Autor Tópico: The Problem of Innovation in a Mature Market - Comentários de Thom Hogan...  (Lida 3798 vezes)

Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 20:51:26
ah..esqueci de falar..pode ser que onde e feito os CCDs e CMOS da sony seja terceirizado..mas leva o nome sony..dentro dessas empresas existem varais dentro uma da outra...dificil ate saber onde começa uma e termina outra..

uma coisa a ser pensada? todas as cameras NIKON DSLR (menos a D2H e D2HS) senao me engano sao com sensores SONY...isso significa que a sony por muuuuito tempo fornecera sensores para a nikon..porque existe a assitencia tecnica...ou seja o cara que tem que trocar de sensor da camera(CCD ou CMOS) por algum problema e a assistencia tecnica executa a troca do sensor, isso com certeza a sony fara enquanto existirem cameras NIKON com sensor SONY. ou seja manter PEÇAS de reposicao.

Acho normal falar da dependencia da NIKON com a SONY nos sensores..mas a SONY largar mao da NIKON e puro exagero...mas e claro que eu posso estar errado e equivocado tb. :ok:

abraco!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 20:52:52 por Marcelo K Motozono »


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 17:36:46
ah..esqueci de falar..pode ser que onde e feito os CCDs e CMOS da sony seja terceirizado..mas leva o nome sony..dentro dessas empresas existem varais dentro uma da outra...dificil ate saber onde começa uma e termina outra..

uma coisa a ser pensada? todas as cameras NIKON DSLR (menos a D2H e D2HS) senao me engano sao com sensores SONY...isso significa que a sony por muuuuito tempo fornecera sensores para a nikon..porque existe a assitencia tecnica...ou seja o cara que tem que trocar de sensor da camera(CCD ou CMOS) por algum problema e a assistencia tecnica executa a troca do sensor, isso com certeza a sony fara enquanto existirem cameras NIKON com sensor SONY. ou seja manter PEÇAS de reposicao.

Acho normal falar da dependencia da NIKON com a SONY nos sensores..mas a SONY largar mao da NIKON e puro exagero...mas e claro que eu posso estar errado e equivocado tb. :ok:

abraco!

As D2H/Hs foram realmente as únicas Nikon a não usar sensores da Sony...

A maioria da pessoas esqueçe que os sensores usados nas compactas da Canon, Olympus, Pentax e Nikon, são fornecidos pela Sony. Por quê ela não deixou de vender os sensores para essas marcas? Isso teria feito com que as pessoas passasem a comprar mais Cybershots?! A Sony não teria dominado de vez o mercado mundial de compactas?

Outro bom exemplo é a Intel. Até os "Macs" hoje usam processadores da Intel! A Intel não poderia lançar seus próprios PC's no mercado e deixar de fornecer os procesadores para a Apple, IBM, HP/Compaq, Dell, Gateway etc.?

Já disse aquí que Nikon e Sony trabalham juntas no desenvolvimento dos sensores. O sensor usado na D3 é um exemplo... Os custos de desenvolvimento são absorvidos por ambas as empresas.

Outra coisa que as pessoas aquí no fórum se esqueçem é que a Sony que vende câmeras e eletrônicos não é a mesma Sony que fabrica e vende semicondutores.  A  "Semiconductor Products Group, Component Solutions Business Division" é uma unidade INDEPENDENTE da unidade de negócios de câmeras e eletrônicos!!! Cada unidade de negócios tem que gerar sua própria RECEITA e seus próprios LUCROS! Para a "Sony Semiconductor Products Group" pouco importa se a Nikon compete com a divisão de câmeras da Sony. A Nikon é CLIENTE e PARCEIRA (no desenvolvimento de sensores) da "Sony Semiconductor Products Group"!!!

Vejam o "link" da Sony Semiconductor Products Group: http://www.sony.net/Products/SC-HP/index.html

Grandes corporações, como a General Motors, General Electric, IBM, Honeywell, Intel, Boeing etc, são formadas por unidades de negócios que atuam em áreas de negócios totalmente diferentes umas das outras! A GE, por exemplo, fabrica lâmpadas, motores de avião (é o maior fabricante mundial) e reatores nucleares (para usinas comerciais e para a US Navy). A GE entrou recentemente no mercado de câmeras digitais compactas. Possui ainda um poderoso "braço financeiro"; a  GE Capital! O mesmo conceito vale para a Sony e para a Nikon que, por sinal, integra o Grupo Mitsubishi. Vejam em http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi#Mitsubishi_companies a lista das companhias que integram o consórcio (zaibatsu) Mitsubishi!

Sobre um "possível" monopólio da Sony no mercado de DSLR's, afirmei em outro post que, em países sérios, o monopólio sobre um segmento de mercado NÃO É TOLERADO, nem pelos governos, nem pelo próprio mercado! Vejam a situação da Microsoft perante a União Européia, por exemplo!

Bem! tenho lido neste fórum (e em outros) o que alguns "Profetas do Apocalipse" escrevem, de tempos em tempos, sobre a derrocada da Nikon, pelo menos da divisão de imagem da companhia! :hysterical: Essas pessoas devem realmente ser muito bem informadas, pela insistência de suas afirmações! Gostaria que elas me mostrassem as fontes de tais informações...

Abraços!
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2008, 17:49:59 por F.Kruschewsky »


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 17:46:48
Nikon Corporation

Type:            Corporation TYO: 7731
Founded:    Tokyo, Japan (1917)
Headquarters:    Tokyo, Japan
Key people:    Michio Kariya, President, CEO & COO

Industry:    Imaging
Products:    Precision equipment for the semiconductor industry, Digital imaging equipment and cameras,             Microscopes, Optical measuring and inspection instruments, Lenses for glasses

Revenue :   ¥730.9 billion (Business year ending March 31, 2006)

Employees:    16,758 (Consolidated, as of March 31, 2005)
Slogan:    If the picture matters, the camera matters/At the Heart of the Image
Website:    Nikon Global Gateway (http://www.nikon.com/)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 19:24:40
Racionalmente falando, do ponto de vista do consumidor, quanto mais gente fabricando cãmeras boas, melhor. O problema de arrumar sensores, fazer cãmeras, etc, não é meu, é deles. O meu é só escolher uma câmera e comprar, e quanto mais variedade houver, melhor.

A minha fotografia não dá para fazer no automático. Se der, também, e todo mundo fizer, felizes ou infelizes serão, e não vai fazer diferença para mim. Não quero jamais que digam que preciso de uma câmera diferente da usada pelo resto do mundo para fotografar. Posso até usar configurações diferentes, e uso (as tais lentes mecãnicas) mas a maioria das pessoas julga isso como um problema, não uma solução.

A Sony, contrariamente à análise, tem plena condição de bancar a aposta e conquistar primeiro uma base grande, depois desenvolver sozinha ou em acordo ótica, depois ocupar todos os espaços.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 21:06:24
Racionalmente falando, do ponto de vista do consumidor, quanto mais gente fabricando cãmeras boas, melhor. O problema de arrumar sensores, fazer cãmeras, etc, não é meu, é deles. O meu é só escolher uma câmera e comprar, e quanto mais variedade houver, melhor.

A minha fotografia não dá para fazer no automático. Se der, também, e todo mundo fizer, felizes ou infelizes serão, e não vai fazer diferença para mim. Não quero jamais que digam que preciso de uma câmera diferente da usada pelo resto do mundo para fotografar. Posso até usar configurações diferentes, e uso (as tais lentes mecãnicas) mas a maioria das pessoas julga isso como um problema, não uma solução.

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 22:06:14
...deve ter um contrato "Bem estavel" com a SONY que permite fornecer para a NIKON por muito tempo. :ok:

Marcelo esta é a opção mais provável, deve haver um contrato que não garanta a tecnologia top, mas garanta o fornecimento de dispositivos competitivos, isso é bem normal na indústria. A Sony forneceu (e ainda fornece) a maioria esmagadora dos sensores de compactas e a única coisa que ela faz é atrasar os concorrentes entre 4 a 6 meses em seus lançamentos, o que não é tão crítico com o mercado estável, principalmente com SLRs onde a questão "sistema" fala alto.
Sem contar que a Nikon tem uma válvula de escape muito boa chamada Fuji, se a Sony apertar a posição dela de mercado basta ela trocar de fornecedor para a Fuji, porque apesar de mais caro é um acordo que acredito que seria mais fácil de ser fechado, principalment se a Nikon não fizer frescura com o fornecimento de corpos para a Fuji.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 22:22:38
Já disse aquí que Nikon e Sony trabalham juntas no desenvolvimento dos sensores. O sensor usado na D3 é um exemplo... Os custos de desenvolvimento são absorvidos por ambas as empresas.
Isso é lenda, não tem sequer uma patente dos grupos Nikon/Mitsubishi nos sensores da D3 e da D300, na verdade em nenhum sensor usado pela Nikon salvo os LBcast (que ainda assim usam muitas tecnologias Sony e Kodak)...
O desenvolvimento destes sensores é feito pela Sony e eles são apenas customizados para a Nikon, como o caso do sensor da D300 que é uma versão reduzida do da A700.
Mas isso também pouco importa, eu sou da seguinte opinião, se você não sabe fazer algo bem feito então passa a bola para quem sabe e faça a sua parte do pacote bem feita e é o que a Nikon tem feito e muitas outras como a Pentax (buscando a Samsung para tocar essa parte do processo) e o próprio acordo da Panasonic com a Leica, que foi pioneiro e um dos mais perfeitos que já vi, onde cada um dos integrantes do acordo faz o que sabe fazer melhor.
Porque no meio corporativo existe uma regra de ouro... Se você se dedica a fazer o que não sabe você estará enpreendendo muitos recursos e tempo para aprender e neste período estará mal posicionado no mercado, o foco nas atividades alvo da empresa é fundamental, a Nikon não vive de fazer sensor e semicondutores, ela vive de desenvolver e intregrar câmeras, ela não precisa ter uma siderurgica para manipular a liga de magnésio que ela vai comprar, ela pode solicitar um metal que atenda certas especificações e um terceiro produzir este metal, o mesmo ocorre com sensores, motores, processadores, a Nikon não produz praticamente nenhum desses itens, ela apenas traça as especificações para que terceiros forneçam dentro do que foi especificado, e isso não a torna pior, muito pelo contrário, a torna melhor, porque ela pode se concentrar no que sabe fazer, que é a integração destes itens e o projeto.
A Sony por exemplo teve que desenbolsar o valor de mercado da Nikon para comprar a Minolta e adquirir o know-how de integração que lhe faltava para vender câmeras, nesse caso era simples, integração é o elemento chave para câmeras SLR, se ela não tivesse esse elemento ela não poderia fazer parte deste mercado, salvo com uma parceria, foi por isso que ela buscou o know-how, para diversificar, agora a não ser que a Nikon pretenda entrar para o mercado de sensores (o que não acredito que seja viável para uma empresa que não tem know-how nenhum na área) não faz nem sentido ela pensar em produzir seus própris sensores, é muito mais interessante (até mesmo para os usuários) que ela busque parceiros fortes para lhe fornecer e hoje temos além da Sony mais duas marcas disponíveis, Fuji e Kodak/HP, que podem fornecer sensores de primeira linha com muita facilidade porque tem domínio de tecnologia e patentes para disputar de igual para igual tanto com Sony como com Canon... :)

Só um último comentário... As divisões são sim independentes em nível tático mas não em nível estratégico, a sinergia estratégica é necessária para que o grupo não se auto-destrua e a Sony tem isso muito claro, tanto que a prioridade é sempre interna, o que também faz sentido, mas não atrapalha os planos a Nikon, pelo menos em um primeiro momento...

Quanto ao monopólio não faz nem sentido pensar nisso, a Canon é uma gigante do tamanho da Sony, não deixaria isso barato em um mercado lucrativo como este, a Nikon tem uma boa ancoragem financeira e possíveis parcerias que podem ser estabelecidas rapidamente, eu não acredito em monopólio, acredito sim é em uma boa briga de foice no escuro... :)
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2008, 22:27:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #22 Online: 25 de Março de 2008, 14:35:35
So pra constar

Alguem (acho que o Ivan) falou que a A900 [muito provavelmente] nao tera live view. Acho que ele falou isso faz um tempo ja. Depois das novas dessa semana, eh quase certo que a A900 (se tiver mesmo esse nome) vai ter live view.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Março de 2008, 15:29:32
Leo,

Eu tenho dúvidas se a Sony condutores prioriza entrega de sensores para Sony, veja o exemplo da D300 e a A700 qual foi lançada primeiro? Qual câmera Sony que utiliza o sensor da D3?

Eu pego como exemplo o grupo em que trabalho (Honeywell) com cerca de 120.000 funcionários, hoje nós temos fornecedores que pertencem ao grupo, e que para alguns projetos entregam produtos melhores para nossos concorrentes do que para nós mesmos,  e isso acontece por dois motivos, primeiro pela confidencialidade que este fornecedor mantém e outro pelas especificações requiridas pelo nosso concorrente, melhor que o nosso....ou seja se a Nikon solicitar algo melhor vai pagar mais caro, porém vai levar.

Isso é explicado também pelo fato que cada filial/subsidiária responde independente para a matriz, então não faz muito sentido a Sony Condutores priorizar o grupo.

Além disso não acho que o componente Sensor é utilizado pelas marcas como diferencial de qualidade, principalmente nas compactas.

Valeu



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 25 de Março de 2008, 20:48:35
So pra constar

Alguem (acho que o Ivan) falou que a A900 [muito provavelmente] nao tera live view. Acho que ele falou isso faz um tempo ja. Depois das novas dessa semana, eh quase certo que a A900 (se tiver mesmo esse nome) vai ter live view.

Este Ivan aqui não falou isso não, até porque estou cagando e andando para a luta de marcas (e para o live view também). Aliás, ate mesmo acho legal a Sony surgeir como novo fabricante bom.

Faça a Sony o que achar que vende, e nós compramos o que nos agradar e o que nosso dinheiro puder pagar. Simples assim. Eles fabricam, nós compramos ou não -risos.


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2008, 11:40:13
Não concordo, a Sony colocou o live-view apenas em um modelo entry-level, o que eu to entendendo é que a Sony quer fisgar os usuários de câmeras compactas. Por acaso o modelo mais profissa, a A700, tem live-view? e acredito que a futura A900 tb não tenha...
Agora a Nikon, implantou live-view numa avançada D300, e agora? pq não falam mal da Nikon? engraçado isso né


Aha... sabia que tinha sido um Ivan  :D

Eu acho que eles queriam q a A700 tivesse live view sim, mas eu acho que quando ela foi lancada, o live view deles ainda estava no forno.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2008, 12:56:22
Pois é, Padu. O outro Ivan -risos.

Tá cheio de Ivan por aí... Ivan significa João, um nome bem comum.

Abraços do Ivan que não disse.