O problema é ter essa dor de cabeça toda para participar de um concurso onde o prêmio nem é dos melhores.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 10:03:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


reynaldolopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:18:47
Acho que voce esta entendendo diferente, a autorização é do uso de imagem de pessoas que estiverem na foto, e não autorização da foto esta já foi dada quando voce da o aceite para se cadastrar.

Acho que isto não é uma pratica muito transparente.

Como eles não respondem~acho que p melhor é não participar e alertar a todos sobre a possibilidade.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:29:05
reynaldolopes não é não, o termo de autorização que eles pedem para levar ao retirar o prêmio é uma cessão de direitos "autorais" e patrimoniais, como não existe cessão de direitos autorais (a lei simplesmente não permite, então mesmo que esteja em contrato não pode haver tal figura) vale apenas a cessão de direitos patrimoniais, o que no caso também limita que você venda as fotos em qualquer outra condição, mas seria limitado o uso a quem entregar este documento, que seriam os ganhadores. Este regulamento é muito confuso... Dependendo a foto até vale entregar os direitos patrimoniais em troca dos prêmios que eles oferecem, mas por nada certamente não vale a pena..

Citar
TERMO DE AUTORIZAÇÃO


Eu, participante devidamente qualificado na ficha cadastral do II Concurso de Fotografia “Click Nagem” 2008, promovido pela Nagem -  CIL  Comércio de Informática Ltda, inscrita no CNPJ nº 24.073.694/0024-55, AUTORIZO, pelo presente instrumento, conforme o regulamento, que li e aceitei seus termos e condições, a publicação de minha fotografia no hotsite do concurso www.clicknagem.com.br para votação do público em geral, bem como para a divulgação do resultado do concurso.

DECLARO ainda, que AUTORIZO desde já, a CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS sobre a fotografia de minha autoria, à empresa promotora NAGEM, sem qualquer ônus para a empresa e em caráter definitivo, para que seja utilizada em território nacional ou no exterior, em todo e qualquer material publicitário a ela referente, destinado ao público em geral, incluindo o próprio hotsite do concurso, folhetos em geral, encartes, mala direta, catálogos, calendários institucionais, anúncios da Nagem, filmes de televisão, cartões postais, bus-doors, folders de apresentação, anúncios em revistas e jornais em geral, home pages, cartazes, back-lights, mídia eletrônica, e/ou qualquer outro tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica,  nos termos do artigo 29 da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), conforme discricionariedade da empresa.

DECLARO, também, para todos os fins de direito que referida fotografia é de minha exclusiva autoria, não consistindo plágio de espécie alguma, e ATESTO para todos os fins de direito, que obtive a devida autorização de terceiros que aparecem na minha foto, se este for o caso, e me comprometo, a apresentar referida autorização, caso esta seja solicitada, respondendo exclusivamente por todos os danos causados a terceiros em razão da ausência desse documento.

Por ser esta a expressão da minha vontade, nada mais podendo reclamar a título de direitos patrimoniais conexos à fotografia ora cedida, dou o meu aceite ao presente instrumento abaixo.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 10:59:01 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


reynaldolopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #21 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:39:11
Ok, voce esta certo. Fiz uma confusão com um outro concurso.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:59:51
Ok, voce esta certo. Fiz uma confusão com um outro concurso.


A qual concurso você se refere?

Quando eles te responderem a questão de um toque aqui para a gente. :D
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


reynaldolopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #23 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 17:00:54
Leo, 

o pessoal do concurso respondeu o meu email, vou copiar abaixo ou se quizer posso enviar para o seu email.

O texto na integra.

Olá,

 Como esta explícito no regulamento e na cessão de direitos, são para todas as fotos inscritas. As que forem finalistas, terão que responder um termo de uso de imagem escrito (que será repassado depois).

 Atenciosamente,
 Equipe Click Nagem



OU seja eles ficam com todas as fotos inscritas, sei que isto da uma boa briga, mas também custa caro, portanto o melhor é avisar a todo.



MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #24 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 19:07:10
Da forma de lei, entendo que cedendo do direitos é a mesma coisa que cedere os direitos de uma música. Se escrevo uma música para o Roberto Carlos eu posso canta-la e ele também, com total exclusividade, sem pagar ônus algum.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 19:17:29
NA VERDADE A NAGEM É UMA LOJA VIRTUAL DE INFORMÁTICA http://www.nagem.com.br/home/index.php
QUE USA ESTES ESPAÇO DO CONCURSO PARA VENDER MAIS CAMERAS.

E o GRUPONOVE é uma agência de publicidade, vinculada ou não ao concurso. Está aí o destino de nossas fotografias.


VOU PENSAR SE MANDO OU NÃO.

Como é concurso cultural, isenta de autorização da CEF, mas todo concurso bom que se prese, nível de BBA etc, poucos, fazem a inscrição e planejamento do concurso anos antes e com autorização decida da CEF.

Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #26 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 19:06:48
NA VERDADE A NAGEM É UMA LOJA VIRTUAL DE INFORMÁTICA http://www.nagem.com.br/home/index.php
QUE USA ESTES ESPAÇO DO CONCURSO PARA VENDER MAIS CAMERAS.

E o GRUPONOVE é uma agência de publicidade, vinculada ou não ao concurso. Está aí o destino de nossas fotografias.

Mateus antes de ser virtual ela já existia e existe no mundo físico. E vende muito, é distribuidora exclusiva da HP em Recife. Quanto ao G9, concordo com vc.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #27 Online: 07 de Março de 2008, 08:46:45
Apesar do regulamento resolvi mandar duas fotos e após o upload pelo site, continua a mensagem "Você não tem fotos cadastradas"

Alguém do fórum já tentou enviar?


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #28 Online: 07 de Março de 2008, 12:15:46
Oi dantas, ainda não mandei, mas com tanta suspeita, já fico meio descrente.
Tenta ppor outro bwouser.

abraços
Mateus
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #29 Online: 07 de Março de 2008, 17:38:01
Oi dantas, ainda não mandei, mas com tanta suspeita, já fico meio descrente.
Tenta ppor outro bwouser.

abraços
Mateus

Mandei 2 e-mail para o concurso pela própria página do concurso pedindo explicações e até agora, passarm-se dois dias, NADA