Autor Tópico: Canon D30 (antiga)? Quais as fronteiras tecnológicas dos sensores...  (Lida 3756 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Pessoal,

Eu tenho acompanhado o fórum pois volta e meia vem uma vontade tremenda de voltar e estudar fotografia... Mas não tenho mais paciência pra usar minha KX de filme.  :(

Eis que surge pra mim um Kit composto de uma D30 (a antiga de 3MP, não a 30D) com um excelente Flash Canon 550EX e uma lente de kit 18-35mm (nova) ao preço de 1000 reais negociáveis.

Aí me voltou a mente as longas discussões que vi aqui no fórum sobre o redimento dos sensores, tamanho etc. Tenho certeza que o 3MP não me incomodaria... Nunca fiz grandes ampliações das minhas fotos.

Daí pesquisei no fórum, li muita coisa mas continuo com umas dúvidas:

* Os sensores tamanho APS evoluiram muito após esse da Canon?

* Dá pra considerá-lo obsoleto e desistir desse corpo em definitivo ou ainda vale aquela regra do rendimento etc?

* Gosto muito de um bom Flash. Fazia boas fotos de festas à distância combinando minha 50mm 1.4 e um Flash Sunpak antigo. Será que com esse Flash e essa lente Kit eu chego perto disso?

* Tenho dua opções no momento:

1- Pensar numa K100D com lente Kit e ficar usando os Flashs e minha 50mm 1.4 nela.

2- Partir pra essa Canon e começar a estudar novamente com ela do jeito que está. Daí se empolgar invisto em lentes EF e no futuro troco só o corpo.

O que acham?

Deculpem a encheção, todo dia tem um novato pedindo apoio... mas sabe como é né?

Abraços,
Rogério.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 11:19:49
Eu iria pra opção 2!

Parece ser a mais viavél.


Se bem que acho que só o 550EX deva valer perto dos 1.000,00 então tem que pesquisar e analisar realmente.

[ ]s


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 11:29:25
Olha a proposta feita está muito boa, porque por R$ 1000,00 a câmera está saindo de graça (só a lente e o flash já valem mais que os R$ 1000,00).
A D30 ainda tem uma geração de sensores antiga, ela é bem mais limitada em termos de performance, tanto de sistemas como do sensor, mas se você pretende formar um sistema Canon então pode ser um bom ponto de partida.
Então tudo vai depender dos planos que você tem para formar um sistema, se pretende formar Canon, Nikon, Pentax, hoje se fosse partir para formar um sistema não seria um Pentax, salvo partindo da K10D, mas mesmo assim hoje é mais negócio se focar em sistemas que estão mais amplos e com mais perspectiva, como Canon, Nikon e Sony, mesmo porque aprender de novo você vai ter que aprender de qualquer forma, o que você viu no mundo dos filmes vai ter que ser adaptado para a era digital.
Quanto aos flashs que você usa, dependendo da idade e da versão você não poderá usar eles em nenhuma digital, porque as digitais não suportam sincronísmo em alta voltagem (isso queimaria a câmera) então não é porque serve em câmeras de filme que serve em câmeras digitais da mesma marca, então provavelmente você terá que partir para um novo sistema de qualquer forma.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 11:30:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 12:27:14
Vou ser do contra.....

Uma câmera dessa idade tem grandes ( diria ENORMES ) chances de apresentar algum defeito/problema, que acabaria por condená-la ( justamente por ser antiga o conserto não compensa ).
Porque você não cogita um kit XT+18-55 ? Acha-se um desses semi-novo por um preço razoável, e você terá um equipamento muito melhor e mais evoluido, que poderá durar mais. E o flash mais para frente você compra.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 13:53:41
Eu iria (e já fui :D rs) de K100D  :ok:
Mas de certa maneira o Leo tem razão. Principalmente se for trabalhar profissionalmente que você teria muito mais opções em outra marcas. Porém se é para hobby, a Pentax é ótima mesmo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:12:51
Guto eu concordo que tem chances maiores de dar defeito, mas ela está saindo de graça no Kit, essa é que é a questão, ele pode começar o sistema e se a câmera quebrar já compra uma nova... :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:52:57
Guto eu concordo que tem chances maiores de dar defeito, mas ela está saindo de graça no Kit, essa é que é a questão, ele pode começar o sistema e se a câmera quebrar já compra uma nova... :)


Obrigado Léo. Muito esclarecedoras suas respostas.

Eu tô pensando assim mesmo...

Ainda não vi o equipamento de perdo pra ver se tá realmente conservado. Mas se estiver, como é um equipamento de procedência, posso pegar ela como uma câmera de entrada pois ainda nem tenho sensibilidade para uma boa percepção das fotos.
Estudo, brinco bastante e daí se for me empolgando invisto em mais lentes canon e depois pego um corpo mais legal.

Eu nem atentei para esse detalhe dos flashs... Já é mais um ponto em favor da Canon pois agora vi que se pegar a Pentax a única coisa que vou aproveitar da minha antiga é a 50mm 1.4 manual que apesar de muito boa nem é tão cara.  Sem falar que fazer foco manual em visor de DSLR pelo que li aqui não tá fácil não rsrs.

O interessante é que agora a pouco a dona da câmera me contactou. Ela comprou uma Canon nova e "sobrou" a nova lente que veio no Kit...
Só que ela não conseguiu encaixar a lente Canon nova no corpo da D30 mas não soube me dizer exatamente qual é o modelo da lente pois está em casa.

Alguma incompatibilidade? Tô achando que a lente é EF-S e a D30 não aceita elas pela idade...

Será? Não tô conseguindo achar esse tipo de informação na Internet.

Abraços e muito obrigado a todos pelas opiniões.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 15:12:45
Pode ser que seja EF-S mesmo, EF-S não adapta mesmo...
MAs você podia pedir ela no pacote mesmo assim...
Isso tornaria ainda mais viável a compra.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


antonio amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Bahia Sportfishing
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 22:51:53
Pode ser que seja EF-S mesmo, EF-S não adapta mesmo...
MAs você podia pedir ela no pacote mesmo assim...
Isso tornaria ainda mais viável a compra.
  dá até para adaptar a lente ef-s na D30, meu irmão usou muito lempo uma EF-S na D60 dele
é bem simples a adaptação



é só soltar os parafuzos , retirar a trazeira da lente




eu enchi a parte interna da baioneta com resina acrilica (odontológica) para não ficar um buraco

 
depois de endurecida a resina é sí lixar até tirar todo o resalto deixando a baioneta plana


se não encher de resina ficaria um boraco onde está vermelho



abraços



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 08:41:25
Olá Pessoal,

Não vou alongar muito o assunto pra não ocupar demais o fórum pois o assunto principal já está esclarecido.

No final das contas eu fui ver o equipamento e apesar de estar tudo funcionando etc. eu achei um pouco mais surrado que imaginava... desanimei um pouco mas não cheguei a desistir.

Léo, a lente que sobrou é justamente a que viria junto com máquina. Apenas ela entendeu? Pois a ótica da lente que ela tinha na D30 era melhor aí ela ficou com a lente antiga e ia disponibilizar a D30 com a lente nova que é inferior.
A lente nova é uma EF-S 18-35mm 1:3.5 que eu tb não achei grande coisa...

Como não encaixou ficou um problema pois a lente não serviria nem pra mim nem pra ela e eu tb fico sem a chance de testá-la por uma semana como ficaria combinado. O negócio está meio parado até vermos se é viável.

Antônio,

Muito obrigado pela atenção. Já tinha visto um artigo sobre essa adaptação pra uma 10D que tb é APS mas não tinha certeza se o espaço interno era igual. Já a D60 eu sei que é igualzinho e agora já tenho essa opção.
Teria um pouco de pena de fazer isso com uma lente tão nova... sei lá. Eu preferiria trocá-la por uma EF normal similar usada em excelente estado.

Quando tiver um resultado eu aviso.

Abraços.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 09:43:19
Nossa antônio e a coragem??? :)


Rogério não tem problema de alongar tópicos, se o papo estiver bom não se procupe que o pessoal gosta de conversar rs... :)

MAs ai se vai vir com uma lente mais barata que não serve na câmera isso te forçaria à compra de outra lente, ai já fica menos interessante, porque te forçaria a um gasto inicial mais alto, ai já vale a pena pensar em uma A100 ou em uma XTi que estão com o preço caindo por conta do lançamento da A200 e da XSi, ou até mesmo em uma D40 que deve ficar muito barata com o lançamento da D60.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 10:15:10
Coragem eu teria.  :hysterical:

Já desmontei coisas bem mais caras só pra ver como era por dentro. E algumas eu até danifiquei  :doh: .

A novidade interessante é que liguei agora pra uma assistência técnica e o cara me falou que faz essa adaptação (cortar a baioneta) direto e que inclusive a lente passa a caber em full-frames sem nenhum problema de bater no espelho.

Em relação ao negócio tô achando que talvez não seja viável mesmo, principalmente pelo equipamento ter sido bem "rodado", incluisve o flash.

Abraços.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2008, 10:20:56 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


antonio amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Bahia Sportfishing
Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 21:03:39
Nossa antônio e a coragem??? :)


Rogério não tem problema de alongar tópicos, se o papo estiver bom não se procupe que o pessoal gosta de conversar rs... :)

MAs ai se vai vir com uma lente mais barata que não serve na câmera isso te forçaria à compra de outra lente, ai já fica menos interessante, porque te forçaria a um gasto inicial mais alto, ai já vale a pena pensar em uma A100 ou em uma XTi que estão com o preço caindo por conta do lançamento da A200 e da XSi, ou até mesmo em uma D40 que deve ficar muito barata com o lançamento da D60.

é muito simples Leo  ;)


abração