Autor Tópico: Revelação das Fotos (impressão)  (Lida 8820 vezes)

alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Online: 18 de Fevereiro de 2008, 18:08:10
Olá pessoal estou com outra dúvida  :assobi:
- Separei umas fotos pra imprimir no tamanho 15x10cm mas reparei que ao transformar no ps uma foto nesse tamanho fica com 14,99 x 11,25 cm tenho medo de no laboratorio deformarem a minha imagem, mas fazendo a alteração pelo ps perco um pedaço da imagem o que não me agradou muito pq qdo a gente tira a fotografia vai pelo que aparece na cam e no monitor.. preciso muito das dicas de vocês...


 :shock:
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 00:43:43
Você tem usar a ferramenta "Crop" . Selecione ela e la em cima na barra de propriedade coloque as medidas de altura e largura em CM e 300 Dpi como resolução.
No caso dos Lab da Fuji a medida é exatos 10,2 x 15,2 e 300 DPI. Coloque este valores (se Fuji) na barra de propriedade e depois é só passar a ferramenta crop na foto e marcar o corte.
Vai ter a foto exatamente no tamanho das medidas que vc colocou...

Outra coisa: 10x15 é muito pequeno. Faz em 15x21 (fuji > 15,2 x 21,6 e 300 DPi)
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 00:47:33 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 07:20:05
Eita não vivo sem esse fórum mais, já ia estragar minhas fotografias pessoal, valeu pela dica....
Vou refazer minhas fotos...  :doh:
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:35:51
Luzio, seria uma boa se vc postasse aqui uma tabelinha com os tamanhos Fuji e se alguém tivesse o Kodak poderia complementar.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 18:53:59
O ideal é confirmar no laboratório que se irá imprimir...

O laboratório que mando imprimir, FUJILAB de Araraquara(SP), fornece a seguinte tabela:

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


alessandromeirelles

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Meu Blog
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 19:16:00
ótimas informações Elias, muito útil... valeu mesmo  :clap:
:::: São Paulo ::::
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Nikon D90 - Lente 18-105mm - Nikon D40 - Lente 18-55mm + 55-200mm - Flash SB600 - SB900


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 22:29:12
Só não coloca as medidas aí...
Usa a ferramenta Crop e coloca os valores de altura, largura e resolução na barra de propriedade.
Depois é só arrastar o mouse por cima da foto (vai abrir uma moldura) , escolher o enquadramento (vc pode aumentar, diminuir e arrastar sobre a foto). Depois dá um enter e a foto já vai estar na medida certa e com o corte desejado.
Salva como cópia para impressão e manda para o Lab num CD ou Pendrive.
Chega no Lab e pede para imprimir sem nenhuma alteração. Pede para escrever na ordem de serviço bem grande.
Muito mais prático, rápido e eficaz usar a ferramenta CROP.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 02:29:18


1. Comprimento, põe 15,2CM(não esquece de colocar "CM", senão por padrão o PS vai entender que é pixel.

2. Largura, põe 10,2 CM (não esquece de colocar "CM" rsssssssss...

3. 300 dpi.

4. escolhe pixels/inch

5. Esse botão serve para intercalar entre o formato "paisagem" e "retrato", mantendo o mesmo tamanho de 15,2 x 10,2. Do jeito que está, vai cropar a foto no formato paisagem, se vc clicar nesse botão, vai cropar no formato "retrato".

Vale o mesmo para os outros tamanhos, basta usar os dados do Elias.



Pronto! é só cropar normalmente!

Repare que qdo vc termina de selecionar a área, o que vc deixou de fora fica mais escuro.
Chegando o ponteiro do mouse nos cantos, a seta assume a forma de de um "meio círculo", isso permite que vc rotacione um pouco a área de corte.

Agora eu tenho uma dúvidazinha...

Agora, uma dúvida idiota...  No PS em 10x15, em qual qualidade vcs salvam o arquivo? As últimas fotos que mandei revelar pela net, salvei na qualidade "7" no PS, geraram arquivos de 1795 x 1205 pixels @300dpi e tamanho entre 185  ate uns 270kb... Será que é necessário usar a qualidade 10? Faz diferença? rssssssss
abraços!

 :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 14:06:53
Sempre usei a qualidade máxima, mas tem de fazer uma comparação com os dois tipos.
10x15 é uma foto bem pequena e talvez não dê para notar diferença. mas só testando.
Eu tenho sorte de morar perto dos melhores lugares para ampliação aqui no Rio.
Preços muito baixos e entrega na hora com qualidade de primeira.
tem nenhum Lab por perto, não?
São Gotardo fica mais ou menos onde em Minas?
Tenho parentes em Viçosa, Itanhandu (perto de São lourenço, vou muito para lá) e BH...
Abração.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2008, 14:08:51 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 23:56:13
Só não coloca as medidas aí...
Usa a ferramenta Crop e coloca os valores de altura, largura e resolução na barra de propriedade.
Depois é só arrastar o mouse por cima da foto (vai abrir uma moldura) , escolher o enquadramento (vc pode aumentar, diminuir e arrastar sobre a foto). Depois dá um enter e a foto já vai estar na medida certa e com o corte desejado.
Salva como cópia para impressão e manda para o Lab num CD ou Pendrive.
Chega no Lab e pede para imprimir sem nenhuma alteração. Pede para escrever na ordem de serviço bem grande.
Muito mais prático, rápido e eficaz usar a ferramenta CROP.

Verdade! Também uso esses valores na Ferramenta CROP.

É que o laboratório manda a tabela assim como postei. Mas na verdade queria mesmo é passar os valores:



É só seguir o passo a passo ilustrado do Davisato que não tem erro! :clap:

Quanto em que qualidade salvar... li o livro do Marcos Kim (Imagemaker - Fotografia Digital Sem Segredos) e ele aconselha salvar sempre em qualidade 10 para mandar imprimir em minilab. Pois, segundo o Marcos Kim... a diferença de qualidade do 10 pro 12 é imperceptivel... e a diferença de tamanho no arquivo consideravel.
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2008, 12:35:15
Luzio, eu sempre mando revelar pela net, daí que o tamanho do arquivo ser importante... (fora que aqui em SG é net via rádio, bem lento), então evito arquivos grandes. Da próxima vez que mandar revelar, vou fazer esse teste, salvar a mesma foto em 7 e em 10 e ver se da alguma diferença.

Se salvar em 10, o arquivo fica com 300kb. e em 7 (médio) fica com + - 160kb... Mas bviamente que em 10 deve ficar melhor...

São Gotardo fica a 112km de Patos de Minas, 300 de BH, e 300 de Uberlândia.



Abraços!  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2008, 17:43:39
Dei uma olhada no Google Map e parece q tem muito campo por aí. Deve ser um lugar legal para fotografia.
Isso mesmo?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lunarj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Feminino
  • Sempre à procura...
    • http://www.flickr.com/people/lucianatadeu/
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2008, 17:15:32
Sempre usei a qualidade máxima, mas tem de fazer uma comparação com os dois tipos.
10x15 é uma foto bem pequena e talvez não dê para notar diferença. mas só testando.
Eu tenho sorte de morar perto dos melhores lugares para ampliação aqui no Rio.
Preços muito baixos e entrega na hora com qualidade de primeira.
tem nenhum Lab por perto, não?
São Gotardo fica mais ou menos onde em Minas?
Tenho parentes em Viçosa, Itanhandu (perto de São lourenço, vou muito para lá) e BH...
Abração.

Olá Gostaria muito de saber onde aqui no RJ você revela suas fotos, tenho milhares de fotos que queria reproduzir. Aproveito pra lhe perguntar, fotografia tirar em VGA é possível modifica-las para ou mais MP?

Aguardo e agradeço desde já.
Luna RJ -
"Um Belo dia Vai Chegar..."

Câmera Sony Shot H3 - Minha neguinha!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2008, 18:20:12
Eu revelo em Nilópolis ou mas ocasionalmente em Caxias.
O preço da 15x21 deve tá na faixa de 0,80 centavos para o dia seguinte. Para pegar na hora uns 1,20.
Quanto a foto em VGA: Depende do assunto e da qualidade da foto quanto a nitidez, cores e contraste. Se for uma boa foto acho que dá para conseguir até 15x21 com boa qualidade, mas como disse isso depende. O ideal é ver a foto para poder avaliar. Se quiser mandar a original eu vejo até quanto dá para esticar ela com qualidade. Pode ser necessário alguns ajustes específicos no PhotoShop para isso.
Anota meu Messenger > luzio_salles@hotmail.com.
Abração.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2008, 22:41:15
Dei uma olhada no Google Map e parece q tem muito campo por aí. Deve ser um lugar legal para fotografia.
Isso mesmo?

Luzio,

Tudo bem?

É... Tem muito campo circunvizinho a cidade. De um lado, região de relevo mais acidentado, com "terra de cultura", bastante usado para criação de gado. Do outro lado, vegetação de cerrado, topografia bem mais plana, e largamente utilizado para agricultura.

Eu ainda pretendo explorar esses temas nas minhas fotos...  :ok:

abraços!
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG