Autor Tópico: Improviso do improviso  (Lida 4008 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 18 de Fevereiro de 2008, 21:26:50
Amigos, não sou fotógrafo de estúdio e muito menos tenho um ao meu dispor. Mas vez por outra alguma amiga pede pra que eu quebre o galho fazendo algumas fotos pra conseguirem trabalho nas agências de propaganda. E é quebra-galho mesmo, no maior dos improvisos.

Primeiro não diponho de fundo infinito, complicando quando é de corpo inteiro.
Agora vem meu grande problema: iluminação
Desta vez peguei emprestado um refeletor com lâmpada halogêna de 300w, o pau-de-luz, que se usa em filmagens. E dois flash's, um SB800 na câmera como mestre e um SB600 como escravo para tentar reduzir as sombras da parede no fundo.

O espaço era pequeno e rebati a lâmpada no teto. Coloquei o WB em flash porque acreditei ser a fonte de luz principal e fotografei em RAW para resolver os problemas depois.

Pra disfaçar a falta do fundo infinito, ficou aparecendo o piso, montei um cenário com uma mesinha no canto

O resultado foi umas fotos amareladas- 5700K que tive de corrigir no LR
Gostaria de umas dicas de iluminação para quebrar o galho das amigas sem ter um estúdio disponível
Eu só tenho um SB800, um SB600, um Lightsphere, um ominibounce, rebatedor médio branco/dourado e rebatedor de flash

Com saiu da câmera

1/60s; f/4; 42mm/filme 35mm; iso200; WB=flash

WB corrigido no LR


« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2008, 21:28:46 por wdantas »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 21:53:25
Você é mais alto do que a sua amiga e clicou com grande angular devido à exiguidade do espaço. Resultado: os ombros e cabeça ficaram muito grandes em relação ao corpo.

Sugestão. Arranje um espaço público perto de onde você mora ou ela mora que tenha um fundo neutro (tijolos, parede branca, concreto, sei lá) e que voc~e possa fotografar de longe com tele curta.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 22:03:26
Você é mais alto do que a sua amiga e clicou com grande angular devido à exiguidade do espaço. Resultado: os ombros e cabeça ficaram muito grandes em relação ao corpo.

Você tem razão Ivan, mas nem todas estão dando tanta bandeira como essa.
Veja essa


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 22:36:31
A mesinha nao ta trazendo muito beneficio na minha opiniao. Eh uma distracao q (novamente, na minha opiniao) nao esta contribuindo para a composicao.
Eu to vendo de um monitor nao calibrado, entao posso estar falando besteira, mas eu prefiro portraits femininos um pouco mais superexpostos.

A sugestao acima eh muito valida, usar uma tele ao inves de uma wide eh muito mais jogo em retrato.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 22:39:49
Wellington,
eu ia cometar o mesmo que o Ivan comentou, sobre a posição da câmera em relação `a modelo. Se vc sempre tem este problema de espaço, então procure sempre fotografar a modelo com a lente na altura da metade do corpo dela, se estiver assim como estas, de pé.
Vc mencionou que elas pedem fotos para mostrar para agências , então precisa dar um ar muito mais profissional. A galera daqui que faz books pode te dar milhares de dicas `a respeito de maquiagem, roupas e iluminação. Mas sobre o seu " estudio"  , meu conselho é que vc jogue essas fotos no Photoshop e tire os ladrilhos, a mesa com os enfeites, e dê uma boa resolvida no branco do background.
Eu nem me preocuparia tanto com as sombras que a modelo faz. Pelo contrário, vc pode explorar isso e fotografar com uma luz mais dura ( fonte de luz pequena e intensa )  e ela bem perto da parede, prá fazer uma sombra bem definida de propósito. Seria muito mais arriscado, precisa mais produção, mais caras e bocas da modelo, mas é uma saída prá sua falta de espaço.
()s
GuiGui  :) :)
P.S.-  vc quis dizer agências de propaganda mesmo? O caminho mais fácil para elas seria agências de modelos... :)



wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 22:42:21
Padu, não sei se fui feliz, mas como ia ficar aparecendo o chão por falta do fundo infinito, como coloquei acima, resolvi fazer este cenário com a mesinha.

Pela falta de espaço não deu pra usar lente maior, mas meu grande problema foi improvisar a iluminação com o que tinha. E nesse ponto gostaria da sugestão dos amigos de como improvisar nestes casos.

Também me ferrei no WB para flash porque prevaleceu a luz halogênea


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 22:48:04
Valeram as dicas Guigui.

Elas são estudantes e se cadastram em agências que fazem receptivos, propagandas, essas coisas. Não sei muito bem. Na realidade são "bicos" de estudante.

Como ela vai enviar só duas fotos, vou pedir pra selecionar e meter no PS como você sugeriu.

abs


padu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 444
  • Sexo: Masculino
  • I have ten fingers
    • Padu Casual Photography
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 05:43:18
Padu, não sei se fui feliz, mas como ia ficar aparecendo o chão por falta do fundo infinito, como coloquei acima, resolvi fazer este cenário com a mesinha.

Pela falta de espaço não deu pra usar lente maior, mas meu grande problema foi improvisar a iluminação com o que tinha. E nesse ponto gostaria da sugestão dos amigos de como improvisar nestes casos.

Também me ferrei no WB para flash porque prevaleceu a luz halogênea

As vezes misturar temperaturas de cores diferentes eh legal para uns efeitos criativos, mas nesse caso, eh mais provavel de complicar as coisas se voce nao tiver controle total da situacao. Eu sempre carrego um conjunto de filtros de conversao de cor para esses casos. O mais facil nesse caso seria colocar um gel quente (conversor de fluorescente para tungstenio) nos flashes para todas as luzes ficarem com a mesma temperatura. Ai eh so um ajuste de branco.
http://www.flickr.com/photos/padu_merloti/ http://padu.merlotti.com <br />Sony Alpha 100, Minolta Maxxum 7, Toyo4x5  View Camera, Calumet 4x5 View Camera, 1942 US Navy 4x5 Combat Camera, Voighlander Bessa R, Canon Powershot SD800, Minolta Maxxum 7000 (aposentada), Zenit 12XP (aposentada)<br />San Diego, California


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 21:17:41
Pq vc não usou o flash da câmera como master?! Se a Nikon oferece isso, pq não usar? Daí vc teria mais mobilidade com os SBs...

Minha sugestão para aprender a trabalhar QUALQUER tipo de foto com flashes pequenos é o Strobist.com.

Olha só o que os caras fazem as vezes com 1 ou 2 flashes apenas, olha aqui.

ABS

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 23:30:35
Pq vc não usou o flash da câmera como master?! Se a Nikon oferece isso, pq não usar? Daí vc teria mais mobilidade com os SBs...

É verdade, devia ter utilizado esse recurso. Não lembrei na hora

Olha só o que os caras fazem as vezes com 1 ou 2 flashes apenas, olha aqui.

Rafa neste link tem umas que se foram feitas com dois flashs...  :worship:





FLY

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 00:45:42
  Acho que ficaria melhor sem a mesinha. Coloque um pano, cartolina, fórmica ou qualquer coisa branca para esconder o rodapé e o piso, depois simule um fundo infinito no Photoshop.






wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 16:48:29
  Acho que ficaria melhor sem a mesinha. Coloque um pano, cartolina, fórmica ou qualquer coisa branca para esconder o rodapé e o piso, depois simule um fundo infinito no Photoshop.






É FLY, eu escolhi 3 fotos e limpei o background totalmente no PS como vc fez e mandei pra ela. DFeu um trabalhinho mas ficou legal pra impressão em 30x20.

Valeu!