Sim, na verdade é complicada, você viu a ilustração?
Porque na verdade mesmo em se tratando de filme a visualização final não será feita no filme, então imagine aquela condição que eu coloquei no exemplo da figura, um objeto de 1cm por 1cm sendo fotografado por uma mídia de 1cm por 1cm em 1:1 e em uma mídia de 0,2 cm por 0,2cm em 1:5. Em ambos os casos o objeto vai preencher completamente o quadro e ao ampliar esta imagem (digamos em 10cm x 10cm para apresentá-la) ambas terão como resultado uma imagem 10x maior do que a original, mesmo com o registro na segunda tendo sido feito em 1:5, ou seja, em termos estéticos, práticos e de linguagem ambas não poderiam ser distinguidas mesmo tendo magnificações tão diferentes em relação à mídia nas quais foram registradas.
No caso esta definição baseada na mídia só faria sentido em se tratando de visualização direta do negativo/positivo (que na prática não acontece) ou no uso de polaroids ou direto sobre o papel fotográfico, que é de onde vem a definição do 1:1 que acabou sendo carregada até hoje sem modificações algumas, sem pensarem que um intermediário foi adicionado no processo, porém naquela época tais fotos eram impressas direto sobre o papel e não sobre uma mídia intermediária, ou seja a ampliação era direta na relação lente x mídia, depois a ampliação passou a sofrer dois estágios, lente x mídia x ampliação final e hoje em dia até mesmo a resolução é um componente adicional.
Pensar em Macro em termos descritivos pode dificultar uma definição mais clara, mas pensar em relação à mídia simplesmente não gera definição. Isso sem contar os outros fatores que já descrevi, como o fato de as lentes 1:1 (que são chamadas de macro) só fazerem 1:1 em uma única condição extrema, de os fabricantes chamarem de macro lentes com magnificações até maiores do que 1:7 e por ai vai. Por estes e outros motivos que acredito que a busca por uma definição de macrofotografia não deva ser condicionada a uma relação com a mídia (em nenhuma hipótese) e sim a uma descrição aberta (como as definições de retratos, fotografia de moda, nú e etc) ou a uma definição baseada na ampliação final na qual a imagem é apresentada.