Autor Tópico: AE Lock - Quando usar?  (Lida 6079 vezes)

Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Online: 13 de Fevereiro de 2008, 19:06:15
Olá pessoal,

estava lendo um livrinho sobre SRL Canon e estudando o que minha nova câmera pode fazer  :hysterical: e surgiu a dúvida abaixo.

AE Lock: quando usar? Sei como funciona, mas não entendi bem em que situação é aplicável. Só quando estou fora do modo totalmente manual? Se estou usando tudo no manual, há necessidade de travar a exposição?

Ex clássico: Foto com área pequena mais clara que que é meu assunto principal, há mais área escura na cena. Faz a exposição na área clara (fotômetro no 0), compõe de volta (fotômetro vai pro +1) e tira a foto. De qualquer maneira as medidas de exposição estão configuradas pra 1a medida, certo? Neste caso pra quê vou usar o AE Lock?

Entendo que se estiver com prioridade de abertura, por exemplo, a câmera vai reajustar a velocidade automáticamente, daí vejo a utilidade. Ele tem a mesma função então do botão "meio-pressionado", certo?

Agradeço antecipadamente  :ok:
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 23:00:05
Salve Kergi!!!

Então,o AE LOCK serve principalmente quando vc está usando um dos modos de prioridade.Quando vc está no manual e já fotometrou e regulou a exposição não tem necessidade,mas no caso do "meio apertado",depende de como vc configurou.
Eu acho que quase a totalidade de fotografos deixam ele padronizado para AF LOCK,onde vc vai focar onde se quer e depois fazer o enquadramento.Mas deve ter pessoas que deixam o "meio SHUTTER" para AE LOCK ou os dois.

Naõ sei se ajudei,espero não ter embaralhado mais. :assobi:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 23:11:55
AE Lock é o seguinte, com a câmera em modo automático, ele permite que você aponte o fotômetro em modo spot para um ponto e trave a exposição obtida naquele ponto pelo modo automático, assim ao reenquadrar a máquina continua com a exposição obtida naquela leitura inicial até que você faça a foto ou até que você destrave a exposição. o AE Lock é especialmente importante quando o ponto de foco e o ponto usado como referência de exposição não são os mesmos, porque ai você precisa de dois botões para conseguir travar o foco em um ponto e a exposição em outro.
Você também pode usar com outros modos que não o spot, mas ai já não vejo muita utilidade prática.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 00:02:43
Felipe e Leo, valeu, tá explicado. É por onde eu estava imaginando.

Felipe, o "meio-apertado" eu achei que sempre travava exposição E foco. Vou ver como que tá na minha XTi :-)

Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 14:14:08
Opa, aprendi mais uma!